set 23 2009

O NORTE

Postado por at 16:04 sob Uncategorized

Não percamos o norte: os Senadores estão buscando viabilizar a reunião com a Coordenadora do GT caso Aerus para esta semana.
Essa é a prioridade, daí é que podem surgir resultados.

122 respostas até o momento

122 Respostas em “O NORTE”

  1. Dueli F. Moraesem 23 set 2009 �s 16:11

    Esperamos com muita fé que td se resolva esta semana.

  2. Flavioem 23 set 2009 �s 16:36

    Dr. Maia

    Por gentileza me esclareça uma duvida, amanhã não vence os 180 dias de prazo de suspensão do julgamente e que é improrrogavel???

  3. Luiz Albertoem 23 set 2009 �s 16:42

    A coisa mais importante para nós, aposentados e pensionistas do Aerus, no momento, é a reunião com a Coordenadora do GT onde pode surgir as definições para a nossa demanda. Vamos focar essa agenda com muito energia. O resto é secundário. Tem muita gente forte trabalhando para alcançar uma solução favorável a nossa causa. Força pessoal! Estamos quase pousando!

  4. Felippelloem 23 set 2009 �s 17:17

    E só temos amanhã porque na 6a.F é muito improvável.

  5. Fernando Rochaem 23 set 2009 �s 17:23

    Dr Maia.
    Entendido seu recado. Obrigado pela orientação. Realmente, ainda não é hora de gastarmos energia em caminhos alternativos. Esperemos então as notícias dessa nova reunião, a ser agendada pelos nossos parceiros Senadores. Abç.

  6. amauriem 23 set 2009 �s 18:18

    dr.maia
    seus comentarios tem sido belos e precisos ref. a nosso aerus…
    estamos com DEUS. ESSA SEMANA SERA OTIMA…
    grato.amauri

  7. sonia dobbin bastosem 23 set 2009 �s 18:19

    Obrigada pela orientaçao Dr, Maia,acredito que tudo vá se resolver,G.A.D.U lhe ilumine,PAX et LUX

  8. LEIRem 23 set 2009 �s 19:44

    Vamos rezar para que tudo dê certo.
    Obrigado Dr. Maia,pois o meu coração tem que agüntar.

  9. Fernandoem 23 set 2009 �s 20:22

    Vejam, gente, não esperem muito dessa 1a proposta que vai aparecer após o exaustivo (ufa) trabalho da AGU. Já vimos um esboço do que o AGU entende como acordo nos valores que ele descreveu em reunião com senadores há 2 semanas. Entendamos como um primeiro lance numa negociação.
    Devemos também lembrar que a partir da manifestação da AGU a mídia vai trazer de volta nosso problema à tona. Será então a hora de aparecermos em manifestações, para ajudar nossos representantes a conseguirem o melhor acordo.
    Podem se juntar ao grupo dos Camisas Pretas, que já a alguns meses tem feito manifestações no SDU. Contacte.

  10. Felippelloem 23 set 2009 �s 20:36

    Em conversa com colegas e participantes, cheguei a conclusão que devemos mudar o foco das cobranças. Ficamos aqui todo esse tempo enchendo o saco do Dr. Maia, muitas vezes grosseiramente, inclusive por mim e esquecemos que o Aerus e a Varig também nos devem explicações. O interventor do Aerus, recebe mensalmente seu salário, torcendo para que o Aerus não acabe e fica belo e formoso em seu escritório. Por acaso ele comunicou essa reserva que possibilitaria o governo não colocar dinheiro algum agora? E a Fundação? Seus membros do colegiado, usaram e abusaram sem dó, dos cartões de crédito que possuiam e agora sumiram, não fazem nada para consertar os erros cometidos. Nem a Flex conseguiram manter. Não sei de ninguém cobrando ou ofendendo os responsáveis diretos por tudo isso. Portanto tanto o interventor do Aerus bem como a Fundação tem que ser cobrados e com vigor. Talvez estejamos ofendendo e cobrando as pessoas erradas.

  11. eduardoem 23 set 2009 �s 21:02

    Amigo Felippello.

    Os membros do colegiado, conforme vc citou acima, junto c alguns da SPC, sao os manobristas de toda esta confusao!!!

  12. noelem 23 set 2009 �s 21:23

    DR maia —estamos contando com o senhor —ja estamos em desespero de causa grato

  13. Levioem 23 set 2009 �s 21:32

    Felippello
    Quem sabe, outras vezes mais, comporemos tripulações como outrora…
    Abçs.
    Levio Oliveira

  14. Antonioem 23 set 2009 �s 23:45

    Acho que todos tem razão em expresar seus odios,afinal
    estamos sendo enganados a muito tempo,com promesas
    não cumpridas,se tivessem algum interrese no caso aerus,
    as coisas ja estariam resolvidas,o problema é que ninguem esta afim de resolver nada,é so ver os prazos dados ate agora,nada foi cumprido,o Lula deveria indicar o Tofolli para ser embaixador de honduras e não para o STF.
    Eu ja perdi tudo,tive que cancelar o plano de saude e fazendo um exame de rotina no posto de saude do meu bairo,o medico me informou que estou com o meu PSA muito alto,conclusão
    levei 6 meses pra conseguir uma consulta com um urologista,
    e agora estou esperando ja a 3 meses pra fazer um exame de
    ultra sonografia pelo SUS,sera que conseguirei antes de partir
    pra outra,afinal paguei muitos anos e muito pra ter uma velhice
    tranquila,os politicos do bem sabem que os insultos não são pra
    eles e sim pra todos os picaretas que fazem parte desse governo.
    sem mais
    abraços a todos.

  15. Reismannem 24 set 2009 �s 01:15

    Caro Dr.Maia

    Ha tres anos e meio venho insistindo em cobrar a divida do plano TR dos controladores da Transbrasil que vivem e tem um consideravel patrimonio no Colorado,este ja levantado ,com enderecos .O AERUS interpos uma acao de cobranaca da divida e logrou exito com SENTENCA proferida ha 6 anos.Inclusive, acho que essa cobranca deveria partir do AERUS mas isso nao aconteceu.Desde entao ja enviei inumeros emails para os Interventores sem nenhuma resposta.
    Sera que o SNA nao poderia fazer essa cobranca?
    O ultimo advogado que consultei (Marie Kato) nos USA ,me respondeu “por que o AERUS nao cobra a divida”.
    O caso da TR e especifico pois a empresa tem dono e estes moram atualmente nos USA onde dispoem de emderecos para cobranca.
    Sob consulta os advogados nos USA me comunicaram que nao e preciso acao e tao somente registrar a SENTENCA que o COLLECTOR ira cobrar a divida.
    Como advogado do SNA ,poderias me esclarecer se o SNA pode faze-lo e se nao for o caso que medidas podem ser adotadas para que o AERUS contrate um advogado nos USA e fazer a cobranca da divida.

    Eu ja tenho as DUAS SENTENCAS traduzidas e juramentadas.
    Um grande abraco
    Reismann

  16. claraem 24 set 2009 �s 09:28

    Pelo amor de Deus
    tamos aguentando tudo isso ate agora… nao e agora que agente vai chutar o balde.
    vamos pensar mil vezes antes de escrever qq coisa que possa prejudicar a todos…
    nao e hora disso… agora e hora de engolir os sapos . todos nos estamos revoltados, sem esperanças, mas vamos ter calma nessa reta final.

  17. HERÊNIOem 24 set 2009 �s 09:55

    Caros colegas,
    Bem sabemos que a ausência ou as pálidas informações fazem surgir aparentes martírios que dão azo à vivência de certo desânimo, irmão siamês do desespero nocivo que ceifa vidas.
    Mas quando surge uma fonte maior que informa e anima, a fé e a esperança faz medrar o infortúnio.
    Recebi cópia do e-mail enviado pela nossa presidenta – (SNA)Graziella Baggio, que ora transcrevo a quem interessar possa:

    “Prezados

    Hoje quarta feira ,estou em Brasília ,entre outras tarefas ,a de aguardar e cobrar manifestação da AGU ,conforme prometido em contato feito com o senador Paim ,na semana passada .
    Até o presente momento , apesar das cobranças dos diversos senadores a AGU a mesma ainda não se manifestou ,com data e horário para a reunião ,sabemos que estão ocorrendo reuniões internas ,que o assunto esta sendo discutido mas não temos os detalhes, estarei de plantão durante a quinta feira no aguardo de qualquer novidade, farei contato tão logo tenhamos fatos novos.
    A semana e os trabalhos das autoridades em Brasília ,tem sido muito intensa. Vamos aguardar.
    Abraços a todos
    Sem perde a esperança jamais………………………
    Graziella”

    Colegas,
    Na hora difícil que atravessamos, mais do que nunca é imperioso lutarmos em busca do sucesso e da PAZ que tanto acalentamos. Guardemos a certeza de que a Vitória logo advirá!

  18. carlos irmãoem 24 set 2009 �s 10:02

    Dr. Maia,
    notas de hoje na coluna do Claudio Humberto.

    24/09/2009 | 00:00
    Renault na AGU
    Lula deu um chega-pra-lá em Guido Mantega (Fazenda) e Tarso Genro (Justiça) e escolheu – como esta coluna antecipou dia 19 – Sérgio Renault para o lugar de José Dias Toffoli na Advocacia-Geral da União. Eles queriam Luiz Adams, procurador-chefe da Fazenda Nacional.

    24/09/2009 | 00:00
    Modelo Toffoli
    O presidente Lula gostou do modelo inaugurado na AGU com José Antônio Dias Toffoli , um advogado que não faz parte das carreiras de Estado, daí a sua opção pelo advogado privado Sérgio Renault.

  19. carlos irmãoem 24 set 2009 �s 10:03

    Dr. Maia,
    notas de hoje na coluna do Claudio Humberto.

    24/09/2009 | 00:00
    Renault na AGU
    Lula deu um chega-pra-lá em Guido Mantega (Fazenda) e Tarso Genro (Justiça) e escolheu – como esta coluna antecipou dia 19 – Sérgio Renault para o lugar de José Dias Toffoli na Advocacia-Geral da União. Eles queriam Luiz Adams, procurador-chefe da Fazenda Nacional.

  20. Medeirosem 24 set 2009 �s 10:15

    Dr.Maia,

    agradeço todo o seu empenho, e tenho certeza que muito em breve todos nós receberemos o que nos é de direito. Vamos ter fé e acreditar que o melhor estar por vir.

    Tenham todos um bom dia!

  21. Jayme nunes barbosaem 24 set 2009 �s 10:23

    Senador paim hoje as 22 horas

    Hora 22h
    Evento Participa programa na Rede Vida de Televisão. Programa Tribuna Independente, ao vivo, interativo e em rede nacional. Apresentador Sérgio Reis e dois jornalistas convidados.
    Pauta Fator Previdenciário, a Previdência no Brasil, o fundo AERUS e temas de interesse do mandato.
    Local A Rede Vida vai ao ar pelo canal 20 UHF em Porto Alegre e canais 22 pela NET e 20 pela SKY/DirectTV

  22. Felippelloem 24 set 2009 �s 10:49

    Levio, esses momentos ficarão para sempre, as tripulações continuarão voando no tempo. Essas recordações eles não poderão jamais apagar de nossa mente. O resto eles estão nos tirando a cada dia. Quem sabe Levio, quem sabe….

  23. J.Brasilem 24 set 2009 �s 11:41

    Hoje o Senador Paim será entrevistado às 22:00 hs, conforme consta de sua agenda:

    “Hora 22h
    Evento Participa programa na Rede Vida de Televisão. Programa Tribuna Independente, ao vivo, interativo e em rede nacional. Apresentador Sérgio Reis e dois jornalistas convidados.
    Pauta Fator Previdenciário, a Previdência no Brasil, o fundo AERUS e temas de interesse do mandato.
    Local A Rede Vida vai ao ar pelo canal 20 UHF em Porto Alegre e canais 22 pela NET e 20 pela SKY/DirectTV. “

  24. Nice´sem 24 set 2009 �s 12:11

    Bom dia Dr. Castagna Maia!!!!

    Relendo um post seu; O QUE HOUVE DE FATO, NO AERUS.
    …Veja que não houve apenas omissão da União. Houve ação deliberada da SPC aprovando quebra de regras contratuais de forma unilateral, sempre em prejuízo do participante, ou seja, da parte mais fraca.
    Justamente por isso é que (AJUIZEI AÇÃO RESPONSABILISANDO A UNIÃO)
    obs: parênteses meus.
    É por ai que veremos nossos problemas solucionados.
    Assim seja!!!

  25. Joel Marquesem 24 set 2009 �s 12:40

    Colegas, creiam estamos chegando lá. Deus é fiel.

  26. Pedroem 24 set 2009 �s 14:05

    Temos certeza que vamos conseguir pois a verdade está conosco e Deus nunca desampara quem tem razão!

  27. eduardoem 24 set 2009 �s 14:44

    Creio convicto! Conseguremos infalivelmente!!!

  28. Sylvio Araujoem 24 set 2009 �s 16:55

    Prezado Dr Maia

    Continue separando o joio do trigo. É repugnante ler tanta estupidez, tanta negatividade.
    Para estes comentários, a lata de lixo é o único destino. É o que faço quando recebo e-mails com este conteúdo.
    Tenho certeza que o senhor, e Graziella estão no caminho certo.
    Chegaremos no final vitoriosos. Falta pouco.
    Abraços

  29. Robertoem 24 set 2009 �s 17:13

    Hoje meu bisneto, de apenas 8 anos, me fez uma pergunta ao mesmo tempo inocente, verdadeira e estarrecedora. Vejam só a pergunta:
    ” Por que você fica sempre falando que gosta da Varig se é por causa dela que você está tendo tanto problema? ”
    Vejam só, uma criança de 8 anos de repente se aprofunda num problema de adulto e com uma simples pergunta atinge o âmago da questão. Ele sempre me vê falando bem da Varig e de repente questiona por que alguém consegue gostar de algo que lhe fêz tanto mal. Por alguns segundos eu não fui capaz de lhe responder. Aos poucos fui me recobrando da “cacetada” e acabei dizendo que eu fiz muitos amigos na Varig, que eu gostava do que fazia, que adorava o ambiente en que vivia.
    Não é que o danado me veio com um argumento que me derrubou? Disse ele:
    ” Sé é assim você deve gostar dos seus amigos mas não deve gostar da Varig porque por causa dela você está sofrendo muito “.
    Amigos, no meu tempo uma criança de 8 anos só sabia brincar inocentemente, jamais tendo um alcance tão grande dos problemas dos adultos. O mundo mudou muito. Como pode um menino ter a capacidade de entender um problema desses e ainda tocar no cerne da questão com tanta profundidade?
    Depois de nossa conversa refleti bastante e ele não deixa de ter razão. Os amigos que fiz na Varig são verdadeiros, me deram muitas alegrias e continuam dando.
    Já a empresa o que fez? Foi desonesta, cruel e nefasta com milhares de pessoas que confiaram nela. Colocou na rua da amargura tanta gente que lhe dedicou uma vida inteira, muitas vezes com sacrifícios e abnegação. Enquanto a gente trabalhava com afinco e dedicação ela era sorrateira e nos traía. Foi uma traição acima de tudo covarde. Na calada da noite. Sem quase ninguém saber. E o resultado disso é que hoje estamos passando necessidade, sem os recursos mínimos de sobrevivência.
    Então repito a pergunta de meu bisneto: ” Por que gostar da Varig “?

  30. Jorge Vieiraem 24 set 2009 �s 19:57

    No programa Roda Viva de 27 de julho o sr Toffoli claramente diz que só existirá acordo se a união for devedora e antecipa cifras dos débitos da Varig para com o governo, nota-se uma extrema preocupação na época em ser eficiente na função de adv. geral da União quanto a diminuir o ônus do Estado em processos judiciais, relatou inclusive demissões havidas de funcionários públicos que agiram irregularmente estando em cargos de auditoria, referiu-se ao caso Aerus com pouca sensibilidade ao aspecto social, entendia-o como importante, porem nada poderia ser resolvido antes do GT avaliar as condições do possivel acordo, inclusive usou o exemplo do caso ser a primeira ação da lei de transação , deixou bem claro que a União jamais resolverá problemas ( aporte $) de quebra de fundo de pensão privado, usando inclusive a constituição como base, em nenhum momento fez resferencia a responsabilidade do governo na autorização de acordos de renegociação de dívidas e suas tutelas, enfim foi claro naquele momento a sua posição quanto a questão e a sua ânsia em mostrar serviço. Hoje a noite teremos a entrevista pela Rede Vida com o Sen.Paim , não seria o momento para esclarecer esse ponto chave que é a responsabilidade da união na autorizaçao dos acordos que eram leoninos para parte mais fraca e sua interferencia entre privados? Esse ponto segundo meu entendimento após seu esclarecimento anterior é CRUCIAL NO PROCESSO E NA OPNIÃO PÚBLICA , inclusive com necessidade de conhecimento da mídia. A Rede Vida convoca os telespectadores à participarem do programa . Tel: 51 35158432 ou pelo site rvtrs@terra.com.br. Hoje entrei no site do programa Roda Viva e o assisti na íntegra novamente. Ele desviou do assunto quando argüido sobre as decisões judiciais e a antecipação de tutela.

  31. mem 24 set 2009 �s 20:38

    Ha uma necessidade grande em se misturar as coisas ,ou seja o que varig e uniao tem a acertar entre si e o que a uniao tem a acertar com os assistidos e contribuintes do fundo de pensao aerus.O fundo como entidade tem contra si ser a terceira parte envolvida no embrolio dos contratos ilicitos.Tem contra si nao zelar pelos direitos e capital la depositados pelos seus participantes tal qual a nao contestacao do 3% de aporte abolidos a revelia de seus contribuintes e autorizado por orgao (DAC) nao credenciado a tal.Ou seja a acao e dos participantes assistidos e contribuintes contra UNIAO,VARIG,AERUS.O que se fala por parte do maior responsavel UNIAO e sobre acerto de contas destes mafiosos quem deve a quem encontro de contas e tudo mais ,quando na verdade interessa esses cidadaos brasileiros ,trabalhadores e enganados e lesados por uma instituicao UNIAO

  32. Antonioem 24 set 2009 �s 22:18

    ROBERTO

    TODOS NÓS SEMPRE VAMOS GOSTAR DA VARIG,
    NÃO FOI A VARIG E SIM SEUS ADMINISTRADORES,
    FOREM ELES QUE FIZERAM MAU A TODOS NÓS,
    ELES É QUE DEVERIAM SER PUNIDOS.
    MAS CADE ELES,SUMIRAM,NÉ??
    HOJE É QUINTA,SERA QUE AMANHÃ TEREMOS
    ALGUMA NOTICIA.
    ABRAÇOS A TODOS.

  33. krullem 24 set 2009 �s 23:32

    O problema Roberto não é gostar da VARIG. A VARIG como empresa não tem culpa de ter sido gerida e administrada por péssimos diretores e presidentes.
    A Varig é uma empresa e através dela todos nós, trabalhadores, tivemos muitas alegrias.
    Lógico que nós trabalhadores da Varig fizemos muito por ela. Trabalhaamos e produzimos para a Varig.
    Agora os últimos diretores e últimos presidentes que ela teve é que são também culpados pelo que aconteceu a todos nós. Os representantes da Fundação Rubem Berta nem se fala. Também são culpados pelo que aconteceu a todos nós.
    Inclusive temos o senhor Odilon Junqueira ( que foi diretor de Recursos Humanos e Presidente do AERUS ). Este senhor foi punido pela SPC a pagar 350.000,00 Reais por má gestão do AERUS VARIG. Ele está muito bem obrigado.
    Duvido muito que este senhor esteja pagando esta quantia ou já tenha pago a mesma. Como duvido que a SPC ( a tal que não fiscalizou nada e ainda concordou com as 21 repactuações de dívidas da Varig com o AERUS ) esteja combrando da senhora Andréa Vanzillota…..e de outros que foram condenados a pagarem multas pela má administração do Instituto AERUS.
    Ninguém fala mais sobre isto e não se sabe se realmente estas pessoas estão pagando estas multas.
    Ele, senhor Odilon Junqueira, deve estar muito bem obrigado rindo de todos nós assim como os últimos presidentes e diretores da Varig também.
    Eles sim devem ser lembrados por nós por terem sido péssimos administradores e péssimos diretores e presidentes.
    Eles são responsáveis por esta tragédia que se abateu sobre nós

  34. Jorge Vieiraem 24 set 2009 �s 23:42

    É …………………………………

  35. Robertoem 24 set 2009 �s 23:42

    Meus queridos amigos, vamos ter que aguardar até a semana que vem.
    Acabei de ver o depoimento do Paulo Paim à Rede Vida e ele disse que
    falou com o pessoal da AGU e só na semana que vem teremos uma posição.
    Teremos que sofrer um pouco mais.
    Pra quem já aguentou tanto …

  36. PCKem 25 set 2009 �s 01:42

    Video com a parte referente ao AERUS da entrevista do Senador Paulo Paim no canal Rede Vida concedida ao jornalista Sérgio Luiz Reis pode ser vista na URL abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=bk7ffIV1HNc

    Abs

  37. Jose Santosem 25 set 2009 �s 07:51

    Mais uma semana, somente 10 dias mais ou menos, para quem esperou 3 anos e 7 meses, não custa nada sofrer mais um pouquinho. Vamos manter acesa nossas chamas de fé, para que os homens que estão no comando das nossas reinvidicaçãos, tenham um momento de reflexão e olhem o caminho da verdadeira justiça.
    Vamos ter muita fé em DEUS e pedir a N.S.Aparecida (padroeira do Brasil) sua interceção junto ao PAI….

  38. Polianaem 25 set 2009 �s 08:14

    Aviso aos Navegantes!!!

    Rio de Janeiro, 25/09/2009
    SNA
    Aerus – Notícias de Brasília II

    No fim da tarde de ontem (24/9), representantes dos trabalhadores mantiveram contato com a coordenadora do grupo de trabalho da AGU, Drª. Grace Maria, a fim de buscar informações e esclarecimentos sobre o andamento do acordo conforme prometido.

    Segundo informações passadas pela coordenadora, a Procuradoria Federal da Fazenda (apesar dos levantamentos parciais a respeito dos débitos tributários já terem sido efetuados) até a presente data ainda não havia entregado a AGU o parecer final do enquadramento dos débitos da empresa nas legislações existentes. A expectativa dela é que isso ocorra o mais breve possível, reafirmando que tão logo receba esse parecer convocará uma nova reunião com a comissão de senadores, sindicatos e Fentac.

    A coordenadora aproveitou para reiterar o empenho e interesse da AGU em viabilizar o acordo, e relembrou à necessidade da total legalidade para que este não venha a ser questionado pelo Ministério Público ou o TCU e, portanto, possa ser homologado pelo STF.

    A aflição e a indignação de cada um de nós com os adiamentos e a falta de solução parecem eternas e intransponíveis, mas não podemos esmorecer. Precisamos esgotar todas as possibilidades de negociação, pois apesar das dificuldades enfrentadas, sem duvida, um acordo que atenda os interesses dos participantes do Aerus e do passivo trabalhista previsto é mais inteligente, rápido e seguro do que aguardar anos por uma solução na justiça. Isso não significa dizer que abandonamos o caminho do judiciário. Mas voltamos a dizer: é necessário esgotarmos todas as possibilidades.

    Lembramos que neste momento precisamos, mais que antes, sensibilizar as autoridades parlamentares (da situação, da oposição e outros) para a nossa causa. Portanto, todo movimento neste sentido é favorável à solução.

    Na próxima semana, os senadores procurarão agendar reunião com a Procuradoria Geral Fazenda. Além disso, outros movimentos a favor da solução definitiva para o caso estarão sendo implementados pelos senadores, deputados e sindicatos. Enfim, estamos todos empenhados, junte-se a nós!

    A DIRETORIA

  39. Polianaem 25 set 2009 �s 08:34

    Poliana,
    Sem stress!!!
    A Procuradoria Federal da Fazenda já fez os levantamentos “PARCIAIS”, e até a presente data ainda não havia entregado a AGU o parecer final do enquadramento dos débitos da empresa nas legislações existentes.
    Sen. Paim disse ontem, que talvez em “2010 ou 2011″ ano eleitoral tudo estara resolvido.
    O Tempo passa e o Tempo voa, mas as nossas vidas continuam a mesma coisa!!!
    Acredito num fim longo e dolorido.

  40. HERÊNIOem 25 set 2009 �s 08:45

    Noticiais de Brasília, em aditamento, difundidas pela presidenta do SNA Graziella Baggio:

    —– Original Message —–
    From: Graziella Baggio

    Sent: Thursday, September 24, 2009 11:55 PM
    Subject: Aerus – Notícias de Brasília II

    Para conhecimento,

    Graziella
    ==========================
    Aerus – Notícias de Brasília II
    No fim da tarde de hoje (24/9), representantes dos trabalhadores mantiveram contato com a coordenadora do grupo de trabalho da AGU, Drª. Grace Maria, a fim de buscar informações e esclarecimentos sobre o andamento do acordo conforme prometido.
    Segundo informações passadas pela coordenadora, a Procuradoria Federal da Fazenda (apesar dos levantamentos parciais a respeito dos débitos tributários já terem sido efetuados) até a presente data ainda não havia entregado a AGU o parecer final do enquadramento dos débitos da empresa nas legislações existentes. A expectativa dela é que isso ocorra o mais breve possível, reafirmando que tão logo receba esse parecer convocará uma nova reunião com a comissão de senadores, sindicatos e Fentac.
    A coordenadora aproveitou para reiterar o empenho e interesse da AGU em viabilizar o acordo, e relembrou à necessidade da total legalidade para que este não venha a ser questionado pelo Ministério Público ou o TCU e, portanto, possa ser homologado pelo STF.
    A aflição e a indignação de cada um de nós com os adiamentos e a falta de solução parecem eternas e intransponíveis, mas não podemos esmorecer. Precisamos esgotar todas as possibilidades de negociação, pois apesar das dificuldades enfrentadas, sem duvida, um acordo que atenda os interesses dos participantes do Aerus e do passivo trabalhista previsto é mais inteligente, rápido e seguro do que aguardar anos por uma solução na justiça. Isso não significa dizer que abandonamos o caminho do judiciário. Mas voltamos a dizer: é necessário esgotarmos todas as possibilidades.
    Lembramos que neste momento precisamos, mais que antes, sensibilizar as autoridades parlamentares (da situação, da oposição e outros) para a nossa causa. Portanto, todo movimento neste sentido é favorável à solução.
    Na próxima semana, os senadores procurarão agendar reunião com a Procuradoria Geral Fazenda. Além disso, outros movimentos a favor da solução definitiva para o caso estarão sendo implementados pelos senadores, deputados e sindicatos. Enfim, estamos todos empenhados, junte-se a nós!
    Faça a sua parte! Não podemos enfraquecer!
    Foram dias de muito esforço, dificuldades, sofrimento, lagrimas e saudades. Agora temos que chegar a um final justo.
    Não percamos a esperança! Vamos nos manter confiantes, otimistas, firmes nos nossos propósitos.
    A diretoria – SNA

  41. Amaury Guedesem 25 set 2009 �s 08:52

    25/09/2009 – 03h30
    Fundos de pensão poderão correr mais risco
    Publicidade
    da Folha Online

    O governo afrouxou as regras para investimento do patrimônio de R$ 450 bilhões dos fundos de pensão, permitindo que as entidades possam correr mais riscos na busca por maior rentabilidade, informa reportagem de Julianna Sofia para a Folha (íntegra disponível apenas para assinantes do UOL e do jornal). A partir de agora, as entidades poderão direcionar até 100% de seus recursos para investimentos que não sejam aplicações de renda fixa.

    Hoje, a maior parte do patrimônio dos fundos de pensão (64%) está concentrada nessas aplicações, principalmente em títulos públicos federais. As entidades de previdência complementar carregam 15% da dívida do governo federal em papéis no mercado.

    Com a queda dos juros e a estabilidade econômica, no entanto, os fundos começam a encontrar dificuldades para administrar seus investimentos e cumprir as metas de rentabilidade. Os fundos adotam metas de retorno para assegurar que, ao longo do tempo, terão recursos suficientes para pagar complementação de aposentadoria dos participantes.

    As mudanças foram aprovadas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e beneficiarão diretamente 14 fundos de pensão que estavam fora dos limites de aplicação, entre eles a gigante Previ-fundo dos funcionários do Banco do Brasil, o maior do país. Das 14 entidades, 11 passarão a se enquadrar.

    Leia a reportagem completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

  42. carlos irmãoem 25 set 2009 �s 08:59

    Dr. Maia, creio que a audiência da Rede Vida ontem à noite superou as expectativas com a presença do convidado senador Paulo Paim.
    Ele respondeu sobre diversos temas, aposentados, fator previdenciário e abordou com muito carinho o drama dos aposentados do AERUS.
    Ele enalteceu muito seu trabalho, por diversas vezes, bem como o da Graziela. Citou os diversos senadores que estão engajados nã construção de uma solução, do encontro que tiveram o ministro Gilmar Mendes e muitas outras ações.
    Pela sua fala teremos mais uma semana pela frente para termos alguma resposta para o nosso drama. Os levantamentos requeridos para o fechamento do possível acordo já estão prontos e talvez, segundo ele, na próxima quinta ou sexta (01 e 02/10) possamos ter, em uma reunião que será agendada entre as partes envolvidas, algum resultado desse primeiro round.
    Supoe-se segundo ele, que se o impasse persistir volta tudo para o STF.
    O bom é saber que ele esta do nosso lado e muito envolvido verdadeiramente, tanto que no fechamento do programa fêz menção para que o governo do qual ele faz parte assuma a solução do Aerus e dos aposentados.
    Tem-se a imprensão final de que tudo esta bem encaminhado e que caminha para uma solução final e definitiva.
    Mais uma semana pela frente. Não nos exasperemos. Força, fé, otimismo que venceremos todos esses desafios.
    Parece um “teste” que convida todos a se unirem e criarem uma corrente de força em que não poderá ter um sequer com pensamento contrário.

  43. Jorge Vieiraem 25 set 2009 �s 12:51

    Poliana!!!!

    Acorda!!!!! Que fim longo e dolorido é esse que você vê???!!!

    Levanta a tua cabeça!!!!

    Vamos conseguir!!!!

  44. paizoteem 25 set 2009 �s 13:53

    MAIS UMA VEZ VAÕ ME XINGAR , MAS EU PREFIRO SER XINGADO DO QUE SER
    ENGANADO .EM SENDO VERDADEIRA A AFIRMAÇÃO DA SRA DRA COORDENADORA
    REPRESENTANTE DA AGU AFIRMOU NESTE COMUNICADO FOR VERDADEIRO, TEREMOS
    MAIS UM PROBLEMA LEGAL.

    “… tão logo receba esse parecer convocará uma nova reunião com a
    comissão de senadores, sindicatos e Fentac.’

    SE A MESMA FIZER ESTA REUNIÃO, ANTES DE CONSULTAR AS PARTES QUE
    CONSTAM NO ACORDO (AERUS E O ANTES ADMINISTRADOR JUDICIAL E AGORA E O
    O NOVO ADMINISTRADOR DAS SPE , PODERA SER CONSTESTADO E INVALIDADO
    PELO STF QUALQUER TRATAIVA EM QUE ESTAS DUAS PARTES NÃO CONCORDEM .
    AFINAL É UM ACORDO ENTRE EX – VARIG/AERUS/AGU.

    Nós ,muito bem representados pelo dr Maia e apoiado pelos o políticos e sindicatos somos apenas os beneficiarios, não podemos legalmente apoiar ou recusar qualquer
    acordo em que entre a DT.

  45. O ANARQUISTAem 25 set 2009 �s 16:45

    Querido Paizote, acho que podemos recusar (legalmente) somos a parte da SL127 que entrou no pacote do acordo mas ela pode recusar e desistir da suspenção do processo e aí passa a ser um processo independente da DT. Dr Maia me corrija por favor se estou equivocado. abçs

  46. Suzy da Luzem 25 set 2009 �s 18:58

    Dr. Maia,deixe uma mensagem positiva para nosso fim de semana.Pois estamos precisando.Obrigada.Suzy.

  47. carlaem 25 set 2009 �s 19:27

    Convido a todos para passar o fim de semana, clamando ajuda com “muita educação”aos senadores.
    mandem e-mails, vamos na oposição pessoal…
    Vamos unidos em um pensamento positivo, otimizar as atitudes e pedir ajuda enquanto a coisa esta circulando na roda de decisões.
    No mais desejo um fim de semana de paz a todos e cuidado com o “stress” MATA!
    abraços

  48. Amaury Guedesem 25 set 2009 �s 20:16

    Governo autoriza fundos de pensão a elevarem risco na bolsa.

    Assumirá responsabilidade em caso de falencia ? !

  49. Raimundo N Macedoem 25 set 2009 �s 22:22

    Prezado Dr. Maia:

    Dois anos atras toda a diretoria da Swissair foi para as grades, creio que já esta solta, todavia foram para as grades.
    Curiosamente falamos da falencia da VARIG, empresa de Bandeira orgulho nacional, nunca se ouviu falar dos motivos da sua falencia, proponho uma reflexão:
    Quem faliu a VARIG?
    Nesse exato momento, os responsalves causadores desse comoção social, deverão estar dormindo em berço esplendido.
    No caso da Transbrasil estaram com certeza esquiando no Colorado…

    E LA NAVE VÁ

  50. Felippelloem 25 set 2009 �s 22:33

    Dizem que os orientais são os maiores especialistas em tortura. Eu não concordo. Para eles terem esse título, tem que vir ao Brasil fazer uma especialização com esse pessoal responsável em estudar o acordo. Vocês já viram tortura maior do que essa que estamos sofrendo?
    Os geólogos no Egito, escavam lentamente os terrenos em busca da história das nossas origens. Os do acordo, como os geólogos, estão escavando lentamente em busca do passado para que possam afirmar que, a Varig deve mais do que tem a receber. Enquanto não encontrarem essas evidências, a resposta não sai.

  51. Polianaem 26 set 2009 �s 12:24

    Finalmente nossos problemas acabaram!!!

    Comunicado do SNA, CESTA BÁSICA

    Aeronautas Aposentados ou Pensionistas do Aerus e Aeros.

    O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) comunica a todos os aeronautas aposentados, sindicalizados ou não, e pensionistas dos fundos Aeros e Aerus, que já se encontram disponíveis nas representações do SNA (Rio de Janeiro – São Paulo – Belém – Brasília), os cartões de cestas básicas referentes ao acordo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com a companhia TAM Linhas Aéreas S/A.

    O primeiro carregamento dos cartões já foi efetuado. Portanto, é importante que os mesmos sejam retirados com urgência e usados antes de 13/11/2009. Após esta data os cartões serão cancelados.

    Estarão impressas na correspondência anexada ao cartão mais orientações para utilização do mesmo.

    Veja na tabela abaixo os locais onde haverá distribuição dos cartões:

    Para aposentados ou pensionistas moradores em:

    Estado
    Endereço / Contato

    RGS
    Sindicato dos Aeroviários de POA – Rua Augusto Severo, nº 82.

    Paraná
    Contatar o F/E – Ivan Martins.

    Minas Gerais
    Contatar o cmte. Myrrha.

    Pernambuco
    Contatar o cmte. Panadés.

    Para os moradores de outras localidades contatar o seu Sindicato.

    Esta distribuição de cestas básicas é resultado da condenação e, consequentemente, multa pelo descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pela empresa TAM (clique aqui para ver o TAC). O Ministério Público do Trabalho de São Paulo entendeu que parte dos valores devidos poderiam ser revertidos aos aeronautas aposentados ou pensionistas do Aeros e Aerus em cestas básicas durante sete meses.

    O SNA comemora mais essa conquista.

  52. Felippelloem 26 set 2009 �s 16:21

    Poliana, invejo sua satisfação ao dizer que nossos problemas acabaram. Como se esse fosse nosso único problema. Para quem mora nas Capitais ainda é uma ajuda, realmente. Mas e quem mora no interior dos Estados? Vão viajar para receberem o cartão e durante 7 meses para receberem a cesta? O que é mais caro, a viagem ou a cesta básica? Obrigado pela tentativa de resolver meu problema.

  53. paizoteem 26 set 2009 �s 18:00

    É óbvio que é apenas uma ironia da Poliana ao dizer;
    “Finalmente nossos problemas acabaram!!!”

  54. Amaury Guedesem 26 set 2009 �s 18:04

    Notícia
    Couto propõe realização da Marcha dos Aposentados – 23/09/2009

    Em pronunciamento na tarde de hoje (23), o senador Mário Couto (PSDB-PA) convidou os demais senadores da Frente Parlamentar de Proteção aos Aposentados a realizar a Marcha dos Aposentados ainda neste ano, para tentar sensibilizar o presidente Lula quanto à necessidade de aprovação, em caráter de urgência, dos projetos do senador Paulo Paim (PT-RS) em tramitação na Câmara dos Deputados.

    São três os projetos: o de nº 4.434/08, que reajusta as aposentadorias e pensões aos mesmos índices concedidos ao salário mínimo; o de nº 3.299/08, que acaba com o uso do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias; e o 01/07, que recompõem as perdas dos benefícios. Os aposentados também aguardam com grande expectativa a votação do veto do presidente Lula ao reajuste de 16,6%, que a classe espera ser rejeitado.

    Em julho deste ano, o Governo começou a discutir sobre o reajuste das aposentadorias, para tentar fechar um acordo, mas tanto a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) quanto Mário Couto e Paulo Paim se retiraram da mesa de negociação depois que as centrais sindicais passaram a interferir e a concordar com as propostas do Governo, indo de encontro aos anseios dos próprios aposentados.

    A classe rejeita a proposta de reajuste de 6,3%. Preferem que os projetos sejam votados pelos deputados, conforme resultado da enquete on line feita pela Cobap e pelo gabinete do senador Paim. Mário Couto considera que estão esgotadas as chances de qualquer negociação com o Governo. Daí, o tucano avaliar que somente uma mobilização “mais radical” poderá reverter a situação em favor dos aposentados.

    “Eu queria que Vossas Excelências me acompanhassem. Vamos reunir. Vamos unir os aposentados deste País. Vamos caminhar rumo à rampa do Planalto. Vamos ficar uma noite de vigília lá na rampa do Planalto e vamos esperar de manhã o presidente Lula entrar. Mostrar para ele a situação em que se encontram os miseráveis do Brasil, por ordem dele”, conclamou Mário Couto, que planeja realizar a marcha no final de outubro ou início de novembro deste ano.

    Primeiro a se colocar à disposição, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) só fez uma ressalva: a marcha terá que ser rumo à sede do Banco do Brasil, onde o presidente Lula está despachando devido à reforma do Palácio do Planalto, que custará R$ 200 milhões. “Mas o endereço pouco importa. Estou à disposição, vamos organizar e vamos lá no novo endereço”, apoiou o petebista.

    Assessoria de Imprensa

  55. Antonio Cardosoem 26 set 2009 �s 18:31

    E os aeroviários aposentados ou pensionistas ?

  56. LEIRem 26 set 2009 �s 19:03

    QUANTO AO CARTÃO DO SNA,QUEM MANDOU EU MORAR NO INTERIOR PENSANDO QUE IRIA TER UMA APOSENTADORIA TRANQUILA?
    MAS TUDO É BEM RECEBIDO NESTA LASTIMÁVEL SITUAÇÃO.

  57. Goianoem 26 set 2009 �s 19:47

    me ajudem, moro no interior de Goiás , com faço para pegar o cartão do SNA, se vira, que eu não sou quadrado? dificil hein, posso pegar e BSB? se possivel lá na AGU? Só que o homem não tá lá mais , tá dificil. Eta vidinha enrolada.

  58. Neriaem 26 set 2009 �s 19:50

    Poliana,
    Obrigada pela informação. Gostaria de saber se os aeroviários pensionista e aposentados terão direito a cesta básica.

  59. Walterem 26 set 2009 �s 21:17

    Se o nosso grupo tivesse uma bancada no nivel da RURALISTA ou dos BANCARIOS e que fosse vista com o mesmo respeito pelo PRESIDENTE este impasse ja estaria resolvido a muito tempo com transparencia.Prometem para aproxima semana, a coordenadora que esta representando o advogado da OAB em principio diz que ja possue todas informações para o acordo porem,ao chegar no ultimo dia da semana ficamos sabendo que ainda faltam documentos, e o pior entramos em uma nova semana sem informações claras objetivas ,haja coração.

  60. Felippelloem 26 set 2009 �s 21:34

    Poliana

    Desculpe-me se interpretei mal seu “Finalmente nossos problemas acabaram!!!
    Quanto a mim, Leir e Goiano gostaria de instruções a respeito.

  61. Polianaem 27 set 2009 �s 02:20

    Para: Felippello, Leir, Neria, Goiano, Antonio Cardoso e paizote!

    Recebi este Boletim do SNA ontem (26/09) de manhã as 09:30.
    Como o “SNA” não funciona nos fins de semana, creio que na segunda feira teremos maiores informações no Site do SNA.
    O Boletim refere-se a todos os Aposentados e Pensionista, sem mencionar só para os Aeronautas ou Aeroviários.
    Quanto ao “Finalmente nossos problemas acabaram!!!”, foi uma piada sarcástica e ironica da nossa humilhante situação.
    Desculpe-me,
    Poliana

  62. antonioem 27 set 2009 �s 10:10

    de 23 até hoje,nenhuma postagem do Dr?

  63. Luiz Albertoem 27 set 2009 �s 12:39

    Caros colegas de infortúnio, a que situação chegamos… É o fim da picada.
    Como as irresponsabilidades de alguns funcionários de “nível superior”, tanto da VARIG/AERUS bem como da SPC, mudaram a vida de milhares de aposentados e pensionistas do AERUS. Por exempo: quem diria que um dia nós os aeronautas aposentados; ou nossos pensionistas iriam se interessar em receber cesta básica paga pela TAM, mesmo sendo em funçao de determinação judicial. Todavia devemos agradecer ao SNA pelo benefício conquistado junto a Justiça Trabalhista.

  64. Jorge Vieiraem 27 set 2009 �s 13:47

    Atenção!

    “Os nossos problemas acabaram!”

    Chegou o Fundo de Pensão TABAJARA! Matricule-se já. Seu sofrimento acabou!

    Este é garantido pelo Seu Creison!

  65. Jorge Vieiraem 27 set 2009 �s 13:56

    Alô Pessoal!

    Esta semana que vem eu estarei no Clube do “C”:
    Cachaça, Cinzano, Cerveja, Cuba-Libre, Catuaba, Contini, Cirrose, CTI, Caixão e Céu!

  66. Jorge Vieiraem 27 set 2009 �s 13:59

    Um pouquinho de piadas é bom pra descontrair.

    VAMOS COM FÉ, VAMOS CONSEGUIR!

  67. Carlos Gomesem 27 set 2009 �s 16:30

    Para SEU conhecimento.
    Sou sabedor dos seus critérios e respeito-os; mas não posso deixar de ALERTAR.
    Procuro ser um homem justo e de bons costumes e se conseguir pelo seu eco sensibilizar quem de direito; sem que isto seja visto como ameaça mas, como um ponto de não retorno, acredito que aposentados e pensionistas do AERUS serão levados a sério, antes das eleições.
    Desculpe a redundancia pois já escrevi isto antes, mas …
    Normalmente pousava-se no aeroporto de destino. Caso necessário pousava-se no aeroporto alternado previsto, mas , em emergencia pousava-se em qualquer lugar. Será que ninguem ve isto ??? Quer viver em paz ? Prepare-se para a guerra !!!
    Agora enquanto os diplomatas estão conversando ou a qualquer hora, as vítimas acabarão usando os recursos que restam antes de tudo perderem:-propriedades, saude, dignidade e a civilidade. Alguns ainda tem vergonha de aceitar a “Cesta Básica” e depois sabe-se que existem pessoas capazes e equipamentos necessários para a logistica.
    1º Será feira a lista dos gatos, se já não estiver pronta. Sei que é longa…
    2° Será colocado o guizo no pescoço do 1° gato…2° gato…talves um 3°.
    Serão HEROIS quem não tiver mais nada a perder… e a solução virá.
    Será necessário ???

  68. Polianaem 28 set 2009 �s 05:36

    Para Jorge Vieira,
    Amigo Jorge, agora você já entendeu a ironia do fim longo e dolorido!!!
    Poliana

  69. Adilarem 28 set 2009 �s 10:34

    A solução do caso AERUS/VARIG não é uma questão de numeros ou acertos de contas, é apenas uma questão de MORAL e ÉTICA. Se ainda existir no atual governo pessoas idoneas que trabalhem respeitando os principios referidos ainda podemos ter esperança numa solução coerente.

  70. Louiseem 28 set 2009 �s 11:31

    Poliana
    Meu pai é aposentado do Aerus e ligou para o SNA para verificar a informação. Infelizmente, a cesta básica é somente para os aeronautas. Os aeroviários recebem somente um balde de água fria!

  71. luis carlosem 28 set 2009 �s 13:09

    Aos colegas aposentados AERUS,acordo informação do sindicato POA os cartões da POLIANA e so para os AERONAUTAS portanto os problemas so acabaram para eles
    e para nos nada .Abraço a todos e muita FÉ e pensamento possitivo.

  72. Vaniaem 28 set 2009 �s 13:18

    Sobre a cesta básica, confirmem se os nomes constam na listagem. Os cartões vem de SP aos poucos e hoje fui ao SNA (RJ)e o meu não constava até no momento que saí somente 1 pessoa recebeu. Não gastem dinheiro nem tempo sem ter uma certeza.Sugeri que colocasem na página do SNA os nomes dos contemplados da semana. Isto evitaria idas e vindas.

  73. Ivoem 28 set 2009 �s 13:23

    AO INVÉS DE CESTA BÁSICA, EU PREFERIA QUE O PAGAMENTO FOSSE FEITO EM DINHEIRO MESMO. EXISTEM VÁRIOS PREÇOS DE CESTA BÁSICA… EM ARACAJU É R$168,00, NO RIO R$213,75 E NO SUL É R$238,67… JÁ DAVA PAGAR A 1/2 FARMÁCIA!

  74. Polianaem 28 set 2009 �s 13:49

    Para Louise,
    Somente hoje ficou definitivamente claro, que a Cesta Básica é só para os Aeronautas Aposentados e Pensionistas.
    Louise, sinto muito pelo alarme falso!!!
    Poliana

  75. S.G.Pinheiroem 28 set 2009 �s 13:59

    . De modo, o mais simples, claro e direto possível ,é que nos dirigimos a v.s.
    com a seguinte questão:

    Após tanta ansiedade, gostaríamos de uma informação, que para nós servirá
    como definitiva, para formar uma opinião própria sobre o assunto.

    Retornando o Processo da Defasagem Tarifária para o STF e em sendo julgada,
    a decisão definitiva seja de que a Varig receberá uma quantia ” X “, perguntamos :

    A Varig terá que quitar primeiro, seus débitos com o governo e o que sobrar,
    será para pagar ao Aerus e demais credores ? … é isso ?

    Cremos que é importante esse esclarecimento, pois a partir dele, ficaremos sabendo ,se vale a pena ou não esperar por uma solução, atravéz dessa ação.

    Acreditamos que ainda temos tempo de focar na outra ação, a que realmente
    é só nossa, a que responsabilisa o governo, pela situação a que ficaram reduzidos
    o Aerus e nós.

    Com essa ação, temos certeza que conseguiremos.

    S.G.Pinheiro
    Natal, 28 de Setembro de 2009

    .

  76. Robertoem 28 set 2009 �s 14:33

    Concordo com o comentario do Adilar acima em 100%!! Realmente a questáo supera valores monetarios e entra num campo da vergonha, vergonha em dificultar um acordo que seja no minimo extremamente vantajoso para os trabalhadores, aposentados ou nao. A AGU representa o governo e o governo nos representa, a todos sem excessao.
    “”Brasil um pais de todos” nao podera ser propaganda enganosa.
    Perdemos emprego, tempo de vida, perdemos paz e tudo porque nao quiseram fazer o acerto com a VARIG no momento da preservacao da forca de trabalho@! Merecemos que o acordo seja considerado uma INDENIZACAO, pelo mal que causou, e indenize pela insensibilidade e atrocidades ate agora cometidas!
    Gente, nao esquecamos que foram 30 anos acordando na madrugada, 30 anos de reveillon ou Natal longe dos familiares, 30 anos de ITCZ com turbulencias que apenas sacudiam nossos convidados, enquanto dormiam o sossegado sono que agora… merecemos… E hora da populacao brasileira retribuir tudo que proporcionamos, sob as redeas de um governo que deve representar a populacao e nao os politicos desse nosso pais, aos quais pagamos com nossos impostos seus salarios!
    A AGU deve significar : Acordo Garantido Urgente… pois e o povo que quer!

  77. carlos irmãoem 28 set 2009 �s 14:36

    Dr. Maia, a ansiedade faz com que todos busquem informações e isso gera emails com desabafos, esperanças, elocubrações de todas as ordens. O vosso silêncio eu o interpreto como vamos manter o NORTE , não vamos nos distanciar já que se lançam idéias para que se faça isso ou aquilo.
    Vamos manter o NORTE esse é o melhor rumo a seguir, no momento.
    É difícil aceitar por tudo o que estamos passando. Será que todos verdadeiramente se conscientizaram que houve uma série de RENÚNCIAS para podermos mensalmente pagarmos o nosso AERUS.
    Essas RENÚNCIAS significaram não fazer uma viagem, não freqüentar um restaurante, não comprar um sapato, não trocar um automóvel, não colocar um filho numa escola melhor., não pagar um plano de saúde melhor e isso durante longos e longos anos.
    RENÚNCIAS que fizeram todos sonhar por um final de existência mais tranqüilo, poder viajar, aproveitar um pouco o final da vida, com os filhos criados e por sabedores de dever cumprido com a pátria, ou quais fossem os sonhos pessoais de cada um.
    É nisso que acredito, no momento, manter o NORTE e sensibilizar a todos os envolvidos as RENÚNCIAS que fizemos ao longo desse período e que queremos de volta somente o que nos foi surrupiado de forma ilegal.
    Vamos nessa semana voltar a encher a caixa de emails dos nobres senadores fazendo-os sentirem as nossas RENÚNCIAS. As últimas mensagens são sempre as mais lembradas então que nessa semana enviemos mais emails.

  78. Amaury Guedesem 28 set 2009 �s 15:20

    Em São Paulo, recebi hoje o Cartão Ticket Alimentação, com um saldo de R$120,00, que é o equivalente a dois meses. (15-08) e (15-09). Previsto mais R$60,00 para 15-10, 15-11 e 15-12 e mais ou menos R$154,00 para15-01-2010. (Sujeito a confirmação) Para confirmar saldo ligar 4004-2233 e digitar o nº do cartão **** **** **** ****magnético.

  79. JAYMEem 28 set 2009 �s 15:31

    POR ONDE ANDARÁ MINHA CESTA DA TAM?????
    OU SERÁ O CESTÃO FUD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    NUNES BARBOSA

  80. GABRIELLAem 28 set 2009 �s 16:12

    Sou de Campinas como terei que fazer para pegar esse cartão, que poderia vir pelo correio.
    Não é comodismo não, é falta de dinheiro para ir para São Paulo mesmo.

  81. jose sauloem 28 set 2009 �s 16:20

    Bem disse o companheiro Carlos Gomes lá em cima:
    Está na hora de colocar o guizo no pescoço do gato.
    Tá mais que na hora.
    Põe meu nome na lista.

  82. jomar machadoem 28 set 2009 �s 18:15

    E lá se vai mais um dia ……
    bonito verso e retrata a nossa realidade muito bem, 800.milhões, nós temos dizem uns; outros dizem; mas só 4,5bilhões? ainda outros cadê a minha cesta básica, tá todo mundo MALUCO ……

  83. Martinhaem 28 set 2009 �s 18:45

    Ninguém percebeu nossa solidão? Dr.maia nos abandonou faz 5 dias..
    isso é ruim..

  84. antonioem 28 set 2009 �s 18:58

    gostaria de receber algum esclarecimento sobre a ultima promessa semana passada ,alguem me daria obrigado.

  85. Goianoem 28 set 2009 �s 19:13

    Tô na mesma situação da Gabriela, não tenho dinheiro para ir ao Rio ou São Paulo, será que eles mandam pelo correio, fui querer uma aposentaqdoria saudável morando no interior de Goiás, olha o que deu, tô aqui fu….. sem dinheiro e no meio dos bichos, eta vidinha bôa…………..

  86. paizoteem 28 set 2009 �s 19:30

    Alguém pode me explicar?
    Juro que ainda não entendi esta estória de pôr guizo no gato!
    Que gato?
    Ainda da para pôr algum guizo em algum gato para nos protegermos de alguma coisa?
    De acordo com a fábula por o guizo no gato equivale ao suicidio do escolhido, já não basta o que nos fizeram?
    E fugir de alguma coisa vai ajudar em algo , e fugir do quê?

    Ou existe outra fábula ou a que conheço e que segue é um mau exemplo para o nosso caso.
    Ou eu to ficando burro ou eu to ficando mais burro.

    ………………….

    No sótão da velha casa, os ratos, estavam em assembléia discutindo um problema, que lhes angustiava: todo o dia, um esperto gato, sorrateira e silenciosamente, abocanhava um ou dois ratos.

    Todos davam sugestões. Um deles pede a palavra:

    -porque não pôr um guizo (chocalho), no pescoço do gato?Á distância ouviremos o seu barulho, e haverá tempo para podermos escafedermos!

    -muito bem, ovacionaram eufóricos os ratos.

    Feito o silêncio, a experiente ratazana murmura em seu canto:

    -mas quem porá o guizo no pescoço do gato?

  87. Amaury Guedesem 28 set 2009 �s 19:53

    Para tirar dúvidas sobre Ticket Alimentação em São Paulo, ligue para o SNA:
    Telefones (011) 5531-0318, 5531-5495 ou 5531-6228.
    Já recebi o cartão magnético Ticket Alimentação ou seja, a Cesta Básica prometida.

  88. Ricardo Almeidaem 28 set 2009 �s 19:55

    Me parece que quem fez juz a tal benefício (cestas básicas), foram aeronautas ativos ou não da TAM e em conformidade a despesas com recursos próprios que tiveram em determinado período, com a CCF (Renovação da carteira de capacidade física), que ora estão sendo reembolsados:

    “Termo de Ajustamento de Conduta”

    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Nº. 104/2009
    O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO DA SEGUNDA REGIÃO, CGC
    60.701.190/001-04, com sede na Rua Afonso de Freitas, nº 242, Paraíso, São
    Paulo/SP, CEP: 04006-051, neste ato representado pela Procuradora do
    Trabalho Dra. DENISE LAPOLLA DE PAULA AGUIAR ANDRADE e TAM
    LINHAS AÉREAS S/A, inscrita no CNPJ sob o n.º 02.012.862/0001-60,
    estabelecida na Av. Jurandir, nº 856 – Hangar VII – Jardim Ceci – São Paulo – SP
    – Brasil – CEP: 04.072-000, neste ato representada pelo Sr. Antonio Carlos
    Pavanelli, CPF/MF 041923128-59 e assistida pela Dra. Alexandra Araújo Lobo
    de Marigny Monteiro, firmam, com base no art. 5º, § 6º, da Lei 7.347/85, o
    presente Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, na forma seguinte
    :
    I – O presente compromisso substitui integralmente e para todos os efeitos
    legais, o TAC 281/2001, firmado nos autos do PP 630/2000, no que respeita às
    obrigações e multas ali previstas.
    II – A celebração deste compromisso e a substituição das cláusulas conta
    com anuência do SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS, inscrito no
    CNPJ/MF sob o nº 33.452.400/0001-97, com sede na Av. Franklin Roosevelt,
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    194, Gr.802 a 805, Castelo, Rio de Janeiro, RJ, neste ato representado por sua
    Presidente Sra. GRAZIELLA BAGGIO, CPF/MF 791.772.638-04, e pelo SR.
    CARLOS GILBERTO SALVADOR CAMACHO, RG nº 5.635.299-2, assistidos
    pelo Dr. Luiz Fernando Aragão OAB/RJ 44.4666.
    CLÁUSULA PRIMEIRA – A TAM realizará o reembolso, em numa única
    parcela, dos valores despendidos por seus aeronautas relativos ao pagamento
    da taxa de revalidação do Certificado de Capacidade Física (CCF), no período
    compreendido entre 01.01.2004 até 31.12.2008, bem como que passará a
    reembolsar os aeronautas dessa despesa a partir de 01.01.2009, de modo a
    atender à obrigação assumida no item “c” do Termo de Ajustamento de Conduta
    firmado por esta com a Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, no
    Procedimento Preparatório 630/2000, em 12.12.2001.
    Parágrafo único: O reembolso do Certificado de Capacidade Física – CCF será
    feito levando-se em conta as seguintes premissas:
    a-) O Sindicato (SNA) divulgará, depois de assinado este instrumento, nos
    meios de publicidade que reputar adequados, bem como auxiliará a TAM na
    localização dos aeronautas inativos que façam jus ao reembolso do CCF;
    b-) Reembolso do CCF referente ao período de 01.01.2004 à 31.12.2008: O
    aeronauta (ativo ou demitido) terá de solicitar à TAM o reembolso (mediante
    apresentação dos comprovantes de pagamento da taxa de revalidação do CCF
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    ou através de declaração de que não possui mais os comprovantes) dos valores
    por ele despendidos com o pagamento da revalidação do CCF no período de
    01.01.2004 a 31.12.2008, sendo que, em ambos os casos, a solicitação terá de
    ser feita à TAM no prazo máximo de 05 (cinco) anos, contados a partir da
    assinatura deste, sob pena de preclusão do seu direito de fazê-lo;
    b.1) Reembolso do CCF referente ao período de 01.01.2009 até a data de
    assinatura do novo TAC: O aeronauta (ativo ou demitido) terá de solicitar à TAM
    o reembolso (mediante apresentação dos comprovantes de pagamento da taxa
    de revalidação do CCF ou através de declaração de que não possui mais os
    comprovantes) dos valores por ele despendidos com o pagamento da
    revalidação do CCF neste período, sendo que, em ambos os casos, a solicitação
    terá de ser feita à TAM no prazo máximo de 15 (quinze) dias contados a partir
    desta assinatura, sob pena de preclusão do seu direito de fazê-lo;
    b.2) Reembolso do CCF a partir da data de assinatura deste TAC: O aeronauta
    terá de solicitar à TAM o reembolso mediante apresentação dos comprovantes
    de pagamento da taxa de revalidação do seu CCF, sendo que a solicitação terá
    de ser feita à TAM no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados a partir da
    data do pagamento da referida taxa feita pelo aeronauta, conforme comprovante
    de pagamento a ser apresentado, sob pena de preclusão do seu direito de fazêlo;
    c-) A TAM efetuará o reembolso da taxa de revalidação com o CCF através de
    depósito bancário na conta do aeronauta beneficiário, no prazo de até 05 (cinco)
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    dias úteis, contados a partir do protocolo de recebimento do pedido de
    reembolso.
    d-) O valor do reembolso da taxa de revalidação do Certificado de Capacidade
    Física – CCF será apurado com base no valor atual dos exames, qual seja,
    R$163,50 (cento e sessenta e três reais e cinqüenta centavos), bem como será
    observada a idade do aeronauta na época em que ele realizou o exame de
    revalidação do CCF, a fim de verificar a quantos exames este se submeteu no
    período. Posteriormente à assinatura deste, se houver alguma alteração no
    valor, o reembolso será feito de acordo com o valor determinado pela ANAC ou
    órgão que venha a disciplinar o valor da taxa de revalidação do CCF.
    e) Se e quando solicitada, a comprovação pela TAM dos reembolsos não será
    feita mediante apresentação individualizada dos depósitos, mas sim através de
    uma lista contendo os detalhes sobre cada depósito.
    CLÁUSULA SEGUNDA – A forma e os procedimentos a serem adotados pelo
    aeronauta que for ou vier a solicitar o reembolso do CCF estão previstas em
    regulamento disciplinador para o reembolso do CCF, o qual foi elaborado pela
    TAM com a revisão do SNA – Sindicato dos Aeronautas (documento ao final
    deste).
    Parágrafo único: As dúvidas inerentes ao reembolso do CCF deverão ser
    dirimidas na forma estabelecida no regulamento mencionado no caput da
    presente cláusula.
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    CLÁUSULA TERCEIRA – Em razão da substituição do TAC 281/01 por este, a
    TAM se obriga ao pagamento da quantia de R$ 2.072.000,00 (dois milhões e
    setenta e dois mil reais), que será convertida em obrigação de fazer, doar ou
    pagar, conforme deliberação do Parquet, que indicará em sete dias, a contar
    desta assinatura, a forma de cumprimento. Em trinta dias, após o recebimento da
    indicação, a TAM deverá comprovar as ações, doações, ou pagamentos
    determinados, sob pena de multa equivalente ao valor que deixar de ser doado
    ou pago, a ser depositada na conta do FAT (FUNDO DE AMPARO AO
    TRABALHADOR).
    CLÁUSULA QUARTA – O número de folgas concedidas pela TAM por mês aos
    seus aeronautas não será inferior a 08 (oito) períodos de 24 (vinte e quatro)
    horas, conforme artigo 38 e seus parágrafos da lei 7.183/84 e constarão de suas
    escalas;
    CLÁUSULA QUINTA – A TAM se obriga a considerar, como tempo de duração
    do trabalho do aeronauta, o tempo de deslocamento deste como tripulante extra,
    nos termos dos artigos 5º e 23, caput, ambos da lei 7.183/84;
    CLÁUSULA SEXTA – A TAM se obriga a comunicar com antecedência as
    alterações das escalas publicadas;
    CLÁUSULA SÉTIMA – O descumprimento de quaisquer das obrigações acima
    assumidas implicará a cobrança de multa de R$ 1.000.00 (hum mil reais) por
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    empregado encontrado em situação irregular, reversíveis ao FAT ou Fundo
    equivalente.
    E, por estarem assim justas e acordadas firmam as partes o presente acordo, em
    03 (três) vias de igual teor e forma, para que produza seus legais e jurídicos
    efeitos.
    São Paulo, 19 de maio de 2009.
    DENISE LAPOLLA DE PAULA AGUIAR ANDRADE
    Procuradora do Trabalho
    TAM LINHAS AÉREAS S.A
    ANTONIO CARLOS PAVANELLI
    RG 15.104.865-4 SSP/SP
    ALEXANDRA ARAUJO LOBO DE MARIGNY MONTEIRO
    OAB/SP 198.022
    SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS
    GRAZIELLA BAGGIO
    RG 6.097.194 SSP/SP
    CARLOS GILBERTO SALVADOR CAMACHO
    RG 5.635.299-2
    LUIZ FERNANDO BASTO ARAGÃO
    OAB/RJ 44.466
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    Regras para o Reembolso do Certificado de Capacidade Física – CCF dos aeronautas da
    TAM Linhas Aéreas S/A
    A TAM realizará o reembolso, numa única parcela, dos valores despendidos por seus
    aeronautas relativos ao pagamento da taxa de revalidação do Certificado de Capacidade
    Física (CCF), no período compreendido entre 01.01.2004 até 31.12.2008, bem como
    passará a reembolsar os aeronautas dessa despesa a partir de 01/01/2009. Para tanto,
    deverão ser observados os seguintes procedimentos e prazos:
    01) Reembolso CCF referente ao período 01.01.2004 à 31.12.2008:
    O aeronauta (ativo ou demitido) terá de solicitar para a TAM o reembolso, mediante
    apresentação dos comprovantes de pagamento da taxa de revalidação do CCF ou
    através de declaração de que não possui mais os referidos comprovantes, dos valores
    por ele pagos com a taxa de revalidação do CCF no período de 01.01.2004 à 31.12.2008,
    sendo que, em ambos os casos, a solicitação terá de ser feita à TAM no prazo máximo de
    05 (cinco) anos, contados a partir de 19 de maio de 2009, sob pena de perda do seu
    direito de fazê-lo;
    02) Reembolso CCF referente ao periodo de 01/01/2009 até a data de 19 de maio de
    2009:
    O aeronauta (ativo ou demitido) terá de solicitar para a TAM o reembolso, mediante
    apresentação dos comprovantes de pagamento da taxa de revalidação do CCF ou
    através de declaração de que não possui mais os referidos comprovantes, dos valores
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    por ele pagos com a taxa de revalidação do CCF neste período, sendo que, em ambos os
    casos, a solicitação terá de ser feita à TAM no prazo máximo de 15 (quinze) dias
    contados de 19 de maio de 2009, sob pena de perda do seu direito de fazê-lo;
    03) Reembolso CCF a partir da data de 19 de maio de 2009:
    O aeronauta poderá solicitar para a TAM o reembolso mediante apresentação dos
    comprovantes de pagamento da taxa de revalidação do seu CCF, sendo que a solicitação
    terá de ser feita à TAM no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados a partir da data
    do pagamento da referida taxa feita pelo aeronauta, conforme comprovante de
    pagamento apresentado, sob pena de perda do seu direito de fazê-lo;
    04) FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO
    As solicitações de reembolso deverão de ser feitas através de formulário especifico,
    conforme anexos, devidamente acompanhadas dos comprovantes de pagamento da
    taxa ou declaração, conforme mencionado nos itens anteriores. Tais formulários
    deverão ser impressos em 02 (duas) vias, sendo que a primeira via, juntamente com os
    originais dos comprovantes, será entregue para a empresa e a segunda via servirá de
    protocolo para o aeronauta.
    05) PRAZO PARA REEMBOLSO:
    A TAM efetuará o reembolso da taxa de revalidação com o CCF através de depósito
    bancário na conta salário do aeronauta (se empregado ativo) ou em conta indicada no
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    formulário de solicitação (se ex empregado) da empresa, no prazo de até 72 (setenta e
    duas) horas úteis, contadas do dia seguinte ao protocolo de recebimento do pedido de
    reembolso.
    Importante ressaltar que o prazo mencionado no item anterior somente se iniciará
    estando o formulário de solicitação corretamente preenchido e acompanhado dos
    documentos necessários. Assim, caso haja alguma informação em desconformidade com
    os arquivos da empresa, a contagem do prazo somente será iniciada após a confirmação
    da informação.
    Da mesma forma, caso os dados bancários indicados pelo aeronauta estejam errados ou
    incompletos, de maneira a impedir o depósito, o referido prazo somente será iniciado a
    partir da correção das informações bancárias, situação essa que não caracterizará mora
    por parte da TAM.
    06) DO VALOR DO REEMBOLSO:
    O valor do reembolso da taxa de revalidação do Certificado de Capacidade Física – CCF
    será apurado com base no valor atual dos exames, qual seja, R$163,50 (cento e sessenta
    e três reais e cinqüenta centavos), bem como será observada a idade do aeronauta na
    época em que ele realizou o exame de revalidação do CCF, a fim de verificar a quantos
    exames este se submeteu no período. Caso haja alguma alteração neste valor
    determinado pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), o reembolso será feito de
    acordo com o valor determinado por este órgão para a taxa de revalidação do CCF.
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    07) DA COMPROVAÇÃO DE DEPÓSITO BANCÁRIO:
    Caso o aeronauta, decorrido o prazo mencionado no item 05, não consiga identificar o
    deposito do valor referente ao reembolso em sua conta corrente, poderá solicitar a
    comprovação do deposito pela TAM, o que será feito mediante apresentação de uma
    lista contendo os detalhes sobre cada depósito.
    08) DO LOCAL PARA PROTOCOLO
    Os formulários para solicitação do reembolso poderão ser protocolados:
    Para o periodo de 2004 a 2008: Na Academia de Serviços da TAM, no piso térreo, no
    setor de expedição dos crachás.
    Para 2009 em diante: nos próprios D.Os
    09) DAS SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS NESTE REGULAMENTO:
    Para as hipóteses não previstas neste regulamento, não haverá critério de
    excepcionalidade.
    Solicitação de Reembolso do Certificado de Capacidade Física – CCF
    para Tripulantes e Ex-tripulantes da TAM no período de 2004/2008
    Nome (conforme RG): ______________________________________________________
    Nome na TAM: ________________________________________________________
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    Função:________________________________Chapa no.: ____________________
    Data de Admissão: ________________ Data de Demissão:___________________
    Banco:______________ Agência:__________ Conta Corrente:_________________
    CPF no. ___________________________ Data de Aniversário:_________________
    Venho por meio deste, solicitar o reembolso da taxa de revalidação do meu Certificado de Capacidade
    Física – CCF, referente ao período abaixo especificado, anexando ao presente formulário, os originais dos
    comprovantes de pagamento da referida taxa. Na impossibilidade de apresentação dos referidos
    comprovantes, declaro que realizei o pagamento da taxa de revalidação, não tendo solicitado reembolso
    por plano/seguro de saúde ou de restituição, via declaração de imposto de renda, da referida taxa.
    CCF ( ) 2004 Valor: ( ) R$ 163,50 ou ( ) R$ 327,00
    CCF ( ) 2005 Valor: ( ) R$ 163,50 ou ( ) R$ 327,00
    CCF ( ) 2006 Valor: ( ) R$ 163,50 ou ( ) R$ 327,00
    CCF ( ) 2007 Valor: ( ) R$ 163,50 ou ( ) R$ 327,00
    CCF ( ) 2008 Valor: ( ) R$ 163,50 ou ( ) R$ 327,00
    São Paulo, ____de _______________ de ________.
    ___________________________________________
    Assinatura
    Para uso da TAM:
    Este documento foi recebido por:
    Nome:__________________________________ Chapa:_____________ Ass._____________________
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    Data: _____________ Hora:_______________.
    Solicitação de Reembolso do Certificado de Capacidade Física – CCF
    para Tripulantes e Ex-tripulantes da TAM de 01/01/2009 até 19 de maio de 2009
    Nome (conforme RG): ______________________________________________________
    Nome na TAM: ________________________________________________________
    Função:________________________________Chapa no.: ____________________
    Data de Admissão: ________________ Data de Demissão:___________________
    Banco:______________ Agência:__________ Conta Corrente:_________________
    CPF no. ___________________________ Data de Aniversário:_________________
    Venho por meio deste, solicitar o reembolso da taxa de revalidação do meu Certificado de Capacidade
    Física – CCF, referente ao período abaixo especificado, anexando ao presente formulário, os originais dos
    comprovantes de pagamento da referida taxa. Na impossibilidade de apresentação dos referidos
    comprovantes, de acordo com o período mencionado nos item 2 das Regras para Reembolso do CCF,
    declaro que realizei o pagamento da taxa de revalidação e que não solicitei (ou solicitarei) a restituição
    desse pagamento à Receita Federal em minha declaração de imposto de renda.
    CCF ( ) 2009 pago em ____________ Valor: ( ) R$ 163,50
    São Paulo, ____de _______________ de ________.
    ___________________________________________
    Assinatura
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    Para uso da TAM:
    Este documento foi recebido por:
    Nome:__________________________________ Chapa:_____________ Ass._____________________
    Data: _____________ Hora:_______________.
    Solicitação de Reembolso do Certificado de Capacidade Física – CCF
    para Tripulantes e Ex-tripulantes da TAM a partir de 19 de maio de 2009
    Nome (conforme RG): ______________________________________________________
    Nome na TAM: ________________________________________________________
    Função:________________________________Chapa no.: ____________________
    Data de Admissão: ________________ Data de Demissão:___________________
    Banco:______________ Agência:__________ Conta Corrente:_________________
    CPF no. ___________________________ Data de Aniversário:_________________
    Venho por meio deste, solicitar o reembolso da taxa de revalidação do meu Certificado de Capacidade
    Física – CCF, referente ao período abaixo especificado, anexando ao presente formulário, os originais dos
    comprovantes de pagamento da referida taxa.
    CCF ( ) 2009 pago em ____________ Valor: ( ) R$ 163,50
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051
    São Paulo, ____de _______________ de ________.
    ___________________________________________
    Assinatura
    Para uso da TAM:
    Este documento foi recebido por:
    Nome:__________________________________ Chapa:_____________ Ass._____________________
    Data: _____________ Hora:_______________.
    MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
    PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO – 2ª REGIÃO
    COORDENADORIA DA DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS
    Rua Afonso de Freitas, nº 242 – 1º andar – Paraíso – Capital – SP – CEP 04006-051

    Espero ter ajudado…
    Quanto ao nosso acôrdo, continuo confiante.
    A justiça divina, com certeza prevalecerá!

  89. Testemunhaem 28 set 2009 �s 20:06

    Aos colegas de infortúnio.
    Depende do que é ser mau diretor ou presidente.
    Muita gente já ouviu falar em Lex Lutor e alguns no Dr. Silvana.
    Eram personagens de mentes brilhantes mas totalmente voltadas para o mal.
    Alguns diretores e presidentes não tinham uma mente brilhante, mas eram voltadas para o mal.
    Deixo fora desta lista os diretores de Operações e Serviço de bordo, porque os conheci e sei da sua honestidade e retidão de caráter, e outros que por desconhecê-los não serei injusto. Incluo também aqueles presidentes que “pegaram” a Varig ladeira abaixo.
    Os maus alcançaram os seus objetivos, sabiam o que estavam fazendo, isto é, defendendo a qualquer custo a sua parte em prejuízo da esmagadora maioria.
    Hoje estão com o “boi na sombra” sem nenhum remorso e ainda posam de incompreendidos, talvez mártires.
    Historicamente a Varig e o empresariado nacional sempre mamaram nas tetas do governo.
    Sempre que queriam a ajuda chegava, e o último governo bonzinho foi o do “dando é que se recebe”.
    Aí entrou aquele governo, trombadinha em relação ao atual, que queria só para ele.
    É sabido que em briga de bandido ganha o que trai melhor.
    Numa tarde de quinta-feira um diretor da Varig disse: – “Hoje até às cinco e meia a Vasp será nossa”.
    No dia seguinte o que se viu foi um “laranja” assumir aquela tradicional e conceituada empresa.
    E aí acabaram as facilidades e a crise se instalou definitivamente.
    Convivi com a Varig desde meados de 1960 até meados 1999, 39 anos.
    Presenciei o apogeu e a derrocada.
    Posso estar enganado, mas…

  90. Carlos Gomesem 28 set 2009 �s 21:13

    ATT. Paizote
    A lista dos “Gatos” está contida na mensagem do colega “Testemunha” as 20:06 hs de hoje. Não é necessário mais o guizo e sabe-se não eram Lex Lutor ou Dr. Silvana !!!
    Mas, pelo ALTO SILÊNCIO do Dr. Maia busquemos o Norte…

  91. Carlos Gomesem 28 set 2009 �s 22:00

    http://www.diap.org.br/index.php/agencia-diap/10792-agenda-politica-lula-sanciona-legislacao-eleitoral-esta-semana-ccj-sabatina-toffoli
    Agência DIAP
    Seg, 28 de Setembro de 2009 00:37
    Nesta quarta-feira (30) a Comissão de Constituição e Justiça do Senado sabatina José Antonio Dias Toffoli, indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF).
    Ele enfrenta resistência na oposição por ter ligações com o PT e responder a processos na Justiça. De qualquer forma, a tendência é que seu nome seja aprovado pelo Senado.

  92. O ANARQUISTAem 28 set 2009 �s 22:55

    Colega Testemunha, concordo com voce mas quero lembrar que o simples fato do diretor, seja de operações ou serviço de bordo serem honestos e de bom caráter, não os habilitava a serem bons executivos e foram poucos que tinham este perfil.

  93. Aurea Luciaem 28 set 2009 �s 23:28

    FOI VERGONHOSA A MÍNIMA PARTICIPAÇÃO DOS APOSENTADOS AERUS NO EVENTO DE SÁBADO 26/SET AS 11:30 NA AJURIS COM A PRESENÇA DO SENADOR PAIM, BEIRA AS RAIAS DO RIDÍCULO.

    PRESENTES 6 APOSENTADOS

    É DE CHORAR, DÁ VONTADE DE DESITIR DA LUTA.
    MAS NÃO TEMOS MAIS ESTE DIREITO.
    MAIS ESTÁVAMOS LÁ COM NOSSAS JÁ FAMOSAS CAMISETAS LARANJA, FIZEMOS CONTATO COM SENADOR PAIM QUE SEMPRE ATENCIOSO NOS CONCEDEU UM BOM TEMPO PARA CONVERSAR.
    PRECISAMOS MANTER A UNIDADE, MAS SÓ COM SEIS PARTICIPANDO FICA DIFÍCIL DE EXPLICAR QUE SOMOS 1100 FAMÍLIAS DE APOSENTADOS AERUS NO RS (500 RECEBEM EMAIL DA COMISSÃO) AGUARDANDO PELO RETORNO DAS SUAS APOSENTADORIAS.
    LEMBREM-SE ESTAMOS NA RETA FINAL, MAS NÃO EXISTE DECISÃO FIRMADA, NADA ESTA PERDIDO, TEMOS TODOS QUE CONTINUAR TRABALHANDO – NA PRESSÃO A SOLUÇÃO.
    NÃO DOÍ ENTRAR NO SINDICATO, O CENÁRIO MUDOU, ALIAS DIGA-SE A BEM DA VERDADE, QUE SE NÃO FOSSEM ELES, PROVAVELMENTE TUDO JÁ ESTARIA PERDIDO.
    NÃO ESTAMOS AQUI FALANDO DOS QUE TEM DIFICULDADES FÍSICA OU FINANCEIRA, MAS DAQUELES QUE PODEM E SE OMITEM.
    PONHA A MÃO NA CONCIÊNCIA, NÃO TENHA VERGONHA, DEIXE PARA TER VERGONHA QUANDO FALTAR COMIDA NO PRATO OU R$ PARA PAGAR AS CONTAS.
    ESTAMOS AGUARDANDO TODOS, PARA GRITARMOS BEM ALTO E SERMOS OUVIDOS EM BRASÍLIA.

    Comissão de Aposentados Aerus RS

  94. paizoteem 29 set 2009 �s 01:30

    Se eu entendi direito, os “gatos” eram os maus diretores que se locupletaram, e as pessoas que agiam em nosso nomearam as quem deviam pôr os guizos.
    Claro que estas pessoas tinham procuração e imunidade para se aproximar dos “gatos” e saírem ilesos.
    Deduzo que é uma crítica sútil aos representantes de empregados e ou sindicatos, ou aos membros do colégio deliberante, ou até mesmo a ocupantes de cargos de confiança, hoje em nossas fileiras, prejudicados e arrependidos.
    Como os membros dos colégios deliberantes eram escolhidos pelos “gatos”,sobram os representantes.
    Sabíamos que os membros do colégio deliberante, na prática nunca elegeram ninguém, apenas compareciam em massa, usufruindo de mordomias só comparadas a chefes de estados com a finalidade de preencher espaço nos auditórios.
    De qualquer maneira seriam “gatos” demais e poucos guizos, até porque muitos destes nem “gatos” eram apenas “sobreviviam” no meio daqueles.
    Ainda assim, pôr guizos nos gatos agora?
    Seria uma tardia ,retrogada, e ineficaz “caça às bruxas”?
    O que interessa e é -pelo menos esta é a minha prioridade- receber algo antes que o patrão lá de cima me chame.
    E aí, chego a conclusão que;
    Mesmo que não tenho gostado no principio do título deste tópico em que se refere a um norte, tenho que concordar agora que ele é apropriado.
    O que interessa agora é tentar recuperar um pouco do prejuízo, já que o todo será impossível, e esquecermos guizos e “gatos” até que esta solução esteja definida.
    Depois disto quem quiser responsabilizar “gatos” , que o faça, desde que o “guizo” não seja ilegal ou baseado em ato violento, pois aí serão aos ontem “ratos” que serão oferecidos os “guizos”.
    E que não peça à outros para por guizos nos seus gatos, cada qual ponha o seu.
    Senão é delegar riscos, e usufruir beneficios.
    Isto me lembra, de que todos reclamam de políticos ,mas esquecem de onde eles saem.
    Eles não vem de Marte ou Saturno , saem de nosso meio.
    São reflexos da sociedade da qual fazemos parte , são apenas parte de nós mesmos.
    Tenho ojeriza à políticos.
    Mas tenho consciência de que os errados não são eles.
    Políticos não são errados. A política, sim!
    E a política somos nós que fazemos.
    Para o bem ou para o Mal.

  95. Petraem 29 set 2009 �s 10:20

    Bom dia !
    Tá difícil de achar e alcançar este norte , hem ?
    Espero que o silêncio do Dr. seja só por não ter novidades para postar e que não seja nada com sua saúde , pois ele também sendo de carne e osso e estando sob tensão tão ou mais forte do que nós , juntando isto tudo ao silêncio , preocupa .
    Espero que esteja tudo bem com o Sr.Dr. Maia .
    Concordo totalmente com voce Paizote , neste seu comentário postado hoje de madrugada , acho que vão faltar guizos no mercado …
    Mas , agora é concentrar no que interessa , o resto ( guizos e gatos ) deixa para quem quiser brigar depois .
    Espero que tenhamos alguma novidade boa esta semana , juro que estamos merecendo !!!
    Quanto ás cestas básicas , valeu a intenção ,somos gratos ao sindicato por fazer o que pode para minimizar a situação , mas queremos o que é nosso , pelo qual já trabalhamos e pagamos , pagando o que é nosso por direito , compramos as nossas cestas básicas com o nosso próprio dinheiro !!!
    Quando eu acho que já chegamos ao fundo do poço , vejo que ainda falta é muuuuito …
    Abraços carinhosos ao Dr. e á todas(os)
    os amigos .
    Continuo acreditando , sim !!!!!!

  96. PCKem 29 set 2009 �s 10:54

    Bom dia a todos

    Escrever na primeira pessoa não é muito do meu estilo mas acho que hoje não tem outro jeito se quiser dar força e um certo fundamento ao que proponho no final.
    Sempre tive grande dificuldade de sair correndo atrás de soluções para problemas, com a corda no pescoço.
    Por isto mesmo sempre trabalhei com atitudes preventivas não só no GIPAR mas também em outras questões profissionais e pessoais.
    Quando começaram as primeiras movimentações para a campanha de 98 apareceu em toda mídia muita matéria , para mim suspeita, sobre crise de previdência oficial, previdência privada, reformas e tudo mais.
    Preocupado com o rumo que isto poderia tomar me dei o trabalho de sugerir por escrito ao APRUS, o qual então patrocinava para defender nossos direitos, que fossem contatados todos os candidatos de todos os partidos expondo nossas preocupações, solicitando que esclarecessem suas posições sobre as questões e firmassem compromisso de comportamento se eleitos.

    Nunca recebi resposta.

    Conversando um dia com o Medeiros que tinha um cargo na diretoria, cobrei dele.
    A explicação:
    -Os antigões vetaram pois não querem que o APRUS se envolva em política !

    Chegamos no ponto.
    Volto à mesma proposta de 98.
    Agora temos a Internet e os blogs como este do Dr. Maia aonde podemos propor e difundir idéias sem intermediários antigões ou novinhos para vetar ou aprovar arbitrariamente o que lhes dá na telha.

    Concretamente o que proponho é que nos preparemos para votar em grande escala de agora em diante nas eleições e estimular a todos ao nosso alcance que façam o mesmo.
    Com ou sem envolvimento político e partidarismo, mas com honestidade e responsabilidade.
    Sem esquecer de cobrar posições e compromissos antes e verificar o comportamento do candidato depois de lhe dar o voto.
    Enganador nunca mais.
    2010 está chegando.

    Apoio tudo que está sendo feito para resolver nossas questões de aposentados e de pessoal da ativa.
    Esta não é uma proposta alternativa mas algo mais a somar aos esforços atuais.
    Além dos efeitos evidentes a médio prazo no resultado das eleições este movimento pode motivar a muitos dos atuais representantes que ainda estão indiferente à nossa luta a se juntarem a nós.
    VAMOS CRIAR UMA AVALANCHE DE VOTOS nesta eleição.
    Estamos espalhados por todo o Brasil. Mãos à obra.
    Isto aí meus amigos !

  97. GABRIELLAem 29 set 2009 �s 11:19

    Entrei em contato com SP. e meu cartão não estava lá, pediram para eu retornar a ligação daqui a 15 dias, é a maré tá brava mesmo nem o meu cartão chegou.

  98. S.G.Pinheiroem 29 set 2009 �s 11:29

    .

    Dr… e êsse silêncio ? … logo agora, que estamos a beira do precipício !

    …Continuamos otimista, acreditando, que esteja estendendo a rede de

    de proteção.

    … Sòmente, com a confiança que o sr. nos passa e com a fé inabalável em

    Deus, é que temos força para continuar esperando.

    … ” vamos, com fé em Deus, que a fé não costuma falhar “.

    S.G.Pinheiro
    Natal, 29 de setembro de 2009

    .

  99. Roberto Santannaem 29 set 2009 �s 11:46

    É minha amiga Petra, o que nós queremos e merecemos (muito) é comprar a cesta com o que nos foi tirado. Entendo que o silêncio do Dr. talvez seja o prenúncio de uma boa notícia. Também continuo acreditando. Força a todos!!

  100. rodrigoem 29 set 2009 �s 11:55

    Este silencio é de enlouquecer,é impresionante como a falta de post do Dr Maia tem o poder de aumentar miha presao,e a quantidade de Rivotril que tomo.
    Meu Deus só espero que do silencio surja o vento Norte e nos traga uma Boa Notícia.
    Nunca pensei que na minha idade iria estar tao dependente de Advogados para me trazer a tranquiidade,Trabalhista..Previdenciario….e agora vara de Familia….acabei de receber um mandato referente pensao que nao foi paga pois estava desempregado, 60 dias de prisao se nao pagar…..meu Deus que chegue logo a minha…a nossa Paz.
    Fiquem com Deus

  101. jose sauloem 29 set 2009 �s 13:13

    NORTE??
    Pra quem é, ou foi piloto, sabe que para uma navegação precisa, é necessário saber-se onde está, e para aonde se quer ir.
    Se o norte dado for magnético, acrescentamos ou diminuimos a declinação magnética (dependendo de onde partimos), para acharmos o norte verdadeiro (e vice-versa).
    Entendo que nosso Comandante é a Presidenta do SNA, mas a aeronave está sendo pilotada pelo 1º Oficial, Comandante Maia.
    Embora aflito pela demora em chegar ao destino, estou confiante na tripulação.
    Sei que por vezes desvio na rota são necessários.
    Um “speech” (comunicado) do comandante, acalma os passageiros…
    Embora o importante seja chegar ao destino, e, com segurança,
    estamos exaustos.

  102. JAYMEem 29 set 2009 �s 13:18

    DR:MAIA,PQ O SR: NÃO PRONUNCIA ALGO PARA AS PESSOAS AFIM DE ABRANDAR O SOFRIMENTO DE NOSSOS COLEGAS,HÁ ALGO QUE NÃO SABEMOS E NOS É ESCONDIDO?
    ACHO QUE O SR DEVERIA NO ALTO DE SEU SILENCIO NOS TRANSMITIR ALGO PARA TRANQUILIZAR AS PESSOAS,SOU APOSENTADO E TRABALHO COMO DIRETOR DE UMA EMPRESA QUE ESTÁ ME TIRANDO DO BURACO EM QUE A VARIG,AFUNDAÇÃO E O PRÓPRIO AÉRUS NOS COLOCOU,CAPITANEADO PELO GOV.LULA.
    SEI QUE PRA MIM É FACIL E TALVÉZ PARA OUTROS MAS E QUE NÃO TEM TÁBUA DE SALVAÇÃO?
    UMAS PALAVRAS NÃO FARIAM MAU A NINGUÉM OU SERIA ESSE O PRENUNCIO DAQUILO QUE EU JÁ HAVIA DITO ANTERIORMENTE?
    NÃO VAI DAR EM NADA!
    PENSE BEM É PURO SOFRIMENTO PARA TODOS.

  103. Roberto Haddadem 29 set 2009 �s 13:35

    Tudo bem, estou desde 23/set tentando não perder o norte, estou de olho nele. Só tem um problema : Já estou ficando vesgo.

  104. luiz carlos da csilvaem 29 set 2009 �s 14:09

    Não alimentem ilusões
    pode ser que nada saia
    nesta ou qualquer outra
    semana antes das eleições
    não tem deputado
    não tem senador
    não tem tofolis
    não tem ninguém
    decisão é unica e exclusivamente
    política-estamos nos iludindo com
    todos e só Deus sabe o que vai
    acontecer, e que este ilumine
    a nós pois somos os únicos prejudicados
    A varig quebrou/o aerus quebrou
    independente deste ou daquele
    Pelo que parece está tudo bem ao menos em POA
    onde seis compareceram
    tenham dó
    isto aqui virou um muro de lamentações

  105. Eunice Portesem 29 set 2009 �s 14:16

    Eunice:
    Dr. Maia, lembra que hah 01 ano atrás, dia 01/10/2008, a sra. Grazziella Baggio do SNA, falou em alto e bom som a todos que a ouviam lah no Santos Dumont, RJ., que haviamos ganha o processo da tutela Antecipada (processo movido pelo Dr. Maia), e que a a AGu havia dado ordens de se pagar imediatamente tal recurso,e até o presente momento nada, HOJE DIA 29/09/2009 nada nos foi pago. Como ficou isto Dr. Maia???
    Se o Senhor puder se pronunciar o mais rápido possível sobre este assunto e o tal Acordo como vai???
    Ficaremos muito agradecidos/Eunice

    http://www.youtube.com/watch?v=QT46fqimzD0

    O pronunciamento da sra. Grazziela Baggio está no video acima, pra todos se lembrarem e não esquecerem…………………

  106. Elizabeth Oliveiraem 29 set 2009 �s 15:44

    Algo me diz….que o caro Dr.Maia está não só percorrendo o Norte….como o Sul… o Leste e o Oeste …em busca de soluções que logo logo virão….Vamos ..por mais dificil que possa ser….manter a confiança e ESPERANÇA..

  107. Apposentado Aerusem 29 set 2009 �s 16:08

    Valeu, Petra!
    Grande depoimento!
    Equilibrado e consciente.

  108. Felippelloem 29 set 2009 �s 16:34

    Rodrigo, José saulo e Jayme: Durante uma turbulência os pilotos acupados não dão notícias. Apenas o aviso de “apertar os cintos”, coisa que já fazemos a mais de 3 anos.
    Só espero não estar no avião do Cte. Garcez, que errou o rumo e pousou no mato!!!

  109. Jorge Vieiraem 29 set 2009 �s 16:48

    Será que o Dr. Maia está no Clube do “C”?

  110. Petraem 29 set 2009 �s 17:08

    Acabei de ligar para o Sindicato aqui no Rio de Janeiro fone (21) 2532-1163 end. Av. Franklin Roosewelt 194 ( oitavo andar ) , e falei com a Sra. Catia , liga-se para lá e digita ramal 9 .
    Dá o nome para a sra. Catia e ela verifica se seu cartão já chegou .
    Perguntei o que as pessoas que moram longe fazem , ela me disse que vale o endereço que consta no Aerus , ou seja ( por exemplo) , se voce mora em Lorena ( SP) mas está com endereço inscrito no Aerus aqui no Rio voce faz uma autorização para algum colega seu e manda via Sedex que este colega pode pegar para voce . Talvez seria bom mandar junto com a autorização uma cópia da carteira de identidade e uma cópia da carteira do Aerus , pois estes são os documentos necessários para que se apanhe o cartão .
    Espero ter ajudado e abraços .

  111. MAURAem 29 set 2009 �s 17:11

    Boa tarde Dr. Maia, por favor nos de uma notícia, seja ela qual for, este silencio, é desesperador.

  112. paizoteem 29 set 2009 �s 17:30

    Por que palavras?

    Conto Zen

    Um monge aproximou-se de seu mestre — que se encontrava em meditação no pátio do templo à luz da Lua — com uma grande dúvida:

    “Mestre, aprendi que confiar nas palavras é ilusório; e diante das palavras, o verdadeiro sentido surge através do silêncio. Mas vejo que os sutras e as recitações são feitas de palavras; que o ensinamento é transmitido pela voz. Se o Dharma está além dos termos, porque os termos são usados para defini-lo?”

    O velho sábio respondeu: “As palavras são como um dedo apontando para a Lua; cuida de saber olhar para a Lua, não se preocupe com o dedo que a aponta.”

    O monge replicou: “Mas eu não poderia olhar a Lua, sem precisar que algum dedo alheio a indique?”

    “Poderia,” confirmou o mestre, “e assim tu o farás, pois ninguém mais pode olhar a lua por ti. As palavras são como bolhas de sabão: frágeis e inconsistentes, desaparecem quando em contato prolongado com o ar. A Lua está e sempre esteve à vista. O Dharma é eterno e completamente revelado. As palavras não podem revelar o que já está revelado desde o Primeiro Princípio.”

    “Então,” o monge perguntou, “por que os homens precisam que lhes seja revelado o que já é de seu conhecimento?”

    “Porque,” completou o sábio, “da mesma forma que ver a Lua todas as noites faz com que os homens se esqueçam dela pelo simples costume de aceitar sua existência como fato consumado, assim também os homens não confiam na verdade já revelada pelo simples fato dela se manifestar em todas as coisas, sem distinção. Desta forma, as palavras são um subterfúgio, um adorno para embelezar e atrair nossa atenção. E como qualquer adorno, pode ser valorizado mais do que é necessário.”

    O mestre ficou em silêncio durante muito tempo. Então, de súbito, simplesmente apontou para a lua.

  113. Antonio Cardosoem 29 set 2009 �s 17:54

    Com certeza
    o Dr . Maia deve esta dando arremetidas, para ter um pouso seguro.
    Aguardem .

  114. Fernandoem 29 set 2009 �s 17:56

    Prezado Dr. Maia:

    Veja que agora nos acostumamos a ter notícias somente através do seu blog ou dos comunicados do sindicato. Ninguém mais fala nada.
    Quando passamos quase uma semana (como agora) sem ler qualquer comentário seu vamos ficando carentes.
    Gostamos muito de seus posts nos refrescando sobre o seu processo movido pelo sindicato. Muitos de nós não sabiamos de tantos detalhes do que podemos considerar causa ganha.
    Sabemos, claro, que existe uma distância em tempo entre “causa ganha” e o “receber o tutu na mão”.
    Sei que temos uma batalha ainda longa pela frente. Li as considerações do AGU quando há umas 3 semanas se reuniu com senadores e o Gilmar Mendes. Ficou claro que dele (AGU) não vai partir nenhuma solução para nossos problemas. Ele tem declarado claramente que o governo não vai assumir os planos de saude falidos desse Brasil afora.
    Então dependemos mesmo é do Lula. Ou da Dilma. Meu Deus, com quem vou ter que me relacionar? A que tipo de gente vou ter que pedir?
    Mas vamos lá, dr Maia, vamos persistir, insistir e tudo mais. Eu topo pedir, estou mesmo de quatro, não?

  115. rodrigoem 29 set 2009 �s 18:18

    Muito bem colocado caro Felippello,seu Post é a mais pura verdade.
    Que nosso aviao esteja nas maos de um piloto experiente e inteligente,como vários da nossa antiga Varig,e nao de um Garzes,oque realmente nao acredito pelo que tenho visto e ouvido,nossa trip com Sr Maia e Sra Graziela parecem ser bem experientes com MUITAS HORAS DE VOO.
    Mais uma pequena turbulencias na rota,porem concordo que o Cmte poderia fazer um breve speech para acalmar a nós paxs desta longa jornada.

  116. Jorge Vieiraem 29 set 2009 �s 18:49

    O senador Paim acaba de avisar na tribuna do senado que ainda aguarda uma reunião com a AGU, nesta semana, para definir o caso do AERUS e que, em contrário a um acordo, o STF julgará o mesmo.

  117. Roberto Haddadem 29 set 2009 �s 19:04

    Conforme pronunciamento do senador Paim, agora às 18:55, do plenário do senado, o caso AERUS se encontra em entendimentos para evitar que volte ao STF. Foi apenas um pequeno resumo. Me pareceu que a coisa esta andando sim, devagar mas esta. “Não percamos o NORTE, tem sentido”.

  118. Aposentado AERUSem 29 set 2009 �s 19:21

    Processo: 2006.01.00.016434-4
    Grupo: AI – AGRAVO DE INSTRUMENTO
    Assunto: Fundo de Pensão/Previdência Complementar – Benefícios – Servidor Público Civil – Administrativo
    Autuado em: 11/5/2006 19:39:21
    Órgão Julgador: QUINTA TURMA
    Juiz Relator: DESEMBARGADOR FEDERAL JOÃO BATISTA MOREIRA
    Processo Originário: 20043400010319-2/DF
    Nº de folhas dos autos: 2004

    29/09/2009 15:12:00 130270 PROCESSO DEVOLVIDO PELO ADVOGADO NO(A) QUINTA TURMA ..
    29/09/2009 11:01:37 250250 PROCESSO RETIRADO PELO ADVOGADO AUTORIZADO SEM ADVOGADO / PROCURADOR – CÓPIA ..
    22/09/2009 17:30:00 221100 PROCESSO RECEBIDO NO(A) QUINTA TURMA ..
    22/09/2009 16:54:00 220350 PROCESSO REMETIDO PARA QUINTA TURMA PARA CÓPIA ..
    17/08/2009 15:40:00 221100 PROCESSO RECEBIDO NO(A) GAB. DESEM. FED. JOÃO BATISTA MOREIRA ..
    12/08/2009 18:30:00 70901 CONCLUSÃO PARA RELATÓRIO E VOTO PARA GAB. DESEM. FED. JOÃO BATISTA MOREIRA ..
    12/08/2009 18:27:09 180200 PETIÇÃO JUNTADA

  119. carlaem 29 set 2009 �s 20:08

    Não venho no blog desde sexta feira, estou mais triste que antes!
    E o silêncio do Dr. Maia é constrangedor. Será estratégia porque as informações divulgadas poderiam prejudicar possíveis negociações?????????????
    Alguém sabe que ansiedade e stress, matam?????
    Portanto pessoal saiam da frente do computador, porque as notícias podem demorar a chegar e a nossa saúde não é de ferro.
    Todo mundo já perdeu o rumo. E essa papo de não perder o norte. ME ECONOMIZE!
    Semana que vem lá pela sexta feira eu venho ler alguma coisa. A falta de consideração com o pessoal do aerus esta ” INSUPORTÁVEL “.
    Boa noite a todos.

  120. neriaem 29 set 2009 �s 20:10

    Dr Maia.
    O pior castigo é o silêncio.Já estamos castigados e sofrendo demais. O Sr. deve ter motivos suficientes acredito eu, para todo esse silêncio, que só faz aumentar a angúsia de todos. Será que o Sr. também está chutando o balde? Mesmo que seja acho que merecemos e temos o direito de esclarecimentos. O tempo passa, o prazo termina e continuamos na mesma sem resposta.Espero que seu próximo pronunciamento seja de vitòria, por exemplo:”VENCEMOS, A JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALHA”. E tenha a certeza de que não ficaremos no SILÊNCIO, pois será uma vitória do Sr.Dr. Maia também

  121. Gabrielaem 30 set 2009 �s 16:26

    Com licença Dr. Maia essa é para o Paizote,
    Caro colega lindissimo o Conto Zen, adorei.
    Abraços

  122. Amaury Guedesem 01 out 2009 �s 10:19

Trackback URI | Comments RSS

Deixe uma mensagem.