set 21 2009

DA PRECISÃO NA ARGUMENTAÇÃO

Postado por Maia at 14:18 sob Uncategorized

Há um comentário importante do Roberto Haddad em um tópico abaixo. Vou seguir na mesma trilha.

II
Há vários pontos-chave na responsabilização da União no caso Aerus. Apenas para citar –
a. O fim da 3ª fonte. Foi autorizado pelo DAC, 8 meses após ter sido expressamente desautorizado. Nunca competiu ao DAC opinar sobre custeio de fundos de pensão. A SPC, a quem competia autorizar, se omitiu completamente.
b. Quebra da regra de custeio dos planos de benefícios quando da criação do Plano II: a regra original previa um PERCENTUAL DA FOLHA DE PAGAMENTO; quando criado o Plano II, foi mudada a base de cálculo de “Folha de Pagamento Total” para “Folha de PARTICIPANTES” em cada um dos planos. Isso quebrou completamente a regra de custeio do Plano I.
c. Saída da TAM: o Regulamento determinava o APORTE de recursos pela patrocinadora que se retirava. A TAM, no entanto, RETIROU recursos do Plano de Benefícios.
d. 21 ilegais contratos de refinanciamento de dívidas com a Varig e 8 ilegais refinanciamentos de dívidas com a Transbrasil. Adiante falarei mais sobre isso.
e. Autorização, ao final de 2002, para que a Varig contribuísse para o Aerus com QUANTO QUISESSE, QUANDO QUISESSE e SE QUISESSE. Ou seja, a União autorizou a QUEBRA DE UM CONTRATO do qual ela não fazia parte.

III
Há outras questões, mas vou especificar o tema. É que, na reunião ocorrida na Presidência do Senado, há poucos dias, fiz uma breve explanação sobre o tema. Particularmente, enfoquei AS RENEGOCIAÇÕES de dívidas da Varig e da Transbrasil. Havia parlamentares que acompanham o tema de perto, que são solidários ao tema, mas que desconheciam a extensão da barbárie, das ilegalidades cometidas pela União.

IV
Tive uma audiência, há cerca de 1 ano, com um Ministro do STF. Expus a situação, foquei essencialmente na questão da renegociação das dívidas. Salientei que até mesmo a APROPRIAÇÃO INDÉBITA foi objeto de renegociação. O Ministro me perguntou: “a Fiscalização da União não viu isso?”. Respondi: “Não é isso, Excelência. A União EXPRESSAMENTE APROVOU essas renegociações, inclusive da apropriação indébita”. O Ministro levou a mão à testa.

V
Mais recentemente, tive outra audiência com outra alta autoridade da República, que não me sinto à vontade para citar o nome porque vou expressar apenas uma opinião pessoal. Em determinado momento, frisei que a antecipação de tutela somente foi concedida porque há 21 contratos ilegais da Varig e 8 contratos ilegais da Transbrasil, todos autorizados pela União. A Autoridade não conseguiu disfarçar a surpresa e perguntou: “isso está nos autos?”. Respondi: “A ação JÁ FOI AJUIZADA com toda essa documentação. Foi por isso que foi concedida a antecipação dos efeitos da tutela”.

VI
Trata-se, já disse, de alta autoridade. A rigor, de alguém que já deveria ter alguma informação sobre o tema. E não conseguiu disfarçar a SURPRESA frente a essa informação.

VII
Em outras palavras, ainda há quem se solidarize ao tema exclusivamente pelo aspecto humano, sem ter maiores informações sobre algumas questões-chave para o tema. E a principal questão, a que PRECISA SER DIVULGADA, a que ainda NÃO FOI SUFICIENTEMENTE divulgada, é que a União atravessou um contrato do qual não fazia parte para autorizar uma das partes contratantes a DESCUMPRIR o que havia contratado. Você vende o seu apartamento por dez prestações de 15.000.00. O comprador paga a primeira e não paga as outras 9. Você cobra e ele diz: “pedi autorização para a União e não preciso pagar as 9 parcelas”. A União pode fazer isso? Pode invadir um contrato perfeito celebrado entre PRIVADOS para autorizar uma das partes A NÃO CUMPRI-LO?

VIII
Essa é a questão-chave no atual momento. Esse é o principal argumento. Saliento os dois episódios que mencionei: a audiência no Senado, onde diversos parlamentares, inclusive alguns absolutamente engajados na solução do tema, NÃO SABIAM disso; e a outra audiência, cujo nome da alta autoridade resolvi omitir, onde percebi sua surpresa ao ponto de perguntar se o que eu havia dito estava nos autos.

IX
É diferente abordar o tema pelo mero aspecto humano e abordá-lo demonstrando que a União AUTORIZOU A QUEBRA DE CONTRATO, e assim fez VINTE E NOVE VEZES. E por isso o Aerus não tem dinheiro.

X
Ou seja, é necessário que cada manifestação, que cada pedido, que cada audiência, sempre tenha esse ponto como foco: a União autorizou até mesmo o refinanciamento de apropriação indébita; a União atravessou um contrato entre privados para autorizar justamente a parte mais forte a descumpri-lo. E a Lei não dá à União o poder de atravessar um contrato livre, FACULTATIVO, assinado pelas partes por livre vontade, para autorizar justamente a parte mais forte a descumpri-lo e refinanciar – e nunca pagar – até mesmo o fruto da apropriação indébita.

38 respostas até o momento

38 Respostas em “DA PRECISÃO NA ARGUMENTAÇÃO”

  1. Elizabeth Oliveiraem 21 set 2009 �s 14:32

    É isso carissimo e abnegado e incansável Dr.MAIA …O X da questão é….porque até agora ninguem ainda conseguiu…em nivel algum….fazer a UNIÃO pagar por isso….trata-se de vidas….pessoas morrendo ….vicendo á mingua……já está na hora disso tudo ter um fim…Atenciosamente……Elizabeth Oliveira

  2. Ary Guidolinem 21 set 2009 �s 14:36

    Dr. Maia
    Está claramente colocada cada situação. Cristalina. Coisas que muitos ainda desconhecem, apesar de suas inumeras falas e tambem de artigos em diversas ocasiões. Parece-me tudo justo e perfeito. Obrigado por tudo o que tens feito.

  3. Miltonem 21 set 2009 �s 14:53

    Dr. Maia, também tem a questão de que quem saiu do plano 1 que tinha por exemplo 20% de reserva e acabou levando a reserva integral de 100% para o plano 2, aumentando ainda mais o déficit do plano 1.
    Quem foi demitido ou foi para outra empresa também levou 100% da reserva ao invés de 20%.
    Como podemos ver foram criados outros planos com o patrimônio do plano 1;
    e o que é PIOR, foram retirados ou transferidos valores individuais integrais do plano 1 mesmo quando esse possuia déficit de 80%. ou patrimônio de 20%.
    Tá explícito que a SPC foi e é totalmente responsável pelo déficit do plano 1 principalmente também com a quebra de contrato dos 3% das passagens que demoraram uma eternidade para perceber(rsrsrsrs).
    Trocando em miúdos, roubaram o dinheiro das nosssas aposentadorias.

  4. Robertoem 21 set 2009 �s 14:54

    Dr. Maia

    Muitíssimo obrigado por sua brilhante explanação.
    Se for possivel gostaria que o senhor me esclarecesse uma GRANDE dúvida: caso não saia o acordo e o STF julgue a defasagem tarifária é verdade que já existem
    quatro votos de ministros do STF CONTRA a Varig?

  5. AUREA NUNESem 21 set 2009 �s 15:02

    PESSOAL,
    OUÇAM A ÓTIMA MATÉRIA QUE O NOSSO COLEGA CONSEGUIU.
    VAMOS FAZER TAMBEM A NOSSA PARTE, PROCURANDO A MÍDIA
    LOCAL PARA CONSEGUIRMOS ESPAÇOS E REPORTAGENS.
    ESTA SEMANA É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS, VAMOS
    PORTANTO MANTER A CHAMA DA ESPERANÇA ACESA E AGUARDAR
    PELO BOM ANDAMENTO DESTE PROCESSO.

    Comissão de Aposentados Aerus RS

    Repasso mensagem elaborada pelo colega Antonio Melo que redundou em comentário de Boechat.

    Abçs,

    Caríssimo Boechat,
    Sinto-me espectador compulsório de um circo de horrores armado há mais de
    três anos.
    Deixaram-me o direito de aplaudir compungido este triste espetáculo ou dele
    sair sem receber de volta meu ingresso.
    Preferi a terceira via: Gritar com minha fraquíssima voz, juntamente com um
    punhado de abnegados colegas, para pouquíssimos ouvintes interessados nesta
    tragédia que envolve diretamente mais de 50.000 pessoas.
    Só cometemos, Boechat, o crime de trabalhar honestamente durante toda a vida
    e descontar dos nossos salários quantia significativa para o fundo de pensão
    Aerus visando à uma velhice pelo menos, digna.
    Fomos enganados. Subtraíram mais de 3 bilhões do fundo com a irresponsável
    complacência da SPC (Secretaria da Previdência Complementar), ironicamente,
    o órgão federal responsável pela fiscalização da gestão destes fundos.
    De 2006 para cá, mais de 300 dos nossos já pereceram. Muitos, bastante
    precocemente.
    Sem contar os milhares que vivem de favores de terceiros, pois não têm há
    muito tempo, condições de pagar seus planos de saúde e outras despesas
    básicas de sobrevivência.
    Trata-se de um genocídio silencioso. Não divulgado.
    Infelizmente, contamos com raríssimas inserções na grande mídia. Afinal,
    desgraça de velhos e demitidos não deve dar IBOPE.
    Você e sua equipe fazem parte das raríssimas exceções que nos dão
    ressonância constante.
    Obrigado por tudo.
    *Cmro. aposentado Antonio Melo*
    Rio de Janeiro – RJ
    .
    ——————————
    BOECHAT 9 DE SETEMBRO ENCERRAMENTO.mp3
    3057K Download

    Ou acesse……

    http://groups.google.com.br/group/apoaerus/browse_thread/thread/7a24ed4cf5371b25?hl=pt-BR

  6. carlos irmãoem 21 set 2009 �s 15:20

    Dr. Maia, suas explanações são muito precisas e preciosas. Evidentemente, que se todos os senadores (excetuando-se um ou outro)e deputados conhecessem o nosso processo a fundo, tivessem conhecimento de seu verdadeiro teor já teriam assumido uma postura diferente. Estariam somando esforços para que já tivéssemos tido uma solução definitiva para esse impasse.
    Há muita desinformação e falta de conhecimento, existem parlamentares que não sabem nem o valor do salário mínimo, como poderiam saber do nosso processo. Se tem informação, é por meio de terceiros e informações distorcidas. Fazem juízo de valor sem terem conhecimento da verdadeira causa.
    Se altas autoridades, como o senhor comenta, ficam estarrecidas quando são cientificadas do que a UNIÃO fez e acobertou imagine se o cidadão fosse , de fato, alertado sobre essas mazelas??
    Ninguém em sã consciência: presidente da república, ministro do supremo, senador, deputado pode fazer vista grossa para uma das maiores injustiças cometidas contra os aposentados desse país.
    Temos que fazer essas informações chegarem ao maior número possível de pessoas e autoridades – principalmente as que estão diretamente envolvidas na sua solução – que tenho certeza se sensibilizarão e procurarão corrigir – fazendo justiça – aos desmandos causados pela UNIÃO.
    Não é possível que se essas “questões-chave” cheguem ao real conhecimento de todos os que , de fato, decidam não tomem uma posição a nosso favor.
    Caso isso não ocorra acho melhor rasgar a “constituição” porque aí vira anarquia.
    Esta aqui um bom motivo para “todos” canalizaram sua “raiva” para algo efetivamente concreto e que pode trazer, de fato, soluções concretas.

  7. O ANARQUISTAem 21 set 2009 �s 15:24

    O que mais me impressiona é que (se não estou senil) estamos perdendo por 4 x 0 com isso tudo escrito e documentado, será que alguem (dos quatro juizes que deram seu voto) leu isso tudo? fica a pergunta.

  8. O ANARQUISTAem 21 set 2009 �s 15:39

    Ou os 4×0 são da DT? Qual processo o Min. Eros Grau pediu vistas afinal?

    Resposta – SL-127. A DT nem entrou em votação, ainda.

  9. paizoteem 21 set 2009 �s 15:56

    “Em algumas coisas é preciso acreditar para que sejam vistas”

    Ralph Hodgson

  10. paizoteem 21 set 2009 �s 16:08

    A proposito eis a sugestão musical feita pelo sen. Paim no twitter.

    Que Homens São Esses
    César Passarinho

    Que homens são esses
    Que fogem a luta
    Será que não sabem as glórias do pago
    Que homens são esses que nada respondem, que calam verdades, que reprimem afagos
    Que homens são esses que trazem nas mãos o freio, o cabresto, a rédea e o buçal
    Que homens são esses que tem o dever de fazer o bem, mas só fazem o mal

    Eu quero ser gente igual aos avós
    Eu quero ser gente igual aos meus pais
    Eu quero ser homem sem máguas no peito
    Eu quero respeito e direitos iguais
    Eu quero este pampa semeando bondade
    Eu quero sonhar com homens irmãos
    Eu quero meu filho sem ódio nem guerra
    Eu quero esta terra ao alcance das mãos

    Que sejam mais justos os homens de agora
    Que cantem cantigas, antigas e puras
    Relembrem figuras sem nada temer

    Procurem um mundo de paz na planura
    E encontrem na luta, na força e na raça
    Um novo caminho no alvorecer

    Desperta meu povo do ventre de outrora
    Onde marcas presentes não são cicatrizes
    Desperta meu povo liberta teu grito
    Num brado mais forte que as próprias raizes

  11. carlaem 21 set 2009 �s 16:08

    Dr. Maia
    Sua atuação é inegável, seus esforços inquestionáveis, sua competência esta provada
    diante de seu impecável relato.
    Diante do exposto vejo que nem eles devem saber o que fazer frente a essa bárbarie!!! e com isso empurram o “ABACAXI”. Porque a justiça Brasileira é ineficaz, morosa e pior que isso desumana.
    Abraços a todos não tenho mais condições emocionais frente a esse problema, foram vários assaltos de caneta.

  12. Petraem 21 set 2009 �s 16:23

    Dr. Maia , explicação mais clara , límpida e cristalina impossível de se encontrar .
    Espero que as pessoas das quais depende o nosso futuro , ( viver ou morrer) , tenham acesso a este texto .
    Vamos para mais uma semana de esperanças e união .
    Abraços .

  13. luiz fernando taianiem 21 set 2009 �s 16:49

    Taiani

    prezado Dr. Maia

    Primeiramente gostaria de lhe pedir desculpas pelo que ate hoje tenha escrito.
    Finalmente alguem como o senhor veio a publico e disse tudo isto, não vou dizer agora que sabia disto mas quando a VARIG passou a não pagar e isto simplesmente passou a ser considerado emprestimo. o primeiro se não me falha a memoria era de 300 milhões, eu perguntei a uma pessoa que era diretor na VARIG esta pessoa me respondeu (meu guri não te preocupes) e mesmo apos estarmos aposentados a mesma resposta era dada. Talvez agora sendo o senhor, que sabe de muita coisa as pessoas vão passar a acreditar. Tem muito mais coisas que ainda precisam serem ditas, ainda bem que o senhor resolveu falar. Esta era minha preocupação mas ate que um dia, alguem falou pois viviamos num outro mundo.
    Partir de agora espero que mais coisas venham a ser divulgadas.
    Mais uma vez as minhas desculpas
    Taiani

  14. O ANARQUISTAem 21 set 2009 �s 17:32

    Obrigado Dr. pela resposta, corrobora mais o meu espanto, como esses 4 juizes puderam dar voto contra com tantas provas concretas, o que eles querem que seja demonstrado? acho que o único que ficou impressionado com a velocidade da votação contra foi o Min. Eros Grau que aparentemente deve ter lido os autos do processo. E agora Dr. quando vai ser retomada a votação (se for), só depois da definição do acordo? abçs

  15. paizoteem 21 set 2009 �s 18:28

    Obrigado!

  16. sonia dobbin bastosem 21 set 2009 �s 19:48

    Dr. Maia excelente expanaçao,esta clarissimo,tenho adimiraçao por vossa pessoa,acho lhe um brilhante profissional,sei que as coisas sao bem complicadas ,tenho um pouco de conhecimento na area de direito,sou casada com um advogado e tudo que o Senhor expoem ele explica,tem que ter paciencia e luta,nada de desespero.Sei que estamos em boas maos, que o Grande Arquiteto do Universo, lhe protej e abençoe, o meu muito obrigado.

  17. Heitor Borgesem 21 set 2009 �s 20:04

    Não sei se estamos melhor ou pior .

    O pior dos problemas da gente è que ninguém tem nada com isso.

  18. LEIRem 21 set 2009 �s 20:24

    Belíssima explanação Dr.Maia,temos confiança no Sr.e estamos ciente que a luta é dificílima, mas concordo com o colega que diz que a nossa justiça tem sido morosa até agora, ineficaz e principalmente desumana com pessoas que trabalharam a vida inteira pensando em ter um final mais tranquilo.
    Custa-me acreditar se realmente os juízes do STF leram todos os autos,tiveram coragem de dar o voto contra os Aposentados aumentando o nosso sofrimento.
    O que poderei dizer para os meus netos sõbre a justiça do nosso país se algo de positivo não acontecer?

  19. Fernando Rochaem 21 set 2009 �s 20:37

    Dr. Maia.
    Fiquei estarrecido ao saber que a essa altura dos acontecimentos, depois de tantas peregrinações esclarecedoras de sua parte, existam ainda “poderosos” com tanto desconhecimento. A primeira idéia que óbviamente me ocorreu foi, se nem o Dr. conseguiu divulgar nossa razões a todos, o que posso fazer? Par não ficar passivo, e como já enviei a Ministros, Senadores e Deputados dezenas de emails, repassei-lhes o DA PRECISÃO NA ARGUMENTAÇÃO. Sua abordagem ficou tão esclarecedora, com um apêlo jurídico tão forte, com uma demonstração tão profunda da injustiça que estão nos impondo, que não tive outra saída a não ser usá-la para embasar um novo pedido de soluçào. Espero que não se oponha. Abç.

  20. jose sauloem 21 set 2009 �s 21:24

    Dr. Maia,
    Existe possibilidade de revisão de voto?
    Algum dos ministros, que já deram seu voto, REVÊ-LO??
    Dos 7 que faltam, só vão se manifestar após o pedido de “vista” do Min, Eros Grau?
    Obrigado

    Resposta – É extremamente comum a mudança de voto a partir da argumentação de quem pediu vistas. Quando for novamente à votação, iniciará com o voto do Ministro Eros e, a seguir, dos demais que ainda não votaram: Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa, César Peluzo, Celso de Mello, Marco Aurélio Faria de Mello e Ellen Gracie.

  21. Antonio Maria Fontes Pinto e Meloem 21 set 2009 �s 21:32

    Caro Dr Maia:
    Só nao entendo como uma explicaçao tao clara onde sao apontadas as responsabilidaes, os Ministros (contra) votaram a favor do transgressor.

    Existem possibilidades para que os votos dos Ministros (4) possam ser modificados? Como sensibilizá-los?

    Um abraço
    Antonio Fontes Melo

  22. Orlandoem 21 set 2009 �s 21:58

    Prezado Dr. Maia, tecer elogios á sua pessoa é de extrema redundância, e juntamente com o SNA estão fazendo um trabalho muito técnico, elaborado e poderia até , ´por analogia, comparar a um jogo de xadrez onde estão movendo as peças de forma maestral, muitas vezes antevendo o próximo movimento adversário, e ainda nos suprindo com gotas de saber sobre nosso caso ,que imagino ,muitos não tinham noção do tamanho do “buraco” que a união se meteu.
    no entanto, temo que ao chegar a situação de “xeque – mate”,( pois xeque já foi dado), eles decidam acabar com a partida alegando que ” não quero mais jogar, pois o tabuleiro é meu!!!!” o que não é impossível de acontecer,
    por favor continue nos fornecendo estas gotas de saber, fazem bem a alma e fortalecem o espírito nos dando força para suportar até a próxima “jogada”,
    obrigado por tudo,

  23. aposentado AERUSem 21 set 2009 �s 22:01

    Dr. Maia e josé saulo:
    A Min. Cármen Lúcia já votou a SL 127.

    Decisão: Após o voto do Relator, Senhor Ministro Gilmar Mendes (Presidente), dando parcial provimento ao agravo, no que foi acompanhado pelos Senhores Ministros Menezes Direito, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, pediu vista dos autos o Senhor Ministro Eros Grau. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Celso de Mello. Plenário, 19.12.2008.

    Resposta – Grato pela correção. Já alterei.

  24. S.G.Pinheiroem 21 set 2009 �s 23:00

    .

    Dr. C. Maia

    No caso da votação passada da SL127, com o falecimento do Ministro Menezes

    Direito, não passariam a ser 3 , os votos contra ?

    Ou o seu substituto, não teria direito a voto ?

    S.G.Pinheiro
    Natal, 21 de setembro de 2009.

    Resposta – O voto já foi computado, amigo. O substituto dele, portanto, não votará.

  25. Carmelinoem 22 set 2009 �s 00:08

    Taiani, tudo bem? Meu email é: cpoj@estadao.com.br
    Carmelino

  26. Clóvis Luís Marcolinem 22 set 2009 �s 04:07

    Todos argumentos absolutamente defensáveis em favor do AERUS/VARIG, EXCETO A TERCEIRA FONTE.

    O Plano de Custeio – contendo como fonte de financiamento um percentual sobre o preço da passagem paga pelo usuário foi fruto do mais absurdo ato da ditadura militar, que instituiu, um imposto sobre a passagem, para financiar benefício privado aos aeronautas, Indefensável, dado que os tributos não se prestam a tal prática e devem sempre ser instituídos em benefício comum da população, e não em favor de uma categoria profissional.

    O governo errou ao aprovar a TERCEIRA FONTE e ao eliminá-la, corrigindo o erro, errou novamente ao não impor a necessária fonte de custeio, atuarialmente determinável, obrigando o ajuste no Plano de Custeio Atuarial, se necessário à época, que suprisse a deficiência atuarial e financeira decorrente da medida adotada. Um erro jurídico-atuarial, mas que não foi determinante para a decretação da liquidação da EPPF.

    A responsabilidade última é do Estado brasileiro pelas autorizações sucessivas de negociações de dívidas dos patrocinadores com a Entidade Previdenciária devendo ser condenado ao cumprimento do que permitiu aos patrocinadores não cumprir perante o fundo de pensão, se imaginarmos uma decisão judicial, mas como a questão está no âmbito de ajuste pela via de Acordo é possível uma solução menos onerosa para o Estado brasileiro, conforme já detalhou o Dr. Maia, neste seu blog.

  27. Ivoem 22 set 2009 �s 08:17

    Por que será que a União atravessou um contrato da qual não fazia parte? Qual o interesse da União nisso tudo? Qual o nome dos funcionários da “União” que autorizaram as babáries? Que cargos ocupam atualmente? AINDA ESTÃO NO GOVERNO?

  28. Marcioem 22 set 2009 �s 08:40

    Hi Dr. Maia,

    não pretendia mais me manifestar nestes lances finais mas a postagem acima , do Orlando, foi magistral, a sua clara visão de como agem os poderosos

    ” eles decidam acabar com a partida alegando que ” não quero mais jogar, pois o tabuleiro é meu!!!!” o que não é impossível de acontecer”

    e tambem podem dizer que o jogo é meu e as regras são as minhas e para isso eu tenho um bom quadro de juizes que darão a necessaria cobertura jurídica aos meus atos.
    Atos como este foram feitos ha muito tempo, e nós, os idosos do Aerus, sabemos muito bem. Houve uma guerra, o mundo conheceu muitas mudanças, o partido dos trabalhadores evoluiu onde tinha o poder, chegou ao poder onde era espezinhado, e num balanço geral a noção de Justiça sempre esteve presente na mente e nos corações de todos . O gênio de Almyr e de Bosco , lembrando um outro gênio, já nos disseram “… mas sei que uma dor assim pungente, não ha de ser inultimente…”

    Não será, pela nossa vontade.

  29. Felippelloem 22 set 2009 �s 10:10

    SL/127 – SUSPENSÃO DE LIMINAR

    24/03/2009 Vista – Devolução dos autos para julgamento 24/03/2009 17:24:10 –

    06/02/2009 Decisão publicada, DJE ATA Nº 50, de 19/12/2008 – DJE nº 25, divulgado em 05/02/2009

    05/01/2009 Juntada da certidão referente à sessão plenária de 19/12/2008

    05/01/2009 Remessa ao gabinete do Senhor Ministro Eros Grau devido ao pedido de vista do Ministro.

    19/12/2008 Vista ao(à) Ministro(a) TRIBUNAL PLENO EROS GRAU. Decisão: Após o voto do Relator, Senhor Ministro Gilmar Mendes (Presidente), dando parcial provimento ao agravo, no que foi acompanhado pelos Senhores Ministros Menezes Direito, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, pediu vista dos autos o Senhor Ministro Eros Grau. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Celso de Mello. Plenário, 19.12.2008.
    Íntegra da Decisão

    18/12/2008 Apresentado em mesa para julgamento
    Pleno Em 18/12/2008 13:55:59

    Não estou entendendo essas manifestações sobre os 4×0. Pelo descrito acima, a SL127 não foi julgada e sim o agravo, pelo voto do Ministro Gilmar Mendes no que foi acompanhado por mais 3 ministros. Lembro ainda que a Ministra Carmem Lúcia, publicamente, manifestou seu voto favorável ao Senador Paim.

    Dr. Maia, alguma coisa não esta batendo com a real situação da SL 127. É terrorismo ou o descrito acima não é a verdade dos fatos?

    Poderia explicar para acabar essa especulação? É importante sua opinião.

    Resposta – 1. O Ministro Gilmar, inicialmente, suspendeu toda a antecipação dos efeitos da tutela. 2. Contra essa decisão interpus Agravo Regimental. 3. O Ministro Presidente levou ao Pleno, reformulando parcialmente seu voto: mantinha a suspensão da antecipação de tutela, mas tão somente até a prolação da sentença no 1º grau.

  30. Felippelloem 22 set 2009 �s 10:13

    É simples confirmar . Coloquem apenas, na busca do Google: SL 127. É primeira notícia e última postagem do processo.

  31. Aposentado Aerusem 22 set 2009 �s 10:56

    DR. MAIA,
    NÃO CONSIGO ENTENDER.
    SÃO 4 VOTOS CONTRA OU A FAVOR COM O PROVIMENTO PARCIAL?

    Resposta – Seguem o voto do Ministro Presidente: dão provimento à Suspensão de Liminar nº 127 até que julgado o mérito pelo Juiz de 1º grau.

  32. jose sauloem 22 set 2009 �s 12:35

    Parece que o tempo (postergações, adiamentos, atrazos, suspensões, etc.), propiciaram as condições para a “maturação” do processo.- Caso Aerus, Ação Civil Pública, SL 127 e mesmo a DT.
    Penso que o processo está madurinho, prontinho para ser decidido.
    Os associados conhecendo o andamento,
    os políticos conhecendo o teor, (exposto pelo Sen Paim, Alvaro, Zambiasi e outros)
    e o judiciário com os autos em suas mãos há um tempo cosiderável…
    É só colocar em pauta né??

  33. STRINGHINIem 22 set 2009 �s 16:01

    AINDA INSISTO NA NA “CARTA ABERTA” À NAÇÃO” EM QQ, JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO, CHAMANDO ATENÇÃO DO GOVERNO E DA POPULAÇÃO PARA O CASO AERUS. QUEM PODE MELHOR INSTRUMENTAR ISSO É A SÔNIA DUALLIBE.

    STRINGHINI
    EMAIL cmte>stringhini@gmail>com

  34. O ANARQUISTAem 22 set 2009 �s 17:24

    Dr Maia, ainda sobre a SL127, pergunto: quando da expedição da liminar pela desembargadora e posterior confirmação doutro desembargador, para que isso aconteça eles tem por obrigação ler todo o processo, sendo isso afirmativo não deixa de ser um primeiro julgamento baseado em todos os autos do processo com pŕovas atestadas e não apenas no que foi descrito pelo advogado. Quando da ida do processo ao STF, isso não é levado em conta? os juizes não leem o processo em sí, ou apenas seguem uma cartilha onde está escrito que antes de ser julgado pelo STF tem que haver antes um julgamento de primeiro grau? não interessando o conteudo do processo e demais atenuantes como o estatuto do idoso etc…

  35. jose sauloem 22 set 2009 �s 23:10

    Caro Dr. aproveitando o comentário do Sr O ANARQUISTA, penso cá com meus botões…
    Porque esta SL ainda está no STF?
    Por que foi parar lá?
    Não foi arguido questão constitucional? Mais propriamente o art. 202 § 3° que trata do APORTE de recur$o$ para previdência privada?
    Não está demonstrado claramente (GRAÇAS A SUA DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA), nos autos da Ação Civil Pública, que não se trata de “aporte”, mas sim responsabilidade civil da União ??
    Se não há questão constitucional, porque ainda está lá???

    Resposta – É constitucional aquilo que o Supremo diz que é constitucional.

  36. Fernando Rochaem 23 set 2009 �s 13:01

    Dr Maia.
    A partir de um julgamento favorável do juiz de 1# grau à SL 127, seremos tutelados pela União. O Min. Gilmar Mendes disse que tentaria agilizar esse julgamento. Tem alguma maneira de “ajudarmos” para que isso venha a acontecer em breve; algum nome ou email a ser contactado, alguma outra sugestão sua, ou, realmente nesse caminho nada podemos fazer? Abç.

  37. Brunoem 23 set 2009 �s 19:30

    Eu já concordo que á melhor maneira de divulgação e pressão, seria mesmo aproveitar à sugestão do Cmte Stringhini colocando em carta aberta à nação em jornal de grande circulação em SAO e RJ, esse mesmo artigo do Dr Maia.
    ( DA PRECISÃO NA ARGUMENTAÇÃO)
    Porque?…É a unica forma de AGU/…SPC/…JUDICIÁRIO/…,tomarem ciência de vez da barbárie praticada contra o fundo com aquiescência do próprio órgão fiscalizador da UNIÃO, assim deixarão de ficar surpresos. Vamos esgotar qualquer argumento, se duvidam consultem os autos. É caro essa divulgação? Deve ser, façamos um rateio e vamos em frente. Vai sair mais barato do que nós ficarmos nos consumindo de……
    RAIVA……….
    Bruno

  38. STRINGHINIem 20 out 2009 �s 13:49

    cmte.stringhini@gmail.com | Configurações | Ajuda | Sair
    Gmail Logo

    Procurar e-mail

    Pesquisar na Web
    Mostrar opções de pesquisa
    Criar um filtro
    Escrever e-mail
    Entrada (7298)
    Com estrela
    Bate-papos
    Enviados
    Rascunhos (69)
    Todos os e-mails
    Spam (4531)
    Lixeira
    cmte.stringhini@globo.com
    cmte.stringhini@hotmail.com
    cmte.stringhini@ibest.com
    cmte.stringhini@ig.com
    cmte.stringhini@ig.com.br (657)
    h.stringhini@yahoo.com
    hg.stringhini@uol.com.br
    sadesp@hotmail.com
    sinpac@hotmail.com

    Mais▼
    Contatos
    Tarefas
    Bate-papo

    Hugo Geraldo Stringhini
    Aos amigos do “coração”, sempre disponível !

    Gilberto Schirmer Baisch
    sonia maria ferrari Dellinghausen
    Antonio Marco Pereira dos Santos
    Cleia Carvalho
    fabio. aff
    flamarionalmeida@terra.com.br
    Marcia M.
    maria Laura Machado
    pedroporfirio
    Roberto Cordeiro
    Opções
    Adicionar contato
    Convide um amigo
    Enviar convite do Gmail para:

    Enviar convite 50 restante(s)
    Visualizar convite
    ><
    Clipes da Web
    ISTOÉ Dinheiro Online – Negocios – Caro usuário de RSS
    « Voltar para E-mails enviados

    Arquivar

    Denunciar spam

    Excluir

    Mover para a Caixa de Entrada

    Marcadores

    Mais ações
    ‹ Próximas 4 de 1856 Anteriores ›
    PARECER IMPORTANTE

    Responder

    Hugo Geraldo Stringhini para maia
    mostrar detalhes 12:53 (1 hora atrás)
    7/7/2008

    Parecer do Ministério Público libera Varig de certidão negativa de débito

    Política

    Nota

    10

    1 votos

    O Ministério Público Federal é favorável à continuidade da recuperação
    judicial da Varig, mesmo sem o pagamento da dívida tributária que a
    empresa possui com a União. Em um parecer do órgão, o
    subprocurador-geral da República, Durval Tadeu Guimarães, entendeu que
    a Varig não precisa apresentar a certidão negativa de débitos (CND)
    para ter a concessão da recuperação judicial.

    O parecer foi dado em um recurso da Fazenda Nacional que trata do tema
    e está para ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Essa
    será a primeira vez que um tribunal superior se pronunciará sobre a
    obrigatoriedade ou não de uma empresa em recuperação judicial
    apresentar no início do processo certidões de regularidade fiscal,
    como estipula a Lei de Falências e Recuperação Judicial.

    A depender do resultado, a decisão poderá influenciar tanto as
    empresas que já estão nesse tipo de procedimento quanto a estratégia
    da Fazenda para a cobrança dos débitos tributários dessas companhias.
    O processo em questão será julgado pela terceira turma do STJ . Na
    prática, o que a Fazenda Nacional busca é participar, como terceiro
    prejudicado, do processo de recuperação da Varig. Apesar das
    tentativas, a Justiça do Rio de Janeiro – tanto a primeira quanto a
    segunda instância – entendeu que a Fazenda não teria interesse e
    legitimidade para contestar o plano de recuperação da Varig,
    homologado sem a apresentação das certidões negativas de débitos. A
    Fazenda recorreu e o recurso agora aguarda a análise do STJ.

    No parecer do Ministério Público Federal, o órgão entendeu que a
    União, ao forçar a observância da regra de que a recuperação judicial
    pressupõe a apresentação de certidões de regularidade fiscal,
    obrigaria as empresas em recuperação, por via indireta, a quitarem
    seus débitos tributários. Dessa forma, evitaria a via mais onerosa,
    que seria a execução fiscal. Outro entendimento é o de que uma
    recuperação pode ser benéfica para o fisco, pois a União terá mais
    chances de receber o crédito do que no caso de falência da empresa,
    que segue uma ordem de preferência – o fisco só recebe após o
    pagamento dos créditos trabalhistas e daqueles com garantia real.

    Apesar de a opinião do Ministério Público Federal ser obrigatória em
    qualquer processo, ela não é vinculativa – ou seja, não obriga a
    Justiça a segui-la. Ainda assim, o parecer do órgão é importante por
    se tratar de uma opinião de peso que pode, de alguma forma,
    influenciar a decisão dos ministros do STJ que irão julgar o processo.
    O advogado da Varig no processo, José Alexandre Corrêa Meyer, do
    escritório Motta Fernandes Rocha Advogados, afirma que um parecer
    favorável do Ministério Público Federal em uma ação é sempre
    bem-vindo, pois pode ser levado em consideração pelos ministros. "Dá
    um bom encaminhamento ao processo", afirma.

    Além da tese de que a obrigatoriedade de apresentação da certidão
    negativa de débitos inviabilizaria a aplicação da nova Lei de
    Falências, a Varig afirma estar em uma situação peculiar por ser
    credora da União em razão de uma ação já julgada pelo STJ – e ainda
    pendente de decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) – que em valores
    atualizados pode chegar a uma indenização de R$ 5 bilhões. A defesa da
    empresa também alega que a nova Lei de Falências prevê a aprovação,
    pelo Congresso Nacional, de uma legislação que ofereça um parcelamento
    especial para as empresas em recuperação, proposta que ainda tramita
    na Câmara dos Deputados.

    Não há previsão para o julgamento do recurso no STJ, mas a
    manifestação do Ministério Público Federal é o ultimo procedimento
    antes que o relator do processo – o ministro Ari Pargendler – profira
    seu voto. Procurada pelo Valor, a Procuradoria-Geral da Fazenda
    Nacional (PGFN), informou que não iria comentar "o assunto Varig".

    Além da Varig, sabe-se que a Fazenda também questionou a recuperação
    da Parmalat. A Justiça de São Paulo aceito, porém, a homologação do
    processo sem a apresentação da CND pela empresa.

    Por Valor Econômico

Trackback URI | Comments RSS

Deixe uma mensagem.