dez 10 2009
SOBRE ONTEM NA AGU
Ontem houve reunião na Advocacia Geral da União. Além do Ministro interino, estavam presentes componentes do Grupo de Trabalho que representavam a AGU, advogado da Varig e Interventor do Aerus, além da Presidenta do SNA e eu. Na oportunidade, Varig, Aerus e SNA entregaram suas manifestações críticas ao relatório do Grupo de Trabalho.
II
Além da entrega, houve intenso debate tanto em relação aos critérios adotados para a correção dos valores da ação de defasagem tarifária, quanto relativos à SL 127.
III
Em síntese, indaguei: o criminoso, ao ser apanhado, pode pedir carência de 5 anos e prazo de 20 anos para devolver o produto do crime? Se assim for, todas as patrocinadoras dos demais fundos de pensão do Brasil podem se utilizar dessa “prerrogativa”, ou seja, praticar a apropriação indébita e devolver o produto do crime com carência e 20 anos de prazo?
IV
A hipótese de acordo, portanto, está de pé. Detalhadamente abordamos cada aspecto do relatório do Grupo de Trabalho, suas impropriedades e suas imperfeições. O tema está sob análise do Ministro-Chefe da AGU. Ficou de ser agendada nova reunião, para a próxima semana, embora os trâmites de final de ano. Ainda é hora, pois, de se apostar em acordo, e não de provocar um julgamento no STF que não trará qualquer conseqüência imediata porque remete o tema ao julgamento de mérito no primeiro grau.
.
Dr. Maia
Grato pela injeção de ânimo.
Eu aposto ! … “nós vamos conseguir “.
Dr. Maia,
Hoje vinha passando mal, muito down. O sr. vinha num silêncio assustador, a sua
última resposta era mais assustador ainda, mais um colega faleceu, mes de Natal que já mexe com as pessoas e sem dinheiro pra nada, o décimo salário só serviu para tapar os buracos, MAS ao ver que sr. voltou a escrever já me alegrou MUITO.
BEM VINDO DR. MAIA
Cuide-se dr. Maia e muitos abraços carinhosos
Gabriela
O que deve ser julgado pelo STF é o RE/571969. Para clarear as coisas, ou melhor, os números.
Dr. Maia,
Achei uma grande covardia ao ataque em cima dos manifestantes, o pior não vai acontecer nada com a polícia, com ninguém. Pobres os que se machucaram, a dor maior vai ser a dor do desgosto por lutar passificamente e ser punido brutalmente.
Carinhosamente
Gabriela
Dr. Maia, saúde !
Como já havia dito há silêncios eloquentes como palavras vãs. Os colegas estão ansiosos e ficam desesperados pela falta de noticias quando deveriam aguardar os comunicados. Pelo andar da carruagem todos já conhecem seu inestimável trabalho e sabem que o sr. sempre coloca os pingos nos “is” deixando tudo às claras, como o fêz mais uma vêz.
Cuide-se, em primeiro lugar!
COM RELAÇÃO AO TERCEIRO TÓPICO,GOSTARIA DE SALIENTAR QUE SEJE POR MEIO DE ACORDO,AÇÃO JUDICIAL OU CUMPRIMENTO DELAS,É PRECISO SER MAIS ENERGICOS COM AS PARTES ENVOLVIDAS NA BUSCA DE UMA SOLUÇÃO RÁPIDA,PRATICA E CALÇADA NOS ARGUMENTOS JURIDICOS E REGISTROS DE TRATATIVAS DESSE ACORDO PARA NÃO HAVER HISTORINHA DA CAROCHINHA POR PARTE DO GOVERNO COM RELAÇÃO AOS ARGUMENTOS DO DOUTOR ADVOGADO.
Obrigada pelas palavras animadoras Dr. Maia , muito bom saber que um verdadeiro diálogo foi estabelecido por todas as partes envolvidas .
Temos esperanças !!!
Abraços carinhosos .
Maia ( vou esquecer o DR. por ora com o MAIOR RESPEITO É CLARO)
MAS ACHO QUE A SUA PACIÊNCIA FOI MUITO ALEM DA DE JÓ
Acho que o Sr. tem sido tolerante demais com alguns desse grupo que parecem só eles terem problemas e esquecem que muitos outros estão piores e morrendo a mingua
Ontem tivemos conhecimento de mais um que enfartou fez uma tentativa de 4 safenas mas não resistiu e faleceu dia 02 passado e só soubemos hoje ( EU PELO MENOS)
Chamava-se “Juarez Cabello”, a quem desejo Luz e Paz , pessoa da melhor qualidade, que hoje habita num plano superior estou certo.
Maia cuide de vc .
Vou repetir “CUIDE-SE,” não se irrite com alguns desses “cretinos.” se é que essa é palavra própria para alguns
Abraços
Mário Augusto
Dr. Maia, foi muito bom saber como a coisa está andando. Esse tipo de informação nos proporciona um alivio muito grande. Obrigado. Saúde e paz! Luiz Alberto.
Obrigado Dr. Maia por dar um injeção de esperança, acho que temos uma grande possibilidade de um acordo justo. Suas palavras dão uma serenada nos ânimos que estavam exaltados. Cuide-se bem, estamos todos torcendo e rezando pela sua total recuperação.
Dr.Maia, quando puder nos informe sobre a posição do SNA,AERUS e VARIG quanto a 3a. Fonte.
Obrigado.
Paz, Saúde, Amor, Paciência e Trabalho.
Muito obrigado por tudo o que tens feito por nós.
abç.
Dr. Maia,
Errei o caminho, meu comentário das 15:38 pertece ao outro blog da bandidagem em BSB. Desculpe.
Abraços carinhosos
Gabriela
Dr. Maia,
Agradeço todo o esforço que está fazendo em prol do nosso causa e especificamente o “feed back” da reunião no AGU ontem (se bem que já esperava por isso quando o Sr escreveu, no dia 24 de Novembro:
“IX
A crítica a esses primeiros resultados da AGU já está sendo feita. Já estou trabalhando na contraposição aos argumentos preliminares colocados. Na próxima semana deverá haver debate específico sobre os números apurados ela AGU relativos à defasagem tarifária e os apurados pela Varig e pelo Aerus.” As pessoas leem e …….. Ainda bem que o sr. não publicou os numeros apurados pelo Varig e pelo Aerus. Seguramente algum Dr. Ludivico iria querer provar que fez um calculo melhor (mais alta) em sua casa!
Confesso que fico envergonhado pelo comportamento infantil e egoista de agums dos meus pares (“…. ESTOU ME LIXANDO,QUERO SÓ O QUE É MEU…” ). O mundo não é perfeita. A justiça não é perfeito. A gente tem que aprender de aceitar o que não pode mudar … e agradecer aqueles que tentam nos ajudar.
Por mim, muito obrigado, Boas Festas e muito votos de sucesso com seu tratamento.
Um abraço caloroso do Rio de Janeiro.
Dr. Maia,
ofender não sei quem, dizendo que alguns desses são “CRETINOS”. Pode!!!!!!
Falar a verdade no “A PROTEÇÃO À BLINDAGEM”, Não pode?????
Roberto Haddad
Resposta do amigo Senador Mário Couto sobre o caso AERUS enviada a um aposentado do AERUS no dia de hoje:
A sensação de impotência é sempre terrível, eu sei, porque isso me
ocorre tantas vezes no parlamento. Eu gostaria de ter palavras para dar um
alento a vocês. Mas não sei o que dizer, a não ser algo que pode ser
repetitivo, mas que acho importante: não podemos perder as esperanças de
forma alguma. Tenho acompanhado a luta de vocês e me aliado a ela dentro das
minhas possibilidades, e sei do merecimento de todos vocês.
Como o Natal se aproxima, caro Amaury, o meu desejo é que o Menino Jesus
ilumine a mente daqueles que têm em mãos o poder de decisão em favor de
vocês. Que o Menino Jesus toque o coração dessa gente para que percebam o
enorme sofrimento que passam os aposentados brasileiros. Que o Menino Jesus
mostre que vocês não querem nenhum favor, tão somente justiça. E que 2010
chegue com muita luz e, repito, ainda mais esperanças para que a vida não
esmoreça.
Receba um grande e fraterno abraço,
**
*Mário Couto*
Bom!
Muito bom!
bom dia..dr.Maia.
Participei de todas as manifetacoes e me senti muito mal em ver meus colegas tristes.
trabalhei durante 28 anos na varig.,pensei que teria uma aposentaria digna pelo fato de contribuir durante estes anos,espero que no proximo ano quem sabe,tudo se resolva., principalmente porque e um ano de eleicao.so assim podemos ter uma adsao bem maior..dos parlamentares………
abracos..
Dr Maia,muito obrigado pelas informações sobre a reunião com a AGU no dia 09/12/2009,é bom saber que ainda resta uma esperança de um acordo acontecer muitos de colegas estavam ha espera de alguma informação espero que tudo se resolva muito em breve,para aliviar o sofrimento de todos nós aposentados e pensionistas,que lutam por seus direitos e pelo o que é devidamente nosso.
Nós pagamos para ter um velheci digna para ter uma vida melhor só queremos nossos direitos.
Dr Maia cuide-se muita saude é paz,nós vamos conseguir vencer essa batalha com fé em Deus chegaremos lá.
Abraços
Bom dia Dr. Maia.
Espero que estejas se recuperando bem.
Sempre que existe algo de novo nos coloca ao par do assunto mas como a situação
tem andado a passos muito lento as noticias são escassas. Agradeço pelo muito
que já tem feito por todos. Ao meu ver a AGU tem uma posição firmada em relação
a quem deve a quem mas acredito que eles agora terão de ver os nossos argumentos.
Somos sabedor que a luta prossegue todo dia
Aguardemos com paciencia, fé e esperança.
Um forte abraço
Não sei se Prezado, não sei se Querido Dr. Maia
Sou aposentada e sofredora, junto com os demais colegas, do Aerus. Passei 30 anos da minha vida lutando para economizar e manter a Varig no ar Infelismente, colegas outros sempre pensaram e agiram ao contrário.
Mas…a vida é essa, uns lutam para levantar outros para derrubar, porém, tenho e terei sempre a VARIG em meu coração e em minha mente.
Graças a Deus, tivemos o privilégio de ganharmos o senhor, a incansável Graziela e Comte Zoroastro como nossos defensores e ANJOS da Guarda.
Obrigada por suas informações. Obrigada por sua luta. Obrigada por sua paciência de lutar por essa luta tão difícil. Que Deus o acompanhe sempre, mantendo-o com esse espírito amigo e humanitário.
Um grande abraço
Leni Vieira
Dr. Maia, desejo sua plena recuperação. Tenho certeza que ela ocorrerá rapidamente.
Uma pergunta: o STF abriu pauta para 18/12/2009, mas ainda não identificou nenhum processo para ser julgado. Se até quarta-feira da semana que vem não for fechado nenhum acordo, tem como pedir para julgar o RE/571969 no dia 18 ? Existe essa possibilidade?
Mais um ano esta acabando, e nos continuamos vivendo de esperança, enquanto isto aqueles que fazem desmatamento ilegal são anistiados em dez bilhões……
Dr Maia, com sua força tenho certeza que este inimigo sorrateiro que o está atacando será vencido. Saude e felicidades em 2010,
abraços
Adilar
Blog: http://www.aquiaviacao.blogspot.com
Olha Gente;
Cuidado com o Fogo Amigo ele está mirado para os participantes do AERUS, qualquer hora será disparado.
Porque o Senador Alvaro Dias e o Senador Paim não acompanharam esta reunião ????
Precioso Dr. Castagna Maia,
Tenho medo de “interinos”. São tapa-buracos que não são empoderados e nada podem fazer senão arregaçar as sobrancelhas e menear a cabeça enquanto lêem os processos. Geralmente.
É difícil querer dizer umas verdades e não poder (senão podem se irritar), para estes senhores que fingem que não sabemos os absurdos das sentenças que proclamam dia após dia nesse governo. É mais sábio irmos morrendo aos poucos, um a um, para não assusta-los, senão aí mesmo é que não sai mais nada…
Então, para poder escrever sobre algo que não aborreça suas excias, vou falar do novo picolé de banana da Kibon: espetáculo. É impossível não gostar. É um pouco mais caro que os outros da linha Frutare, o que pode ser impeditivo para muitos aposentados que terão que escolher entre o picolé e seus remédios para hipertensão. Espero que o exmo ministro não se aborreça muito com nossa inquietude.
Prezado Dr. Castaña Maia
O senhor é nosso legítimo representante e responsável nesta luta ou batalha pelo resgate de nossa dignidade no caso AERUS. É nosso líder e comandante, e fazemos parte do seu poder, do seu exército, somos seus soldados.
Precisamos nos preparar para a guerra se queremos a paz.
10 de junho de 2010, quinta-feira, dia em que partidos e candidatos políticos começam suas campanhas eleitorais, sugiro que esta data seja a data limite para recebermos nossos benefícios do AERUS em sua integralidade mensal.
Solicito que seja disponibilizado em seu site os nomes daqueles que não querem fazer justiça com os aposentados do AERUS. Aqueles que são contra os nossos direitos de receber nossos benefícios.
Com sua aprovação Dr. Castaña, todas negativas feitas pelos CONTRAS, devem ser gravadas e exibidas no seu site para que tenhamos conhecimento de quem é contra o nosso direito de receber o que nos é devido, quer sejam políticos ou funcionários, juízes ou presidentes.
Após aquela data vamos usar nossa única arma, o voto, em todas as eleições daqui em diante, na próxima e em futuras eleições, municipais, estaduais ou federais. Para isto precisamos saber quem são os candidatos representantes daqueles que fazem parte dos CONTRAS.
Estamos morrendo Dr. Castaña… Temos o direito de saber pelo menos o nome daqueles que estão aleijando o sonho de uma aposentadoria digna de todos trabalhadores ainda ativos. Temos o direito de saber o nome dos assassinos que estão nos matando…
Desculpe-nos por todo este trabalho e agradecemos a Deus pela força que recebe Dele para se manter lutando por nossos interesses.
Muito obrigado.
Prezado Dr.Maia
Saudaçoes:
Gostaria de pedir ,se nao for muito a verificação dos saldos(provisoes matematicas)dos aposentados do Aerus,e se eles são atualizados,pois desde o inicio em 2006,o Aerus nao nos deu mais informações´.Eles estão nos enviando antecipações de rateio mensalmente,dando a impressão que nossa provisão esta sendo paga parceladamente,em doses homeopaticas e pelo visto podera ser quitado em 20 anos.
Acontece que ao que parece as antecipações estão sendo pagas com o rendimento do capital aplicado,isto significa que nosso saldo a receber fica mensalmente menor sem correção porem o saldo aplicado permanece o mesmo.Dizem eeles que nao podem zerar o saldo porem eu preferiria aplicar de minha forma on poucob que teria direito,ao invez de ficar recebendo parcelas ,pagando a adiministradora por isto e ela capitlizando meu dinheiro.
Por favor verifique se isto esta acontecendo,pois seria mais um golpe contra nos.
Grato Paulo Jaciuk
A APRUS (Associação dos Participantes e Beneficiários do AERUS) e o SNA (Sindicato Nacional do Aeronautas), comunicam a todo povo brasileiro que farão uma GRANDE MANIFESTAÇÃO DE PROTESTO contra a lentidão do Governo para a assinatura do acordo que irá resolver os problemas do Fundo de Pensão AERUS. Esta manifestação será na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, na próxima 4ª feira, dia 16 de dezembro, a partir das 08 horas da manhã. Serão colocadas 1735 cruzes de madeira, simbolizando os participantes e beneficiários do AERUS, falecidos desde a implantação do Fundo de Pensão em 1982. Foram 1404 mortes até a data da liquidação em abril de 2006 e 331 mortes após esta data, demonstrando estatisticamente que a angustia, o sofrimento e a preocupação com as dificuldades financeiras que acarretaram um acréscimo de 41% nos óbitos dos idosos paratipantes do Fundo de Pensão AERUS após a sua liquidação. Pedimos que este ato seja divulgado para toda imprensa, falada, escrita e televisada.
APRUS (Associação dos Particpantes e Beneficários do AERUS)
Praia do Flemengo 66, Bloco “B”, sala 1109
Flamengo – Rio de Janeiro – RJ – Cep. 222910-903
Tel: (21)2205-9692 – Fax: (21)2205-0223 – E-mail: aprus@towers66. com br
PESSOAL:
Passados 268 dias desde que a AGU, VARIG e AERUS solicitaram ao STF a suspensão do julgamento da ação de defasagem tarifária para que se elaborasse um acordo que viesse a solucionar nosso problema, restabelecendo integralmente a complementação de nossas aposentadorias.
Apesar da constituição pela AGU de um Grupo de Trabalho, em 01/04/09, para tratar do assunto apenas, em 24/11/09, tivemos a apresentação de algum resultado sempre com o argumento de que os recursos são insuficientes para cobrir a dívida da VARIG com a União e, portanto, nada sobraria para o AERUS.
Diversas reuniões transcorreram entre os técnicos das entidades que compunham o Grupo de trabalho, AGU e nossos representantes. Todas as premissas adotadas por esses técnicos foram amplamente discutidas.
Resumo destas reuniões foram apresentadas nos Boletins do SNA e já são do conhecimento de todos. No último dia 09/12/09, o SNA protocolou junto a AGU um documento que resume toda a contestação já apresentada nas diversas reuniões e agora estamos aguardando a análise da AGU sobre o que foi apresentado.
Efetivamente o Governo ainda não demonstrou vontade política de resolver nosso problema e parece que a proposta de acordo teve por finalidade apenas de “empurrar com a barriga” um julgamento do qual o Governo não tinha segurança de uma decisão favorável.
No próximo dia 18 de dezembro as instituições em Brasília entram em recesso de fim de ano e nós teremos que esperar passar este período para poder restabelecer contatos e reuniões em Brasília.
Nós participantes do AERUS e AEROS não podemos esperar. Temos que mostrar as autoridades os danos que esta demora está causando em nossos idosos e uma das conseqüências deste sofrimento e da falta de condições de manter planos de saúde, compra de remédios, etc é o aumento em 41% damédia anual das mortes após a liquidação dos Planos. Temos que pressionar para uma rápida solução.
Para tanto a APRUS e o SNA convocam todos os participantes do AERUS/AEROS para participar da manifestação que realizaremos na próxima QUARTA FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO – ÀS 8 HORAS DA MANHÃ, NA AREIA DA PRAIA DE COPACABANA, AV. ATLÂNTICA EM FRENTE A RUA PRINCESA ISABEL
Vamos fincar na areia 1735 cruzes simbolizando os falecidos do AERUS sendo 1404 mortes registradas de 1982 a 2006 (média anual de 58 mortes) e 331 mortes de 2006 até hoje (média anual de 82 mortes). Vamos colocar nossas faixas e distribuir folhetos.
A PRESENÇA DE TODOS É IMPORTANTE!!!
COMPAREÇAM!!!
VENHAM COM SUAS CAMISETAS !!!
OBS: POR FAVOR REPASSEM PARA TODOS DE SUA LISTA.
AQUELES QUE TEM ACESSO A MÍDIA FAVOR CONTATAR PARA INFORMAR SOBRE O EVENTO. UMA BOA COBERTURA É IMPORTANTE PARA ATINGIRMOS NOSSO OBJETIVO.
ZOROASTRO
Dr Maia
Caro colega,Paulo Jaciuk, concordo com seu comentario até agora o Aerus não deu nehuma explicação sobre nossas reservas matematicas,por exemplo se elas são corrigidas ou se esse dinheiro que esta lá esta tendo alguma correção ou alguma coisa desse tipo,porque estamos recebendo nossas reservas matematica em parcelas até que se esgote os recursos que temos lá,o pior de tudo é que não sabemos como esse dinheiro que se encontra lá no Aerus se é aplicado e de que forma é feito isso,acho que esta na hora do interventor do Aerus da essas informações ha todos nós aposentados e pensionitas do Aerus temos que cobra deles as explicações do pouco que ainda temos no Aerus,gostaria que Dr Maia desce esta informação para nós aposentados,e que ele se recupere em breve de sua saude.
Grato Luiz Ferreira de Almeida
CARO LUIZ ALMEIDA. EM UM DOS MOVIMENTOS REALIZADO EM FRENTE AO PRÉDIO DO AÉRUS,PARTICIPEI DO GRUPO QUE ESTEVE DIRETAMENTECOM O INTERVENTOR E NAQUELA OCASIÃO ELE DEIXOU BEM CLARO QUE EXISTE PARALELAMENTE UMA FOLHA,COMO SE NADA TIVESSE OCORRIDO;ISTO É,TUDO ESTÁ SENDO DEVIDAMENTE CORRIGIDO MONETARIAMENTE E INCLUSIVE OS SAQUES QUE ESTÃO SENDO FEITOS MENSALMENTE DE CADA PROVISÃO MATEMÁTICA ,SERÁ REPOSTO COM AS CORREÇÕES, DEVENDO ATÉ SEREM VALORES SUPERIORES AOS QUE FORAM ENVIADOS ATRAVÉS DE CORRESPONDENCIA PARA CADA APOSENTADO E PENSIONISTA. GRATO FADEL SANTOS
Meu caro,Carlos Fadel muito obrigado pelas suas informações que para mim foram muito importandes,não tinha ainda essa ciência sobre esse assunto como era feito essa questão da nossa provisão matematica,mais uma agradeço pela suas informações.
Grato Luiz Almeida
Feliz natal e um prospero ano novo para todos os colegas aposentados e pensionista e que em 2010,tehamos movidades boas sobre a nossa situação.
Perdão!
Ouso divergir do colega Carlos Fadel.
A hipótese que o colega informa somente se realizaria se entrarem os recursos integrais do processo da DT.
Se fosse como o colega diz e que o interventor informou, não haveria motivos para intervenção.
A intervenção se deu justamente pelas insuficiência de reservas matemáticas que garantissem os benefícios, tornando-se impossível honrar os compromissos da entidade com os participantes.
Se as reservas não garantem benefícios integrais como garantiriam as provisões individuais.
Em dúvidas, leiam as notas explicativas do Aerus de Maio de 2007.
De qualquer maneira eu acho, com devida licença dos que discordam, que este assunto seria melhor se dirigido ao Aerus ou a Aprus, liberando o Dr. maia, para tratar dos assuntos Acordo , SL 127 e o processos que originou este.
Segue o link onde poderão ser sanadas as dúvidas suscitadas.
Abraços!
http://www.aerus.com.br/wps/wcm/connect/migration/site/htmls/noticias/notasExplicativas/1
caro paizote, eu não disse em momento algum que existem, recursos para esse fim, disse apenas que existem paralelamente folhas prontas,para que no caso de solução favorável para nós, o processo de alocação desse montante para os participantes, seja feito o mais rápido possível, senão meu caro, como sería, de forma desoganizada, acredito que não, por isso é de fácil entendimento, que mesmo o aérus estando nessa situação,ele existe e o trabalho lá executado por eles, deve estar nesse seguimento, até porque foram palavras ditas pelo intervento em uma reunião oficial. grato fadel santos
É EVIDENTE QUE O DR MAIA NÃO É O PATRONO DA ACÃO DT,MAS CONVENHAMOS QUE QUEIRAMOS OU NÃO,UMA ESTÁ INTERLIGADA A OUTRA, HAJA VISTA, QUE ELE, DR MAIA, PARTICIPA TBM DAS REUNIÕES PERTINENTE A ESSA AÇÃO, EM RAZÃO DE QUE SE ELA FOR RESOLVIDA, VIA ACORDO,OU VIA JUDICIAL, PASSARÁ A RESOLVER O NOSSO PROBLEMA, NÃO HAVENDO MAIS NECESSIDADE DA AÇÃO SL127 PROSSEGUIR. SABEMOS PERFEITAMENTE QUE O PATRONO DA AÇÃO DT É DE AUTORIA DA VARIG E AÉRUS, MAS CORREM JUNTAS, PORQUE O NOSSO PROBLEMA MAIOR É GRANA, E VENHA DE ONDE VIER, SERÁ BEM VINDA, GRATO FADEL SANTOS
Caro Carlos fadel, já que concordamos que não existem recursos disponivéis atualmente podemos então também concordar com o procedimento com o qual trabalho o Aerus, caso hajam recursos,e que repasso aqui;
1 – Pagamentos:
1.1 – Se os recursos devidos aos planos I e II da Varig forem recebidos integralmente e a vista, ou seja, em parcela única e, não havendo reversão do processo de liquidação extrajudicial, os pagamentos se darão também em parcela única e pelo Índice Individual de Participação – IIP* observados as classes* e níveis de privilégios*.
* vide as Notas explicativas do Quadro Geral de Credores Provisório – 2ª fase, de 18 de maio de 2007, disponíveis no site do Aerus, tanto para o plano I, quanto para o Plano II.
1.2 – Se os recursos devidos aos planos I e II da Varig forem recebidos integralmente e a prazo, ou seja, em parcelas anuais e, não havendo reversão do processo de liquidação extrajudicial, os pagamentos se darão de maneira também parcelada pelo Índice Individual de Participação – IIP* observados as classes* e níveis de privilégios*.
* vide as Notas explicativas do Quadro Geral de Credores Provisório – 2ª fase, de 18 de maio de 2007, disponíveis no site do Aerus, tanto para o plano I, quanto para o Plano II.
1.3 – Se os recursos devidos aos planos I e II da Varig forem recebidos parcialmente e a vista, ou seja, em parcela única e de maneira parcial (em valor inferior ao necessário para honrar os compromissos com assistidos e ativos), os pagamentos se darão também em parcela única pelo Índice Individual de Participação – IIP* observados as classes* e níveis de privilégios*.
* vide as Notas explicativas do Quadro Geral de Credores Provisório – 2ª fase, de 18 de maio de 2007, disponíveis no site do Aerus, tanto para o plano I, quanto para o Plano II.
1.4 – Se os recursos devidos aos planos I e II da Varig forem recebidos parcialmente e a prazo, ou seja, em parcelas anuais e de maneira parcial (em valor inferior ao necessário para honrar os compromissos com assistidos e ativos), os pagamentos se darão também em parcelas anuais pelo Índice Individual de Participação – IIP observados as classes* e níveis de privilégios*.
* vide as Notas explicativas do Quadro Geral de Credores Provisório – 2ª fase, de 18 de maio de 2007, disponíveis no site do Aerus, tanto para o plano I, quanto para o Plano II.
1.5 – Como V.Sa. pode verificar simulamos acima, apenas algumas maneiras possíveis de desdobramentos, para o caso dos recursos devidos aos Planos I e II – Varig, serem recebidos.
1.6 – Na realidade acredito que a melhor solução para as questões que envolvem os aspectos de pagamentos questionados por V.Sa. com relação aos Planos I e II – Varig, só será identificada, depois de confirmada a entrada de recursos financeiros devidos aos Planos I e II – Varig via defasagem tarifária, bem como, a sua forma e volume financeiro.
1.7 – De qualquer maneira, havendo recursos financeiros e observada a legislação sera encontrada conjuntamente, a melhor solução possível para os participantes credores.
2 – A portabilidade é um direito dos participantes dos planos de benefícios previsto na Lei Complementar 109/2001, observados os requisitos ali dispostos. Tem como uma das principais características a não incidência de IRPF no ato da transferência dos recursos para outras entidades de previdência, sem transitar pelos participantes, entretanto não se aplica no caso de liquidação extrajudicial.
3 – Para os casos de planos de benefícios em operação observam-se as regras legais e as constantes do regulamento do plano. Para o caso dos planos em liquidação extrajudicial, por não haver mais direito a um benefício e sim a um crédito a ser satisfeito segundo disponibilidade financeira do plano, observadas as classes e níveis de privilégio, estes direitos são transferidos para o espólio.
E já que concordamos,
Um Abraço!J
Caros colegas,Paizote e Carlos Fadel o que temos que agir agora é irmos atrás dos nossos direitos,caso o acordo venha acontecer ai sim daremos andamento nas questões que envolve o Aerus,acho que primeiro temos que nesse caso termos o nosso dinheiro de volta e nossas aposentadorias pagas como eram antes, é claro que temos que ir atrás do que é devidamente nós pagamos por isso por anos te muito trabalho,ha questão é a entrada de recursos no Aerus primeiro e depois sim iremos decidi o vamos fazer,porque sem recursos não podemos pensar em nada no momento.
Uma abraço
Caro Luiz Ferreira,concordo que não há dinheiro no Aerus, e que nossos direitos foram negados pelo governo.
O que estranho é que tanto eu como o Fadel estamos tentando auxilia-lo nas duvidas suas postadas no;
Luiz Ferreira de Almeida em 14 dez 2009 �s 17:53
No qual você concorda com o Paulo Jaciuk quando o mesmo diz não saber como funciona o calculo de provisões matemáticas no Aerus, e pedia que o dr. Maia o informasse.
Surpreso, constato agora que você esta tão bem informado como nós,o que dispensaria tudo o que publicamos.
Mesmo assim as informações valem para outros.
Um abraço!
Caro colega Paizote,realmente ha informações que eu não sei,porque não resido mais no Rio de Janeiro des de 2002,então aos informações que tenho são via internet,soube de mais informações porque meu filho esteve recentemente no Rio de Janeiro,e realmente o que sei das noticias e informações é pelo site apoaerus e amvvar,mais agradeço ao caros amigos por algumas informações que foram passada pra mim,sei que não Aerus não se tem recursos mais não sabia das informações sobre provisão matematica e reversas,com era o andamendo disso é claro que suas informações tiveram muito valor para mim,só tenho que agradecer.
Uma abraço!
Prezado Dr. Maia, tenho a comentar que os esforços de V.S. são tão convincentes que só tenho a agradecer. Quero neste momento colocarme à disposição para comentar e ajudar no sentido de resolver este problema de uma vez. Participamos do AERUS eu e meu marido, foi-nos descontado todos os meses 10% do nosso salário com a esperança e uma suplementação. Agora quem , como, quando, nosso dinheiro foi ROUBADO? Tramites, Justiça ???? Creio no poder de Deus, creio que todos aqueles que estão mentindo serão justiçados pois a justiça vem de nossos próprios atos. Exemplo se eu plantei vou colher, plantei amor vou colher amor, plantei odio vou colher odio. Doenças em nossas vidas são as maiores justiceiras de nossos atos, a doença não vem à toa , vem para nos dizer, olha voce não foi bom, voce mentiu, voce enganou. Queremos nos curar, fale e viva a verdade, ame o próximo, quem é o proximo? voce mesmo, então se nós não tivermos direito a mais nada, digam com toda a sinceridade.
Para mim não adianta receber a suplementação reduzida pois quando o AERUS nos informou dos pequenos recursos eu tinha dividas contando com o dinheiro integral e os bancos não perdoam, quero receber o dinheiro ao qual eu e meu marido temos direito e TCHAU, Adeus Aerus, vou viver dignamente com o INSS. O que eu não posso admitir é a ilusão de ter e não receber. Onde estão os responsáveis pelo roubo. Eu sei muito bem quem são. Gostaria de participar de uma reunião com os negociadores, pois eu diria a eles semestivessem nesta situação o que eles fariam?
Com todo o respeito, Maria del Carmen Yglesias Ferrira
Prezado Dr Maia.nossas esperanças estão cada dia que passa ficando menores de receber o que é devidamente nosso por direito,será que realmente vamos ter que dizer TCHAU ao Aerus como fizeram os beneficiarios do Aeros da vasp,porque pelo rumo que as coisas estão indo acho que vamos mesmo é viver do INSS no futuro.sei que o empenho V.S tem sido muito grande mais as autoriades não estão preocupadas com nossa causa para eles o Aerus é café pequeno o governo esta preocupado com outras coisas e não com os beneficiarios do Aerus e quantos inda vão morre ha espera de um acordo ou mesmo das as ações na justiça.
Mais tenho muito fé em Deus porque nos aposentados fizemos tudo como era pra ser feito descontamos dos nossos contra cheques valores todos os meses durante anos,vimos nosso dinheiro ser devidamente roubado agora só resta espera o que vai ser feito de todos nós posentados e pensionista do Aerus.