set 29 2009
ALGUNS PONTOS
O anúncio da AGU, à época, relativo à disposição de celebração de acordo, contemplou tanto a chamada Ação da Defasagem Tarifária quanto a Ação Civil Pública, cujo recurso, no STF, tomou o número SL-127.
II
Naquela reuniáo, anunciou o Ministro-Chefe da AGU que AS DUAS ações seriam objeto dos estudos previstos, ou seja, da tentativa de se chegar a um acordo. E acrescentou o Ministro: “esclareço que a ação civil pública também está incluída nessa discussão porque entendemos que, em princípio, havia, sim, problema de gestão no Aerus. E não podemos esquecer que a União já foi provisoriamente condenada nesse caso. E onde há fumaça, há fogo”. Ou seja, restou fartamente esclarecido que AMBAS as ações – tanto a defasagem tarifária quanto a ação civil pública – seriam objeto de acordo.
III
O que chamou a atenção, quando da reunião ocorrida na presidência do Senado, é que houve uma mudança de tom. A rigor, a União – o GT, portanto – centrou-se exclusivamente na ação de defasagem tarifária. E, naquela ação, concluíram que o eventual valor da indenização devida à Varig seria de 2,7 bilhóes, e que a companhia seria devedora de algo próximo a 6,5 bilhões de impostos e contribuições federais. Mesmo que a Varig nada devesse à União, que tudo estivesse prescrito, 2,7 bilhões não resolvem o problema dos participantes do Aerus. A conta é maior.
IV
A única maneira de rebaixar os valores relativos aos participantes do Aerus seria o de impedir a conversão da aposentadoria em pensão. Para as já pensionistas, continuaria sendo paga. O problema seria o de quem é aposentado, hoje. Quando do falecimento, nada deixaria para sua futura viúva. Só que esse procedimento seria ilegal: quando o sujeito se aposenta, no cálculo da reserva já deve estar incluída a futura reversão da aposentadoria em pensão. Ou seja, o valor da futura pensão já é contabilizado quando da aposentadoria do participante. Passa a compor a chamada “Reserva de Benefícios Concedidos”. A única maneira de reduzir o montante necessário, portanto, seria ilegal. Ninguém – penso eu – teria a insanidade de fazer a conta levando em conta tão somente os valores de aposentadoria, e deixando de lado a reversão das aposentadorias em futuras pensões.
V
Voltemos: na reunião ocorrida no Senado, o tema foi centrado, essencialmente, na Ação da Defasagem Tarifária. Fizemos esse reparo, naquele momento. Foi dito, então, que a ação civil pública não tinha sequer sentença no primeiro grau. E salientamos que, efetivamente, não há sentença, mas manifestação de DOIS desembargadores federais. Na verdade, a REGRA é a concessão da antecipação dos efeitos da tutela ANTES da sentença. Para a antecipação dos efeitos da tutela, são necessários dois requisitos: a verossimilhança da alegação e o risco de dano irreparável. Quanto ao primeiro, há no processo os 21 absurdos contratos firmados entre Varig e Aerus, e os 8 contratos firmados entre Transbrasil e Aerus, todos aprovados pela União. Quanto ao segundo, é risco de vida, é atentado à saúde, à dignidade da vida humana. Ou seja, os requisitos estavam preenchidos, e justamente por isso foi concedida a antecipação dos efeitos da tutela.
VI
Naquela mesma reunião, ainda, invocamos as portarias publicadas: diziam respeito às duas ações, não apenas à de defasagem tarifária. O Ministro-Chefe da AGU esclareceu que, de fato, neste primeiro momento as atenções se centraram na ação da Varig e na verificação dos créditos da União em face da Varig. Ou seja, o Grupo de Trabalho ainda não havia se debruçado sobre a ação civil pública.
VII
A impressão que tenho, com relação a essas situações recentes, é a de que o Grupo de Trabalho se centrou exclusivamente na ação de defasagem tarifária. Só que aquela ação não resolve o problema dos participantes do Aerus, mesmo que não haja qualquer desconto, mesmo que o valor fosse pago integralmente, ou seja, que os tais impostos cobrados estivessem prescritos. É preciso que exista a negociação sobre a ação civil pública.
VIII
O argumento de que “ainda não houve sentença na ação civil pública” é o utilizado pelo Ministro Presidente do STF. Em seu voto proferido em 19.12, entendeu por suspender a antecipação dos efeitos da tutela até o julgamento de mérito pelo juiz de 1. grau. E aí há, sim, uma curiosidade: dois desembargadores federais, ou seja, de uma instância superior, ratificaram a antecipação dos efeitos da tutela. Na decisão do STF, no entanto, foi condicionada à prolação da sentença no primeiro grau. De qualquer maneira, veja-se: isso é o VOTO do Presidente do STF, de quem suspendeu a antecipação dos efeitos da tutela. Ou seja, isso é o que já temos.
IX
Daí que não faz sentido, portanto, a AGU usar esse argumento. Não precisamos de negociação para obter aquilo que já temos, a validade da antecipação de tutela a partir da prolação da sentença.
X
Em síntese: algo se diluiu com o Grupo de Trabalho. Havia uma orientação clara, houve verbalização expressa do Ministro Chefe da AGU relativa às duas ações. Acima, fiz questão de transcrever expressões utilizadas pelo Ministro durante a reunião, e que até hoje não havia divulgado. O Grupo, no entanto, aparentemente se focou exclusivamente em uma das ações; e, nessa, acabou se focando essencialmente nos supostos créditos da União.
XI
É esse o nó, ao menos em minha opinião. É preciso um freio de arrumação. É preciso que o Grupo de Trabalho se debruce sobre a ação civil pública, que corrija os rumos, que faça o que consta da Portaria que o criou.
XII
A Presidenta do SNA, Graziela Baggio, está em Brasília. Está tratando exatamente disso, está em contato com autoridades, está expondo a situação em toda a sua profundidade.
XIII
A decisão mais difícil era a decisão política: a de constituir um grupo de trabalho para estudar o tema. Essa decisão foi tomada pelo Palácio do Planalto, a partir de orientação da AGU. Agora, é necessário dar o correto rumo ao GT, aparentemente diluído em meio à enxurrada de informações que recebeu.
XIV
A rigor, a decisão, agora, é simples: em Juízo, já temos o retorno da vigência da antecipação dos efeitos da tutela tão logo prolatada a sentença – e sejamos, claro, vitoriosos. O que precisamos é antecipar isso: que passe a viger imediatamente, e não apenas após a prolação da sentença de primeiro grau. O espaço de negociação, portanto, não é difícil: é antecipar, não precisar esperar pela sentença do primeiro grau. Isso está sendo feito em Brasília a partir das reuniões da Presidenta do SNA.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado…
“Algo se diluiu com o grupo de trabalho”… Espero que não exista nenhum mágico ou ilusionista brincando com o destino de centenas de particupantes do Aerus. Isso já foi feito antes, quando o instituto deixou de pagar a quem tinha direito de receber. Espero que a Justiça não seja um circo político de olhos vendados e ouvidos tapados aos idosos, doentes , trapacedados e tão humilhados participantes do Fundo Aerus. Atrás de cada holerite de pagamento existe um ser humano, uma família, um ex-trabalhador que chegava em casa exausto após um dia de trabalho e planejava uma aposentadoria justa, no país do planos economicos, da inflação altíssima e do descaso com a saúde pública. Foi nesse mar de incertezas que surgiu o Aerus. Caímos no golpe. Se o Governo garantisse ao aeronauta o mesmo salário da ativa na hora de se aposentar, não teríamos caído nessa armadilha. E parece que o calote vai continuar se não ganharmos essa causa…
E quanto à dinheirama toda que a União deve ao Aerus referente à terceira fonte , a Agu não fala nada?
Resposta – Essa ação foi movida pela Aerus. O juiz do primeiro grau, o mesmo da nossa ação civil pública, entendeu que estava prescrita.
Dr. Maia, eis o NORTE. …….”.E acrescentou o Ministro: “esclareço que a ação civil pública também está incluída nessa discussão porque entendemos que, em princípio, havia, sim, problema de gestão no Aerus”.
……”O que chamou a atenção, quando da reunião ocorrida na presidência do Senado, é que houve uma mudança de tom”. Eles tem que assumir aquilo que acordaram e não podem mudar de “tom” a bel prazer. Chega ! Basta !
O próprio ministro da AGU reconhece a lambança que ocorreu no AERUS com a conivência do governo, que o GT retome os rumos originais e cumpra aquilo para o qual foi designado, inclusive, com aprovação da Presidência da República.
Sua explanação está muito clara, objetiva, concisa, que façam o acordo ou que tenhamos a antecipação dos efeitos da tutela. Porque isso nos já ganhamos.
O ministro será sabatinado da 30 próximo e eis uma oportunidade única para que ele possa esclarecer , definitivamente, tudo o que acordou.
Suas explanações dão novo ânimo a todos que anseiam por noticias.
Creio que com sua devida orientação possamos levar essas informações a todos os senadores. A hora é essa.
Ok Dr. Maia, grato pelo post, embora praticamente tudo isto o Sr. já havia nos deixado a par anteriormente.
Faltou só esclarecer o que está embassando a sentença de 1º grau!??
Abraço
Perdão dr. Maia mas há “enrolação” da AGu quanto ao acordo era evidente .
Em Uma das poucas vzs que não fui censurado pelo SR, alertei sobre as intenções da AGU em se fixar na ãção das Tarifas com o firme propósito de confundir e ganhar tempo.
Na ocasião, afirmei que se fosse celebrado qualquer acordo era evidente que o Governo exigiria a extinção das duas ações.
Se nossa situação era difícil agora ficou impossível ” Comunicado 17/18 do Aerus.
O acordo foi tentado, os prazos expirados e nada.
Acho que já passou da hora de deixarmos a justiça decidir.
Quero reiterar a pergunta feita ao sr Dr. Maia, QUAL O PROCEDIMENTO DO STF, Após o termino do prazo legal de 180 dias?
Vamos para julgamento?
O Ministro Toffoli, será sabatinado pelo Senado amanhã. Será que algum senador vai levantar o problema do acordo?
Se o acordo foi sugerido pelo Presidente do STF, como nos foi colocado, acho que ele deveria estar tão indignado quanto nós, o silêncio dele me preocupa.
Não só o Governo mudou o jogo.
Nós estamos fazendo o jogo deles. implorando por um acordo que até então seria excepcional para o Governo.
O acordo se faria em torno da melhor proposta elaborada pelo nossos representantes. Assim entendemos na ocasião.
Após 180 dias de silêncio e após a pressão de alguns Senadores a AGU resolveu se pronunciar apresentando uma proposta que até agora não ficou clara.
O que me intriga realmente é que nesse jogo não tem “Bobo” todos são bem preparados. Então porque estamos sendo ludibriados e não conseguimos nunca demonstrar a verdade dos fatos.
______________________
Resposta – No STF, há 3 votos acompanhando o Relator. Ou seja, a perspectiva, até agora, é de a manter a suspensão até a sentença de 1. grau. Ou seja, o caminho do acordo ainda é o melhor e ainda é viável. E se o governo exigisse a extinção das duas ações, como você diz, qual o problema? Nenhum, desde que a solução viesse. Isso não é problema, seria solução, e, portanto, não há o menor motivo de preocupar as pessoas em relação a isso. Por isso tenho vetado com frequência comentários.
Para recordar !!!
Revejam o vídeo do discurso do Senador Alvaro Dias sobre o comportamento do Ministro Toffoli quando indagado porque a AGU que já teria se pronunciado favor do cumprimento da liminar da ação pública, resolveu solicitar ao STF a suspensão dessa liminar.
Deveriam levar em consideração a opinião do Senador sobre o comportamento do Ministro Tofoli e dos Membros desse governo ao aceitar uma proposta de acordo solicitado no dia do Julgamento.
Deveriam ter elaborado proposta com cláusulas que nos garantissem que o acordo seria tão somente a escolha de uma das propostas sugeridas por nossos representantes ou outra elaborada pela AGU , mas sobre a ação, não sobre a diferença dos créditos e débitos da Varig.
Em paralelo Estou enviando e-mail a Senadores com explanações acima !!!!
O problema Dr. é exactamente O interesse é se fixar somente na ação das tarifas e com isso ter uma bela desculpa para ficar enrolando e tentando convencer aos interessados as dificuldades do acordo em função principalmente de um débito da Varig.
A açaõ civil pública expõe as falcatruas do SPC e como o Sr mesmo colocou.
Claro que não haveria problema se houvesse uma acordo em retirar as duas ações.
O problema é que a discussão em torno das tarifas dá AGU um belo pretexto pra não construir um acordo.
Como a maioria ( Incluindo as autoridades ) desconhecem a ação civil pública e as provas que ela contem sobre a falcatruas do órgão responsável pela fiscalização,
fica mas convincente falar das dificuldades do acordo das tarifas em função das dividas da Varig.
Outrossim, sinceramente não lembro dos 3 votos contra no STF
Caro Dr Maia,
O acordo não reflete somente nossos interesses, por trás disso está a FRB que deve estar “babando” pelos bilhões que se acha no direito. Aerus poderia ser via SL127.
Recisões trabalhistas e reservas matemáticas via DT.
Portanto com DT de 2,7 BI não dá nem para o começo….. (Cade a correção?)
Estamos caminhando, aparentemente, para o julgamento final no STF!!!
Quem propõe acordo (AGU) já não fez a mea culpa? A Exma Carmen Lucia não ficaria à vontade para dar uma decisão monocrática? (e favorável a nós…)
O Governo não poderia emitir uma Medida Provisória para antecipar indenizações em função da celeridade que precisamos ter?
O Sr acredita que exista a possibilidade de após tantos julgamentos eles criarem motivos para não pgto? (STF?)
O médico tarado está preso….. Isso pelo menos é um bom sinal!
A preocupação Dr Já esta instaurada
Ficaríamos mas tranquilos é com respostas concretas sobre nossas possibilidades reais.
Não temos mais saúde nem dinheiro para continuarmos nessa marcha.
Nossas participações em passeatas são cada dia menores esso em função do abatimento e também claro pela situação financeira que se agrava dia a dia.
A polémica é saudável, ninguém está fazendo politica ou xingando autoridades
Fui até contemplada com uma resposta sua.
Grato
É bom ficar de olho no:
Juiz: JAMIL ROSA DE JESUS OLIVEIRA do TRF 1
É ele quem está com os 2 processos que podem resolver definitivamente o problema do AERUS:
1-(ACP)-Processo: 2004.34.00.010319-2
Classe: 65 – AÇÃO CIVIL PÚBLICA
Vara: 14ª VARA FEDERAL
Juiz: JAMIL ROSA DE JESUS OLIVEIRA
Processo: 2006.01.00.016434-4
Grupo: AI – AGRAVO DE INSTRUMENTO
Assunto: Fundo de Pensão/Previdência Complementar – Benefícios – Servidor Público Civil – Administrativo
Autuado em: 11/5/2006 19:39:21
Órgão Julgador: QUINTA TURMA
Juiz Relator: DESEMBARGADOR FEDERAL JOÃO BATISTA MOREIRA
Processo Originário: 20043400010319-2/DF
2-(3%)-Processo: 2003.34.00.030154-6
Classe: 7 – PROCEDIMENTO ORDINÁRIO
Vara: 14ª VARA FEDERAL
Juiz: JAMIL ROSA DE JESUS OLIVEIRA
Processo: 2003.34.00.030154-6
Grupo: Ap – APELAÇÃO CÍVEL
Assunto: Seguro – Contratos de consumo – Direito do Consumidor
Autuado em: 13/8/2007 15:23:58
Órgão Julgador: SEXTA TURMA
Juiz Relator: DESEMBARGADOR FEDERAL CARLOS MOREIRA ALVES
Processo Originário: 20033400030154-6/DF
———————————————————————————————————–
Pergunta:
Não está na hora de agir também no TRF 1?
Dr. Maia, acho interessante também iniciar uma mobilização no TRF1.
Se for o caso pedir audiências do SNA e dos Senadores e Deputados com os juízes dos processos para colocá-los a par da situação e expor-lhes o caráter urgente e social da causa e informá-los de todos os crimes que a União vem cometendo com os aposentados do Aerus.
Acho bom antecipar certas ações pois protestar adianta um pouco enquanto o agir resolve tudo.
abraços,
traduzindo
acabou?? ou seja esse acordo foi so mais uma medida protelatoria da uniao??
Esta historia era sabida,lamento que a falta de informações não nos permitiu agilizartmos algo.
O que fiza seguir é copiar este comentario com link enviar ao interventor do Aerus , àq SPC , E a ouvidoria do INSS pedindo que o AERUS venha a público com uma manifestação sob pena de fazer com que de alguma forma seja reponsabilizado pela falta de transparência, que nos é devida.
Dr Maia lamento dizer, mas a falta de dialogo com os legitimos interessados é que pode por tudo à perder.
Abraços!
Concordo com o Paizote:
E também é de uma crueldade total , o descaso do Governo Federal Sr. LuLa com todos sos aposentados da VARIG/AERUS, não haviam feito uma proposta de Acordo lá em Março/2009, já se passaram mais de 180 dias e nada concluso, só enrolação.
Que a sra. Grazziela Baggio diga ao Presidente que assim não é possível, o dever de casa dele junto aos aposentados tanto Aerus, como INSS está muito aquem do que ele deveria ter feito, nota ZEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO pra ele , TOFOLLI, que se Deus quiser não ira passar na tal sabatina hoje.
LUla tu pensas que só porque muitos aposentados não votam mais, tá tudo bem pra tua canditata no proximo ano , te engana muito e feio, a parentada , amigos e simpatizantes vão colocar o Partido dos trabalhados no lugar que ele merece, foraaaaaaaaaa, por tudo que de ruim nos aconteceu nestes anos todos
Desculpem o desabafo.
Então vamos ficar assim:
- temos certeza de ganhar o processo da SL-127 na 1a instância;
- só podemos por enquanto contar mesmo é com a revalidação da liminar de antecipação de tutela que o Gilmar Mendes garantiu para quando ganharmos nesta 1a instância. Aí temos a nossa luz no fim do tunel, por enquanto;
- como prevíamos o AGU está confirmando que não é com ele a decisão de fazer acordo sobre este processo.
- Acordo então só com “os políticos” do governo. Fica então a pergunta: alguem sabe se o governo tem mesmo intenção de fazer acordo? Aguardemos a d. Graziela voltar de BSB.
Resumindo minha opinião: não esperemos muita coisa vinda do AGU quando encerrarem suas infindáveis coletas de dados. Devemos sim aguardar declaração do governo.
Acho também que nossos esforços deveriam agora focar antecipação da bendita 1a instância.
Vejam que neste caso TODO o nosso dinheiro do Aerus viria sem abatimentos e com todos os atrasados.
Bom dia !!!!
Bom saber que o Dr. está de volta ao seu blog , welcome back !!!
Volto a afirmar que a pouca ou nenhuma mobilização do Aerus frente ao nosso drama mostra a total falta de comprometimento dele ( Aerus) para com uma solução satisfatória dos nossos problemas , nenhuma manifestação e uma falta de atitude que beira o descaso .
Pela sua descrição tá difícil chegar ao nosso norte , vai ver que as muitas tempestades dos últimos dias produziram uma sobrecarga elétrica na atmosfera que danificou a nossa bússola ou vai ver que ela é ” made in paraguai ” …
Hoje é dia de sabatina no Senado e espero que os senadores dêem uma apertadinha no Ministro Tóffolli para ver se ele não tem algo a dizer em relação á tarefa que lhe foi incumbida pelo nosso Presidente da República e que pelos resultados demonstrados aparentemente não foi bem compreendida e assimilada pelo Ministro Tóffolli .
Espero que a Grazziela obtenha resultados mais satisfatórios na sua visita aos parlamentares .
O que mais dizer ?
Continuo acreditando que seremos vitoriosos ao final desta luta , mas este final parece uma fata morgana , cada vez que pensamos ver o nosso oásis no meio do deserto ao alcance dos nossos passos , ele muda de lugar .
Mas vamos continuar , estamos atrás do que é nosso , pelo qual trabalhamos e pagamos !!!!
Não queremos um tostão que não seja nosso !
Abraços carinhosos , força , perseverança e saúde á todas(os) .
Em busca de apoio Toffoli realizou uma série de visitas a gabinetes de senadores,
para buscar apoio.
O lider do PT Aloizio Mercadante PT foi um dos mais enfáticos, à frente da AGU ele [Tofoli] estabilizou a instituição e ganhou causas que somam 480 bilhoes para a união, este foi o comentário do senador em favor ao advogado da união.
E agora o que dizer, ele é o cara.
Nesses 480 bilhões já devem estar computados os valores de nossa ação!!!!
Que dizer, né?
Acho que ele é o cara mesmo!!!
Deve ter usado e abusado dos mesmos artifícios que vem vem utilizando com nossa causa, ou seja a mentira e claro muita influência, pois sem ela não estaria tão seguro a ponto de despresar nossas propostas.
Em 23/10/2008 enviei correspondência ao AERUS, solicitando que me informasse o número de aposentados / pensionistas da Varig e Transbrasil, no Rio e São Paulo.
Resposta – Rio São
Varig 4122 1302
Transbrasil 197 335
Total Rio e São Paulo = 5956
Quantos participam das reuniões, passeatas, concentrações?
Quantos foram à Brasilia?
Não creio que o assunto esteja preocupando aos aposentados / pensionistas
Será que Lula mandou Aluisio Mercadante falar 480 bi ….. ou 980 bilhões ? Talvez o
Aluizinho não tenha feito o dever de casa direito !!! Hoje a noite o Lula vai puxar no
vamente a orelhinha déle !!!!!!!!
Caro sylvio.
Aposentados ou são idosos ou são doentes, pensionistas são dependentes de idosos já falecidos ou doentes incapacitados. A única preocupação que se deve ter é com a JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS.
SNA Graziella
Assunto: Atualização sobre Aerus
Brasília, 29 de setembro de 2009
Prezados,
Hoje o Senador Paim usou mais uma vez a tribuna do Senado para informar aos participantes do Aerus que a “Comissão de Senadores” continua empenhada e cobrando da AGU um posicionamento definitivo sobre o acordo.
A expectativa é que ainda nesta semana ocorra o encontro.
Sem duvida esta reunião é muito importante para retornarmos ao eixo da portaria publicada pela AGU.
Todo o trabalho possível esta sendo feito na busca da solução definitiva do Aerus e passivo trabalhista.
Precisamos nos manter mobilizados, atentos e não esmorecer.
Compartilho com cada um dos participantes a grande ansiedade que envolve a questão estamos trabalhando muito em busca da solução rápida e definitiva. seguindo a portaria publicada pela AGU.
Para esclarecimento, o comunicado numero 18 do AERUS comunica aos participantes do plano 1 e 2 patrocinados pelo Fundo Aerus sobre a forma de pagamento a partir da liquidação dos mesmos.
Portanto a circular é os participantes/ funcionários e aposentados do fundo Aerus.
Amanhã o Aerus deve comunicar aos participantes mais uma vez sobre o leilão previsto no edital publicado na folha de são Paulo dia 25/09/09, de imóvel de sua propriedade que será leiloado no próximo dia 15 de outubro de 2009. A venda já era prevista, o rateio (conforme entendimentos do Aerus) será realizado de acordo com a participação proporcional de cada plano
Relembro a todos que em 1 de outubro de 2008, a AGU emitiu nota técnica afirmando que a tutela antecipada da SL 127, estava em vigor, em novembro de 2008, Esta tutela foi suspensa pelo ministro Gilmar Mendes.
Após interpomos agravo no próprio STF, o ministro Gilmar Mendes reformou seu voto e no dia 19/12/08 deu-se inicio ao julgamento de nosso agravo, sendo interrompido pelo pedido de vista do ministro Eros Graus, nesta mesma audiência (inesquecível) o ministro Gilmar Mendes, propôs publicamente empenho das partes AGU/VARIG/AERUS na construção de um acordo. Em abril de 09 em portaria da AGU, cria-se o grupo de trabalho (GT) do governo para discutir as duas ações: defasagem tarifaria e SL 127.
Senadores, Sindicatos e fentac estão comprometidos na solução que atenda os interesses dos trabalhadores ativos e aposentados
Fiquem atentos,
Não podemos esmorecer
Abraços fraternais
Graziella
Até agora nada na sabatina do Toffoli de aerus, apenas o senador Alvaro Dias esboçou o nome aerus em uma frase de 5 segundos, não acredito em ninguem,
vou ser bem realista, estamos sozinhos nesta empreitada, sozinhos digo sem os politicos que tanto nos prometeram.
Dr. Maia quanto ao Sr. sei que está tentando de tudo para nos ajudar, eu sou muito grata ao Sr. a Graziella, espero sim que encontremos uma luz e essa luz nos leve a vitoria, sem depender dos nossos politicos.
Sylvio Araujo 13:01.
O senhor fez um comentário infeliz e injusto. (deve haver algum propósito).
Quando uma classe de aposentados que pertençam a uma entidade de aposentadoria suplementar qualquer, como por exemplo: PETROBRAS E SUAS SUBSIDIÁRIAS, FURNAS PORTOS, BANCARIOS E OUTROS, fazem uma reivindicação, são apoiados pelo pessoal da ativa e rapidamente o caso é resolvido. Lembra do caso dos aposentados da PETROBRAS? do caso dos PORTOS? FURNAS? pois é. se esse pessoal parar de trabalhar em apoio aos seus aposentados, o Brasil todo para.
Você esqueceu que estamos só? que somos idosos e mal podemos nos locomover dentro da nossa própria cidade? Contar com quem? Com o pessoal da TAM? GOL? OUTRAS?. Estamos sozinhos meu caro e, com muito sacrifício alguns de nos, BRAVAMENTE, com muita dificuldade vai a Brasília.
Pior seria meu amigo, se não pudéssemos contar nem com o grande advogado Dr. Maia e a insuperável guerreira GRAZIELLA BAGGIO. Pense nisso.
Enquanto isso temos o direito ao cartão da cesta básica.
Eu não fui contemplado com o cartão!!!
Será que é sorteio?
Ou roleta russa?
Por que será que td pra nós fica pra próxima semana?Eu ainda não “entendi”.
Caro Sr Roberto Haddad
Não julgo meu comentário infeliz, nem injusto.
Não estou pensando nos da ativa para apoio de nossa causa. O que seria muito dificil contar, seria utopia, pois aeronautas e aeroviários sempre foram por demais acomodados e individualistas, o senhor deve saber disto.
Somos no Rio 4319 aposentados / pensionistas (isto em outubro de 2008). Nas várias manifestações, passeatas e reuniões no sindicato, realizadas no Rio de Janeiro, a presença é de menos que 3%. Será que 97% estão doentes e idosos demais?
Participei de todas as manifestações, passeatas e reuniões no sindicato. Fui duas vezes à Brasilia, inclusive esta última. O senhor já participou de algum movimento? Concordo com o senhor em um único aspecto: se não fossem o Dr Maia e a Sra Graziella, já teríamos naufragados.
Pense nisso
Sylvio Araujo (72)
Sylvio Araujo 17:00,
novamente o senhor comete uma grande injustiça. Vamos falar só daqui do Rio. A grande maioria daquelas pessoas das passeatas, eram da ATIVA sim senhor. Haviam pouquíssimos aposentados e eu era um deles mais minha filha que era da ATIVA. Sê fossemos contar com somente os aposentados, não haveria passeata nenhuma. Os aposentados, em sua grande maioria, não tem condições pra enfrentar esse tipo de empreitada. Fui a todas passeatas, reuniões e outras coisas mais. Fui até, por engano, numa reunião no clube da aeronáutica, quando vi que não era minha praia, me retirei (não entrarei em detalhes). Tudo que estou te escrevendo é puxando pela memoria e vendo fotos daquela passeatas, por quê na época não tive a preocupação que você demonstra ter tido de ficar contando quem éramos: foram 3% onde estão os 97% restantes?. Sinceramente na ocasião eu me ative ao movimento em si e não me preocupei com essa contabilidade. Possivelmente já estivemos lado a lado numa dessa ocasiões mas, eu sem a calculadora. Te confesso que a Brasília não fui nem tenho condições por questões óbvias. E digo mais sem nenhuma vergonha, também não tenho ido às ultimas reuniões por motivos muito particulares (alguns colegas sabem). Entretanto, meu caro, faço meu papel de outra forma, usando a Internet a nosso favor diariamente e recebo respostas das autoridades. Não fico parado. Tento ajudar, de maneira educada àqueles que estão lutando por nos. Deixe de criticar os outros, cada um sabe de sua vida.
Quando me referi aos da ATIVA, são todos que pertencem a mesma categoria trabalhista. Sugiro que leia novamente meu texto 14:42.
Pense nisso
Roberto Haddad
Alô Sylvio
Não somente as doenças, a velhice ou a debilidade redundante da idade avançada dificultam a locomoção do aposentado tal como afirmou o Roberto Haddad mas vc se esquece da perda também do poder aquisitivo que atingiu todo o grupo.
Vc é uma pessoa feliz por ter condições de participar de todas as manifestações, entretanto, é desumano exigir um esforço de quem não sabemos exatamente qual a sua possibilidade física e financeira.
Pense um pouquinho desta forma.
J. Carlos
O assunto de um acordo é de uma grande complexidade, somando-se a burocracia e
um maior interesse pois não envolve entidades do governo pois trata-se de uma
solução para um Fundo de Pensão Privado não é afirmar que isto seja facil Trabalhar arduamente para dar uma solução rapida e aceitavel isto não vai acontecer. O governo (AGU) teve de colocar datas para inicio e fim pois o termino envolve o STF. Não disanimemos ou esmureçamos pois vai chegar o dia que não será possivel mais protelar a data de um possivel acordo. (existe pressões) Espero que isto ocorra nos proximos dias
Sabemos das situações que todos passam principalmente os do Plano I mas querer
crucificar a quem nos ajuda não serve de nada. Acho que está chegando a encruzilhada
onde o governo(AGU) tem que decidir mas temos certeza que o acordo é mais viavel
para todos. Deixar brechas é como construir um navio novinho e deixar um furo no casco em pouco tempo depois de sair do porto ele irá afundar. Deus nos ajude a
suportar toda esta situação.
Dr. Maia:
Senti que a D. Graziela não conseguiu muita coisa lá em BSB sobre o que o AGU pensa do acordo na Ação Civil Pública, se está deixando de lado mesmo.
Precisamos agora saber direitinho duas coisas para que se possa tomar decisão sobre os próximos passos:
- Até quando afinal o Aerus pode nos pagar e quanto?
- Qual a data estimada para o julgamento da Ação Civil em 1a instância? Digo, vai ocorrer em algum momento de 2010? Ou serão 3, 4 anos?
São dados importantes para que se possa encarar uma proposta de acordo do governo e tomar boa decisão.
Desculpe-me estar esperando que o Dr. fique fazendo isso e aquilo, mas é no momento o único apoio técnico que temos para nos orientar, como representante do SNA na ação.
É fantástica a diferença entre ser aposentado em busca de justiça e estar poder na justiça brasileira. Nós estamos esperando a mais de três anos por uma solução judicial que venha resgatar nossa dignidade. Já o Ministro Chefe da AGU é indicado para um dos mais altos cargos do Judiciário da República e, se resolve tudo em apenas um dia é: sabatinado, votado e aprovado pelo Senado Federal e pronto! Mais um Ministro no Supremo Tribunal Federal. Parabéns ao jovem Ministro José Antonio Toffoli. Espero que o acordo entre AGU/Varig/Aerus ganhe a mesma velocidade na sua finalização. É simples é só usar a Constituição Federal do Brasil, como foi dito, hoje, na sabatina.
Taiani
nos continuamos a ser os (na semana que vem, foi e continuaremos ser e seremos os da proxima semana).
bom dia a todos taiani
GOSTEI DA SACADA TAIANI.ATÉ A PRÓXIMA SEMANA
ABRAÇO
CABRAL
Dr. Maia,
permita-me responder ao Fernando. Fiz esta pergunta ao Interventor quando nos concedeu a segunda entrevista. E o Dr. Aubiérgio me confirmou que o pagamento aos assistidos do Plano 1 se encerra em Janeiro de 2010. Isto é daqui a quatro meses.
“Parabéns ao jovem Ministro José Antonio Toffoli. Espero que o acordo entre AGU/Varig/Aerus ganhe a mesma velocidade na sua finalização. É simples é só usar a Constituição Federal do Brasil, como foi dito, hoje, na sabatina.”
Concordo e repito LUIZ ALBERTO.
Aproveito para enviar energias positivas para que inicie com o pé direito e resolva a nossa situação… terá muita sorte na sua caminhada. (ENERGIA NÃO É ABOBRINHA… Dilma que o diga…)
Mostre o quanto é capaz e salve inúmeras famílias que TRABALHARAM E DEPOSITARAM para ter uma velhice DIGNA (coisa impossível nesse PAÍS).
Ensine ao presidente Lula o que é DIREITO e DEVER de um PRESIDENTE DA REPÚBLICA (o Ministro é inteligente, tem conhecimentos, estudou e sabe o que é certo). Oriente-o e diga pra Ele que pode dar as BOLSAS FAMÍLIAS que achar que pode para garantir uma eleição, mas NÃO PODE TIRAR O PÃO das nossas mesas – isso DERRUBA UM PRESIDENTE ou um CANDIDATO A…………..
BOM DIA CARO DR. PARA MINHA SURPRESA,VERIFIQUEI QUE SEU BLOG NÃO CONSTA MAIS NA PÁGINA INICIAL DO SINDICATO,PODERÍA EXCLARECER O MOTIVO,POIS TAL BLOG ÉDE GRANDE ULTILIDADE PARA O NOSSO GRUPO,POIS NOS MANTEM INFORMADOS DE TUDO QUE TÁ ACONTECENDO SOBRE AÉRUS E ETC… GRATO FADEL SANTOS
BOM DIA A TODOS: QUEM TIVER POSSIBILIDADES DE PASSAR OS COMUNICADOS, 017,018,019 DO AÉRUS,POR FAVOR O FAÇA, POIS NÃO CONSEGUIR ABRIR NO SITE DO AÉRUS, GRATO FADEL SANTOS
Saiu na Coluna do Jornalista Claudio Humberto, de hoje 01/10/2009.
” Nenhum cidadão pode passar a vida aguardando uma sentença ”
José Antonio Toffoli, futuro ministro do STF, na CCJ, sobre o limite temporal da Justiça
Dr Maia
Texto:
” Ou seja, restou fartamente esclarecido que AMBAS as ações – tanto a defasagem tarifária quanto a ação civil pública – seriam objeto de acordo. ”
Dr Maia, decerto, fica claro que as dezenas de pessoas envolvidas altamente capacitadas e informadas sobre as questoes dos aposentados ( caso Varig/ AERUS “), se esqueceram”, durante meses, da Acao Civil, para nao dizer da : essencia” do acordo, sem a qual nao ha como compor o acordo.
Pergunto: como ?
Sera ja efeito da saida do Tofolli para o STF?
Bayarde
Luiz Alberto. eu, ja acho que somente os “homens” da época de 1970, é que poderiam solucionar e colocar novamente a “nave ” no norte, pois vivi muito também esta época e pude comparar. e fico com eles na maioria das comparações. ou seja quem não deve não teme. agora meu amigo pra apear esta gente. ” meu amigo só o retorno deles”
O que um idoso tem para comemorar hoje…
O triste drama do aerus, ver sua vida acabando sem nada poder fazer ou falar.
Trabalhar uma vida, pagar uma aposentadoria para curtir a familia, filhos netos, porque quando trabalhava não era possivel, e ai vem a grande decepção.
Doentes,tristes sem dinheiro até para comprar remédios ou até comida, e o país preocupado com as olimpíadas, com corrupções, eu me revolto vendo estas coisas.
Nunca pensei que um dia eu diria esta frase..
Hoje tenho vergonha de ser brasileira, não ter lei para amparar quem já tanto trabalhou, políticos frios, calculistas, só veem seus próprios umbigos.
Que pena nós ainda podemos votar, o lula acha que estamos muito velhos e não conta com nossos votos.
Vamos lutar, mesmo com muitos problemas não vamos abandonar o barco,tenho fé que Dr. Maia vai encontrar uma solução, a Graziella está lá, está lutando tambem vamos ser fortes agora.
Vamos mostrar a eles que temos vergonha na cara, que somos honestos, vamos levantar a cabeça não precisamos ter vergonha de ninguem eles sim.
Um otimo dia.
Resposta da AGU sobre e.mail que enviei a uns 15 dias atras
AGUOuvidoria-GeralResposta da demanda 004700/2009-10
Prezado(a) Senhor(a) Flavio Salgado, A Ouvidoria-Geral da Advocacia-Geral da União (AGU) agradece o envio de sua mensagem. Informamos que, tendo em vista a complexidade dos processos, bem assim, a distribuição descentralizada nas Unidades da AGU, inclusive em vários Estados da Federação, o relatório do Grupo de Trabalho ainda não foi concluído, porque o grupo ainda não recebeu todos os dados de que necessita. Informamos, ainda, que o Sindicato Nacional dos Aeronautas apresentou proposta em 19 de agosto último, que também está sendo examinada pelos membros do Grupo de Trabalho. Sendo o que havia para o momento, colocamo-nos ao seu dispor para efetuar os esclarecimentos que forem necessários. Cordialmente, Ouvidoria-Geral da AGU Advocacia-Geral da União
Resposta da demanda:
Resposta da demanda 004700/2009-10
CONCORDO PLENAMENTE COM O COLEGA ROBERTO HADAAD.
Eu particularmente não tenho condições de ir a lugar nenhum…
Uso a internet e a minha mente para pedir ajuda a deputados senadores. Procuro ajuda da mídia escrita e falada exaustivamente!
Tive um comentário vetado a um mês atrás, quando falei que ia parar a ponte Rio niterói no feriado e ameaçar me jogar de lá para chamar atenção da mídia em meu “ato”, pois assim eu poderia fazer um baita barulho e fazer o povo saber de muita coisa.
Não tenho medo de altura. E aprendi a mentir pra sobreviver. Ainda não “PIREI” a ponto de me matar. Eu ia fazer um (marketing bem sujo) do tipo que estamos acostumados a ver todos os dias. Mas o Dr. deve ter achado que eu era uma louca a fim de insitar a baderna ou semear desespero. Desespero que vivemos dia a dia.
Pois bem meus filhos não me permitiram fazer esse “ato”, pois tem vergonha…
são filhos de uma sociedade mediocre que prefere esconder o desespero debaixo dos panos. Ainda tenho uma bela casa na praia onde moro. (Esta a venda) como todo o meu patrimonio foi remanejado para suprir as lacunas do assalto de caneta a qual somos as eternas vítimas.
um forte abraço a todos sofredres e leitores desse blog. vejo que muitos colegas hoje apenas leem e estão se abstendo de escrever algo. nome disso: INDIGNAÇÂO!
Comissária aposentada por invalidez permanente aerus.
Agência Senado
PLENÁRIO / Pronunciamentos
29/09/2009 – 20h15
Paim anuncia busca de solução negociada para pensionistas do Fundo Aerus
O senador Paulo Paim (PT-RS) declarou em Plenário nesta quarta-feira (29) que busca uma solução negociada junto ao governo para aposentados e pensionistas do Fundo Aerus, o fundo de pensão da extinta Varig. A dívida da empresa – que foi desmembrada e vendida – com o Aerus é de R$ 4,3 bilhões.
Quero dizer aos amigos do Aerus que não jogamos a toalha
Ainda bem que temos Dr. Maia, Grasiella, colegas que acreditam num bom desfecho e Senadores em plenario gritando por nós. Com certesa seremos superiores aos que torcem contra diariamente num blog, que nem deles é………..
Prezado Dr. Maia:
Inicialmente devo pedir desculpas ao senhor, já que há pouco mais de 1 ano critiquei suas sugestões de que o melhor caminho para nós seria a encampação de nosso capital, caso recebêssemos, por um grande e garantido plano, como Previ, Bradesco ou outro. Reconheço agora, que estava errado, e que o melhor caminho seria de fato esse. Além disso, reconheço também que as únicas pessoas nas quais posso depositar hoje minhas esperanças, apesar das críticas injustas de vários colegas, são o senhor e a presidenta do SNA.
Após as desculpas que espero sejam aceitas, gostaria de comentar e solicitar o que segue:
Pelo andar da carruagem a ação DT de nada mais valerá para nós, nem por acordo, nem por sentença, pois: se por sentença, os trâmites burocráticos, as contestações de cálculos, perícias e etc., poderiam levar a solução final, ou seja, o pagamento, para além de 10 anos, quando certamente, mais de 50% de nós, já terá partido. Além disso, mesmo o Aerus, contando com aquela espécie de “hipoteca” determinada pelo Juiz Dr. Ayub, ficaria em segundo lugar já que os créditos tributários continuam tendo a preferência e, segundo já foi amplamente sinalizado pela AGU, os débitos da Varig, são maiores que o crédito da DT.
No caso de acordo, pela DT, acho também improvável pela mesma razão acima, ou seja, não pode haver encontro de contas se o crédito da União é maior que o que deveria pagar à Varig pela DT. Por outro lado pelas últimas informações, após 90 dias do prazo inicial, ainda se investiga em todos os estados da União, a existência de dívidas da Varig, ou seja, mesmo se houver uma proposta baseada na DT, esta ocorrerá certamente daqui a muito tempo.
De novo devo reconhecer que sua confiança na SL 127, que eu mesmo achava já “detonada”a partir da decisão do STF em 19/12/2008, é factível, e é por essa mesma razão que tomo a liberdade de sugerir aquilo que acho, o senhor já sabe muito bem, assim como a Da. Graziela, mas acrescento somente que ambos, em nosso favor e em nosso nome, esqueçam de vez a DT, que pode ser devolvida ao STF para continuação do julgamento, ou que façam o que quiserem com ela, pois os únicos interessados diretamente, neste momento, são a Varig e a União e por isso, que façam bom proveito desse verdadeiro “elefante branco”.
O quero sugerir, se me perdoe a liberdade, é que o senhor, e principalmente a incansável Graziela Baggio, apontem sua artilharia política, e sei que o SNA tem “muita bala na agulha”, na direção da SL 127, incluindo gestões junto ao Presidente da República, para que o governo atenda imediatamente, já que não podemos, por razões óbvias esperar mais tempo, o lado social da questão, aliás o que não é nenhum favor, conforme o senhor mesmo assinalou muito bem na ação: é um direito de quem pagou e quer receber! Para o governo o custo será muito pequeno conforme o senhor mesmo já disse inúmeras vezes. Quanto aos culpados, competirá à União, se assim desejar, tentar a recuperação da perda, através de ações regressivas.
Desculpe tomar todo esse espaço de seu “blog”, mas sei que serei entendido, e assim agradeço sua gentileza e o esforço de ambos – o senhor e a Sra. Graziela – a nosso favor.
Grande abraço.
Isaias Guimarães
Quanto é necessário para se aposentar e manter o padrão de vida?
Hoje a tarde o senador Alvaro Dias cobrou uma resposta para o Aerus, assim como o senador Paulo Paim.
Caro Isaias,
Sua solução é resolver somente o problema dos aposentados! SL 127 e tá ótimo….
O acordo envolve como já foi noticiado, aposentados, demitidos que não receberam nada, ativos com e sem emprego. SNA depende dos ativos e das próximas gerações de funcionários pagando suas contribuições, será que alguém pagaria um centavo aos sindicatos para se defender um grupo ao qual não pertence?
Será que se o SR tivesse 48 anos, estivesse desempregado, não tivesse INSS, nem um centavo do AERUS também pensaria assim?
Faça-me o favor Sr Isaias, o Sr pegou pesado!
Enquanto houver a possibilidade de se olhar para o próprio umbigo esse “grupo” não aprende!!! Pena….
Temos de pensar em todos! Pare de tentar se dar bem em detrimento do sofrimento dos outros…. Já temos sofrimento demais!!
http://twitter.com/paulopaim
Na próxima quinta em meu gabinete teremos reunião sobre a questão da Aerus.
Estarão presentes sindicatos da categoria, líderanças do Aerus, senadores e integrantes da AGU
blog Sen. Alvaro Dias
Um pacote de bondades avaliado em 220 bilhões de reais
Escrito em 3 de setembro de 2009 – 22:37 -
Técnicos do governo avaliam que os benefícios aprovados hoje pelo Senado a grandes empresários brasileiros (MP-462) podem chegar a 220 bilhões de reais.
E o governo nega a pobres trabalhadores aposentados e pensionistas do Aerus o que lhes é devido. O valor é insignificante para o Tesouro Nacional, se compararmos com a fortuna imbutida na MP aprovada, que se constitui em afronta à Constituição
Consultem e votem: http:// http://www.premiocongressoemfoco.com.br
Os “nossos” merecem o nosso apoio.
Abçs. a todos
Esperança e confiança, em Deus e nos homens de bem e de verdade.
Saúde e fé!
Tudo se renova.
Levio Oliveira
Caro sr Roberto Lins queira desculpar mas o sr Isaias não está errado não companheiro.
As ações são independentes. Cada uma patrocinada por um advogado.
O Dr. Maia é patrocinador da Ação Civil Pública (sl 127).
A DT é o Dr. ..Robert….
A SL estava com julgamento no stf para 19/12/08 e o gilmar mendes fez esta proposta para acordo e acabaram colando a DT na SL.
Agora não sai nem uma coisa nem outra.
Fica essa embromação embassando.
Tem que separar essa porcaria mesmo e mandar pro stf decidir logo esta M.
A DT ja está ganha mas esses valores não vão sair nunca.
Tem ladrão demais neste país.
Porque sempre a minha opinião é censurada?….eu só faLei o que era esperado e o que era esperado é que temos que esperar mais um pouquinho ou seja “NADA DE NOVO EXISTE NESTE PLANETA QUE NÃO SE FALE EM QUALQUER MESA DE BAR BARATO” ATÉ DEZEMBRO VÃO MORRER MAIS UNS VINTE, ESPERANDO, ESPERANDO, ESPERANDO O TREM, AVIÃO QUE VEM DE ” AGU” LAX, GRU, ETC….
COMUNICADO Nº. 019/09 Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2009.
Assunto: Alienação de Patrimônio – Imóveis e participações em Shoppings
Prezados (as) participantes, assistidos e pensionistas credores,
Visando ampliar a liquidez dos ativos nos planos de benefícios mantidos pelo Instituto, em especial nos planos em liquidação extrajudicial, foram desenvolvidas ações visando à alienação de patrimônio – Imóveis e participações em Shoppings – que poderão estender,por mais algum tempo, a continuidade das antecipações dos créditos para os planos em li iquidação.
Desta forma, serão realizados Leilões, nas datas de 15 e 29 de Outubro de 2009, às
16:00h, no Hotel Maksoud Plaza, sito a Alameda Campinas, nº 150, São Paulo, SP, através do leiloeiro Zukerman Leilões. Os editais e detalhamentos constam no site
http://www.zukerman.com.br.
Em resumo, temos:
Data do Leilão Edital do D.O.U. Objeto Lance Mínimo
15/10/2009 25/09/2009 Participação Shopping Metrópole – São Bernardo – SP (17%) 40.696.551,62
29/10/2009 29/09/2009 Condominio São Luiz – São Paulo – SP (10 escritórios) 35.680.000,00
Edifício Dornier Merkur – São Paulo – SP (9 escritórios) 12.427.659,27
Edifício Consolidated Commodore – São Paulo – SP (1 edifício) 14.357.000,00
Edifício Flamengo Park Towers – Rio de Janeiro – RJ (4 escritórios) 866.600,00
Loja São Bento – Recife – PE (1 loja) 787.000,00
Hotel Bahia – Salvador – BA (1 hotel) 24.200.000,00
Participação Shopping D – São Paulo – SP (25,44%) 22.743.360,00
Participação Shopping Light – São Paulo – SP (30%) 5.190.000,00
156.948.170,89
Feitas as considerações acima, renovamos nosso compromisso de sempre divulgar através
de comunicados os fatos relevantes e do interesse dos participantes/credores.
Atenciosamente,
Instituto Aerus de Seguridade Social (sob Intervenção)
Taiani
Ola Cabral tudo bem, pois é esta foi mais uma das proximas semanas, teremos mais proximas semanas.
Un grande abraço grande amigo.
PARA CONHECERMOS AS PESSOAS DEVEMOS OBSERVAR SEUS ATOS E NÃO AS PALAVRAS.
Caro Jose Saulo,
O importante é manter a unidade dos problemas. Temos de considerar que a aglutinação aposentados e ativos poderá ser extremamente importante no caso de um insucesso tanto na SL127 como na DT.
Lembre-se a atividade economica depende só dos ativos e esses poderão ser necessários como mecanismo de pressão! Nesse momento, os aposentados em hipótese alguma serão excluídos das reivindicações.
É simples: aposentados foram ativos e ativos também merecerão uma aposentadoria justa, não acha?
Portanto o problema é um só e devemos resolve-lo sem fati-a-lo. Concorda?
Abs a todos.
OS NÚMEROS… NO ÚLTIMO SENSO DO AERUS O TOTAL DE PARTICIPANTES ATIVOS SOMAM-SE 11.120 E OS ASSISTIDOS (APOSENTADOS E PENSIONISTAS) 10.234 O TOTAL DESSES CREDORES É DA ORDEM DE 21.354 PESSOAS, QUE PRECISAM PAGAR SUAS CONTAS PARA NÃO MORRER… QUEM RECEBE A MISÉRIA DO INSS TERÁ GRANA APENAS PARA PÃO COM ÁGUA, IGUAL A PRISÃO DE ALCATRAZ.
O LEILÃO ‘DE IMÓVEIS QUE ESTÁ ANUNCIADO, PRETENDE ARRECADAR CERCA DE 157 MILHÕES DE REAIS E A PRIORIDADE PARECE SER OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS. POR ISSO, HAVERÁ CAIXA PARA NO MÁXIMO 6 MESES. DEPOIS DISSO O DINHEIRO ACABA MESMO. QUE TAL SE FOSSEMOS TODOS PARA FRENTE DA GRANJA DO TORTO EM OU EM FRENTE DA CASA DA MINISTRA DILMA PEDIR UM PRATO DE COMIDA E REMÉDIOS? ESSA É A RADIOGRAFIA NUA E CRUA DO QUE FOI ACREDITAR NUM PLANO DE APOSENTADORIA PRIVADA…. PRIVADA! É A MELHOR PROPAGANDA NEGATIVA E VERDADEIRA A TODOS AQUELES QUE PENSAM EM COLOCAR SEU DINHEIRO NOS FUNDOS DE PENSÃO. SERÁ QUE OS ATUAIS TAMBÉM NÃO PODERÃO QUEBRAR NO FUTURO? QUEM ACREDITA NUM GOVERNO CONIVENTE COM TUDO ISSO E UMA JUSTIÇA LENTA??? TALVEZ A MÍDIA NÃO QUEIRA DIVULGAR NOSSA RUINA PORQUE PODERÁ EMBAÇAR A VENDA DE TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO OU TODOS OS PLANOS “PREV” QUE EXISTEM NOS BANCOS. MAS TENHO CERTEZA QUE MUITA GENTE ESTÁ SENDO ENGANADA COMO NÓS FOMOS E FUTURAMENTE EXISTIRÃO MUITOS OUTROS AERUS QUEBRADOS POR AÍ. E UM GOVERNO QUE NÃO FAZ NADA!
Pessoal,
Sera que percebo um desanimo geral,poxa……..agora que algo esta para ser decidido.nao vamos deixar a peteca cair,e exatamente isto que querem,força a todos e neste incluo aposentados pensionistas e demitidos…..estamos todos no mesmo aviao,se cair ai sim morreremos todos,nao aprendemos a ser solidarios e unidos nem nesta desgraça.???????….pelo amor de Deus.
Aqui nao há mais ou menos necessitados e sim varios companheiros desesperados,acabou hierarquia…CMTE…CMROS…FE….GERENTE… SUPEV….Estamos todos na mesma M….e todos fomos roubados,ludibriados,humilhados ao ultimo,o sofrimento é igual.independentemente de antigas ou atuais hierarquias.Tenha Dó…………………………………
Olá Rodrigo,
Parabéns, voce conseguiu transmitir a mensagem, a meu ver correta, de uma maneira clara e objetiva! Penso da mesma forma e acho que é importante que pensemos solidariamente!
Abs.
AMIGOS VAMOS PENSSAR POSITIVAMENTE NÃO É HORA DE EMANARMOS COISAS NEGATIVAS ENTRE NÓS. TUDO VAI DAR CERTO, VAMOS NOS CONCENTRAR ORAR , REZAR PEDIR POSITIvAMENTE PARA UMA BOA NOTÍCIA NESTA REUNIÃO.
Aerus e Aeros – Novas Informações ( COMUNICADO DO SINDICATO)
Boas novas para os beneficiários do fundo de pensão Aerus e Aeros (aposentados, pensionistas e os da ativa). É que está marcada para a próxima quinta-feira (8/10), a reunião de trabalho com; a Procuradoria Federal da Fazenda; o grupo de trabalho da AGU; a comissão de Senadores e representantes do fundo de pensão, da federação e dos sindicatos do setor, para que tomemos conhecimentos do andamento da proposta de acordo.
Este é um momento de ansiedade e cautela, pois estamos otimistas e acreditamos que logo chegará ao fim essa longa espera. Contudo, precisamos continuar sensibilizando as autoridades e parlamentares para a nossa causa, e todo movimento feito (construtivamente) nesse sentido será favorável.
Estamos empenhados para chegarmos logo à solução definitiva!
Junte-se a nós! com pensamentos e ações positivas
MEU PENSAMENTO É TÃO POSITIVO QUE SAIU COM DOIS SS RSRS
Oi Rodrigo,
É o que eu penso, estamos mesmos todos na mesma M. voce tem toda razão.
Vamos ficar juntos vamos nos unir muito mais agora.
Prezados senhores Ministros, senadores e simpatizantes da nossa causa,
agora, mais do que nunca, contamos com a solidariedade e perseverança dos senhores para que a JUSTIÇA seja feita.
Que DEUS os ilumine.
Roberto Haddad
Rio de Janeiro, 02/10/2009
Aerus e Aeros – Novas Informações
Boas novas para os beneficiários do fundo de pensão Aerus e Aeros (aposentados, pensionistas e os da ativa). É que está marcada para a próxima quinta-feira (8/10), a reunião de trabalho com; a Procuradoria Federal da Fazenda; o grupo de trabalho da AGU; a comissão de Senadores e representantes do fundo de pensão, da federação e dos sindicatos do setor, para que tomemos conhecimentos do andamento da proposta de acordo.
Este é um momento de ansiedade e cautela, pois estamos otimistas e acreditamos que logo chegará ao fim essa longa espera. Contudo, precisamos continuar sensibilizando as autoridades e parlamentares para a nossa causa, e todo movimento feito (construtivamente) nesse sentido será favorável.
Estamos empenhados para chegarmos logo à solução definitiva!
Junte-se a nós!
remover A DIRETORIA
Não fique só. Fique sócio. Participe do seu sindicato!
Sindicalize-se!
SINDICATO FORTE, AERONAUTA RESPEITADO!
Aerus e Aeros – Novas Informações
Boas novas para os beneficiários do fundo de pensão Aerus e Aeros (aposentados, pensionistas e os da ativa). É que está marcada para a próxima quinta-feira (8/10), a reunião de trabalho com; a Procuradoria Federal da Fazenda; o grupo de trabalho da AGU; a comissão de Senadores e representantes do fundo de pensão, da federação e dos sindicatos do setor, para que tomemos conhecimentos do andamento da proposta de acordo.
Este é um momento de ansiedade e cautela, pois estamos otimistas e acreditamos que logo chegará ao fim essa longa espera. Contudo, precisamos continuar sensibilizando as autoridades e parlamentares para a nossa causa, e todo movimento feito (construtivamente) nesse sentido será favorável.
Estamos empenhados para chegarmos logo à solução definitiva!
Junte-se a nós!
Copiado do site do SNA… boa sorte pra nós todos e pensamentos positivos.
“Aerus e Aeros – Novas Informações
Boas novas para os beneficiários do fundo de pensão Aerus e Aeros (aposentados, pensionistas e os da ativa). É que está marcada para a próxima quinta-feira (8/10), a reunião de trabalho com; a Procuradoria Federal da Fazenda; o grupo de trabalho da AGU; a comissão de Senadores e representantes do fundo de pensão, da federação e dos sindicatos do setor, para que tomemos conhecimentos do andamento da proposta de acordo.
Este é um momento de ansiedade e cautela, pois estamos otimistas e acreditamos que logo chegará ao fim essa longa espera. Contudo, precisamos continuar sensibilizando as autoridades e parlamentares para a nossa causa, e todo movimento feito (construtivamente) nesse sentido será favorável.
Estamos empenhados para chegarmos logo à solução definitiva!
Junte-se a nós!
A Direção”
PARABÉNS, RIO. Que o Presidente Lula volte para o Brasil com o maior astral e mande resolver logo a questão AERUS. Afinal, muitos de nós falamos vários idiomas e poderíamos ser úteis de alguma forma, desde que consigamos sobreviver até 2016.
Vamos torcer!
Copiado do site do SNA:
Boas novas para os beneficiários do fundo de pensão Aerus e Aeros (aposentados, pensionistas e os da ativa). É que está marcada para a próxima quinta-feira (8/10), a reunião de trabalho com; a Procuradoria Federal da Fazenda; o grupo de trabalho da AGU; a comissão de Senadores e representantes do fundo de pensão, da federação e dos sindicatos do setor, para que tomemos conhecimentos do andamento da proposta de acordo.
Este é um momento de ansiedade e cautela, pois estamos otimistas e acreditamos que logo chegará ao fim essa longa espera. Contudo, precisamos continuar sensibilizando as autoridades e parlamentares para a nossa causa, e todo movimento feito (construtivamente) nesse sentido será favorável.
Fica a seguinte dúvida: caso se chegue a um acordo, quanto tempo leva para começarem os pagamentos?
meu comentario desapareceu.Nao necessito de sua publicaçÃo,mas da resposta sim. gostaria da resposta item 1 para enviar o 2. {como seria o ingresso do arrecadado no leilão}Poderia ao menos saber porque foi censurado ou se ouve falha de computador.silvio
A Pergunta que não quer calar.
Os representantes dos fundos de pensão citados no comunicado seriam o interventor do Aerus e outros?
.
… só para lembrar, retransmitimos comentário ,que fizemos em abril , quando
do início dos trabalhos da AGU, com relação ao acordo:
>> NÃO ADIANTA…
8.#S.G.Pinheiro em 24 Abr 2009 às 6.54 pm
Dr. Castagna Maia
Na portaria da AGU sobre o acordo, está claro que vão ser tratados os dois casos,
RE571969 e SL 127.
Existe a possibilidade de a PGR discordar de qualquer acordo que envolva
a RE571969 (Caso Varig ) e concordar com um acordo em relação a SL127 (Caso
Aerus) ?
Já que são assuntos distintos ?
S.G.Pinheiro
Natal, 24 de abril de 2009.
Resposta- A idéia é negociar em bloco, contemplando as duas questões. Quanto
à posição da PGR, seguramente vai levar em conta os argumentos que a União
tiver no sentido de celebrar o acordo. A AGU e a PGR agirão, sempre, com
inteligência e com a calculadora na mão.
…. XXX ….
Hoje ,eu digo:
… com a calculadora na mão… com certeza !!!
S.G.Pinheiro
Natal, 2 de outubro de 2009.
.
A grande ironia eh que a posse do novo ministro do stf, serah no dia 23 de outubro, dia do aviador. Enquanto isto esperamos a proxima… sabemos lah o que.
Dr. Maia!
Apesar do comunicado fartamente citado falar que os representantes do AERUS estarão na reunião em BSB, fui informado que os mesmos não foram convidados.
O que confirmam é a presença do Sr. Aubiérgio estará à convite, no dia 06/10 no sindicato dos aeroviarios de POA , para esclarecer real situação do provavel existência de acordo ou de proposta.
Perdoe, mas continuo achando que tem muita frente e pouca retaguarda…se é que me entendem.
ALGUÉM DE BOA ENTRÂNCIA NA SPC E COM O INTERVENTOR DO AERUS, JÁ QUESTIONOU SE :
1- O PLANO II, POR SER ILEGAL FRENTE À LEI 109/91, CONTINUARÁ EXISTINDO OU SERÃO INCORPORADOS OS DOIS PLANOS ?
2- QUAL A PATROCINADORA QUE DEVERÁ CONTRIBUIR, OU MELHOR, CONTINUARÁ CONTRIBUÍNDO PARA OS PLANOS VARIG OU O PLANO VARIG UNIFICADO ?
3- OU OS PLANOS SERÃO LIQUIDADOS, APORTADAS AS RESERVAS MATEMÁTICAS AOS SEUS LEGÍTIMOS TITULARES E ENQUANTO NÃO CONSEGUIR-SE OUTRA PATROCINADORA PARA MIGRAR O INSS, ASSUME OS VALÔRES MENSAIS DE CADA PARTICIPANTE E/OU PENSIONISTA ?
TUDAS AS PERGUNTAS ACIMA, LEVAM EM CONTA O SUCESSO NAS NEGOCIAÇÕES EM AMBAS AS AÇÕES, ÓBVIAMENTE ! EM CLIMA DE OTIMISMO, UM BOM FINAL DE SEMANA A TODOS !
PS: PARABÉNS AOS CARIOCAS QUE POSSUEM IMÓVEIS NO RIO DE JANEIRO. COM AS OLIMPÍADAS, OS MESMOS NA SEMANA ENTRANTE, JÁ ESTARÃO VALORIZADOS NO MÍNIMO EM 10%. E SEJAMOS FRANCOS, TEM GENTE DA VARIG NEM SE “LIXANDO” PELAS MERRECAS DO AERUS. APOSENTADORIA DO AERUS É OU FOI PARA QUEM TRABALHOU. VOCÊS SABEM DO WALTERSON CARAVAJAL ? DEVE ESTAR NA SUÍÇA CURTINDO A BOA VIDA QUE NÓS, IMBECÍS LHE DEMOS!
ABRAÇOS STRINGHINI.
Taiane.não te falei que na próxima semana teríamos boas noticias?A macumbeira aqui do meu predio não falha nunca.
Um bom fim de semana para todos.
Cabral
Dr. Maia
Obrigado pelo excelente trabalho que o sr continua fazendo, mantenho a minha fé inabalável mas, não querendo aproveitar de seu blog gostaria de informar ao Sr. Stringhini o seguinte:
O Tal Walterson Caravajal está morando em Angra dos Reis em uma belíssima mansão imensa….podre de rico…será que foi da mega sena??? Bem aquela do AERUS…Deus é grande e o dele está reservado….preciso dizer mais?… Pergunte…
Abraços com respeito
Inez
Sempre gosto muito de ler os comentários do Dr. Stringhini.
Mas Cabral vc hoje me arrancou uma bela gargalhada!!! fala pra macumbeira do seu prédio bater o tambor. A essa altura do campeonato tá valendo tudo.
Pessoal tomei um fôlego e acho que o otimismo é tudo agora. É fácil mandar um não e até agora não veio é porque cabe negociação creio.
Nos resta esperar sim é otimizar os resultados de tantos esforços e dedicação do grupo que nos representa.
Dr Maia bom fim de semana e que a sua competência brilhe mais do que nunca em breve.
Os representantes da Varig não participam das negociações? Não vejo falar deles nas reuniões já ocorridas. E quem vai aceitar ou não o possível acordo? Estranho!
Cabral , manda um abraço para a sua macumbeira particular , se ela é das boas veremos na quinta feira …
Uma ajudinha lá de cima sempre é bem vinda , não entendo nada disto , mas se ajudar , que mal há ?
Pois é José , nenhum representante da Varig , o Aerus também não se fará presente ( pelo menos não na figura do Sr. Aubiérgio ) , e daí é que sairá a proposta de um acordo ?
Tudo muito misterioso , mas quem sabe …
Abraços .
Obrigado Dr Maia, pela publicação, estamos certos que antes do final vai dá tudo certo para pelo menos um dos lados dos contendores e tomara que sejamos nós….
STRINGNINI;
Suas dúvidas são as minhas e de milhares de colegas que são do plano 1. Colocaço~es perfeitas,e dúvidas referentes a ilegalidade do plano 2(lei n.109/91)
Será que com entrada de novos recursos vamos continuar no pacotão de maldades?
Criado unicamente para nos ferrar? Está chegando a hora de começarmos os questio
namentos,sem querer criar discordia com os nossos colegas.Amanhã teremos uma si-
nalização dos procedimentos referentes ao acôrdo que com certeza se relizará.
Vou até o ítem (3), os demais ficarão pendentes,e no momento oportuno, e em caso-
de irregularidades tomaremos as devidas providências,pois nada termina amanhã OK
Aproveito a oportunidade para desejar ao Dr.Maia uma pronta recuperação de sua /
saúde.Esteja com Deus Dr; pois êle jamais deixa de ajudar as pessoas que nêle acre
ditam.
Abraços
Cabral
A DONA VIVÍ INFORMA; SE ATÈ O DIA 27 NÃO HOUVER UM ACÔRDO. OS ENCOSTOS VÃO TÔDOS PRA BOCA DO CURURU.
UM BOM FINAL DE SEMANA
CABRAL