ago 20 2009

PORQUE O ACORDO DO AERUS POSSVEL

Postado por Maia at 01:03 sob Geral

A Folha de Pagamento do Aerus, mensal, hoje, é de cerca de 26 milhões de reais. Isso dá cerca de 338 milhões ao ano. Há o valor relativo ao pagamento das provisões matemáticas individualizadas do pessoal da ativa, ou seja, dos não assistidos , que deve ultrapassar os 600 milhões.

II
O Acordo é possível, necessário, e absolutamente viável. De um lado, há duas ações contra a União: a ação civil pública, que movemos, que contou com duas decisões favoráveis de desembargadores federais; e há a ação da defasagem tarifária movida pela Varig. O que eventualmente a Varig vier a obter é garantia do Aerus até o limite reconhecido no Plano de Recuperação Judicial.

III
Já demonstramos ao governo que tão somente com o pagamento de juros de 8% sobre um valor hipotético de 4,5 bilhões seria possí vel honrar esses valores. Assim, seria possí vel que simplesmente a União assumisse os valores relativos aos benefí cios, pagasse as reservas dos ativos, sem que precisasse desembolsar os valores. Como se trata de um plano fechado, a tendência é a da diminuição da folha de pagamento.

IV
Mas há mais. O Aerus tem LIQUIDEZ para pagar DOIS ANOS DE BENEFÍCIOS, ou cerca de 800 milhões de reais. Significa dizer: para pagar as aposentadorias e pensões, a União NÃO PRECISA COLOCAR DINHEIRO NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS.

V
E mais: os planos em liquidação têm patrimônio para suportar ainda mais alguns meses após esses dois anos. Até lá, é possí vel converter esse patrimônio restante em liquidez, , ou tão somente fornecer liquidez até o limite do patrimônio.

VI
Ou seja, durante os primeiros dois anos e pouco NÃO É NECESSÁRIO colocar dinheiro novo no que se refere ao pagamento dos assistidos. Em alguns meses seguintes, seria necessário CONVERTER O PATRIMÔNIO EM LIQUIDEZ, o que pode ser feito via adiantamento de liquidez da União até o limite do patrimônio.

VII
É possí vel um acordo onde, no que se refere aos assistidos, DURANTE MAIS DE DOIS ANOS não haja aporte de recursos da União. Há liquidez para DOIS ANOS, há patrimônio para mais alguns meses após isso. Somente a partir do final do quarto ano seriam necessários os recursos. E esses recursos viriam dos juros sobre o principal, ou seja, sobre o total da dí­vida.

VIII
É por isso que o acordo é possí vel, é viável, ainda mais quando se tem presente uma conjuntura econômica onde o governo ajudou pesadamente os bancos, assim como ocorreu no exterior, ajudou também seguradoras. E mais: é por isso que o acordo é de fácil celebração. Todo o exercício para tirar o peso da União foi feito, para permitir que a dí vida seja paga no tempo, para permitir até mesmo que haja uma espécie de “carência” nos aportes da União – o patrimônio remanescente do Aerus permitiria isso. Tudo isso foi feito, tudo está sobre a mesa. Não há motivo legal, não há motivo ético, não há motivo prático, não há motivo humano para não celebrar o acordo. Não há motivo orçamentário. Tem-se a nítida possibilidade de salvar milhares de vidas. Tem-se a possibilidade de um acordo histórico, a depender exclusivamente do Governo.

IX

Estivemos, eu e a presidenta do SNA, Graziella Baggio, reunidos nas últimas 72 horas com atuários estudando alternativas para o caso Aerus, mesmo com a carência de informações técnicas mais precisas – o que um dia ainda abordarei. Foi a continuação de uma última etapa iniciada na quinta-feira da semana passada e que varou o fim de semana. Essas alternativas consubstanciaram proposta apresentada à AGU.

X
O acordo é possí vel. Do ponto de vista da União, o acordo é viável, possível, desejável. É a melhor forma de administrar o bem público, evitando se expor a uma condenação que pode resultar na saída brusca de recursos do Tesouro. É a forma, também, de dar um tratamento minimamente igualitário aos aposentados em relação ao que foi feito com bancos e seguradoras – as instituições que obtiveram socorro do governo parar cobrir sua quebra decorrente de irresponsáveis apostas no cassino financeiro.

68 respostas até o momento

68 Respostas em “PORQUE O ACORDO DO AERUS POSSVEL”

  1. Vera Galeottiem 20 ago 2009 �s 01:18

    Dr. Maia,

    Esperemos ent

  2. Pedro Vicente de Carvalhoem 20 ago 2009 �s 02:40

    Dr. Maia se me perdoa a ignor

  3. Marceloem 20 ago 2009 �s 02:57

    Bom dia Dr. Maia,

    Se n

  4. Clovis Mouraem 20 ago 2009 �s 03:04

    O acordo

  5. HPaulinoem 20 ago 2009 �s 04:51

    Dr. Maia,
    A Folha de Pagamento do Aerus, mensal, hoje,

  6. Petraem 20 ago 2009 �s 05:37

    Bom dia

  7. Aurea Luciaem 20 ago 2009 �s 06:17

    QUERIDOS COLEGAS SOFREDORES APOSENTADOS,
    PELO AMOR DE NOSSO BOM DEUS QUE NOS ASSISTE, LEIAM COM ATEN

  8. Herenioem 20 ago 2009 �s 06:31

    PESSOAL

    A ansiedade aumenta a cada semana. Quando nos aproximamos de atingir o objetivo, que nesses tr

  9. Petraem 20 ago 2009 �s 06:35

    P. S.
    A pergunta que n

  10. Herenioem 20 ago 2009 �s 07:01

    Processo: 2006.01.00.016434-4

    Grupo: AI – AGRAVO DE INSTRUMENTO
    Assunto: Fundo de Pens

  11. telmirem 20 ago 2009 �s 08:13

    Dr.Maia bom dia.
    Por favor me explique o que esta ocorrendo, pois li todas as possibilidades do governo fazer o acordo, porque diabos este acordo n

  12. Eduem 20 ago 2009 �s 08:24

    Dr. Maia,

    Fico muitissimo feliz com esses esclarecimentos e possivel acordo.
    Agora, esta sendo debatido tambem o caso dos funcionarios abandonados pela Varig?
    Logicamente que nossos Amigos Aposentados tem prioridade, pois esse processo chegou neste ponto, devido ao caso AERUS.
    Gostaria se possivel, que este ponto tambem estivesse nos comentarios futuros.
    Desejo um final Feliz para todos que um dia doou seu sangue por uma empresa t

  13. Marcioem 20 ago 2009 �s 08:25

    Hi Dr. Maia,
    perfeito. Era o que que esperava. O acordo ser

  14. Gelsonem 20 ago 2009 �s 08:28

    Dr. Maia,

    O acordo que est

  15. ceresem 20 ago 2009 �s 08:49

    Dr. Maia

    Obrigada pelas informa

  16. j.sauloem 20 ago 2009 �s 09:15

    T

  17. Jorge Tartarugaem 20 ago 2009 �s 09:17
  18. paizoteem 20 ago 2009 �s 09:17

    Dr. Maia, obrigado!
    Muito boa exposi

  19. carlos irmem 20 ago 2009 �s 09:30

    Dr. Maia desde o

  20. Elizabethem 20 ago 2009 �s 10:02

    Muito bem, Dr. Maia!

    De toda a explana

  21. Rodrigo Luizem 20 ago 2009 �s 10:13

    Bom dia Dr. Maia, todas minhas duvidas foram questionadas no post da nossa querida Petra.

  22. Ivesem 20 ago 2009 �s 10:26

    Pe

  23. JCAraem 20 ago 2009 �s 10:27

    Dr. Maia
    Na sua exposi

  24. Hugoem 20 ago 2009 �s 10:33

    Caro Dr. maia
    Pelo que entendi, a conta come

  25. Arnaldoem 20 ago 2009 �s 10:43

    Caro Dr. Maia:
    1. Que hist

  26. ana paulaem 20 ago 2009 �s 10:51

    Cautela!

    Em outubro de 2008 houve celebra

  27. ap.vale@uol.com.brem 20 ago 2009 �s 10:58

    Bom dia Dr. Maia, eu estou apreensivo e gostaria que o Sr. me repondese se pos

  28. ap.vale@uol.com.brem 20 ago 2009 �s 11:03

    Se por ventura for responder para que todos saibam , use um codinome de Vale. Obrigado

  29. Aposentado Transbrasilem 20 ago 2009 �s 11:06

    Dr. Maia,

    A AGU J

  30. S.G.Pinheiroem 20 ago 2009 �s 11:11

    .

    Me considero uma pessoa realista, mas ao mesmo tempo, tremendamente
    otimista, como tenho demonstrado.

    Entendo a raz

  31. Eduardoem 20 ago 2009 �s 11:11

    Dr. Maia enquanto n

  32. Lorenziem 20 ago 2009 �s 11:24

    Prezado Dr. Maia

    No item IV de sua explana

  33. Roberto Haddadem 20 ago 2009 �s 11:35

    Bom dia Dr. Maia,
    ap

  34. Aposentado AERUSem 20 ago 2009 �s 11:40

    Que

  35. Joem 20 ago 2009 �s 11:45

    Prezados Senhores
    Se pegarmos 26 milh

  36. Pedro Vicente de Carvalhoem 20 ago 2009 �s 12:03

    Pelo visto e de tudo aqui postado s

  37. ERem 20 ago 2009 �s 12:19

    Caro Dr. Maia para evitar essa enxurrada de questionamentos e confus

  38. Vera Galeottiem 20 ago 2009 �s 12:20

    Caro Dr. Maia,

    Pe

  39. Helio Moutinhoem 20 ago 2009 �s 12:22

    Dr. Maia!!!

    Fa

  40. Petraem 20 ago 2009 �s 12:31

    Dr. Maia e colegas ,
    acordei hoje mais uma vez de madrugada ap

  41. Loboem 20 ago 2009 �s 12:40

    As perguntas do Arnaldo e outras semelhantes tem um justo motivo e merecem ser respondidas. Seu sil

  42. Anônimoem 20 ago 2009 �s 13:03

    Dr. Maia

    Antes de tudo meus agradecimentos pelo seu esfor

  43. Tem 20 ago 2009 �s 13:09

    Minha d

  44. Tem 20 ago 2009 �s 13:17

    Desconsiderar minha d

  45. FVieiraDutraem 20 ago 2009 �s 13:19

    N

  46. Aposentado Transbrasilem 20 ago 2009 �s 13:42

    CARO DR. MAIA,
    POR FAVOR, NÃO CONSIDERE ESSES COMENTÁRIOS DESRESPEITOSOS. TENHA CERTEZA QUE SÃO EXCESSÕES.

  47. Otimistaem 20 ago 2009 �s 13:50

    Que vai sair eu n

  48. Valériaem 20 ago 2009 �s 14:16

    Dr. Maia:

    Antes de tudo, o meu muito obrigada.
    Mas gostaria de fazer algumas perguntas, se o senhor souber as respostas, agradeço muito.

    1. Houve mesmo necessidade de intervenção extra-judicial no AERUS?
    2. Se houve, quem a pediu?
    3. Já foi feita alguma perícia judicial no AERUS?
    4. A União é quem nomeou o(s) interventores?
    5. Quem determina e quem paga os salários dos interventores?
    6. Quem determina o quantum pago a cada participante?

    Obrigada,
    Valéria
    _______________
    Respostas
    1. Era imprescindível a decretação da Intervenção no Aerus. Um fundo nas mãos de uma patrocinadora desesperada por dinheiro sempre é um perigo.
    2. A União deve decretar a Interenção e a Liquidação por iniciativa própra, a partir de sua fiscalização.
    3. Não houve perícia judicial no Aerus, ainda. O que há são avaliações internas e auditorias externas, normlmente contratadas pela própria entidade.
    4. O Interventor é nomeado pela União, o mesmo ocorrendo com o liquidante.
    6 O salário do interventor é pago pela própria entidade. É fixado pelo Secretário da Previdência Complementar.
    5. Cabe ao liquidane e a interventor fixar quais o adiantamentos da provisão matemática que serão feitos

  49. anacletoem 20 ago 2009 �s 14:25

    É Dr Maia acho que angatilharam a metralhadora, é tiro para tudo quanto é lado. Entendo que foi refeito o primeiro esboço de proposta anteriormente enviada à AGU, agora mais esmiuçada, mais descritiva e pormenorizada, lógicamente pedida diretamente ou indiretamente pela própria AGU. Quanto aos valores que alguns questionam haver no AERUS para poder pagar por mais 2 anos, esquecem que em todos os relatórios do AERUS o mesmo explicava que não podia dispor de todo o dinheiro que havia por determinação da lei que obriga ter um montante como depósito ou reserva e que fica bloqueado , caso o acordo saia esse dinheiro será desbloqueado e livre para os pagamentos. Dr caso eu esteja errado fvr corrigir. Eu só não estou entendendo que em algumas respostas o Sr diz “que o e-mail da AGU é outro” fvr esclareça se possivel. grato e abçs.

    Resposta – Quando é dito “queremos acordo já”, ou “está tudo muito atrasado”, é uma questão da AGU. Nossas propostas já estão lá. Quem está devendo uma resposta é a AGU. Não é a minha caneta que está falhando na hora de assinar acordo. O que não há até agora é posição governamental a respeito.

  50. Valériaem 20 ago 2009 �s 14:27

    Dr. Maia:

    Mais uma vez, muito obrigada e continue com a sua força de sempre.
    Abraços.

  51. Apposentadoem 20 ago 2009 �s 16:31

    Fatos concretos me direcionam a concordar com a Petra.
    E o telhado está escorregadio!
    O Dr. Maia, desde o primeiro instante, sempre manteve uma posição ponderada, didática.
    Toda vez que lança em seu blog uma notícia promissora, é baseado em posicionamentos de quem realmente tem o poder de resolver nossa situação.

    Não deixemos que nossa angústia nos afaste demais da realidade.
    Jogar todo o peso do esperado sucesso ou de um improvável fracasso de nossa justíssima demanda em cima dele, não é justo. Ele não tem esse poder. Caso tivesse, tenho certeza, já teria resolvido.
    Cabe a ele – e o tem feito muito bem – nos orientar. Muitas vezes, através das entrelinhas.
    Não nos esqueçamos de que toda a atual confusão, geradora de inúmeras frustações, foi ocasionada pela garantia que nos foi dada de que teríamos uma solução na primeira semana de agosto.
    E não partiu dele tal garantia.
    Muita ponderação para nós todos
    E saúde!

  52. Liraem 20 ago 2009 �s 18:20

    A vida não se mede pela quantidade de anos que se vive, e sim, pela quantidade de alegria que se distribui.
    O senhor vai nos dar esta alegria, continue com a sua força e lutando por nós.

    Abraço.
    Lira

  53. Cmte. GOESem 20 ago 2009 �s 23:37

    Ilustre Dr. MAIA

    O comunicado AERUS de 20/08/09 de nª 016/09 é preocupante em relação aos que não pertencem a VARIG?

    CANDIDO JOSE DE GOES RODRIGUES
    Aerus 050383-9
    Cmte. aposentado Transbrasil

  54. Lacerdaem 21 ago 2009 �s 09:58

    E tanta falaçao que nao leva a nada, de que adianta Grazuela ir a Brasilia, o que intereça e o que foi dito pelo Liquidante, embora nao seja o que muitos querem ouvir e o unico que quando fala sobre o Aerus se refere a todos Ativos, aposentados e pensionista, no seu Blog, caro Dr Maio so existe aposentados e pencionista e isso nao e justo, pois existe um grande numero de desempregados que contribuiram por mais de vinte anos e que estao desempregados e nao puderam nem aposentar e nem complementar, esses estao pior do que os aposentados, que de uma forma ou outra ainda recebem INSS e pouco do Aerus, leve isso ao seu Blog, mostre que o senhor e um grande Cidadao como demonstra em seus comentarios e que eu eu de certa forma acredito. O liquidante nao mentiu, disse e mostrou a verdade e convenceu a todos na reuniao, inclusive alguns que em seu Blog diz outra coisa e que saiu de la elogiando a todos.

  55. extertorem 21 ago 2009 �s 12:40

    perfeito o raciocínio, todas as concessões estão sendo feitas ao governo, cuja chance de ser derrotado nos tribunais, aparentemente é grande, mesmo assim o governo reluta. tudo indica que a qestão não é financeira já que está provada a vantagem – mesmo ao arrepio da lei – oferecida à União. A questão é política, há gente no governo que não quer abrir o precedente, há gente no governo que não quer ver o presidente Lula sendo carregado nos braços pelos membros do Aerus, há muitas coisas pequenas atrapalhando o gran finale…

    Por mais vantajoso que tenha sido o acordo proposto, tudo indica, que o governo, de fato, nunca desejou fazê-lo, e o processo, naturalmente haverá de seguir seu curso…

    Ou o Estado ganha a causa, ou perde, nos tribunais, acordo dessa natureza não faz parte da história jurídica dos paladinos da AGU.

    Todas as vantagens foram dadas, o que resta? Abrir mão do direito? quanto de zero a cem por cento?

  56. rarrissimoem 21 ago 2009 �s 16:40

    Concordo com comentario acima que o julgamento da RE volte rapido para o STF e ser julgado……………….

  57. aposentado aerusem 21 ago 2009 �s 21:26

    A proposta do SNA é boa, mas convém que União decida pelas propostas enviadas da VARIG e do AERUS.
    Também é interessante que a União apresente sua própria proposta.
    Não podemos é continuar mais sem os nossos benefícios.
    Abraço e bom fim de semana.

  58. cabralem 22 ago 2009 �s 22:03

    Sem mais o que têr a comentar, e sim aguardar boas noticias que advirão com
    o trabalho sério que está sendo realizado por Vs. senhoria,agradeço mais uma
    vêz, desejando-lhe que Deus esteja sempre do vosso lado nêste momento mui
    to delicado.
    Atenciosamente

    José Carlos C Teixeira
    Aps Aerus

  59. Ricardoem 24 ago 2009 �s 11:40

    A União é a maior responsável por toda esta confusão, como o Dr. Maia sabiamente questionou. Não há mais o que discutir.

    Eu me lembro, Dr. Maia, quando recebia meu contracheque com o desconto do Aerus. Era uma quantia altíssima (em torno de 40% do meu salário) mas acreditava que este deconto iria me trazer um grande benefício em caso de uma aposentadoria tranquila. Recebia os relatórios do Aerus, repleto de gráficos coloridos, mostrando a liquidez dos investimentos.
    Acreditava que tudo estava bem e que estava seguro. Fui aposentado por invalidez permanente e até hoje não sei o significado desta tranquilidade.

    Mal sabia eu que era tudo enganação e mentira, pois os gráficos não mostravam as rolagens das dívidas das companhias. Nunca consegui nenhuma informação (na época) com o Aerus, pois trabalhavamos muito.
    Se eu soubesse que a coisa andava tão mal, é lógico que teria me transferido para um fundo da Caixa ou do banco de Brasil. Somos em torno de 8000 aposentados idosos e doentes (entre Varig e Transbrasil) à espera de uma definição sobre um direito adquirido.
    O pior disso tudo, Dr. Maia, que além do rombo, das rolagens das dívidas e da falta de responsabilidade das autoridades, eu fui ENGANADO pelo Instituto Aerus.
    Fico eu, agora, implorando para ter meu direito adquirido de volta sem ter nenhuma culpa no cartório.
    O que me conforta é saber que o Dr. Maia está à frente desta campanha, pois sua energia é imensa e tem um carisma que influencia a todos. Acredito (mesmo) que o senhor conseguirá ganhar esta enorme causa. Estamos à sua disposição para quaisquer movimento que tenha algum êxito.
    Parabéns pelo seu talento, empenho e dedicação.

  60. jmar machaem 24 ago 2009 �s 19:19

    AÍ GALERA, EU NÃO ERA PESSIMISTA, NÃO ERA DESCRENTE E TINHA FÉ, MAS TANTO ABORRECIMENTO ME DEU DE PRESENTE UM CÂNCER, EM VÊZ DOS MEUS DIREITOS, ACONCELHO QUE VCS TOMEM CUIDADO, PORA QUE NÃO DEIXE O COURO E NÂO LEVEM O OURO (ESTE DINDIM) AMARGO.
    NO SENSO DO AERUS NÃO FOI FEITA PERGUNTAS COMO ” VC ERA PORTADOR DE DOENÇA CRÔNICA ANTES DA INTERVENÇÃO DO “AERUS”? QUAL É SUA ESPECTATIVA DE VIDA? QUANTO TEMPO VC AINDA RESISTIRÁ?……

  61. wladimirem 25 ago 2009 �s 09:31

    GOOOOLLLLL contra ou a favor ??????????

  62. terezaem 25 ago 2009 �s 10:37

    terça-feira, 25 de agosto de 2009, 10:08
    Disputas emperram acordo entre União e velha Varig
    AE – Agencia Estado

    SÃO PAULO – Disputas sobre os valores a serem pagos pela União à velha Varig como ressarcimento por perdas provocadas por planos econômicos do passado estão emperrando as negociações do ?encontro de contas?, coordenadas pela Advocacia Geral da União (AGU) – o governo também tem a receber da Varig por impostos não pagos. A expectativa dos cerca de 40 mil credores trabalhistas, aposentados e pensionistas da Varig era de que o acordo fosse anunciado até o final desta semana, antes da decretação do fim da recuperação judicial da velha Varig (rebatizada de Flex), prevista para o final do mês. Uma fonte próxima às negociações, porém, revela que a AGU não concordou com os valores propostos por Flex, Aerus e credores trabalhistas, que não querem abrir mão das reivindicações.

    Apesar de defender publicamente o encontro de contas e contar com respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da AGU, José Antonio Dias Toffoli, não aceitou o pedido de R$ 4,5 bilhões a R$ 5 bilhões, a serem pagos em 20 anos. O ministro estaria disposto a liberar algo entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões.

    As negociações para o encontro de contas já duram mais de quatro meses – desde que a União pediu à Flex que retirasse da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), em março, a ação da defasagem tarifária. A Varig ganhou no mérito o direito de receber uma indenização bilionária por conta do congelamento de tarifas entre 1985 e 1992, e a derrota da União no Supremo era dada como certa.

    Para fazer o acordo, a AGU impôs como condição que as partes ligadas à Flex – trabalhadores, sindicatos, fundo de pensão Aerus e a própria empresa – desistam de todas as demandas judiciais contra a União. Em uma dessas ações, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) obteve uma liminar que obriga a União a assumir na integralidade os dispêndios mensais do Aerus, uma conta de cerca de R$ 24 milhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

  63. terezaem 25 ago 2009 �s 10:45

    Terça-Feira, 25 de Agosto de 2009 – O Estado de S. Paulo

    Disputa de valores emperra acordo entre União e velha Varig
    Governo não aceita proposta da empresa, que quer R$ 4,5 bi para retirar ações judiciais

    Disputas sobre os valores a serem pagos pela União à velha Varig como ressarcimento por perdas provocadas por planos econômicos do passado estão emperrando as negociações do “encontro de contas”, coordenadas pela Advocacia Geral da União (AGU) – o governo também a receber da Varig por impostos não pagos. A expectativa dos cerca de 40 mil credores trabalhistas, aposentados e pensionistas da Varig era de que o acordo fosse anunciado até o final desta semana, antes da decretação do fim da recuperação judicial da velha Varig (rebatizada de Flex), prevista para o final deste mês. Uma fonte próxima às negociações, porém, revela que a AGU não concordou com os valores propostos pela Flex, Aerus e credores trabalhistas, que não querem abrir mão das reivindicações.

    Apesar de defender publicamente o encontro de contas e contar com respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da AGU, José Antonio Dias Toffoli, não aceitou o pedido de R$ 4,5 bilhões a R$ 5 bilhões, a serem pagos em 20 anos. O ministro, segundo as mesmas fontes, estaria disposto a liberar algo como R$ 2,5 bilhões a R$ 3 bilhões no máximo.

    As negociações para o encontro de contas já duram mais de quatro meses – desde que a União pediu à Flex que retirasse da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), em março, a ação da defasagem tarifária. A Varig ganhou no mérito o direito de receber uma indenização bilionária por conta do congelamento de tarifas entre 1985 e 1992, e a derrota da União no Supremo era dada como certa.

    Para fazer o acordo, a AGU impôs como condição que as partes ligadas à Flex – trabalhadores, sindicatos, fundo de pensão Aerus e a própria empresa – desistam de todas as demandas judiciais contra a União. Em uma dessas ações, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) obteve uma liminar que obriga a União a assumir na integralidade os dispêndios mensais do Aerus, uma conta de cerca de R$ 24 milhões.

    Na quinta-feira, a presidente do SNA, Graziella Baggio, protocolou um documento na AGU com alguns esclarecimentos sobre o pleito dos trabalhadores. Graziella argumenta que não há necessidade de a União desembolsar altas quantias de uma só vez. “Sugerimos que não se pague à vista, mas uma quantia anual para cobrir as necessidades do Aerus”, diz.

    Ela calcula que inicialmente seriam necessários cerca de R$ 290 milhões por ano para custear a folha de benefícios do fundo de pensão, mas que essa conta tenderá a diminuir, dado que não há novos beneficiários e muitos aposentados e pensionistas já estão com idade avançada. Ela diz ainda que a União só precisaria desembolsar a primeira parcela a partir do ano que vem. “Se houver uma garantia de que esses recursos serão pagos em 2010, você tem como voltar hoje a pagar as pensões integralmente, com a venda de alguns ativos líquidos do fundo”, afirma. “Não precisa liberar R$ 5 bilhões de uma vez.”

    Além da parte que diz respeito ao Aerus, Graziella calcula que seriam necessários mais R$ 400 milhões a R$ 600 milhões para pagar dívidas trabalhistas.

  64. terezaem 25 ago 2009 �s 10:46

    É não sei não, acho que estamos sendo enrolados .

  65. jmar machaem 26 ago 2009 �s 23:56

    QUAL É A DA XFLEXX? PEGOU UMA GALINHA MORTA, EMBORA FÔSSE, SEJA OU OU É “DOS OVOS DE OURO”, AINDA QUER ATRAPALHAR MAIS A VIDA DAQUELES QUE FIZERAM A GALINHA ENGORDAR¨ NÃO FORAM OS TRABALHADORES QUE QUEBRARAM A VARIG, FORÇAS OCULTAS MATARAM -NA INCIDIOSAMENTE.
    A XFLEXX É UM GENE MUTANTE DA VARIG, PORTANTO OS INTERESSES DÊLES PROVAVELMENTE SÃO DIFERENTES DO0S NOSSOS, ESTÃO QUERENDO TIRAR PROVEITO DE UMA SITUAÇÃO QUE NÃO LHES DIZ RESPEITO, (DESSA CARNIÇA ÊLES APROVEITAM ATÉ O CHEIRO) E PARA NÓS, RESTA O VELHO DITADO, ‘POR ÊLES QUEREM TUDO NÓS FICAREMOS SEM NADA” APREENDE-SE DA POSTAGEM DA “tereza” QUE SE A FERVURA BAIXAR, NUNCA MAIS TEREMOS CALOR SUFICIÊNTE PARA FAZE-LA LEVANTAR NOVAMENTE E A NOSSA PISTA DE POUSO VAI FICANDO CADA VÊZ MAIS LONGE E O NOSSO CONBUSTIVEL DIMINUINDO, E É EXATEMENTE O QUE ELES QUEREM, NEM TANTO O GOVERNO, MAS ESSES COVEIROS E URUBUS QUE ESTÃO CONTROLANDO A SITUAÇÃO POR FORA .(aNOVAa vvVARIGg, hAERUSs…)????

    OBS: SE ESSE MOMENTO NÂO FÔR BEM APROVEITADO AMIGOS…. JÁ, ERA!!!!!!!
    NÓS “OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS” SÓ ESTAMOS SERVINDO DE BUCHA, LASTRO OU PIÃO NESTE JOGO SUJO PARA OS FINS DIABÓLICOS DESSES FDPs E APROVEITADORES QUE QUEREM DINHEIRO FÁCIL E AS CUSTAS DA MORTE DE COLEGAS NOSSOS QUE ESTÃO MATANDO SEUS SONHOS E COM ELES MORENDO A MINGUA VISTO QUE O GOVERNO ESTÁ DISPÔSTO COMO SE VÊ, A ACERTAR CONOSCO SEM ABRIR CONCESSÕES A ELES SENDO ESSE O MAIOR MOTIVO DO ENTRAVE, TEMOS QUE TOMARMOS UMA ATITUDE MAIS CONTUNDENTE NO CASO…..ANTES QUE SE FAÇA TARDE….. TALVÊZ O DOUTOR CASTAGNA TENHA UMA IDÉIA DE COMO FAZER ISSO, QUEM SABE?

  66. CMTE.STRINGHINIem 01 set 2009 �s 16:01

    O JUIZ AYOUB DEVERÁ DELARAR HOJE (01/09/2009) O ENCERRAMENTO DA “RECUPERAÇÃO JUDICIAL” POIS, UMA VEZ JÁ PRORROGADA, NÃO HÁ MOTIVOS PARA DESCUMPRIR A NOVA LEI DE FALÊNCIAS. ESTAVA CONTANDO COM O MONTANTE ADVINDO DA UNIÃO (DEFASÁGEM TARIFÁRIA) PARA INICIAR O PROCESSO DE EXECUÇÃO PROPRIAMENTE DITO. OU SEJA, DESTINAR PRIORITARIAMENTE VALORES AO AERUS E AOS DEMITIDOS.
    MAS COMO A LEI ESTABELECE PRAZO DE 180 DIAS PARA FINALIZAR A “RECUPERAÇÃO”, E ESSE PRAZO, SOB SUA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE JÁ FOI POSTERGADO, O MESMO, NÃO PODERIA ASSUMIR O QUE SERIA UMA FLAGRANTE ILEGALIDADE PASSÍVEL DE NULIDADE E DE RESPONSABILIZÁ~LO PESSOALMENTE PELO ATO JUDICIAL ILEGAL.

    ASSIM, APÓS A PUBLICAÇÃO DO ENCERRAMENTO, NO DIÁRIO DA JUSTIÇA DO RJ, A VARIG “VELHA” OU “FLEX” COMO QUEIRAM CHAMAR, SERÁ DEVOLVIDA AOS SEUS ACIONISTAS MAJORITÁRIOS, OU SEJA, À FUNDAÇÃO RUBEM BERTA-FRB, COM TODAS AS DÍVIDAS !!!

    AS GARANTIAS LEGAIS QUE IMPEDIAM PEDIDOS DE FALENCIA DEIXARÃO DE EXISTIR, BEM COMO A PRIORIDADE DOS TRABALHADORES EM RELAÇÃO AOS SEUS CRÉDITOS. QUANTO AO AERUS, ASSIM COMO ENTENDO, JÁ ESTANDO PREVISTO ACORDO JUDICIAL NOS AUTOS DA “REC. JUDICIAL’, OS BENS DA FALIDA VARIG, SERVIRÃO COMO GARANTIA, BEM COMO OUTROS VALORES QUE A MESMA VENHA A RECEBER DO GOVERNO, ATRAVÉS DE “PRECATÓRIOS” SE A “DEFASAGEM TARIFÁRIA” FOR A JULGAMENTO, FAVORÁVEL À VARIG.

    A AÇÃO DO SNA (CONHECIDA COMO SL 127), SEGUIRÁ SEU CURSO, APÓS O MIN. EROS GRAU A DEVOLVER DAS “VISTAS”, PARA JULGAMENTO CONJUNTO COM O RE 571969, COMO FICOU ACERTADO EM PLENÁRIO NA ÚLTIMA SEÇÃO DE 2008.

    O JULGAMENTO DAS DUAS AÇÕES PODEM, EU DISSE PODEM, DAR GANHO DE CAUSA À VARIG E AO SNA OU NÃO.

    ASSIM, CONCLUINDO, ESTAMOS NA DATA LIMITE PARA UM ACORDO. CASO NÃO SEJA PACTUADO ATÉ O FINAL DESTA SEMANA, TUDO PODE ACONTECER ! “ALIA JACTA EST”

  67. STRINGHINIem 31 jul 2010 �s 13:03

    ✈Cmte Stringhini
    PARANAPANEMA/AERUS
    Quem não se lembra de ouvir pela televisão o vai-e-vem das ações da Paranapanema durante os anos 1980?

    Leia também:
    Vale faz oferta de R$ 2 bilhões pela Paranapanema
    Os papéis da mineradora na Bolsa de Valores transformaram-se no queridinho dos investidores, numa época de mercado com pouca liquidez, movimentando quase 28% do Índice Bovespa (Ibovespa). A ação da mineradora, que começou a ser listada na Bolsa em 1971, tinha um peso significativamente maior do que outros papéis de grandes empresas, obtendo o status de blue chip.

    Como base de comparação, a Petrobras, a ação mais negociada atualmente no Brasil, tem um peso ao redor de 12% no indicador que mede as ações mais líquidas na BM&F Bovespa. Atualmente, a ação da Paranapenema nem sequer aparece no índice.

    História

    A empresa, criada em 1961 como construtora pelas mãos do empreendedor Octávio Lacombe, obteve dos militares licença para exploração de jazidas minerais na Amazônia. Como uma das líderes na produção mundial de estanho (metal usado em ligas e soldas), a Paranapanema entrou em decadência com a morte do seu fundador em um acidente de carro em 1992.

    Para salvar a empresa da ausência de comando, a Previ, o fundo de pensão do Banco do Brasil, assumiu a liderança da mineradora, que se especializou na produção de cobre e seus derivados e zinco. Petros, Sistel e Aerus, além da BNDESPar, também detêm ações ordinárias. Agora, com a proposta da Vale, os fundos poderão ceder essas ações pelo preço de R$ 2 bilhões.

    Ações

    Os papéis da mineradora subiam 7,25% na Bovespa às 12h50, cotados a R$ 6,22.

  68. STRINGHINIem 03 ago 2010 �s 20:12

    VIU COMO O AERUS AINDA TEM FUNDOS NÃO APRESENTADOS AO GRUPO. E QUE O ACORDO, CONFORME A PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA DA PARANAPANEMA PODE MELHORAR A SITUAÇÃO ?

Trackback URI | Comments RSS

Deixe uma mensagem.