set 19 2009

DA DIFERENÇA ENTRE CONSTRUIR E SÓ TER RAIVA

Postado por at 00:26 sob Uncategorized

Este blog é um espaço de divulgação e de debate. Acabei me sentindo na obrigação de publicar esta nota, tendo em vista que agi com mão pesada nos últimos dias em relação a comentários postados.

II
É um espaço de debate, sem dúvida, de propostas de soluções, com a delicadeza de quem é um advogado – e que respeita profunda e sinceramente as representações associativas e sindicais. Como a questão jurídica e seus desdobramentos geram expectativas e debates, abre-se o espaço para a discussão.

III
Luta política é uma coisa. Mobilização é uma coisa. Ofensas gratuitas e pura expressão de raiva são outra coisa. De uma forma, se é sujeito: se age, se briga, se mobiliza; da outra forma, se é um objeto. Na primeira se age; na outra, se é apenas espectador.

IV
A injustiça é uma doença. Contra elas tentamos vários remédios: há o remédio do Judiciário, não raro tardio; há o remédio político, trabalhoso. Enfrenta-se a injustiça como quem enfrenta uma doença. Se um remédio falhar, aumenta-se a dose, a duração do tratamento, ou busca-se outro remédio. Não se pragueja contra o remédio. Ninguém sai a xingar o remédio anterior. Aprende-se com a experiência, e segue-se adiante. Se o remédio era para funcionar em 60 dias, e ainda não funcionou, mas há esperança de que funcione em mais trinta, é nossa escolha optar ou não por essa continuidade. O que não fazemos é apedrejar o remédio.

V
Vejo muita confusão a respeito do que seja opinião política. Temos pouca história de luta pela cidadania, e talvez por isso exista essa confusão. De um lado, uma longa ditadura. De outro, uma pregação constante contra os movimentos sociais. E, sempre, um preconceito existente contra quem defende seus direitos de forma coletiva. O resultado é o que simples praguejar, para alguns, é tido como manifestação política. E isso lembra o que Brecht escreveu a propósito do analfabeto político.

VI
Pois não é. O mero praguejar, a mera expressão da raiva, não é uma manifestação política. Provavelmente seja o contrário disso. O que se vê, na internet, de emails praguejando, mas que nada propõem, nada mobilizam, nada conscientizam, é impressionante. Viram uma explosão de raiva, tão só. E ressalto: manifestação política é aquela que une, que aglutina, que busca transformar pelo convencimento, pela mobilização e pela pressão. Cheguei a ver uma manifestação que critica o governo por “pensar só no pré-sal”. Ou seja, é uma tentativa de transformar todos os nacionalistas, todos os brasileiros de coração, em inimigos. Um tema dessa relevância está em discussão, mas não interessa. O que interessa é apenas fazer muxoxo.

VII
O blog é, sim, um espaço de discussão, inclusive política. Mas a mera explosão da raiva, ou o “praguejar contra o remédio”, não á construção de uma alternativa política ou mesmo de alternativa jurídica. O prazo dado se esgotou, sim. Os senadores estão trabalhando, pressionando, buscando construir alguma coisa sobre o que já foi feito até aqui. Nâo há cor partidária, nesse sentido. Há um esforço comum. Só que esses que estão colaborando também acabam sendo vítimas de comentários raivosos, absolutamente destrutivos, que nada mais fazem do que tentar afastar os aliados que foram duramente conquistados durante esse período.

VIII
O último prazo dado acabou, sim. E foi dito que na próxima semana haverá uma reunião da AGU e, a seguir, uma reunião no Senado. Há frustração, claro, em relação a isso. Queríamos que fosse mais rápido, levamos as propostas absolutamente prontas tanto do ponto de vista jurídico quanto do ponto de vista orçamentário à União. Só que a União não se resolveu ainda. Tão somente nesta última semana é que as Delegacias Regionais da Receita Federal encaminharam os dados que faltavam, e isso é que viabilizará a próxima reunião do Grupo de Trabalho. Já há dor suficiente, já há frustração suficiente, para que alguém conte as horas e saia a bradar o que todos já sabem: “o tempo acabou”. Acabou, sim, todos sabemos disso. E todos estamos fazendo esforço para que se construa o convencimento frente ao Governo.

IX
Às vezes parece que há gente que tem prazer em dizer: “eu não disse? Era enrolação, não há futuro algum”. E nada é proposto no lugar. Ou é proposta a continuidade de um julgamento onde estamos perdendo por 4 votos até agora. Esse tipo de manifestação é só expressão de raiva. Nada constrói. E não raro é uma manifestação infantil. E mais frequentemente é uma manifestação despolitizada: é como se problema não fosse “nosso”: fosse “deles”. “Eles”, seja lá quem forem, inclusive os que estão do nosso lado, é que se virem para construir alguma coisa. Ou seja, não é uma manifestação cidadã, não é uma manifestação altiva, porque apenas se espera algo de outros. Não estamos inseridos “nos outros”: estamos no aguardo, sempre, de que “alguém faça algo por nós”. Por isso é despolitizado, por isso é mera manifestação de raiva, por isso não é construtivo, e por isso frequentemente é pueril, é só bater o pé e esperar ser atendido. Não é algo altivo, cidadão, reivindicador, mas um muxoxo raivoso.

X
Na explosão da raiva que não constrói, houve xingamentos para todos os lados. No que isso convence? No que isso propõe? No que isso constrói? No que isso facilita uma próxima audiência com alguém que fatalmente opinará no andamento das coisas? No que isso atrairá aliados? Por que alguém se declarará favorável à causa se no primeiro entrave também será objeto de achincalhamento?

XI
Daí a explicação que devia. O blog acaba, sendo, sim, um espaço político. Mas não é um espaço da raiva que nada constrói, da raiva destrutiva, da raiva que tenta afastar até mesmo os aliados que foram conquistados nesse período. Daí que decidi que vou vetar esses comentários de mera expressão de raiva porque nada vêm construindo. O que foi um espaço para o desabafo se transformou em um festival de raiva insana. Quando há proposta, quando há indagação, quando há exposição de sofrimento, é uma coisa. Quando é mera explosão de raiva, é outra. É uma raiva que joga contra, que deixa prostrado quem já está fraco. Não é hora de prostração. Estamos em pleno jogo, em franca articulação, em convencimento crescente. É hora de construir.

72 respostas até o momento

72 Respostas em “DA DIFERENÇA ENTRE CONSTRUIR E SÓ TER RAIVA”

  1. Gelsonem 19 set 2009 �s 01:28

    Caro Dr. Maia: Concordo com todo o exposto. É possível até que os raivosos não estejam no contesto geral. Mas, é importante que todos os envolvidos se mantenham focados, a despeito dos raivosos. A luta é árdua e deve ser contínua. Não seria uma minoria raivosa que tiraria o mérito daqueles que como você continuam lutando para que os aposentados do Aerus., um dia possam voltar a sorrir.

    Um abração!!!!

  2. Wilsonem 19 set 2009 �s 05:20

    Dr. Maia:

    Creio que a vida, através desse episódio do Aerus, está dando uma dura lição de humildade e determinadas pessoas tendem a reagir mal a essas lições.
    Acostumaram-se a ver a vida através de sua própria ótica e toda dificuldade que lhes aconteça detona a insegurança que lhes reside no ser.
    É uma lição de amadurecimento para elas. Para todos nós, na verdade.
    Mas nem todos reagem da mesma forma, dependendo do grau de maturidade de cada um. As dificuldades são as mesmas para todos…

  3. Petraem 19 set 2009 �s 06:40

    Perfeito , Dr. Maia !!!!
    Compreensíveis a decepção , o desespero , o medo do futuro .
    Incompreensíveis a grosseria , a falta de compaixão e a pouca inteligência ao apedrejar pessoas ou instituições de cujo parecer ou boa vontade dependemos .
    Continuo acreditando , mais do que nunca !!!
    Abraços , esperança e um bom fim de semana !!!!

  4. R. Jorgeem 19 set 2009 �s 07:02

    Muito bem colocado, Dr. Maia. Creio que isso vai acalmar os mais “afoitos” – pelo menos por algums dias. Mais tem gente que querem ser ouvido mesmo quando eles não tem muito positivo/ construtivo a falar. Não sabem o mal que fazem. Gostei muito esta resposta posto por um colega algums dias atrás:
    João Buss em 03 set 2009 22:12
    Os juizes já foram ofendidos, os políticos já foram ofendidos, o Presidente da República já foi ofendido, senadores já foram ofendidos, os Ministros já foram ofendidos por participantes do AERUS e da VARIG neste e em outros fóruns da nossa causa. Fico pensando o quão grave foram essas ofenças e que resultados teremos em relação a essas ofenças. Acho que alguns comentários poderiam ter sidos mais comedidos, pois temos muito a perder se alguns dos ofendidos digam um NÃO BEM GRANDE para nossa causa. Será que podemos contar com essas pessoas as quais ofendemos, que nos dêem apoio? Apenas uma reflexão, pois ofender não leva a nada, somente leva a discórdia. Trabalhei por 33 anos na VARIG, mas nem por isso achei no direito de ofender alguém. Deixamos as coisas acontecerem de forma passiva, enquanto funcionários, e agora estamos chorando o leite derramado. Temos que deixar a Justiça resolver o caso, temos que deixar o Dr Maia (que é o Advogado do SNA na causa AERUS) trabalhar e a nós resta dar apoio (ir a Brasília OK) com pensamento positivo para que os trabalhos sejam executados a contento e a nosso favor. OFENDER NUNCA FOI E NUNCA SERÁ UMA BOA POLÍTICA.

    Temos que ter calma e participar das reuniões junto ao SNA. Acatar o lado oficial do SNA… temos que ir à Brasília, OK, vamos lá. Pelo menos os que podem já fizeram isso e com certeza os resultados foram positivo. Na marra ninguém leva nada.
    Mais um pouco de força e fé gente, pois pensamento positivo fortalece o corpo e a alma.
    Tríplice e fraterno abraço à todos…

  5. Gabrielaem 19 set 2009 �s 08:01

    Dr Maia,

    Adorei. Para um bom entendedor meia palavra basta. Vamos nos manter de cabeças erguidas sem baixar o nível. Já estava desagradável em ler o blog, que nos é emprestado.
    Carinho à todos

  6. Luiz C. B. de Vargasem 19 set 2009 �s 08:23

    Dr. Maia
    Era isso que esperava à muito tempo. Que Cancelasse todos os comentarios xingativos, ofensivos e tambem os anonimos. Por mais equilibrado,por mais neutro que fosse jamais daria ganho de causa à quem me ofendesse violenta e pejoritivamente.Não se pode ofender quem tem a mais poderosa arma na mão A CANETA que resolve. Bom fim de semana. Abraços de um que mantem a esperança e faz um pouquinho de força por todos os colegas , inclusive os que ofendem. Cop. Vargas entrando nos 76

  7. gabrielaem 19 set 2009 �s 08:27

    O Sr. diz,
    O último prazo dado acabou, sim. E foi dito que na próxima semana haverá uma reunião da AGU e, a seguir, uma reunião no Senado. “Há frustração, “claro, em relação a isso.

    Não,não há uma frustação,há um desepero geral.
    Muito diferente.

    Quanto a mão pesada concordo que foi BEM pesada.

  8. Ivoem 19 set 2009 �s 09:05

    Toda raiva poderá ser canalizada para o voto eleitoral. No próxmo ano haverá disputa à Presidencia da República. Se esse governo priorizar a Justiça e mostrar agilidade nos julgamentos, vale a pena mantê-lo, se não…

  9. João Bussem 19 set 2009 �s 09:56

    Pessoal bom dia a todos,
    não sou melhor que ninguém e sei que muitos estão num sofrimento inquestionável, sinto na pele a perda de tudo que construí ao longo desses 33 anos de VARIG. Não sinto nada? Sinto sim, e muito, porém se eu estivesse em cima de uma cama em estado terminal de cancer e sofrendo horrores, o que faria se tivesse um trilhão de dólares, ah… teria uma morte mais feliz, pois então prefiro a vida sem esses um trilhão de dólares, hipocrisia? Talvez sim, essa seja a maneira que encontrei para agir com paciência e perseverança. Minha intenção não é dar show de moral a ninguém, mas sim passar um pouco de calma e deixar a justiça resolver. O Dr Maia já nos deu todas as explicações possíveis e impossíveis, e estamos com tudo não mão. As causas juridicas são extremamentes complicadas, e a paciência é a base do sucesso. Grande final de semana à todos, torcida positiva, cabeça erguida e muitas palavras gentis. Tenho certeza que um dia vamos comemorar nossa vitória, e que seja logo.

  10. Elizabeth Oliveiraem 19 set 2009 �s 10:20

    Dr.Maia…eu de fato já estava me sentindo pior somente de ler o seu blog….entrava nele com esperança e saia deses´perada e triste…..todos estamos sofrendo….em maior ou menor grau e o melhor e mais sensato a fazer não é ficar julgando e contado dias e sim ter fé e perseverar sempre…pois nunca estivemos tão perto.Abraços e força e não nos abandone

  11. rarrissimoem 19 set 2009 �s 10:21

    Sabemos como esse Ex Min cassado foi inimigo dos funcinários da antiga VARIG……….

  12. Lucianoem 19 set 2009 �s 10:24

    Acho que não gostaram da matéria do jornal O GLOBO de hoje sobre o Min JOSE ANTONIO TOFFOLI,não podemos sonegar informações……………

  13. Felippelloem 19 set 2009 �s 11:09

    R. Jorge, TFA

    Concordo com você que quando funcionários fomos passivos e nada fizemos, se bem que os participantes do colegiado nada faziam e não nos davam espaço.
    Quanto as ofensas, que fizeram a determinadas autoridades, foram simplesmente motivadas pelo mixto do desespero pela dificuldade de sobrevivência, pela saúde se esvaindo, pelas promessas e o descaso demonstrado pelos prazos não cumpridos. Isso justifica que pessoas até então pacíficas e moderadas, se manifestem de maneira mais agressiva. Não acho justo críticar a opinião de quem esta vivendo precariamente, perdendo sua casa, oficial de justiça batendo a sua porta, sem recurso para suas necessidades básicas e perdendo a dignidade conquistada a muito custo. Manter a calma com o mundo despencando a sua volta se torna uma tarefa muito dificil para quem sempre cumpriu suas obrigações. É triste e desumano viver essa situação no fim da vida.
    Essa explosão com ofensa e raiva deve ser entendida e perdoada. É do ser humano.
    Será que um religioso quando da uma martelada no dedo diz amém?

  14. Roberto Santannaem 19 set 2009 �s 11:19

    Parabéns Dr. Maia, seu comentário foi perfeito, concordo plenamente e creio sinceramente que vamos ganhar o que nos é de direito. Muita força a todos e um bom final de semana.

  15. Antonioem 19 set 2009 �s 12:12

    CONCORDO 100% COM TUDO DITO
    PELO FELIPPELLO.
    VAMOS TER FÉ QUE CHEGAREMOS LÁ
    COM O DR.MAIA E O SNA.
    ABRAÇOS E ESPERANÇA A TODOS.

  16. jose sauloem 19 set 2009 �s 12:33

    Caro Dr Maia,
    Não consigo concordar com a integralidade do post.
    Tenho certeza que o sr não tem a pretensão de alcançar unanimidade nisto.
    Como disse o companheiro Filippello nem um religioso diz amém ao martelar o dedo.
    Eu sou humano e solto um sonoro ###***@@@.
    Já escrevi aqui que admiro Ghandi e Mandela (Nobel da paz),
    mas tambem admiro o MST e o Bin Laden.
    Ressalte-se que do Bin Laden conhecemos o que os americanos querem.
    Não aplaudo o terrorismo, aplaudo a coragem de “enfrentar” o inimigo.
    Um defende sua causa que tratam como fundamentalismo radical, o outro o domínio do petróleo$$$.
    Entre ele e o george bush, qual é mais terrorista, mais sádico??
    Entendo que se este espaço ficar adstrito a elogios e lamentações, teremos pouco resultado prático.
    Se adstrito à propostas (a meu ver o ideal), as postagens reduziriam-se consideravelmente.
    Se houver xingamentos, há que se avaliar se foi uma martelada no dedo.
    Não há nada de errado num ###***@@@ na hora certa.
    Abraços

  17. Sinaiem 19 set 2009 �s 12:36

    Dr. Maia,

    Sua habitual vigilancia foi até complascente com os exageros das “explosões de raiva e pedradas a torto e a direito” que nada tem a ver com desabafo.
    Tenho visto protestos inteligentes de companheiros, cartas enviadas a autoridades conquistas de simpatizantes etc.

    Cada um pode falar o que quiser, mas deve ser com responsabilidade para não piorar uma situação e prejudicar todo mundo.

    Por último, tenho lido apenas suas postagens, pois percebi que algumas respostas estavam me fazendo mal.

    A situação deixa-nos à flor da pele, mas não podemos perder a dignidade mocional, senão, quem vai querer cooperar com nossa causa.

    Não estou criticando quem já se abateu, apenas tentando não perder a lucidez.

    Não temos o poder de tirar nada a força de ninguem mais forte e muito menos do governo, mesmo que seja nosso.

    Já chegamos até aqui e acredito estarmos a meio passo de uma decisão que certamente será politica. Lembrando que somente nossos votos não elegem um presidente.

    Sou muito grato pela sua dedicação e competencia e que Deus seja por nós.

  18. Aposentado Aerus R.Vargasem 19 set 2009 �s 12:50

    Dr. Maia gostaria que o senhor entendesse que não haverá nada, nem a consolação dos Anjos que nos façam ficar calados diante dos crimes que a União cometeu com o Aerus, desde a suspensão dos 3% até os contratos ilegais e as apropriações indébitas, etc…
    Não é justo que inocentes aposentados com direitos adquiridos sejam condenados a pagarem por um crime em que foram vítimas.
    Por isso meu amigo, vá se preparando muito bem porque nós não abandonaremos a luta por nossos direitos conquistados com trabalho honesto e suado ao longo de toda uma vida.
    Esperamos não encontrar covardes nem desertores nessa batalha.
    Reitero mais uma vez a total confiança no senhor e no SNA como entidade designada por lei na defesa dos nossos direitos.
    Portanto só espero que estejam preparados para se empenharem cada vez mais nessa causa digna e justa.
    Existe ainda, a meu ver, muita luta pela frente.
    Abraços,
    R.VARGAS
    Aposentado Aerus
    Obs:
    Também estou NÚ!

  19. Vilmar Motaem 19 set 2009 �s 12:52

    Eu entendo que ao criticar, ao invés de apoiar, compreender e estimular o nosso irmão aeronauta e aeroviário que ao desesperar-se não está sabendo enfrentar este drama SEM SIMILAR NA HISTÓRIA DESTE PAÍS, estamos nos valendo da mesma violência que tanto criticamos.
    Pessoas capazes e idôneas estão nos ajudando. Eu acredito.
    Vilmar Mota Lopes
    Cmro. de Vôo Varig
    Assistido Aerus

  20. Fernando Rochaem 19 set 2009 �s 13:13

    Dr Maia.
    Na resposta a um comentarista, o Sr. menciona que “a coordenação do GT não é do Min. Tófoli. E, por enquanto, é o vice do Min. que ficará por lá …”. Um comunicado do SNA aponta a Dra. Grace Maria como coordenadora dos trabalhos, Já na petição da AGU ao STF, de postergação de julgamento, o Min. Tófoli se colocou como coordenador destes trabalhos. Por fvr, poderia informar quem efetivamente está com o compromisso de concluir os estudos? Abç.

  21. paizoteem 19 set 2009 �s 13:23

    Desculpem ,mas raiva… devemos sim, sentir!
    Raiva do que nos fizeram.
    Raiva de não podermos ,sozinhos mudar a situação e sentimonos impotêntes engolindo desaforos.
    Raiva é bom !
    Raiva enquanto sentimento é bom.
    A raiva enquanto sentimento de infdgnação é boa.
    Engolir e não manifestar nosso desagravo quando nos usam e usam de desonestidade conosco , é doentio
    O normal e desabafar!
    A raiva faz parte da busca de justiça.
    Não chegando a ser um ódio mortal , o que é bem diferente.
    O que precisamos é direcionar nossa raiva às pessoas e coisas certas.
    O que precisamos é manifestar corretamente e de forma proveitosa a nossa raiva.
    O que não podemos é exigir que todos sintam a mesma raiva.
    É um sentimento pessoal , do tamanho de nossa angústia.
    Usar a raiva políticamente , ou seja para fazer da nossa uma raiva de todos pode ser diferente.
    E pode ser até aproveitamento da fragilidade do outro.
    Desculpem ! Mas eu sinto raiva … muita raiva e preciso que saibam que não me conformo e não posso calar, sob pena de adoecer.
    Só terei o cuidado, e trabalhararei para fazer desta raiva – justa raiva- Um sentimento produtivo e que me leve a sentir menos raiva no futuro .

  22. Orlandoem 19 set 2009 �s 13:24

    bem, próxima semana…… pode ser entre segunda e sexta feira…. mais 5 dias…..ufa que canseira……..

  23. Valériaem 19 set 2009 �s 14:00

    Sou contra xingamentos e ofensas gratuitas sim. Mas também sou contra o descaso, a falta de palavra, a apropriação indébita, a injustiça causada a 10.000 famílias no caso AERUS, as consequências provocadas por essas injustiças e acho que pressão se faz através de palavras bem usadas, bem colocadas e com o cuidado de não se ofender. Já disse, e repito: a Constituição da República declara a liberdade de expressão, porém, toda liberdade vem acompanhada de uma responsabilidade. Agora, é claro que as pessoas estão indignadas. Algumas até com raiva. E porque não? Sofreram uma tremenda injustiça. Já vimos aqui neste blog relatos que muitas vezes me levaram às lágrimas. São verdadeiras tragédias. Centenas de famílias se desfizeram, muita gente morreu, muita gente está doente, (mente sã, corpo são, mente doente…) as pessoas são humanas, e o ser humano sente tudo isso que o senhor falou. O difícil é estar na nossa pele.

  24. Valériaem 19 set 2009 �s 14:18

    Ah, a propósito… não tenho raiva do Toffoli não, mesmo porque nem o conheço. Quando fiz as perguntas em relação à ele (os jornais já me responderam) foi porque AERUS à parte, tenho minha opinião quanto à nomeação. Também sou advogada e faço cursos de atualização de vez em quando. Dessa forma, sei quem são os autores de literatura jurídica mais respeitados (pelo próprio meio) e entre as possíveis nomeações estava o Ministro Luiz Fux, que tem uma vasta lista de obras publicadas e é conhecido pelo seu notável (aí sim) saber jurídico. Estava torcendo por êle. Independente do Ministro Tóffoli estar no caso AERUS, como o senhor postou sobre o assunto, eu sobre ele discorri.

  25. Roberto Haddadem 19 set 2009 �s 16:18

    Quando um religioso e/ou qualquer pessoa martela o próprio dedo, o ###***@@@ é dito ou gritado à esmo. Portanto, não foi endereçado a ninguém, simplesmente uma maneira de diminuir a dor. Quando se solta um sonoro ###***@@@, com endereço certo ou sem endereço, porem, se referindo às pessoas que trabalham tentando resolver uma questão como a nossa (AERUS), isso sim é ofensivo. Duvido que alguém diga um sonoro ###***@@@ a um garson pelo fato de seu pedido estar demorando. O que ele vai fazer, com toda certeza, é pegar o garson amistosamente pelo braço e dizer: ô mermão, quebra o meu galho, tô morrendo de fome, falô?kkk. Isso por motivos óbvios, é claro (embora eu não acredite nisso, mas é de conhecimento geral). Alguns sentimentos devemos senti-los em particular, ter mais calma. ###***@@@ nesse blog é o mesmo que dizê-lo no microfone da voz do Brasil. Centenas de autoridades lêem esse blog e podem até se sentirem ofendidos. Fyi, toda “raiva”esta diretamente relacionada a indignação. Não há “raiva”por motivos agradáveis.
    Quanto a questão do MST, Bin Laden, Americanos, terroristas, petróleo$$$ e George Bush, acho não cabem no nosso caso.
    Sinceramente, se eu fosse uma das pessoas envolvidas em resolver o caso AERUS, e tivesse o hábito de ler os comentários desse blog, eu teria um pouco de má vontade.
    Roberto Haddad

    Dr. Maia, eu citei a profissão de GARSON de forma prejorativa. Mas foi so um exemplo. Caso o Sr. ache que deve, censure o texto por favor.

  26. Valériaem 19 set 2009 �s 16:35

    Recebi hoje um lindo e-mail de minha grande amiga D. Transcrevo parte do texto, atribuído à filósofos apenas.

    “As verdadeiras palavras não são sempre bonitas e as palavras bonitas nem sempre são verdades.”

  27. J.Pessoaem 19 set 2009 �s 16:56

    Será que é só por causa do Sr ministro que estamos nessa situação?
    Ele é a ponta do iceberg.só a pontinha.
    percebe?

  28. Marcioem 19 set 2009 �s 17:03

    Hi Dr.Maia, agradeço as oportunidades que tive em me manifestar no seu Blog.
    E aproveito esta nova situação que se apresenta, com a clara chamada para a distinção entre construir e só ter raiva, para um comentário sobre o que, a meu ver, e essa é uma visão minha, acontecerá na próxima semana.
    Na última quarta-feira o Movimento Acordo Já fez uma vigilia na frente da Camara dos Vereadores do Rio de janeiro, com o objetivo de mais uma vez apresentar sua reivindicções de forma ampla e ter o esclarecimento daqueles que começavam mais um dia de trabalho. Um outro aspecto foi o próprio sentido da vigilia, quando velas acesas dão um cunho espiritual e uma dimensão maior a uma luta por Justiça.
    Neste mesmo dia cumprimos uma agenda com o Sr. Interventor do Aerus, que nos recebeu na sede da Praia do Flamengo e, numa conversa franca, nos colocou a par do que havia realmente e clareou alguns pontos. O que há é um Grupo de Trabalho em torno da Defasagem Tarifária, mas foi lembrado que o próprio Ministro-Chefe da AGU levantou o problema do aspecto social do Aerus. Perguntei então sobre aqules numeros do Ministro em sua entrevista. Por que a dívida da União com a Varig antiga era de apenas 2 bilhões e meio e a da Varig antiga para com a União era de 6 bilhões e meio ( estes são valores de memória e para situar). Esclareceu que estes números já foram melhor estudados , clareados e verificados e agora giram em torno de 3 bilhões e 5oo milhões para a Varig antiga versos 3 bilhões e 600 milhões para a União. Falei então que era uma conta de resultado zero, nada a receber e nada a pagar, praticamente.
    Não trouxe esta informação para cá, pois sem a saber, os que aqui se manifestam, já estavam possuidos de grande fúria e reinava amplo desespero.
    A meu ver, qualquer resultado que beneficie com Justiça a causa do Aerus, de assistidos e demitidos, virá pelo lado do problema social.
    Os direitos do pessoal dp Aerus, de forma jurídica. virá da construção de uma causa jurídica nos tribunais. Levará tempo, ficará para os nossos herdeiros.
    Encerrando essa nossa conversa, perguntei ao Sr. Interventor, como ele sentia o que aconteceria. Ele disse, com grande sabedoria: Pode acontecer tudo, inclusive nada.
    Aguardemos a próxima semana

  29. Heitor Borgesem 19 set 2009 �s 17:11

    Caro Fernando Rocha, sobre sua dúvida de quem está coordenando
    os trabalhos, lembrei de M. Quintana.

    ” Era um caminho que de tão velho,minha filha, já nem sabia mais aonde ia …”

    Acredito que é esse o caminho do Grupo de Trabalho.

  30. Doraem 19 set 2009 �s 17:48

    Valéria

    Sou sua fã. Ratifico suas palavras.Não me manisfesto aqui porque infelizmente não tenho soluções para nossos problemas. Só queria deixar registrado que não existe
    coisa pior no mundo do que o ser humano perder sua dignidade. Sim, porque quem não tem SAÚDE, não tem DINHEIRO, perdeu toda dignidade .SEM saúde e SEM dinheiro o sujeito é um NADA!É o que está acontecendo conosco, ninguém deve nos censurar porque só sabe o QUE estamos passando É QUEM está passando…É muito DIFÍCIL!
    Obrigada Dr. Maia pelo espaço, espero que compreenda os desabafos e a dor dos colegas.

  31. Valériaem 19 set 2009 �s 18:15

    Dora

    Obrigada por suas palavras. Você bem sabe que a recíproca é verdadeira.

  32. Pauloem 19 set 2009 �s 19:52

    Marcio:
    Isto é o que eu venho dizendo a muito tempo, ou seja esse acordo tem de ser construído principalmente na questão política.
    A União não é obrigada a quitar seus créditos agora ou pode muito bem dar um deságio e ainda perdoar dívidas.
    É por isso que eu insisto que o SNA e os Parlamentares tem de agirem nesse sentido também.
    Espero que eles já estejam agindo nesse caminho também.
    Não podemos ficar sem solução ou só a mercê do judiciário, nós não somos eternos.
    Além do mais na questão jurídica o Dr. Maia deve estar com ótimas cartas na manga.
    Como podem os créditos da defasagem tarifária serem aceitos como pagamento da dívida do Aerus e o mesmo governo que aceitou dizer depois que não tem crédito?
    Vamos aguardar as notícias da semana.
    Temos que continuar lutando pelo que é nosso.
    abç,

  33. carlaem 19 set 2009 �s 20:35

    Todos os colegas falaram do alto de sua dor, buscaram as frases da alma para apenas poder teclar alguma coisa na hora da decepção. Frases malditas, xingamentos,
    sim por muitas vezes li depoimentos que eram verdadeiras catarses. Como disse antes e o som da dor, palavras de sofrimento, de constrangimento, de injustiça seriam bonitas ou “suaves”?
    Para quem participa mas não é vítima na pele, tudo é visto de outra ótica. É sabido por todos que possíveis, cabíveis soluções tramitam ao nosso favor. É sabido que temos simpatizantes senadores, deputados enfim. Sabemos de tudo isso. E acho de verdade que se alguém ou muitos se excederam em seus comentários volto a dizer é a voz da “DOR”…
    Otimizar os resultados é desejo de todos, é mais do que isso é uma questão de sobrevivência. Agora de cima para baixo pouco vi quando se fala do desespero de “IDOSOS”. Nem a ONU nos respondeu!
    Continuamos aqui na luta, me identifico muito com as palavras da (valéria e felippello).
    bom fim de semana a todos.

  34. Nice´sem 19 set 2009 �s 20:50

    Pessoal, não entendo como os créditos da defasagem tarifária terão que saldar dívidas com a União, esses créditos foram dados ao Aerus por ocasião da venda da Varig e endossados pelo Juiz Ayoub. Estou equivocada? Alguem saberia me responder?

  35. José Luiz Ramosem 19 set 2009 �s 21:31

    Profilática essa vossa censura! Só quero lembrar que xingamentos são também apedrejamentos que antes de qualquer coisa nos aliviam dessa imensa carga emocional e são uma forma derradeira de darmos satisfação ao nosso bem maior que somos nós mesmos. Quem não tem o don da retórica usa o dom do xingamento ou do braço forte, que nunca foi o instrumento do brasileiro, historicamente. Estamos todos no mesmo barco, os que estão descrentes e desesperados e precisam de apoio emocional e os que ainda têem alguma lucidez e controle e podem e devem permanecer no controle desse barco que segue para destino desconhecido. Não vamos apedrejar os xingadores, vamos sim dar-lhes um colo e pedir para que orientem a sua força mais comedidamente. Imaginem só em que estado emocional estão essas pessoas para se permitirem explodir publicamente através dos xingamentos. Eles não estão errados, mas tudo só se resolve diplomatimante.

  36. Clovis IIem 19 set 2009 �s 21:34

    Lula certa vez reclamou da propria burocracia . A luta é grande e porque que não dizer
    quase diaria. Ofender as pessoas como forma de desabafo da situação em que se encontra não é um ato sensato e não altera nada Acumulou-se inumeras vitorias mas querer apressar a maquina do governo é de uma grande insensatez. Temos inumeros fatos e pessoas de alto nivel ao nosso favor. Os prazos são referncias mais o importante são os resultados. O alongamento do prazo vendo pela otica que está se procurando tornar viavel o acordo é de grande valia. É melhor receber um sim a um prazo maior do que um não em um curto tempo. Obrigado Dr. Castanha Maia e outros que tambem lutam objetivando nossa vitoria final.

  37. aposentado Aerusem 19 set 2009 �s 22:05

    continuo NÚ!
    vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=8vKrtmXSn3s

    Permanecerei NÚ como o colega até acabarem com este crime social

  38. Brunoem 19 set 2009 �s 22:17

    Calma, não vamos sofrer de véspera gente.
    A semana decisiva já vem aí, na segunda-feira..
    O Dr. Maia está com moral nesse acompanhamento juntamente com o Paim, vide que êles conseguiram na reunião no senado que fossem buscar novos cálculos.
    Fiquem certos que novos ajustes ainda serão necessários com nova reunião.
    Repetindo as palavras do Dr. Maia, ainda temos chão à percorrer.
    Temos que ser realistas, isso não se resolve da noite pro dia.
    Abs a todos.

  39. Jorge Rosaem 19 set 2009 �s 22:27

    A postagem da NICE´S, e do MARCIO , encerram. também, minhas dúvidas e interrogações.No processo da RECUPERAÇÃO DA VELHA VARIG, a parte PRODUTIVA, ao se dividir a EMPRESA em duas – MARCA – SLOTS – LINHAS, etc.etc…acabaram negociadas (LEILÃO).OS recebíveis, aí a ação da DT – como garantia de uma dívida de 3 BI reconhecida pelo AERUS para conosco – - foi dada em garantia ao mesmo.

    Penso que daí, surgiu a SL 127 – pedindo a ANTECIPAÇÃO DA TUTELA. Quer dizer; havia um débito e uma garantia legal e real( a DT) expressa no processo da RECUPERAÇÃO. O Juiz AYOUB aceitou e endossou . Foi a forma de garantir direitos de aposentados,pensionistas e demitidos. Como agora, num acordo, esses valores serviriam para encontro de contas com a União?

    Cabe comentários sobre o assunto? Se meu entendimento estiver equivocado,antecipo pedido de escuas…

    Jorge Rosa

  40. luis carlosem 20 set 2009 �s 00:48

    Obrigado Dr. MAIA
    A todo os meus Irmãos acima tambem agradeço pelo que escreveram abaixo escrevo uma mensaegm do Mestre Chico.
    NÃO RECLEMES NEM TE FAÇAS DE VITIMA .
    ANTES DE TUDO ANALISA E OBSERVA.
    A MUDANÇA ESTÁ EM TUAS MÃOS ,
    REPROGRAMA TUA META ,
    BUSCA O BEM E VIVERAS MELHOR.
    Um boa semana para todos com muita PAZe Saude.

  41. Maria Teresa Monteiroem 20 set 2009 �s 08:13

    Este é um espaço para conhecer, compreender e desabafar. Cada um tem sua maneira própria de expressar idéias e sentimentos. Alguns, menos sofridos, têm outra fonte de renda, de outra natureza, que os ajuda a suprir suas necessidades básicas. Mas, a maioria sofre a dor da perda de tudo que teve e do que deixou de ter. Fomos, por muitos anos, privilegiados e orgulhosos de sermos ligados a uma poderosa organização, perfeita em quase tudo, vaidosa de suas conquistas e dos valores humanos que criou e acalentou “como uma verdadeira família” – A FAMILIA VARIG”. Justifica-se, por si só, o orgulho e o tamanho da dor e da perda. Só não se justifica a intolerância. Esta é a nossa via de manifestação de idéias e dúvidas. Sofremos e estamos sofrendo, não temos mais o vigor da juventude, mas temos a plenitude do conhecimento vivido e o direito até de sermos, agora sim, CHATOS e impertinentes. Não é aleatório! Ainda é a luta para sobreviver! E nem é a nossa , é a dos nossos dependentes, muitos já adultos, mas que dependem de nós para ter, depois de nós, uma vida digna. Dr Maia, o senhor e o seu Blog, é a nossa porta e nem sempre a abrimos ou fechamos como deveríamos mas, é também a extensão de nós, como o é o SNA. Às vezes o “martelo” bate na pessoa que “escuta”. No entanto, não se pode isolar o indivíduo da sua dor, a causa jurídica do objeto que a gerou. Concordo com a Valéria. Quanto ao Haddad, de “Quanto à questão…” até “má vontade.” há uma contradição no tange às afirmações anteriores. Bom fim de semana para todos e damos Graças a Deus por vocês existirem. Nossa fé é a nossa força. Grata, Maria Teresa.

  42. Movimentaçãoem 20 set 2009 �s 09:54

    Ultima iniciativa do Movimento ACORDO JÁ! foi que mais emocionou-nos.
    podemos conseguir uma excelente manifestação que emocione o público externo.Basta querer.
    perseverança; esforço, sincero , de permanecer a noite em vigilia,é desses movimentos que teremos o sucesso de tudo,e não de bla bla blas..
    Tire a bunda da cadeira.

  43. Jadeem 20 set 2009 �s 11:19

    Prezado Dr Maia.

    No inicio de nossa caminhada, esteve gentilmente em Curitiba para especialmente encontrar com nosso grupo e explicar exatamente como era nossa situacao. Eu e muitos dos nossos colegas locais e alguns vindos de Florianopolis o ouvimos atentamente. Lembro muito bem de uma fala sua e quero dividir isso com meus colegas usando este espaco.
    Disse- nos que estava ali tambem para nos ouvir e olhar em nossos olhos porque eramos a personalizacao da causa que defendia. E que isso era importante para buscar forcas nas horas dificeis que enfrentaria.
    Entao nao foi a toa que fui eu que casualmente o encontrei no dia 03 /09, a saida da reinuao com o Min Toffoli; e tive a chance de efusivamente me lancar ao seu encontro e num aperto de mao muito sincero dizer do fundo do meu coracao:

    ___Dr Maia!! Muito Obrigada!

    Isto sem saber qual tinha sido o saldo do encontro.

    Quero aqui dizer que aquele gesto nao era so meu. Quero crer que de todos que estavam ali , de minha familia e dos outros colegas que nao podem se fazer presentes mais… , e outro inumeros colegas e familias que tenho absoluta certeza o estimam lhe sao imensamento gratos, nao importando o que venha pela frente. Pois sabem discernir que se nao der certo e culpa so nao pode ser do Senhor, da Graziela, dos Senadores e dos tantos outros herois anonimos desta luta. Nao podemos esquecer jamais o quanto tem lutado por todos nos.
    Que os insultos e injustificadas ( sem querer ser pretenciosa), sejam relevados ao lembrar daquele gesto tao espontaneo que nao foi meu mas de tantos.

    Meu respeito e minha admiracao.

    Aos colegas: F O R C A = U N I A O. Tambem tenho pressa mas a esperanca nao pode morrer antes da hora e a pedra nao pode atingir justamente aqueles que nos ajudam . Sensibilizar e uma coisa Insultar e outra.

  44. O ANARQUISTAem 20 set 2009 �s 11:29

    Bom dia a todos, domingo dia de descanço. Lendo as crônicas os comentarios de todos, vejo as mais diversas citações, reclamações, protestos brandos, inflamados quase chegando mesmo a serem tachados disproporcionais com a razão mas quem é que tem o dom, a sabedoria de determinar o que é proporcional? cada um tem o seu limite cada um tem um pensamento diferente, muitos se aproximam, são quase identicos, acabam até concordando depois de aparar as arestas. Agora dificil é determinar limites de raiva que cada um pode chegar, não existe tamanha façanha no ser humano, principalmente quando se mistura pessoas em situações diferentes, os que estão quase no fundo do poço não podem ser tratados como se fossem meros expectadores, os que tem alternativas de sobrevivencia sejam elas quais forem tambem tem uma expectativa diferente, as que estão fora da situação ou não dependem das soluções que se aguardam podem dialogar mais friamente, discutir pontos estratégicos , alternativas possíveis de serem adotadas se a que está na ponta da fila não foi aceita, não foi como se esperava que fosse, enfim o resultado não foi o desejado, o grau de desapontamento entre todos reflete de maneira bem diferente aí está o tamanho da raiva que cada um tem e procura despejar onde pode, são passíveis de serem entendidos e perdoados. A minha raiva é com tudo e com todos que de algum modo estão dificultando a solução desse imbroglio que nos colocaram, sinto um certo desapontamento com a justiça desse pais que não segue as leis, passa por cima delas como se nada fosse e nada acontece, falta a meu ver um pulso forte para que nenhuma brecha dê a chance de isso acontecer. Raiva dos politicos que se dizem solidários à causa mas não movem um fio de cabelo para que isso possa se reverter em ponto positivo , palpável e não apenas burocrático, só para aparecer na foto (existem excessões), só para conseguir mais alguns votos nas próximas eleições. Nos funcionários do governo (Min. Toffú), este como funcionário queria dez deles no meu governo, está fazendo a parte dele, para nós tremendo carrasco. abçs a todos e tenham um bom final de domingo.

  45. Henrique Melcopem 20 set 2009 �s 11:36

    Prezado Dr. Maia- Tenho enorme respeito pelo seu trabalho mesmo quando sabe que está sendo enrolado e não quer deixar isso transparecer aos seus desesperados clientes como os dependentes do AERUS.
    Apurar a causa é chover no molhado e não vai a lugar nenhum.
    Todos os dependentes do AERUS já se acomodaram com a distribuição da nova situação social a que foram atirados e veem nesse acordo uma táboa de salvação do mar bravio onde estão flutuando.
    Desejo que todos mantenham a esperança de receber alguma coisa pois isso anima e dá motivo a vida.
    Quanto a mim nada de ilusão. Justiça nesse pais???
    Com admiração e respeito, Henrique Melcop

  46. Cabralem 20 set 2009 �s 11:52

    Feliz das pessoas que reconhecem que foram além dos seus limites (pegaram pesado). Desculpe-me mas até presente momento,nenhum caso de raiva foi
    registrado no nosso grupo (vírus). Estamos sim; em estado raivoso como não
    poderia deixar de sêr. Diz o ditado popular: Quem planta vento,colhe tempes-
    tade.
    Abraços
    Cabral

  47. Fernando Rochaem 20 set 2009 �s 13:20

    Dr. Maia.
    Cara Jade.
    Permite que eu me identifique como um dos colegas anônimos mencionados por você? Aconteça o que acontecer, serei eternamente grato à essas pessôas que têm exaustivamente nos defendido. Embora seja o afetado direto, aquele que deveria tentar recuperar as perdas, nunca teria condições de fazê-lo sózinho, nem de chegar pelo menos ao ponto de ter ESPERANÇA. E é dessa que tenho vivido. Abç.

  48. carlos irmãoem 20 set 2009 �s 14:42

    Dr. Maia, faço do seu sentimento o meu sentimento. A raiva quando bem canalizada é um instrumento poderosíssimo. faz-nos ter mais criatividade mais força. Foi bom seu artigo pois coloca um pouco de ordem em sentimentos tão exasperados.

    Veja também:
    18/09/2009 | 19:29
    Senado: Toffoli será sabatinado dia 30
    Valter Campanato/ABr

    Ministro José Antonio Dias Toffoli O Senado Federal marcou para o dia 30 de setembro a sabatina do advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, indicado para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele pretende assumir a cadeira deixada pelo ex-ministro Carlos Alberto Menezes Direito, morto no início do mês. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Demóstenes Torres (DEM-GO), escolheu o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) para relatar a nova escolha do presidente Lula para a Suprema Corte. A ideia é que Dornelles apresente seu parecer na próxima semana na CCJ e a sabatina ocorra na semana seguinte. Se for aprovado pela CCJ, o nome de Toffoli para o STF terá ainda que ser aprovado pelo plenário do Senado, onde a votação

  49. Vilmar Motaem 20 set 2009 �s 14:57

    Para o texto de:
    Movimentação em 20/set-09:54

    GRANDE !!! É ISSO AÍ …

    Ao Dr. Maia eu desejo: FORÇA, SAÚDE e que Deus o proteja

    Vilmar Mota Lopes
    Cmro. de Vôo Varig
    Assistido Aerus

  50. Petraem 20 set 2009 �s 17:09

    Boa tarde Dr. Maia e amigos ,
    desde ontem que estou querendo escrever algo sobre o comentário postado pelo Marcio e sobre as palavras do Interventor do Aerus .
    Vamos pensar um pouco , quantas vezes já desde a pretensa liquidação dos nossos planos 1 e 2 Aerus Varig recebemos comunicados oficiais do Aerus de que teríamos sómente mais 9/8 meses de provisão matemática paga?
    E curiosamente sempre 1 ou 2 meses antes do prazo expirar , milagrosamente ” aparece ” dinheiro suficiente para pagar por mais um prazo de 9/8 meses.
    Isto tudo aliado ao fato de Dr. Maia junto com Grazziela terem encontrado “sem querer , ups !” 1 bilhão de reais escondidos nas entranhas do Aerus , dinheiro este do qual não sabemos donde veio , para onde foi e muito menos de quem era …
    Colocado isto , me pergunto por que razão qualquer pessoa racional e normal ainda daria o mínimo de crédito a qualquer comunicado que venha do Aerus ?
    Eu pelo menos não acredito em nenhuma palavra que venha do lado de lá .
    Vamos aguardar , pois , depois do tal cobertor curto do Interventor , agora a conversa é de que talvez não sobre nada ($$$$ ) para ninguém …
    Bom final de domingo á todos(as) .
    Eu continuo acreditando no trabalho de Dr. Maia e Grazziela e na nossa força unida .
    Abraços .

  51. paizoteem 20 set 2009 �s 20:02

    Eu tenho um forte sentimento de raiva mesmo sabendo que a mesma não me ajudará na atual situação.
    Poderíamos até rebatizar este sentimento com outros nomes;
    Indignação, impotência ,etc…
    Resumindo , eu entendo , que sentir raiva não é uma ação política.
    E esse acordo tem que ser tratado essencialmente na questão política.
    Procurar um acordo político é um exercício muito amplo.
    Vou citar um caso bem simples.
    O lixeiro de minha rua sempre passa correndo.
    Geralmente rompem-se alguns sacos de lixo espalhando lixo na calçada.
    Até aí tudo normal.
    O que me chamou a atenção é que somente rompem-se os sacos de lixo das casas que se recusaram a participar de uma “caixinha” mensal construída para o natal dos funcionários da empresa de limpeza.
    O que me levou a seguinte conclusão; A raiva contra os sacos de lixo não vai construir nada.
    Quem não contribuir (além dos impostos) para a caixinha dos lixeiros,sempre terá a infelicidade de comprar sacos de lixo mais fracos.
    Ou como eu chamaria… Sacos de lixo “políticos”.

  52. Terezaem 20 set 2009 �s 20:29

    Analisando o comentário do Marcio.
    Cheguei a seguinte conclusão, cada Ministério é um feudo,o Senhor Interventor não deve ter conhecimento do que está acontecendo, quando é questionado responde “Pode acontecer tudo, inclusive nada”, grande sabedoria, parece que diz, mas nada diz.

  53. Roberto Haddadem 20 set 2009 �s 21:11

    Dr. Maia,
    em meu texto 19 set 16:18,
    solicito corrigir: onde esta escrito “PREJORATIVA” PARA “PEJORATIVA”.
    Muito obrigado
    R. Haddad

  54. Roberto Haddadem 21 set 2009 �s 00:17

    Bom dia,
    gostaria de fazer uma colocação para uma reflexão geral, principalmente das autoridades que costumam visitar esse blog: É de conhecimento de todos de que forma foi criado o AERUS. Foi da forma mais legal possível. Com toda permissão, controle e supervisão do GOVERNO. Por isso aderimos ao convite. Havia a garantia do GOVERNO. Éramos descontados em nossos contra-cheques e supostamente esse dinheiro estaria sendo transferido ao AERUS para as devidas providência. Tudo que aconteceu foi à revelia de nosso vontade. Sê a VARIG não transferia o dinheiro, não tínhamos conhecimento e nem era problema nosso. O governo permitiu que isso ocorresse, daí quebrando o AERUS. TODOS nos só tomamos conhecimento desses fatos quando a VARIG foi leiloada. Aí tudo veio à tona. Nos, aposentados e ativos, cumprimos com o nosso dever e de repente, aquele que nos garantia a existência do nosso fundo de aposentadoria e/ou pensão, intervém com a alegação de que o fundo não mais se auto-sustentava. Pergunto: por culpa de quem? do próprio GOVERNO, claro. Acho, que não deveríamos estar dependendo de resultados de ações, processos, defasagem tarifária, 3% das passagens que deixaram se ser transferidos para o AERUS etc etc etc. A divida da VARIG com o governo e vicie versa, a meu ver é outro assunto. No nosso caso AERUS, é o GOVERNO que deveria nos ressarcir independentemente do acerto de contas entre uma e outra, pelos motivos minimamente transcritos acima. Em nosso caso estamos sendo prejudicados duplamente: deixaram de pagar as pensões e desrespeitaram o estatuto dos idosos.
    Caso um cidadão deixe de pagar a pensão de seu filho (alimento, calçado, vestuário, escola e outras coisa) é preso imediatamente e tem um prazo curtíssimo pra fazer o deposito da referida pensão. QUAL A RAZÃO DE AGIREM DIFENTEMENTE CONOSCO? O CASO NÃO É O MESMO?
    OBS.: Sempre que me refiro ao “Governo”, é a instituição e não a quem a preside.

  55. luiz fernando taianiem 21 set 2009 �s 07:57

    Taiani

    Caro Roberto Haddad, era mais ou menos isto que eu queria escrever, meus parabens e obrigado.

    Em tempo: fomos todos enganados, teve genta que foi demitida da VARIG por não por não fazer parte do AERUS.

  56. VERA VIEIRAem 21 set 2009 �s 08:35

    Nunca vi um relato mais preciso sobre o caso Aerus no blog ou em qualquer outro lugar que o último postado pelo Sr.Roberto Hadad, creio que deveríamos replica-lo para todos os blogs de jornalistas e repassa-lo pela internet como se passam correntes, vamos tentar usar essa ferramenta , vamos usar o twitter tb. Tentemos mobilizar a opnião pública pela internet. Vamos usar o YOU TUBE com nossos depoimentos pessoais. É PRECISO TER ÂNIMO E CORAGEM!

  57. CCFem 21 set 2009 �s 08:36

    Caro Dr. Maia,
    A lamúria é um vício contagioso e tantos, desavisados, são contaminados por esse hábito maldito.
    A doença é tão maligna que o próprio lamuriento não percebe que está subjugado espiritualmente e sendo usado para disseminar a praga, contagiando, especialmente os mais jovens e aqueles que vivem à deriva.
    Assisti ao longo de 28 anos muitos casos de lideranças negativas que notabilizavam-se mormente pelas reclamações e maldições que lançavam pelos corredores da empresa e tambem nos DO’s e mesmo à bordo das aeronaves; e tantos terminaram apresentando quadros de depressão, afastando-se do trabalho e até aposentando-se prematuramente, por desequilíbrios psicológicos, desestruturados pelo desserviço daqueles que eram sempre pródigos no maldizer e “encostados” na hora de trabalhar; eram sempre pedra, nunca vidraça.
    É natural que o Sr. surpreenda-se com esta característica da personalidade dessa minoria de variguianos, entretanto, acho muito positiva sua atitude de coibir esta prática, pois foi o desleixo dos responsáveis pela poda destas pragas que muito contribuiu para esvasiar a motivação da imensa maioria interessada em construir uma virada que, milagrosamente poderia ter mudado o final desta história.

  58. Luiz Albertoem 21 set 2009 �s 08:48

    Bom dia!

    É impossdivel não estar de acordo com que escreve o colega Roberto Haddad, acima. Muito bem colocado. É a pura e simples realidade da demanda Varig/Aerus/Governo.

  59. Trindadeem 21 set 2009 �s 08:58

    Por falar em remédio, doença , paciencia, determinação, fé… ninguém melhor que o nosso vice presidente José de Alencar . Ele é o melhor remédio para os impacientes, basta olhar o seu calvario, nunca desanima.

  60. carlos irmãoem 21 set 2009 �s 09:08

    Dr. Maia, há um vídeo da Ana Carolina que esta no Youtube e que é bem assertivo, que nos leva a crer que vale a pena continuar lutando, acreditando…vale a pena assistir.
    http://www.youtube.com/watch?v=pFHlKJZ7rOY

  61. Ivoem 21 set 2009 �s 09:11

    Será que não caberia um processo por estelionato contra o Aerus e/ou o governo que enganaram os participantes do fundo Aerus, sumindo com o dinheiro?

  62. Petraem 21 set 2009 �s 09:36

    Parabéns Roberto Haddad , perfeito e límpido o seu relato , só não entende quem não quer .
    Abraços .

  63. Aurea Luciaem 21 set 2009 �s 10:49

    Parabéns Sr. Roberto Haddad, quem dera que todas as lamentações fossem com o propósito único, relatar o nosso problema sem ofender, e de maneira simples, porque acredito que neste grupo “tão”sofrido, haja outros com o potencial capaz de direcionar nossa luta com palavras inteligentes, que certamente alguém ouvirá nosso grito abafado de angustia e muito sofrimento.

  64. M. Jaimeem 21 set 2009 �s 12:14

    Faz-se necessário que se olhe um pouco além do horizonte.
    Podemos pensar que algumas dessas pessoas que estão agindo de forma agressiva tem interesse nisso.
    “Minar” o acordo Governo/Aerus atinge o interesse de quem tem na causa da Varig, (defasagem tarifária) caso obtenha sucesso no STF, um quinhão milionário a entrar nos seus bolsos. Isto serve p/ alertar a todos que podemos ter inimigos fortes e determinados dentro e fora de nossas trincheiras.
    Os xingamentos que podem parecer um desabafo desesperados de alguns, na verdade podem ser canhões camuflados, propositalmente e estratégicamente apontados contra nossos interesses.
    Abraços
    Jaime

  65. Elizabeth Oliveiraem 21 set 2009 �s 14:18

    Roberto Haddad…parabens pela concisão ….. é simples assim…pena que até agora muitos morreram e ainda outros tenham caido na mais profunda desgraça e humilhação por ter seu nome sujo e ter pessoas lhes ameaçando por dividas não pagas…..Oxalá. que quem precisa enxergar esta simples verdade o faça LOGO E COM URGENCIA….antes be

  66. Elizabeth Oliveiraem 21 set 2009 �s 14:19

    Roberto Haddad…parabens pela concisão ….. é simples assim…pena que até agora muitos morreram e ainda outros tenham caido na mais profunda desgraça e humilhação por ter seu nome sujo e ter pessoas lhes ameaçando por dividas não pagas…..Oxalá. que quem precisa enxergar esta simples verdade o faça LOGO E COM URGENCIA….

  67. paizoteem 21 set 2009 �s 14:28

    Leio;

    “…podemos ter inimigos fortes e determinados dentro e fora de nossas trincheiras.”

    Ainda há dúvidas sobre isto?

  68. Robertoem 21 set 2009 �s 14:34

    Tenho observado que alguns colegas sugerem o julgamento imediato por parte do STF da nossa ação de defasagem tarifária, ante a perspectiva de não realizarem o acordo. Sob esse aspecto tenho uma IMENSA dúvida: na preliminar que aconteceu no ano passado não estávamos perdendo por quatro a zero? Ora, se 4 ministros já se manifestaram CONTRA a Varig basta que apenas mais UM ministro se manifeste contra nós e então seremos realmente PERDEDORES.
    Socorro, alguém me esclareça: é verdade que já temos 4 votos contra nós??????

  69. Cabralem 21 set 2009 �s 17:43

    Carlos Irmão:
    Vídeo Ana Carolina,bateu fundo.São os tambores da rua clamando pôr justiça que advirá no seu devido tempo.Não desista;continue lutando até o ultimo -
    dos injustiçados se tornarem reconhecidos pela sociedade em que vivemos.
    À título de ilustração, te informo: que sou descendente de acreano/paraense não -
    tendo nada a vêr com o navegador/descobridor.OK?
    Abraços
    Cabral

  70. Pontinhoem 22 set 2009 �s 05:42

    Garçon:

    Ninguém xinga um garçon que vai servir-lhe uma refeição, porque corre o risco de ter sua comida “cuspida” ou coisa pior…

    Pior que “cuspir” no prato alheio, é o descaso com que estamos sendo tratados pelas autoridades.

    Se eu tivesse a oportunidade, xingaria sim, PESSOALMENTE, qualquer um deles.

    Mas aí, vc teria que passar por uma batelada de seguranças, que êles pensem que são inatingíveis.

  71. Roberto Haddadem 22 set 2009 �s 18:16

    Garson,
    Acho que o amigo, como a maioria de nos, esta com os nervos à flor da pele. Portanto, não entendeu a filosofia no texto quando me referi ao Garson. Quanto a segurança das autoridades, você talvez até possa burlar. Mas quando o fizer, por favor, cuspa por conta própria, jamais se identifique como sendo do AERUS porque ai’, meu caro, você estará cuspindo em todos nos: na tal autoridade, em seus colegas de infortúnio, naquelas autoridades que lutam por nos e, infelizmente, também em nosso tão gentil advogado e o pior, na querida batalhadora Graziella.
    melhor não cuspir

  72. silvioem 02 out 2009 �s 13:24

    O SR. já deve ter lido o comunicado 19 dp Aerus referente a alienação de imóveis. O que vejo importante :
    1- Baseado na indentificação do imóvel,pode-se ir ao cartório e descobrirmos as seguintes info que EU>>>>> Acho…. importante.s
    a- Data da compra e em nome de quem…..importante para verificarmos .
    a transferencia de patrimonio inter planos.
    b- preço de aquisição…para compararmos com minimo de venda.
    c-datas de movimentaç~es para vfr se foi comprado e transferido para o patrimonio de outro plano {deveria ter autorização do SPC}. O própio leilão deve ter sido autorizado pela SPC de acordo com art45 parágrafo único.
    a venda tipo leilão,a data próxima,a oportunidade da venda as vesperas da reunião do dia 10 estão corretas. ?Silvio aguardo resposta

Trackback URI | Comments RSS

Deixe uma mensagem.