ago 20 2009

COMPLEMENTANDO

Postado por Maia at 13:08 sob Geral

1. A Folha que referi, abaixo, é a FOLHA CHEIA, ou seja, 26 milhões pagam a íntegra dos benefícios CHEIOS de todos, exatamente como foram contratados.
2. Não há QUALQUER resposta da AGU até a presente quinta-feira, 13:05h da tarde. Estamos no aguardo de uma posição.
3. As reuniões ocorridas com atuários foram nossas. Não havia ninguém de fora, ou seja, não havia ninguém do governo participando.
4. Tem gente que ficou surpresa com a liquidez ainda existente no Aerus: cerca de 800 milhões e um patrimônio, englobando essa liquidez, de quase 1 bilhão. Pois é. Eu também fiquei surpreso, e esse dado simplesmente não estava disponível até a última semana. Um dia falarei sobre o acesso aos dados, mas o momento não é oportuno. Um dia a justiça será feita também em relação a isso.
5. Por último, o email da AGU é outro. Não é este daqui.

71 respostas até o momento

71 Respostas em “COMPLEMENTANDO”

  1. Roberto Candidoem 20 ago 2009 �s 13:15

    Bom saber que o e-mail da AGU

  2. ceresem 20 ago 2009 �s 13:26

    Caro Dr. Maia,

    O AERUS ter uma liquidez de 800 milhoes e deixar os assistidos nesta
    penuria , quantos morreram sem dinheiro para comer, como soubemos
    atravez de seu blog, is

  3. Roberto Haddadem 20 ago 2009 �s 13:28

    Dr. Maia,
    Por que o texto anterior esta normal e esse agora totalmente truncado? Tenho que adivinhar o que o senhor quer dizer. O assunto j

  4. ceresem 20 ago 2009 �s 13:38

    Dr. Maia,

    Caso a AGU não se manifeste nesta semana, talvez seria o caso
    de impetrar um Mandado de Segurança contra o AERUS. Isto é
    um Escandalo, ISTO TEM QUE SER DENUNCIADO, chamem a Imprensa,
    façam qualquer coisa.

  5. Roberto Haddadem 20 ago 2009 �s 13:42

    Repentinamente o seu texto normalizou e o meu é que ficou truncado. Já estou ficado louco.
    Haddad

  6. Augustoem 20 ago 2009 �s 13:47

    Amigo Dr. Maia

    Gostaria de fazer um comentário e uma sugestão:

    Comentário: Desculpe se não entendi direito, mas se o Aerus dispõe de dinheiro que seria suficiente pra HOJE estarmos recebendo o benefício integral por que então estamos recebendo apenas 8 por cento?

    Sugestão: li pela segunda vez um comentário jocoso do Sr. Pedro Vicente de Carvalho ( enviado às 12:03 da matéria abaixo). Nele o Sr. Pedro pela segunda vez afirma que ” o Dr. Maia deve estar rindo da situação ” (mais ou menos nestas palavras.
    Dr. Maia, ainda bem que sua inteligência e sua perspicácia são armas muito fortes das quais o senhor dispõe para desconsiderar tais comentários. Minha sugestão é exatamente neste sentido, que o senhor despreze tão amargas palavras e as releve por possivelmente estarem sendo emitidas por uma pessoa desesperada.
    Pense que se há uma pessoa com este pensamento há milhares que não pensam assim e têm lhe dado todo o apoio nesta sua luta hercúlea.
    Força, grande Dr. Maia !!

    Um forte abraço

  7. HPaulinoem 20 ago 2009 �s 13:53

    Dr. Maia,
    Segundo a informação acima:
    As reuniões ocorridas com atuários foram nossas. Não havia ninguém de fora, ou seja, não havia ninguém do governo participando.
    Não entendi!!!
    Então, como se dara este acordo sem a presença do Governo???

  8. Carlosem 20 ago 2009 �s 14:17

    Não nos interessa saber quanto tem ou quanto tinha, nos interessa é o acordo e o retorno dos pagamentos.
    Nada mais é tão importante nessa hora do que a concretização do acordo.

  9. Felipe Quadrosem 20 ago 2009 �s 14:19

    Ele esta falando do levantamento do caixa do Aerus amigão!

  10. Felipe Quadrosem 20 ago 2009 �s 14:23

    Dr Maia. Levando-se em consideração a parte que ainda cabe a velha varig pagar, como ela tera liquidez para cobrir tais obrigações? Creio eu que algo desta ação quanto a de Defasagem tarifiaria deverá restar a velha varig, de forma que ela possa sim honrar seus compromissos, e até quem sabe, voltar a operar, tornando o mercado mais competitivo e emnos dependente do Duopolio TAM/Gol, correto?

  11. Luiz Albertoem 20 ago 2009 �s 14:32

    É issso aí Doutor Maia, cinco itens realmente esclarecedores. Parabéns!

  12. paizoteem 20 ago 2009 �s 16:20

    Pois é!
    O povo não esta preparado para verdades, que fazer?
    Dar ao povo pílulas douradas… Mensagens religiosas… Massagens no ego?
    Poucos querem a verdade!
    Preferem a ilusão, o cobertor da ignorância ao manto diáfano da realidade.
    E não assim que prosperam à política …a religião…as ditaduras?
    Qual político seria eleito se divulgasse a real capacidade de realização do que almejam seus eleitores?
    Qual pastor angariaria donativos se não prometesse um éden posterior a vida?
    O povo geme e ainda e não sabe da missa a metade.
    O que mais me assombra é que viceje tanta ingenuidade num meio onde se presume freqüentam pessoas esclarecidas, ou como disse outro aqui mesmo no blog “pessoas acima da média”,seja lá o que o que isto signifique.
    Nota-se aqui alguns, que mais do que ingênuos, são atores que apesar de talentosos não conseguem disfarçar, e realçam suas dolosas intenções.
    Tenho lido perguntas de uma candura, que em certo momento invejei estas pessoas.
    P… ! Serei o único a ver que não é assim. E olha que os meios de informação que disponho são os mesmos, com pequena variação.
    Quase tudo esta dito , basta buscar e ler.
    Pesquisem! Analisem!
    Confiem …ou desconfiem! Mas tentem ter uma opinião formada.
    Mesmo que seja para consumo interno. E não haverão tantas surpresas, com certeza.
    Não queiram a verdade do outro.
    Busque a sua,e a use para consumo proprio.
    SDenão nada resta a não ser pedir justiça divina!
    Intervenção dos céus.
    Imagine se deus (qualquer um!) iria se preocupar com um processo político judicial.
    Isto é uma heresia!
    Como ficaría o livre arbítrio, se deus (Qualquer um!) fosse modificar os atos humanos de uns visando beneficiar outros?
    Quantos deuses seriam necessários para atender a demanda?
    Então o que fazemos? Buscamos um Judas (Qualquer um!), para descarregarmos nossa frustração!
    A verdade não nos interessa, ela doe!
    O que queremos são “pirulitos coloridos” para distrair nossa infância intelectual.
    O mundo é feio precisamos acordar para esta triste realidade, afinal em média estamos com 60 anos. Já é hora!
    Talvez ainda de tempo de criar barreiras para aquilo que não nos agrada.
    Ou então se rebelem !
    Mas o façam de maneira produtiva.
    Disparem suas indignadas metralhadoras reprimidas !
    sMas procurem focar o alvos certos.
    Eu por mim desisti de pintar a cara (já disse isto, eu sei!).
    Hoje sofro bem menos que a grande maioria.
    Formula?
    Simples.
    Aprendi a sobreviver com o mínimo, mantenho o nível de indignação em limites saudáveis ao meu organismo.
    A maior vitoria de meus adversários será minha morte, a eles evitarei esta alegria na medida do possível.
    E acredito no acordo. Sei que algum “$” virá.
    Talvez demore. Talvez seja menos do que tenho direito.
    Mas virá!
    Enquanto isto tento não culpar as pessoas erradas , e principalmente a não cultuar indevidos salvadores.
    Eu não serei pego desprevenido.
    Se não for o sonho , também não será nenhum pesadelo do qual eu não me recupere.

  13. Eduardoem 20 ago 2009 �s 18:07

    As vezes a impressão que dá é que eles estão brincando com as nossas vidas.
    Vejo minha mãe na cama e me revolto com tudo que está acontecendo.
    800 milhoes e nós recebendo migalhas porque? existe uma resposta? porque?…
    Tenho a impressão que é para nos deixar-mos malucos, eles não estão nem ai para a vida dos aposentados, quanto menos melhor para eles, que morram então?
    Gostaria que no brasil existisse um Bin Laden, Brasilia tem 3 torres para derrubar, e juro não sobrar ninguem lá desculps vou parar por aqui.

  14. MAURAem 20 ago 2009 �s 18:58

    Por favor alguem poderia me explicar porque só agora esses 800 milhoes só agora apareceu?
    Gente 800 milhoes a notícia vir à tona só agora é muito estranho,e nós passando por todo tipo de necessidade, será que para nos matar logo?
    Por favor se alguem tiver alguma resposta, me explique obrigado.

  15. Roberto Haddadem 20 ago 2009 �s 19:09

    COMUNICADO Nº. 016/09

    Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2009.

    Assunto: Acordo com a União – Proposta ainda não foi apresentada.

    Ref.: Planos de Benefícios I e II – Varig.

    Prezados (as) participantes, assistidos e pensionistas credores

    O comunicado nº 12/2009 de 25/03/2009 transmitiu esclarecimentos acerca das razões que levaram o AERUS a acordar juntamente com a União o pedido de suspensão do processo de julgamento pelo STF da conhecida ação da defasagem tarifária.

    O prazo de 60 dias acordado inicialmente foi posteriormente prorrogado por mais 60 dias a pedido da União, para que os integrantes do Grupo de Trabalho criado para avaliar a possibilidade real de acordo pudessem concluir o trabalho.

    Tal prazo administrativo venceu no último dia 03/08/2009. Desde então o AERUS aguarda um posicionamento oficial sobre o assunto.

    Tendo em vista o tempo decorrido, prestamos a seguir algumas informações que reputamos necessárias a fim de afastar equívocos que podem gerar mais ansiedade.

    O Instituto AERUS de Seguridade Social – Sob Intervenção, tem sob sua responsabilidade o patrimônio de 29 (vinte e nove) planos de benefícios, dentre os quais 14 (quatorze) encontram-se em processo de liquidação extrajudicial.

    Importante destacar que o patrimônio pertence a cada plano, de forma individualizada, segregada contabilmente, sendo vedada pela legislação a utilização de recursos de um plano para cobrir déficit de outro, ou seja, o AERUS não detém patrimônio próprio e cada um dos 29 (vinte e nove) planos detém obrigações individualizadas com seus participantes, possuindo determinado nível de liquidez.

    A ação de defasagem tarifária foi dada em garantia real da divida da patrocinadora VARIG S.A para com os planos de benefícios VARIG I e VARIG II, portanto, os valores liberados em eventual acordo com a União ou do julgamento pelo STF, em favor do AERUS, referentes a essa ação, serão incorporados única e exclusivamente ao patrimônio dos referidos planos VARIG.

    Como é do conhecimento de todos o plano de benefícios VARIG I apresenta as condições mais criticas, seja pelo baixo patrimônio frente suas obrigações, seja pela baixíssima liquidez, sendo divulgado através do comunicado nº 014 de 08 de maio de 2009 alteração na programação de antecipações de rateio de créditos sendo certo que com o atual nível de liquidez do plano só haverá condições de liberar antecipações mensais, no mesmo valor atualmente praticado, ou seja, aproximadamente R$ 1.820.000,00/mês, até dezembro de 2009.

    Independentemente do resultado do Acordo ou do julgamento da Ação da Defasagem Tarifária, estamos desenvolvendo ações visando à alienação de patrimônio (venda de imóveis e participações em Shopping, por exemplo) que oportunamente irão aumentar o nível de liquidez dos planos VARIG e poderá estender por algum tempo a continuidade das antecipações no máximo nos valores hoje praticados.

    Feitas as considerações acima, renovamos nosso compromisso de sempre divulgar através de comunicados os fatos relevantes e do interesse dos participantes/credores.

    Atenciosamente,

    Instituto Aerus de Seguridade Social (sob Intervenção)

    Como parte de sua missão, o AERUS deve manter seus participantes informados. Para esta finalidade, utilizamos nosso canal de e-mail. Se, entretanto desejar ser excluído desta relação, basta enviar um

  16. HPaulinoem 20 ago 2009 �s 19:11

    Creio que este comunicado do AERUS explica tudo!!!

    AERUS

    COMUNICADO Nº. 016/09

    Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2009.

    Assunto: Acordo com a União – Proposta ainda não foi apresentada.

    Ref.: Planos de Benefícios I e II – Varig.

    Prezados (as) participantes, assistidos e pensionistas credores

    O comunicado nº 12/2009 de 25/03/2009 transmitiu esclarecimentos acerca das razões que levaram o AERUS a acordar juntamente com a União o pedido de suspensão do processo de julgamento pelo STF da conhecida ação da defasagem tarifária.

    O prazo de 60 dias acordado inicialmente foi posteriormente prorrogado por mais 60 dias a pedido da União, para que os integrantes do Grupo de Trabalho criado para avaliar a possibilidade real de acordo pudessem concluir o trabalho.

    Tal prazo administrativo venceu no último dia 03/08/2009. Desde então o AERUS aguarda um posicionamento oficial sobre o assunto.

    Tendo em vista o tempo decorrido, prestamos a seguir algumas informações que reputamos necessárias a fim de afastar equívocos que podem gerar mais ansiedade.

    O Instituto AERUS de Seguridade Social – Sob Intervenção, tem sob sua responsabilidade o patrimônio de 29 (vinte e nove) planos de benefícios, dentre os quais 14 (quatorze) encontram-se em processo de liquidação extrajudicial.

    Importante destacar que o patrimônio pertence a cada plano, de forma individualizada, segregada contabilmente, sendo vedada pela legislação a utilização de recursos de um plano para cobrir déficit de outro, ou seja, o AERUS não detém patrimônio próprio e cada um dos 29 (vinte e nove) planos detém obrigações individualizadas com seus participantes, possuindo determinado nível de liquidez.

    A ação de defasagem tarifária foi dada em garantia real da divida da patrocinadora VARIG S.A para com os planos de benefícios VARIG I e VARIG II, portanto, os valores liberados em eventual acordo com a União ou do julgamento pelo STF, em favor do AERUS, referentes a essa ação, serão incorporados única e exclusivamente ao patrimônio dos referidos planos VARIG.

    Como é do conhecimento de todos o plano de benefícios VARIG I apresenta as condições mais criticas, seja pelo baixo patrimônio frente suas obrigações, seja pela baixíssima liquidez, sendo divulgado através do comunicado nº 014 de 08 de maio de 2009 alteração na programação de antecipações de rateio de créditos sendo certo que com o atual nível de liquidez do plano só haverá condições de liberar antecipações mensais, no mesmo valor atualmente praticado, ou seja, aproximadamente R$ 1.820.000,00/mês, até dezembro de 2009.

    Independentemente do resultado do Acordo ou do julgamento da Ação da Defasagem Tarifária, estamos desenvolvendo ações visando à alienação de patrimônio (venda de imóveis e participações em Shopping, por exemplo) que oportunamente irão aumentar o nível de liquidez dos planos VARIG e poderá estender por algum tempo a continuidade das antecipações no máximo nos valores hoje praticados.

    Feitas as considerações acima, renovamos nosso compromisso de sempre divulgar através de comunicados os fatos relevantes e do interesse dos participantes/credores.

    Atenciosamente,

    Instituto Aerus de Seguridade Social (sob Intervenção)

  17. ceresem 20 ago 2009 �s 19:23

    Dr. Maia,
    Estou lhe repassando o Informe do AERUS que acabo de receber para suas considerações,
    Ceres

  18. ceresem 20 ago 2009 �s 19:24

    Dr. Maia.
    , Mandei para seu email contato@castagnamaia.com.br.
    Abraços
    Ceres

  19. Apposentadoem 20 ago 2009 �s 19:26

    Desculpe-me a visão limitada. Por favor, me ajudem.
    Este comunicado do Aerus explica tudo! Explica tudo, o que?

  20. Augustoem 20 ago 2009 �s 19:53

    Faço minhas as palavras do Apposentado. Que negócio é esse do comunicado do Aerus ter explicado TUDO? Creio que pelo avançado da idade e por tantos problemas para mim não explicou NADA !!!

  21. MAURAem 20 ago 2009 �s 19:55

    Apposentado, faço das suas as minhas palavras.

  22. Elizabethem 20 ago 2009 �s 20:11

    Creio que esse trecho explica.

    “O Instituto AERUS de Seguridade Social – Sob Intervenção, tem sob sua responsabilidade o patrimônio de 29 (vinte e nove) planos de benefícios, dentre os quais 14 (quatorze) encontram-se em processo de liquidação extrajudicial.

    Importante destacar que o patrimônio pertence a cada plano, de forma individualizada, segregada contabilmente, sendo vedada pela legislação a utilização de recursos de um plano para cobrir déficit de outro, ou seja, o AERUS não detém patrimônio próprio e cada um dos 29 (vinte e nove) planos detém obrigações individualizadas com seus participantes, possuindo determinado nível de liquidez.
    A ação de defasagem tarifária foi dada em garantia real da divida da patrocinadora VARIG S.A para com os planos de benefícios VARIG I e VARIG II, portanto, os valores liberados em eventual acordo com a União ou do julgamento pelo STF, em favor do AERUS, referentes a essa ação, serão incorporados única e exclusivamente ao patrimônio dos referidos planos VARIG.”

  23. Ivesem 20 ago 2009 �s 20:13

    Inacreditavel que nessa altura do campeonato e depois do comportamento leviano testemunhado no orkut da postura do Interventor ,debochando ,o mesmo tenha a coragem de publicar essa justificativa inaceitavel dos valores que jamais responderão pelo genocidio que vem causando. São 800 milhões e varios morrendo ,outros perto disso e a maioria em situação deploravel. Peço a DEUS que isso acabe na justiça dos HOMENS e não da de DEUS VERGONHA

  24. Sergio Alvesem 20 ago 2009 �s 20:21

    Eduardo ……. 20/ago/2009 6.07 pn.
    Acompanho este blog a muito tempo, diariamente, porém só manisfestei minha opinião uma vez, foi para concordar com um aposentado da varig a respeito de um comentário por ele manisfestado, e esta minha manifestação aqui é tambem para concordar contigo,,,,,, ´só matando essa raça, principalmente os participantes desse governo, são poucos os que merecem estar vivos.

  25. Robertoem 20 ago 2009 �s 20:24

    Creio que isto está gerando uma dúvida, lembrem-se que nós temos a ação dos 3% das tarifas que eram repassadas no contrato de 30 anos do qual a união simplesmente suspendeu uniliteralmente.
    Então, se ela entrar na negociação então poderá ter um “bolo” só, como era o AERUS quando a maioria do nós entramos.
    Ou seja, um bolo só, não interessa de onde vinha o dinheiro, todos os planos eram unidos, ou melhor dizendo o AERUS era um plano único, portanto…
    Vamos aguardar a proposta.

  26. ceresem 20 ago 2009 �s 20:27

    Dr. Maia,

    Acho importantissimo o item numero 4 do seu COMPLEMENTANDO.
    Este COMUNICADO do AERUS já é uma reação de DEFESA .
    Espero que a AGU acate sua proposta.
    Abraços
    Ceres

  27. Valériaem 20 ago 2009 �s 20:38

    Dr. Maia:
    Boa noite.
    Parece que errei ao fazer aquelas perguntas. Quando disse interventor, na verdade queria dizer liquidante. Assim, acho que as respostas que o senhor deu seriam diferentes… mas deixa para lá.
    Estou enganada ou o comunicado do AERUS desdiz o que o senhor constatou? Qual o interesse do (interventor ou liquidante?) soltar um comunicado daqueles? Isto está cheirando muito mal, doutor. Todo o processo de liquidação está muito nebuloso. E o que isso tudo está causando nos assistidos? Muita gente morreu… colegas… amigos… se há dinheiro, porque estão fazendo isso? O liquidante não pode responder judicialmente, caso fique comprovado o que o senhor já constatou? Eu sempre disse e repito… tem caroço nesse angú. Só que o que está em jogo é muito mais do que só dinheiro. O que está em jogo é a dignidade da pessoa humana, que como o senhor bem sabe, é um dos princípios que regem a nossa Constituição.
    Acho que estamos em um momento em que os representantes da Administração Pública da União precisam se pronunciar, porque a coisa toda está muito esquisita.

  28. Antonio Cardosoem 20 ago 2009 �s 20:44

    Surpresa ! Vamos analisar . E o governo não perguntou ao interventor quanto tempo ele sabia disso e não tomou providências . Continuo não acreditando que isso esteja acontecendo é um duro golpe e sujo . Depois do caso da vaseLINA tudo é possivel e tem tudo a ver .

  29. Aposentadoem 20 ago 2009 �s 20:50

    O comunicado é uma resposta ao que lemos por aqui..
    Que dúvida cruel.
    QUEM diz a verdade?
    Não está na hora de pararem de brincar com nossas desgraças?

    Resposta – Parece que, no caso Aerus, há uma tradição impressionante das autoridades públicas em dizer a verdade e em cumprir a legislação que diz ser “obrigação da União a defesa dos participantes”, não é mesmo? Creio que é a mesma tradição que levou a afirmar que a antecipação de tutela não vigia; e que, quando publicamente divulgou nota afirmando que vigia, afirmou que iria cumprir de imediato. E aí foi ao STF.

  30. Nice´sem 20 ago 2009 �s 21:03

    Xiiiii!!!!
    Boa noite Dr. Castagna Maia…
    Agora minha cabeça deu um “TILT”.
    Me intriga saber, que há próximo de 1 bilhão em liquidez, recebemos email do AERUS que diz: …que oportunamente irão aumentar o nível de liquidez dos planos VARIG e poderá estender por algum tempo a continuidade das antecipações (no máximo nos valores hoje praticados).
    Nas minhas contas, poderiam estar pagando nos valores de hoje, ou seja, 24 milhões por aproximadamente mais 2 anos e meio, vidas estariam sendo poupadas. Estou errada? Ahhh!!! Se eu não estiver errada…

  31. Aposentadoem 20 ago 2009 �s 21:06

    Obrigado,Dr,espero que termine logo tudo isso e que parem de brincar com nossas vidas..

  32. Luciano Raro pINAem 20 ago 2009 �s 21:12

    Caro aposentado nao acho ,tenho a certeza que estao zombando com a desgraca alheia,caracteristica do nosso pais.Hoje realmente me senti num circo.Abs Luciano

  33. anarquistaem 20 ago 2009 �s 21:27

    E depois dizem que o tal toffú é íntegro, cuidado com ele. Cadê a cobrança que o senado iria fazer à AGU sobre a apresentação da proposta?

  34. Terezaem 20 ago 2009 �s 22:05

    Quanta confusão é de enlouquecer, se não bastassem a falta de dinheiro e a demora.

  35. machadoem 20 ago 2009 �s 23:22

    CARO DOUTOR, BOA NOITE, A QUEM INTERESSA TANTA NEBLINA, DEMORA NO ACORDO, ESSA GRANA ESTA FAZENDO FALTA A MUITA GENTE, QUEM É ESSE GRANDE MANIPULADOR QUE NADA COLOCOU EM PLANO NENHUM E QUER TIRAR (ESTA TIRANDO) O MAIOR QUINHÃO? TEM GENTE MORRENDO, E QUE NÃO VAI VÊR NADA INFELIZMENTE…..
    EU POR EXEMPLO JÁ MORRI, MAS DE VÊZ EM QUANDO DOU AS CARAS.

    SAUDAÇÕES VARIGIANA.
    MACHADO

  36. Felipeem 20 ago 2009 �s 23:32

    Tá na hora de pedir uma indenização por dano moral !

  37. Antonioem 20 ago 2009 �s 23:45

    Esses caras,não estão agindo como homens,ou talvez
    não sejam,no minimo um homem tem que ter palavra,
    cade a informação que saria na primeira semana de agosto,
    é ele não disse de que ano seria,né???
    Qantos mais precisam morrer,pra eles terem um pouco de
    vergonha.
    Peço a Deus que cuide de todos nós…

  38. Aposentado AERUSem 21 ago 2009 �s 06:37

    E pior que temos pessoas, que estão na nossa situação e andam assim com o Sr. lá do AERUS.E confia no que ele diz.
    Aquele que pagamos para nos infernizar.
    Então ,podemos esperar tudo de todos.

  39. telmirem 21 ago 2009 �s 07:08

    Dr. Maia, bom dia! Sobre esta matéria do dinhero sobrando no aerus, é muito estranho, eu acho que seria hora de se fazer uma auditoria, não acha!

  40. Luciano Raro pINAem 21 ago 2009 �s 07:49

    Caro Dr Maia,como fica esta situacao do prazo dado pela ministra?

  41. Marcosem 21 ago 2009 �s 08:09

    O problema maior é que essa demora toda pra apresentar a proposta está se tornando em um sofrimento enorme de ansiedade.
    Muitos já morreram nessa tragédia toda.
    Quantos mais terão que morrer pra agilizarem esse acordo?
    Espero que alguns ainda estejam vivos até lá.

  42. Teresinhaem 21 ago 2009 �s 08:44

    Todos sabemos que o Aerus é o plano de aposentadoria em que só os participantes é que fizeram a sua parte no mais tudo foi negociata. Que nós os participantes fomos ingenuos demais, nós colocamos dinheiro lá.
    E como está em uma das causas, ele foi criado sendo um plano, não vários. Virou negociata, fora da lei e o governo assinou embaixo!!!!!
    Como o interventor insiste com essa maracutaia? Ah gente, a Justiça terá que prevalecer e o Dr Maia está fazendo um trabalho que não deixa dúvidas.
    Todos estamos com o estomago embrulhado, asco, nojo mas cuidem de vossas saúde. Não deixem isso adoecê-los.
    Um dia de cada vez, hoje é o presente, hoje estamos vivos e lutando, hoje esperamos um resposta, mas vamos as lides, tenho que ir na feira, fazer o almoço, passar a roupa…
    Ah, também vou protestar, mandando e-mails para o Aerus, blogs, senadores e quem mais estiver envolvido pedindo JUSTIÇA, hoje!!!
    bom dia, boas lides,

  43. luiz fernando taianiem 21 ago 2009 �s 08:50

    taiani
    Pazoite gostei do caso dos porcos, muito bom mas me parece, com alguma coisa de um lugar que eu não me lembro bem do nome.
    um grande abraço, embora não o conheça.

  44. carlos irmãoem 21 ago 2009 �s 09:18

    Dr. Maia o Instituto Aerus remeteu um comunicado com data de 20.08.09 informando que Acordo com a União – Proposta ainda não foi apresentada.Ref.: Planos de Benefícios I e II – Varig. e dando outros detalhes sobre a situação atual dos Planos Varig.
    O negócio é aguardar e com muita paciência.
    Vamos em frente !!!!

  45. Elizabeth Oliveiraem 21 ago 2009 �s 09:33

    Caro Dr.Maia…estou com a Ceres….tenho trauma do AERUS… o interessante seria o governo…em nos retornando os pagamentos…o fizesse atraves do Banco do BRASIL OU QQ OUTRA COISA….mas definitivamente acho uma temeridade que isso continue a frente do malfadado instituo que a tantos prejudicou e matou.Sempre foram ardilosos…na época de minha aposentadoria por tempo de serviço ….ainda na Varig…eles fizeram a intermediação junto ao INSS e me garfaram….até hoje meu beneficio é menor do que deveria e na justiça…ainda não consegui a reposição..ou seja….AERUS NUNCA MAIS…

  46. aposentado 2em 21 ago 2009 �s 10:48

    Proponho um pedido de perícia dentro do Aerus! Amigos, estão interessados é que hajam muitas baixas(mortes).Lutem para não morrer, deixem que eles morram, não se deixem abater e tenham paciência que a verdade virá a tona!
    DR. MAIA MEUS RESPEITOS E MUITOS ANOS DE VIDA!

  47. Apposentadoem 21 ago 2009 �s 11:37

    Caro Dr. Maia,
    Qual a repercussão desta surpreendente descoberta de quase 1 bilhão de patrimônio do Aerus em nossas vidas?

    Se esse dado não estava disponível até semana passada, o Aerus omitiu informação de tal envergadura?

    O Aerus poderia estar pagando durante todo esse tempo algo a mais do que essa migalha, principalmente ao plano I, ou, poderá extender tal indecência até que nosso patrimônio líquido de vidas se reduza a números insignificantes?

    Haverá alguma implicação desta descoberta na propositura do acordo pela União?

    Como sempre, agradeço ao seu inestimável suporte.

  48. aposentado aerusem 21 ago 2009 �s 12:57

    Estas questões cada vez mais nos remetem a imperiosa necessidade que no eventual acordo nossos planos sejam repassados ao Banco do Brasil previdência ou PETROS.
    Como disse a colega.
    Aerus nunca mais.

  49. Elizabethem 21 ago 2009 �s 13:43

    Dr. Maia, apenas uma pergunta:

    O que aconteceria aos credores VARIG, Planos I e II, em liquidação extrajudicial, administrados pelo AERUS, caso seja decretado a falência da recuperanda nesse período em que o Senhor diz ter o AERUS liquidez para o pagamento de todos benefícios, e, que, ainda, não tenha sido homologado nenhum acordo?

    A pergunta se dá em relação a possibiliade de acordo envolvendo o RE571969.

    Grata pela atenção!

  50. MAURAem 21 ago 2009 �s 14:06

    Porque nosso querido Senador Paim nos disse quea as primeiras semanas, já teríamos noticias, sobre o acordo, essa não é a primeira vez, porque fazer isso com tantos desesperados?..
    Como eu disse antes sem notícias é muito difícil, mais com mentiras não dá , é matar um a cada dia, gostaria tantoque o Sr. e a Graziella nos disesse, acabou, está tudo resolvido, saimos vitoriosos seria o maior presente para mais de15 mil pessoas, mais enquanto não acontece, gostaria de fazer uma pergunta o Sr. acredita que esse mes ainda teremos alguma resposta? por favor responda..
    Um grande abraço e um bom final de semana pelo menos para o Sr. o meu faz tempo que não tenho.

    Resposta – O Senador Paim divulgou que a divulgação da proposta da União aconteceria na primeira semana de agosto porque foi essa a informação que recebeu da Advocacia Geral da União. A AGU, no entanto, não conseguiu finalizar o tema até hoje, sexta-feira, e apontou para a próxima semana. A culpa não é do Senador, talvez não seja sequer da AGU, mas das dificuldades do grupo de trabalho em manusear dados e harmonizar os entendimentos das diversas áreaes do governo. O Senador Paim, assim como o Senador Álvaro Dias, têm nos mantido permanentemente informados de todos os contatos feitos com o governo.

  51. Marcioem 21 ago 2009 �s 15:05

    Hi Dr Maia,
    continuo vendo muita gente escrevendo aquí, protestando, dizendo isto e aquilo.
    É hora de chamar o grande Platão para uma definição:

    “Justiça: é o ter e fazer aquilo que nos cabe”.

    O que nos cabe agora é aguardar o tramite dos processos legais em curso. Em minha juventude lutei pelo estado de direito. Lutarei sempre por ele.

    Depois, dependendo da concretização ou não da Justiça, o que nos caberá é agir.

    Gostarei de ver, como se diz no meu nordeste, se os valentes daqui terão culhões para agir.

    A última reunião do Movimento Acordo Já teve 7 participantes.

    Na proxima semana iniciaremos a fase 2.

    Depois do dia 30 a fase 3.

    Este é um momento importante para todos nós. Agradeço a Deus por estar vivendo este momento. Como dizem, uma situação não faz uma pessoa, revela quem ela é.

    Obrigado Dr. Maia pela sua paciência.

  52. Paula Fonsecaem 21 ago 2009 �s 15:20

    DR.MAIA

    Desculpe a franqueza ,o nosso acôrdo é no mês de agosto,ou À GOSTO de nossos ministros e governantes.Estou apostando na segunda opção,já se pasou muito tempo e nada.

    Grata

  53. MAURAem 21 ago 2009 �s 15:28

    Desculpa se o Sr. não quiser colocar meu comentário não há problema, confio no Sr. só acho que nãofalei nada demais, mais tenha certeza confio no Sr. muito obrigado .

  54. aposenttadoem 21 ago 2009 �s 16:06

    Não está acontecendo alguma briguinha entre Maia,SNA e AERUS?
    espero sinceramente que não!
    senão seremos mais uma vez solapados.

    Resposta – O Aerus está sendo administrado por Interventor e Liquidante nomeados pela União, e também é réu nas ações que movemos. O Sindicato é o autor da ação, onde sou patrono. Nâo existe a hipótese de desentimento entre constituinte e constituído. Pode haver desentendimento entre o ex-advogado e seu ex-constituinte. Só que não é o caso. Se houvesse desentimento, seria obrigação do advogado renunciar ao patrocínio da causa. Quanto a entendimento relativo a acordo, ou até mesmo montante de cálculos, quem detém o poder de representação e substituição processual é a entidade sindical, que possui os seus meios de consultar a categoria. O Interventor é autoridade pública, vinculado à União, da confiança da União, para realizar os trabalhos de intervenção.

  55. Valériaem 21 ago 2009 �s 16:32

    Dr. Maia:

    Em relação à resposta do senhor dada à Maura, fiquei com uma dúvida: afinal, o grupo de trabalho encerrou ou não encerrou os trabalhos? Lembro-me de ter lido que sim, anteriormente.O que está tramitando neste momento? O grupo ou a construção do acordo própriamente dito?
    Obrigada.

  56. Valériaem 21 ago 2009 �s 16:33

    A propósito… porque será que o meu nome está saindo esquisito assim? Já corrigi, mas não adianta nada.

  57. rarrissimoem 21 ago 2009 �s 16:36

    Acredito tambem em algum desentendimento em relacao a proposta e concordo que ela deva contemplar a todos ou que volte ao STF para julgamento da RE..

  58. paizoteem 21 ago 2009 �s 17:18

    Dr. Maia.
    Solicito a gentileza de deletar meus dois comentarios anteriores.
    Acredito ser materia controversa , e pessoas mais assustados poderão fazer dela seu proximo pesadelo.
    Devia ter pensado melhor, mas ,ainda dsa para deletar?
    Desculpe!

  59. aposenttadoem 21 ago 2009 �s 20:21

    Espero que assim seja!

    obrigado pela resposta,pois já ha comentarios dizendo das desavenças.

  60. Roberto Haddadem 21 ago 2009 �s 21:08

    Lembram da nota abaixo? Pois é, até agora nada.

    Aerus – mais perto da solução

    Agora sai!

    Está previsto para o mês que vem (agosto) o fim dos trabalhos do grupo interministerial, coordenado pela Advocacia Geral da União, responsável pela construção de uma proposta de acordo para o caso Aerus. A informação foi confirmada pelo senador Paulo Paim que , nessa segunda-feira (20/7) manteve contato com o ministro Tofolli (AGU). No contato , o ministro garantiu ao senador que na primeira semana de agosto o governo vai apresentar uma proposta concreta para viabilizar um acordo que envolve os direitos dos…

  61. aposentado aerusem 21 ago 2009 �s 21:29

    A proposta do SNA é boa, mas convém que União decida pelas propostas enviadas também da VARIG e do AERUS.
    Também é interessante que a União apresente sua própria proposta.
    Não podemos é continuar mais sem os nossos benefícios.
    Abraço e bom fim de semana.

  62. Augustoem 21 ago 2009 �s 22:21

    ATENÇÃO AMIGOS

    Sugiro que leiam a nota enviada pelo SNA ao Google Groups no site do Apoaerus.
    Alguma coisa me diz que vem coisa boa por aí. Confesso que fiquei animado quando li na nota em questão que estão batalhando para que sejam mantidos os valores dos benefícios SEM REDUÇÃO e que SEJAM PAGOS OS ATRASADOS !!!!!!!
    Será que podemos começar a colocar a champagne no congelador ????????

  63. RICARDO FAESYem 21 ago 2009 �s 22:40

    COMUNICADO DO SNA
    Atualizando as informações sobre o acordo

    Acordo para o caso Aerus é viável!

    Desde a semana passada até o dia de ontem (20/8) estivemos em Brasília reunidos com o Dr. Castagna Maia para, entre outras ações concretas, buscar mecanismos para agilizar a proposta de acordo prevista para este mês.

    Foi um trabalho árduo e muito cansativo que contou com a participação do Dr. Maia e atuários, a fim de analisarmos os números do Aerus disponíveis. Com isso, pudemos elaborar várias hipóteses (de fluxo de entrada de dinheiro no Fundo através do acordo que evolve a ação defasagem tarifária e SL 127) que foram encaminhadas a AGU – sempre com base na proposta de acordo protocolada pelos sindicatos e federação em março deste ano -, numa tentativa de acelerar a finalização dos trabalhos e a conclusão da proposta de acordo. Reiterando assim, o objetivo que é de garantir: os benefícios já concedidos sem redução, pagar os atrasados aos assistidos; a reserva dos ativos e o passivo trabalhista.

    Tais estudos só nos levaram a uma certeza: o acordo para o caso Aerus é possível, necessário e absolutamente viável!

    Estivemos ainda no Senado para atualizar as informações à comissão de senadores que acompanham o assunto AERUS/AEROS, que se comprometeram a fazer na próxima semana contato com a AGU.

    O SNA, FENTAC e sindicatos do setor reafirmam o compromisso em busca de um acordo que venha dar a solução definitiva e justa aos aposentados e ativos. Lembrando que, apesar de ainda não termos sido chamados pela comissão do governo, estamos atentos, principalmente, no que diz respeito a nossa SL 127, que abrange todos os participantes do Aerus.

    Fiquem atentos aos boletins dos sindicatos e ao blog do Dr. Maia (http://www.castagnamaia.com.br) e não acreditem em boatos.

    Aqueles que estiverem dispostos a ir a Brasília deverão se inscrever na Aprus, nas comissões dos estados e no SNA.

    Ainda não chegamos ao fim, mas ele está próximo. Vamos nos manter confiantes, otimistas, firmes nos nossos propósitos.

    A Direção

    BOM FIM DE SEMANA A TODOS

  64. Augustoem 21 ago 2009 �s 22:48

    As informações a que me referi acima já foram incluidas no site do SNA.

  65. Roberto Haddadem 21 ago 2009 �s 23:34

    Depois dessa notícia, essa noite vou dormir sem LEXOTAN. A maré esta braba minha gente.

  66. aposenttadoem 22 ago 2009 �s 07:28

    A maré tá braba e os desencontros de comunicados tambem.

  67. Aero-Órfãoem 22 ago 2009 �s 16:29

    Porque não acredito no AERUS nem na JUSTIÇA

    Expondo alguns detalhes da minha situação.

    Após 15 anos de serviços dedicados exclusivamente à esta profissão acabei precocemente aposentado como piloto da Varig.

    Esta história poderia ser apenas mais uma entre tantas, que mostram a falência dos planos de complementação, mas tem alguns diferenciais, pois trata das regras (sempe questionáveis e sujeitas a mudanças unilaterais), da anuência da SPC a isso, da intervenção, liquidação extrajudicial do plano, às dívidas do governo com a empresa, desta com o fundo de pensão, e deste com os aposentados – a ponta final da corrente, o elo mais fraco, que agora se encontram como credores.

    No primeiro dia como aluno da escolinha em Porto Alegre, todos da minha turma foram “convidados” (sem direito à recusa) a aderir ao Instituto Aerus. O plano único oferecia uma condição de benefício definido complementar à aposentadoria oficial. Eu contribuía mensalmente com X do meu salário e a empresa patrocinadora do fundo entraria com outro percentual. E assim vinda sendo feito, durante alguns anos, até que os problemas financeiros – má gestão – abalaram o fluxo de caixa da empresa, que, não só deixou de pagar a sua parte, como lançou mão (em uma operação questionável) dos recursos que nós – os trabalhadores – depositamos em confiança (na verdade este valor era regiamente descontado em nossos contra-cheques).

    E apesar dos anos de carreira, as promoções pelo tempo de serviço não vinham conforme havia sido mostrado no planejamento admissional. Criaram subsidiárias e contratavam pilotos com menos experiência por menores salários. Com a lida na função, e após um acidente de trabalho, problemas de ordem médica começaram a penalizar minha capacidade física. Retornei ao trabalho e anos depois os problemas se agravaram.

    Fui colocado em auxílio doença pelo INSS, e, durante este período (de “limbo”), mudanças drásticas ocorreram na gestão dos fundos de aposentadoria.

    Inicialmente criaram um novo plano (Plano II) onde o participante poderia escolher o valor de sua contribuição de forma a programar o valor do benefício a receber em complementação à aposentadoria. Como eu não tinha mais salário, isso não era viável no meu caso.

    Optei por continuar no plano original, contrato juridicamente perfeito, estabelecido pelas partes envolvidas: empregado-fundo-empregador. Contudo, e devido à burocracia do INSS, fiquei afastado por dois anos antes de sacramentarem minha aposentadoria.

    Diferentemente do serviço militar, onde o aviador é reformado por incapacidade para a função e pode trabalhar em outra área sem perder os direitos adquiridos, na carreira civil, só existe a possibilidade de aposentadoria por invalidez – que impede o cidadão de exercer qualquer outra atividade remunerada.

    E o que fizeram então para mudar o valor do meu benefício, já que eu não me seduzi pela proposta (prejudicial a mim) de trocar de plano? Simplesmente conseguiram o apoio da Secretaria de Previdencia Complementar (SPC) e mudaram as REGRAS do meu plano… UNILATERALMENTE!

    Ao decretarem finalmente minha condição de aposentado, não havia mais o direito adquirido, meus benefícios vieram pela metade, e pior, foram reduzidos à quase ZERO com a intervenção e liquidação dos planos patrocinados pela Varig.

    Um advogado conseguiu com a diretora do AERUS uma cópia do contrato e pareceres técnicos que diziam o quanto eu deveria receber pelo plano original e entrou em meu nome na justiça (cível) apenas contra o instituto de seguridade, achando que a causa seria julgada favoravelmente a mim ( parte prejudicada – o empregado, “inválido” e aposentado). Perdemos em primeira e segunda instância, e o pedido de agravo do instrumento foi indeferido. Logo ainda serei chamado a pagar pela sucumbência.

    Na fase de liquidação do meu plano de aposentadoria calcularam, por sua conta, o valor de uma reserva matemática baseada em minha expectativa de vida. Agora cogita-se que o Governo volte a pagar os valores mensais integralmente – na expectativa desse acordo da AGU para fazerem o tal acerto de contas entre Governo-Empresa. Em um caso ou outro, o benefício estaria defasado, pois leva em conta os valores depois da mudança na regra do meu plano original.

    Conversando com um Juiz Trabalhista, este disse que para casos de mudança unilateral nas regras do plano eles já têm uma setença pronta e que deveria citar a Varig junto com a AERUS (e, talvez, até mesmo a SPC e a GOL).

    É tudo muito lamentável… sou apenas mais uma das vítimas (duplamente), pois além de não estar recebendo nada em complementação ao INSS, mesmo que este valor seja restabelecido estará muito aquém do que deveria ser.

  68. aposenttadoem 22 ago 2009 �s 21:54

    Amigo de cima..
    Até uma parte,quase todos estamos no mesmo barco.
    Infelizmente solaparam seus direitos inconstitucionalmente adquirdos,me parece..
    Mudaram o tom da conversa para o melhor do lado de lá e o pior para vc..
    Lamento muito que vc e tantos outros,(com os mais variados casos),tenham que passar por tantos problemas.(eu inclusive)
    Estudamos muito,é caro a formação de um piloto e ainda por cima não ter o direito de não mais exercer?nem receber?
    Que País é esse?

  69. rarrissimoem 22 ago 2009 �s 23:12

    Concordo com o Aero Orfao,ainda nao fomos para o saco devido a nossa unica esperanca,a tal DEFASAGEM TARIFARIA.Nao compreendemos o silencio da Senhora Min. que concedeu prazo e agora e completamente silente,com certeza ela nao esta deste lado do muro,e sim do outro,pimenta nos olhos dos outros e refresco………..

  70. pensionistaem 24 ago 2009 �s 12:59

    Como podemos receber 8% se há 800 milhões diponíveis, porque recebemos estas migalhas????????????!!!!!!! Nos de que o que é de direito, pois não aguentou mais me sentir humilhada pedindo dinheiro emprestado para pagar meus remédiods, plano de saude e a faculdadae da minha filha. Meu marido trabalhou arduamente para a criação do AERUS e agora vivemos nesta montanha russa de emoções …Isto é ABSURDAMENTE VERGONHOSO.

  71. STRINGHINIem 03 set 2009 �s 16:59

    E NÓS PAGAMOS O SALÁRIO DO LIQUIDANTE. E SE NÃO HOVESSE NADA DE DINNEIRO NO AERUS, TERIAMAOSQUE FAZER UMA “VAQUINHA” PARA PAGARO DALARIO DELE E RETIRAR O NOSSO ?
    INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI 109. SE A UNIÃO INTERVEM, DEVE PAGAR O INTERVENTOR. ACREDITO QUE, O MESMO SENDO FUNCIONÁRIO PÚBLICO ESTEJA RECEBENDO DOIS SALARIOS. AUBERGIO E CRESPO.
    ASSIM É FÁCIL VIVER !

Trackback URI | Comments RSS

Deixe uma mensagem.