jan 30 2010

DO ASPARTAME À VENEZUELA

Postado por at 21:31 sob Uncategorized

A Dra. Candece Pert é bioquímica, já chefiou um órgão de pesquisas do governo dos EUA. Ficou mundialmente conhecida a partir de sua participação no documentário “Quem Somos Nós?”. Escreveu “Moléculas de Emoção” e, mais recentemente, “Conexão Mente, Corpo e Espírito”. No seu último livro, há um capítulo específico dedicado ao aspartame.

II
Segundo a Dra. Candace, o FDA – Food and Drugs Administration somente aprovou o aspartame após intensa pressão da indústria farmacêutica e da indústria química. E, no ano seguinte após a colocação do produto no mercado, os casos de esclerose múltipla nos EUA aumentaram CINQUENTA POR CENTO. E a droga está aí, até hoje, no mundo.

III
Você não consome aspartame? Então não consome sequer refrigerante dietético? E nem sorvete dietético? E nem outros adoçantes que tragam risco?

IV
Hugo Chavez, presidente da Venezuela, proibiu, há algum tempo, a Coca Zero por lá. E o argumento foi o risco à saúde. Há um princípio jurídico nessa questão que é o da PRECAUÇÃO. A rigor, deve ser utilizado sempre que se aprova um novo produto, um novo medicamento, ou mesmo uma nova variedade transgênica. Deve haver provas de que o produto não faz mal. Se houver dúvida, deve ser proibido até que as pesquisas sejam conclusivas.

V
Pois bem. Chavez proibiu a Coca Zero por lá. Não proibiu a Coca-Cola comum, só a Coca Zero. Mas foi o suficiente para que houvesse uma tempestade sobre Chavez, sempre buscando folclorizar o presidente da Venezuela. Ele estava certo. Resolveu seguir o princípio da precaução. A imprensa, no entanto, veio abaixo. E todos riram de Chavez, de sua apontada ignorância, de sua apontada prepotência. E aqui há até senador dono de fábrica de Coca-Cola.

VI
Mais recentemente foi o caso da televisão aberta. Lá, como aqui, as televisões são concessões do Estado. E o governo da Venezuela resolveu simplesmente não renovar a concessão. É um direito do Estado venezuelano. Não “cassou” a concessão. Esperou o término e não renovou, tão somente. Era uma emissora que pregava abertamente o golpe contra um governo legitimamente eleito. Era cotidiano, permanente, o chamado ao golpe e o atentado à democracia. O governo venezuelano poderia ter cassado a concessão. Não o fez. Aguardou pacientemente o término do prazo e simplesmente não renovou. Só que lá, como aqui, essa gente acha que é dona do Estado: dona das terras públicas, pela via da grilagem, “dona” da concessão. E há até os “donos” de praias: cercam a terra pública e se apropriam. E há os “donos” de cargos: o nepotismo, onde postos do Estado, cargos, são barganhados como se fossem propriedade desses usurpadores. Veja o esforço que há no Judiciário, até hoje, para acabar com o nepotismo. E a cada dia surge um caso novo.

VII
Agora, na Venezuela, é a mesma emissora que resolveu, novamente, descumprir a lei. Estava fazendo suas transmissões via TV a cabo. Só que dizia que era “internacional’ para não ter que transmitir os pronunciamentos presidenciais e não ter que cumprir a lei. Só que sua programação era majoritariamente local, venezuelana, justamente para atrair o público venezuelano e para, mais uma vez, pregar o golpe. Mas se definia como “tv internacional” para descumprir a lei.

VIII
A imprensa é o superpoder que subordina os demais, tanto lá quanto aqui. Houve duas iniciativas do governo venezuelano, ambas cumprindo a lei. Não se trata de lei excepcional, lei “típicamente venezuelana”, mas leis que existem também por aqui e que dizem respeito à concessão de televisões. É concessão do Estado, e não propriedade de alguns.

IX
A discurseira, no entanto, é a de que Chavez está ensandecido, e coisas assim. O que há é uma iniciativa golpista. Há um golpe em curso na Venezuela e a impensa toda faz coro, divulga o contrário: divulga que o golpista é Chavez. Não é. Lá, houve tão somente a aplicação da lei. Isso no caso da Coca Zero, na não renovação da concessão, e, agora, no enquadramento da tv a cabo como emissora nacional.

X
Há uma solidariedade dos grupos “familiares” de imprensa. No Brasil, dez famílias controlando tudo. E apoiando, sempre, qualquer tentativa de golpe, seja aqui, seja lá. Agora, mesmo, permanece a confusão relativa ao Banco Central argentino promovida pela imprensa, já abordada aqui no blog.

XI
A questão não é apoiar ou não Chavez, admirar ou não Chavez. Não interessa se é simpático ou antipático. A questão é: a imprensa está mentindo descaradamente quanto ao que vem ocorrendo na Venezuela, desde a Coca Zero até a televisão. Faz o que fez aqui, em 1954 contra Getúlio, faz o que fez aqui também em 1964 ao apoiar um golpe urdido e financiado pela CIA. Gostemos ou não de Chavez, cabe ao povo venezuelano eleger ou não eleger. Não cabe aos barões da imprensa, que nunca foram eleitos, nunca receberam um só voto, decidir quem deve ou não governar um país.

XII
A especialidade da imprensa é “criar consensos”. E estão conseguindo criar o consenso de que Chavez é louco. Você não precisa mais formular uma opinião: a imprensa já tem uma prontinha prá você. Aguardem para ver os comentários ao presente artigo.

74 respostas até o momento

74 Respostas em “DO ASPARTAME À VENEZUELA”

  1. Petraem 31 jan 2010 �s 06:47

    Bom dia , Dr . Maia !
    Antes de sair para as minhas andanças com Sophie no calçadão li o seu comentário acima e havia prometido não jogar mais querosene neste assunto , mas o bocão aqui tem que meter sua colher onde não é chamada , assim …
    Apreciando o nascer do sol ( meio nublado ) mas com temperaturas que hoje chegarão tranquilamente perto dos 40º fui ruminando o que havia lido e o que me incomodou .
    Concordo com o Sr. em relação ao Aspartame e a Coca Zero se a Coca normal continuar sendo vendida sem problemas . Quanto a censura de meios de comunicação públicos penso que ela em quaisquer circunstâncias é inadmissível , quem não tem nada para esconder não deve se preocupar com ela , além de que é um excercício saudável de exercício da democracia .
    Uma moeda sempre tem dois lados e uma questão dois pontos ( ou mais ) de vista .
    Vamos combinar também que o presidente Chavez não tem feito muita coisa ultimamente para melhorar sua imagem ( tanto interna quanto a externa ) sendo que difícilmente será levado á sério por qualquer país democrata e correto caso não mude sua maneira de governar e acabar com suas teorias conspiratórias em relação aos EUA .
    Se não fosse o petróleo …
    Pernoitei algumas vezes em Caracas e presenciei a queda vertiginosa do padrão de vida por lá , aumento terrível das favelas e da violência , e isto já a uns 10 anos atrás .
    Participei de vôos emergenciais que o governo brasileiro fretou para retirar os cidadãos brasileiros de lá quando houveram aquelas enchentes e deslizamentos terríveis a alguns anos , que praticamente arrasaram com partes inteiras da cidade de Caracas .
    Levamos os nossos porões cheios de água mineral e alimentos para ajudar aos desabrigados , e olhe que Caracas era uma cidade linda , cosmopolita antes do flagelo chavista .
    Sinto muita pena dos venezuelanos por estarem na situação atual , a economia naufragando e a mordaça imposta á força .
    Lamento não ter a mesma opinião que o Sr. em relação a este assunto Dr. Maia , está me parece que o Sr. está querendo botar fogo no seu Blog …
    Acho que acabará sendo uma discussão mais instigante e interessante do que o Ponto G , aposta ?
    Abraços carinhosos , beijinhos e bom domingo .

  2. paizoteem 31 jan 2010 �s 09:22

    Defender chavez é como defender o inferno como um lugar quentinho.

    Sempre se pode ter razões, mas jamais escolheriamos este como um destino para nossas férias.

  3. Felix S. R. Netoem 31 jan 2010 �s 10:18

    Mais uma vez passei prum cafezinho e pra “ouvir” o que está “rolando”. Assim moderninho, como a garotada, que inconformada com os verbetes disponíveis, vai incrementando o nosso léxico. Sempre foi assim, porém atualmente a canalização dessas gírias (vamos chamar de “proto-palavras”) é “bombada” ao público por quem? Pela mídia! Já se dizia de muito que o RJ é o tambor do Brasil (caixa de percussão) e agora com repercussão, fica cada vez mais…

    Digamos que ocorra algo como “Súmula Vinculante” carioca da linguagem, atrofiando a criatividade das pequenas comarcas e tirando qualquer chance (a menos que caricatamente tratadas), pra termos como os registrados por Guimarães Rosa ou por nós, gaúchos, sob forte influência fronteiriça. Algo assim – isso da linguagem uniforme sob inovação expedita – como um exemplinho ameno do poder, já de há muito dito o 4º da República.

    O gosto pelo cafezinho e pelo debate aumenta quando “ouço” a Petra, pois é o estilo que me entusiasma: firme e embasada no conteúdo, suave e carinhosa na forma. Nada melhor pra me estimular a aventura da interlocução.

    Em direito aprendi com o amigo sobre a presunção. Ou presume-se que a telecomunicação é uma concessão do Estado ou presume-se que não é. No caso do Brasil e da Venezuela a lei esclarece. Se é (in casu é) presume-se que possa ser concedida, mediante condições (inclusive prazos), ou não. Há algum tempo atrás, quando não foi renovada uma concessão na Venezuela e o alarido começou, um órgão da imprensa nacional (se não me engano Carta Capital) noticiou discretamente que naquele mesmo mês, nos EUA, 140 renovações tinham sido negadas. Portanto o exercício de conceder ou não, renovar a concessão ou não é que caracteriza efetivamente a norma plasmada no arcabouço jurídico da Nação. A renovação automática desmentiria a Lei, cogito. Sendo óbvio que, principalmente a não renovação, deve vir embasada em motivação consistente. E, salvo melhor juízo, seria esse o ato do governante a ser examinado, pelo Legislativo ou Judiciário ou ambos. Somente depois disso – se injustificado – me parece, se poderia inferir razões subjetivas do governante de momento. Ou presume-se que se está num Estado de Direito, sob o predomínio do princípio da legalidade, ou não. É lógica binária. Não há terceira alternativa.

    Aprendi, aí pelos 16 ou 17 anos com meu pai, economista (q. faleceu quando eu tinha 17) que renda per capita era a divisão do PNB (agora mais se usa o PIB) pela população do país. Mas vinha a advertência sobre distorções reais, como no caso da Venezuela, cujas rendas oriundas do Petróleo não eram assim tão distribuídas à população, mas remetidas ao exterior. Estou com 67 e ainda não esqueci daquilo. Parece que está sofrido como um parto a forceps, isso de também manter o nenê naquele país em vez de somente inundá-lo com a água suja do banho.

    Tem um garçon num restaurante que freqüento que, cada vez que peço coca-cola, ele vem com o bordão: “ah, o caldo negro do capitalismo”. Aliás ando pedindo muito aquela “zero”. Vou repensar isso, embora a esclerose múltipla seja mais incidente em “mulheres, brancas e de antepassados judeus”. Sei um pouco disso porque minha irmã (a que o pessoal da VARIG ajudou no Chile, voltou de lá com tal doença).
    Bem, mas se o Chávez não barrou todo o “caldo negro do capitalismo”, é ser muito tendencioso pichar o cara pela precaução, semelhante à proibição dos “banhos de sol indoor”, aqui na nossa Pindorama!

    Até!

  4. paizoteem 31 jan 2010 �s 12:23

    Prezado Felix.
    Desculpe a ignorância caracterizada pela pergunta, mas vc é contra ou à favor?

  5. martinhaem 31 jan 2010 �s 12:45

    Você não consome aspartame? Então não consome sequer refrigerante dietético? E nem sorvete dietético? E nem outros adoçantes que tragam risco?

    NÃO!!!! detesto o gosto desses pseudos açucares.
    Tem gosto de remédio.
    Cafe,qualquer coisa que coloquemos,tiro todo o gosto do café.
    Sorvete dietético? tem gsto horrível.
    Lembro que nos voos falavamos do tal do aspartame que serviamos para os cafezinhos “ligth!”.O quanto fazia mal.isso ja se vai mais de 10 anos.

    IV
    Hugo Chavez, presidente da Venezuela, proibiu, há algum tempo, a Coca Zero .
    Parece-me que nos EUA tbem é proibida a coca zero,aqui no Brasil como tudo é carnaval,passa..
    Eu tomava a coca zero,agora não tomo coca cola.
    nem refrigerantes.(uma vez ou outra em encontros)

  6. Roberto Haddadem 31 jan 2010 �s 16:38

    Paizote,
    li quatro vezes o comentário do Félix e percebo nitidamente qual a sua opinião: Ele não é contra e nem a favor. Muito pelo contrario.
    No fundo mesmo, ninguém é da esquerda. Leiam o texto a seguir.

    ” Uma certa universitária cursava o sexto semestre da Faculdade.

    Como é comum no meio universitário, ela estava convencida de que era de esquerda e estava a favor da distribuição da riqueza.

    Tinha vergonha de que o seu pai fosse empresário e conseqüentemente de direita, portanto, contrário aos programas socialistas e seus projetos que davam benefícios aos que mais necessitavam e cobrava impostos mais altos para os que tinham mais dinheiro.

    A maioria dos seus professores e alunos sempre defendia a tese de distribuição mais justa das riquezas do país. Por tudo isso, um dia, ela decidiu enfrentar o pai.

    Falou com ele sobre o materialismo histórico e a dialética de Marx, procurando mostrar que ele estava errado ao defender um
    sistema tão injusto e perverso como a direita pregava.

    Seu pai ouviu pacientemente, como só um pai consegue fazer, todos os argumentos da filha e no meio da conversa perguntou:

    - Como você vai na faculdade ?

    - Vou bem, respondeu ela. Minha média de notas é 9, estudo muito mas vale a pena. Meu futuro depende disso, eu sei !
    Não tenho vida social, durmo pouco,mas vou em frente.

    O pai prosseguiu:

    - E aquela tua amiga Sônia, como vai?

    E ela respondeu com muita segurança:

    - Muito mal. A sua média é 3, ela passa os dias no shopping e namora o dia todo. Pouco estuda e algumas vezes nem sequer vai às aulas. Acho até que ela é meio burra. Com certeza, repetirá o semestre.

    O pai, olhando nos olhos da filha, aconselhou:

    - Que tal se você sugerisse aos professores ou ao coordenador do curso para que sejam transferidos 3 pontos das suas notas para as da Sônia. ;;Com

    isso, vocês duas teriam a mesma média. Não seria um bom resultado para você, mas, convenhamos, seria uma boa e democrática distribuição de notas para permitir a futura aprovação de vocês duas.

    Ela indignadretrucouou:

    - Jamais!Nunca! Trabalhei muito para conseguir essas notas, enquanto Sôniaia buscava o lado fácil da vida. Não acho justo que todo o trabalho que tive seja, simplesmente, dado a outra pessoa.

    Seu pai, então, a abraçou, carinhosamente, dizendo: BEM-VINDA À DIREITA!!!

    “Trabalhe duro. Milhões de pessoas vivendo do bolsa família estão
    dependendo de você.”

    Dr. Maia
    como disse muito bem a Sra. Petra, vai ser difícil alguém concordar com o senhor no que diz respeito a qualquer atitude de Hugo Chaves (“Cocas” à parte).

  7. Felix S. R. Netoem 31 jan 2010 �s 17:55

    Paizote.

    Gostei de ser citado. Eu ficava meio pelo balcão, conversando com o Dr. Maia, ouvindo aquelas conversas da mesa do pessoal do AERUS e tinindo pra dar meus “pitacos”. Tomei sua pergunta como um protocolo de aceitação no grupo e já fui puxando minha cadeira com a perna, pires e xicrinha nas mãos.

    Já havia observado que seu estilo é diferente do da Petra. Isso não diminui. Eventualmente some. Se diz por aí que resulta melhor o debate quanto mais divergentes forem as opiniões expressas e mais convergentes os pesos políticos dos que as expressam. O grupo tem se mostrado assim equilibrado e com ótimo mediador. Muito bom!

    No entanto não ficou claro pra mim sobre o que eu seria “a favor ou contra”, na sua pergunta.

    Mesmo assim vou tentar:

    Quanto ao aspartame e assemelhados

    1) Na nossa ensolarada Pindorama andavam oferecendo e proporcionando efeitos bronzeadores do banho de Sol, artificialmente, com sistemas talvez sujeitos a causar câncer de pele. Por precaução isso ora tem sido proibido ora liberado, num jogo de forças entre autoridades e partes interessadas. Bem, os interessados no caso parecem poucos e sem tanto poder político. Imaginemos (somente pra argumentar) que o mesmo ocorresse em relação ao sabão em pó. Além dos fabricantes, todos os veículos de propaganda seriam obviamente prejudicados. (Se diz que qualquer estudante de química saberia produzir sabão em pó, mas que nenhum pai teria $$$ suficiente para lhe bancar os custos do convencimento público de que seu branco lavaria mais branco do que os outros brancos andam lavando. A isto chamam os de marketing, “barragem de penetração no mercado”). Considera agora o segmento das coca-colas, ainda dependente de propaganda & promoção. Digamos, quanto à recuperação da fatia de mercado extraviada pelo medo de engordar, colesterol… É um naco de negócio mais dependente da mídia do que a tradicional, consolidada, já passada de pai pra filho e apenas competindo com a Pepsi.

    2) Bem agora acrescenta a isso o estigma do governo do Hugo Chávez em relação à mídia, que estimulou o golpe pra derrubá-lo e que chegou a ponto de mantê-lo prisioneiro, quando ele antecipou que seria libertado por ação do povo, o que ocorreu. Ou seja, qualquer pretexto serve, se contra ele.

    3) No caso do pretexto, não foi Fidel Castro que o advertiu, mas segundo o insuspeito Dr. Maia, a insuspeita Dra. Candece Pert, que chefiou órgão de pesquisas nos EUA e trouxe dados posteriores à liberação. Mais ainda, se trata de mera precaução, sujeita a ser revertida ante evidências futuras de segurança à saúde pública e sem ter havido inibição à coca tradicional.

    4) Bem, perante tais dados disponíveis, se venezuelano, eleitor ou não do Chávez, eu seria A FAVOR da proibição preventiva.

    Quanto à outra possibilidade da pergunta: o Hugo Chávez

    5) Bem “não sou Manoel e nem moro em Niterói” (supondo a piada conhecida), isto é, não sou venezuelano e nem tenho nada com isso, de ser a favor ou contra o próprio.

    6) Porém, se no nosso café um certo Hugo, garçon, vendo que agora somos sete à mesa e, conhecendo a capacidade do seu bule, em vez de encher cada xícara de uma vez, até a sexta, for fazendo voltas e mais voltas à mesa, pingando um pouco em cada uma, tentando uniformizar (e ser justo) até 6/7 de cada, mais estará sujeito a derramar nos pires e, enfim, perturbar os que estavam acostumados à xícara cheia, sem percalços. Um close da câmera do noticiário hegemônico num pires cheio, toalha molhada, vestido da Petra manchado, seria motivo suficiente pra vocês e seus familiares em casa, repensarem sobre a conveniência de minha inclusão ao grupo, ou não. A parte, acidental, ou o todo, perene. O que importa? Penso isto que seja o fulcro da questão que se trata lá na Venezuela: a capacidade do bule e o número de xícaras (lá com um agravante, antes de servirem as mesas, os antecessores do Hugo serviam seu tio Sam, morador no andar de cima).

    7) Obviamente que eu seria A FAVOR de que o Hugo dividisse equitativamente o café, me incluindo, E, quem sabe, alguns beliscos entre nós. Principalmente que, como pretensiosamente estou desejando, tanto se mantenha ampliada a roda desta mesa, quanto justamente seja aquinhoada toda a população dos nossos irmãos venezuelanos.

    Se outros forem mais competentes nas tarefas do que os hugos em questão, melhor ainda, TAMBÉM SEREI A FAVOR. Gosto de multiplicar, mas entendo que dividir é preciso, embora mais complicado.

    Um abraço fraterno.

  8. Petraem 31 jan 2010 �s 18:33

    Aproveito o belíssimo fim de tarde para transcrever a crônica de Martha Medeiros do Globo de hoje .

    ” A nova minoria ”

    È um grupo formado por poucos integrantes . Acredito que hoje estejam até em menor número do que a comunidade indígena , que se tornou minoria por força da dizimação de suas tribos . A minoria a que me refiro também está sendo exterminada do planeta , e pouca gente tem se dado conta . Me refiro aos sensatos .
    A comunidade dos sensatos nunca se organizou formalmente . Seus antepassados acasalaram-se com insensatos , e geraram filhos e netos , bisnetos mistos , o que poderia ser considerada uma bem-vinda diversidade cultural , mas não resultou em grande coisa . Os seres mistos seguiram procriando com outros insensatos , até que a insensatez passou a ser o gene dominante da raça . Restaram poucos sensatos puros .
    Reconhecê-los não é difícil . Eles costumam ser objetivos em suas conversas , dizendo claramente o que pensam e baseando seus argumentos no raro e desprestigiado bom senso .
    Analisam as situações por mais de um ângulo antes de se posicionarem . Tomam decisões justas , mesmo que para isto tenham que ferir suscetibilidades . Não se comovem com exageros e delírios de seus pares , preferindo manter-se ao lado da razão . Serão pessoas frias ?
    È o que dizem deles , mas ninguém imagina como sofrem intimamente por não serem compreendidos .
    O sensato age de forma óbvia . Ele conhece o caminho mais curto para fazer as coisas acontecerem , mas as coisas só acontecem quando há um empenho conjunto .
    Sózinho ele não pode fazer nada contra a avassaladora reação dos que , diferentemente dele , dedicam suas vidas a complicar tudo .
    Para muita gente , a simplicidade é sempre suspeita , vá entender .
    O sensato obedece a regras ancestrais , como por exemplo , dar valor ao que é emocional e desprezar o que é mesquinho . Ele não ocupa o tempo dos outros com fofocas maldosas e de origem incerta .
    Ele não concorda com muitas coisas que lê e ouve por aí , mas nem por isto excercita o espírito de porco agredindo pessoas que não conhece .
    Se é impelido a se manifestar , defende sua posição com idéias , sem precisar o recurso da violência .
    O sensato não considera careta cumprir as leis , é a parte facilitadora do cotidiano. A loucura dele é mais sofisticada , envolve rompimento com algumas convenções , sim , mas convenções particulares , que não afetam a vida pública . O sensato está longe de ser um certinho . Ele tem personalidade , e se as coisas funcionam para ele , é por que ele tem foco e não se desperdiça , usa seu potencial em busca de eficácia , em vez de gastar energia com teatralizações que dão em nada .
    O sensato privelegia tudo o que possui conteúdo , pois está de acordo com a máxima que diz que a vida é muito curta para ser pequena . Sendo assim , ele faz valer o seu tempo . Não tem paciência para os que são regidos pela vaidade e não dizem nada que preste . Constrange-se de testemunhar o vazio da banalidade sendo passado de geração em geração .
    Ouvi de um sensato , dia desses : ” Perdi minha turma , eu convivia com pessoas criativas , que falavam a minha língua , que prezavam a liberdade , pessoas antenadas que não perdiam tempo com mediocridade . A gente se dispersou . ”
    Ele parecia um índio .
    Mesmo com poucas chances de sobrevivência , que se morra em combate . Sensatos , resistam .

    Beijinhos e bom final de domingo .

  9. Petraem 31 jan 2010 �s 18:50

    Sr. Felix , welcome on board !!!
    Seja bem vindo a este grupo heterogêneo de maluquinhos ( no bom sentido ) .
    Eu havia entendido seus pontos de vista na sua explicação inicial mas jamais saberia traduzí-los com tanta maestria quanto o Sr. os traduziu .
    Só tenho a acrescentar que não se deve falar sobre manchas de café em vestidos e ternos com comissárias de bordo ( meu caso ) , é aquela velha história , não se fala em corda em casa de enforcado …
    Mas de qualquer maneira Sr. Felix , mais uma vez adorei suas explicações , êta bate papo bom que rendeu este post do Dr. Maia .
    Abraços carinhosos .

  10. paizoteem 31 jan 2010 �s 20:42

    Caros amigos.
    Nesta tarde quente ,em que um tanto indisposto busco algo para distrair-me ,atrevo intervir no bate -papo e quiça dizer algo que interesse.
    Félix, neste que chamas bar , um outro dizia boteco permita que eu chame de bolicho.
    Me é mais intimo!
    Se observares numa mesa ao fundo verás um sujeito bebericando “sólito”, com cara de poucos amigos , implicando com os que passam .
    De vez em quando ouviras dele algum resmungo, mais para que notem que ainda esta sóbrio do que para partir para o debate.
    O debate já não o interessa.
    Ou seria melhor dizer não o motiva?
    Convencer alguém de conceitos ideológicos, considerados por ele improdutivos, já não vive em suas necessidades .
    Não de à ele muita importância, na maioria das vezes quando estiver acalorado o debate ela cala, levanta e sai como se cólicas lhe causassem as palavras, deixando a falar sozinhos aqueles que por ele tinham sido questionados.
    Este sujeito já o tinha notado na ponta do balcão, fazia gosto em ouvi-lo mas ainda não tinha despertado o interesse em dirigir-lhe a palavra.
    Hoje, vencido pela curiosidade e pelas ,embora tão elegantes palavras, não te-las entendido.
    E ousou ,gritar lá do fundo,com um copo de babosa gelada entre as mãos.
    Você é contra ou à favor?
    Quanto a dividir o cafezinho de forma igualitária, temos por experiência que alguns sempre o farão mais “iguais” para uns do que para os outros.
    Talvez um garçon chame de “bolivarismo” esta divisão, ou crie um apelido novo , moderno, bem ao gosto dos intelectuais.
    Ligue não !
    É apenas um novo nome para uma velha doença!
    Tem até um sintoma muito preocupante popularmente chamada de “apoio das FARC”, seja lá o que signifique isto.
    Pois é o povo cliente dos “bolichos” da vida que acaba sempre pagando o cafezinho que derrama-se acumulando-se pelos pires, com desculpas de melhor dividir.
    O povo humilde da Venezuela , (e outras plagas) que o digam!
    Ligue não se este que levantou o olhar em sua direção parecer um tanto incoerente algumas vezes.
    Costuma afirmar-se um anarquista, portanto de esquerda, sem aceitar radicalismos.
    Embora pratique , forçado pelas circunstâncias , uma “esquerda um tanto contemplativa’ que enerva alguns, irritando outros.
    Tem ojeriza a política partidária e aos seus assemelhados , porém não exitará em defender pontos de vistas, sejam estes sobre assuntos sociais , econômicos e mesmo a absurda possibilidade da manipulação das placas teutônicas”.
    Como se tudo isto política não fosse!
    Considera-se um agnóstico.
    Tem duvidas da existência de influências divinas nos atos do homem.
    Mas, torce sinceramente, e até com certa ansiedade, para estar totalmente errado sobre este assunto e ter de “desdizer” tudo”.
    Quanto ao aspartame, obrigado!
    “Ele” “ passa batido”.
    Ou melhor colocando dizendo… “ coca-cola com aspartame no … dos outros é refresco!”!
    Muito se pode dizer sobre este frequentador assíduo ,menos que lhe faltam modos civilizados no trato social.
    Vendo que mais convivas disputam mesas neste momento, resolve opinar sobre os presentes.
    Veja aquela senhora na mesa do centro que de pedra nada tem,muito pelo contrario, “ele” aprecia quase tudo que a mesma diz.
    Mesmo quando não consegue entender muito bem.
    Porque quase tudo?
    É que ela sempre reserva os mais carinhosos “quitutes verbais” e os mais diversos sabores ao dono do bolicho.
    Sei que merecidos, mas…
    Mesmo sabendo ser este um gesto fraterno e solidário , fico pensando não seria , melhor se “socialisticamente dividido” para evitar a luta de classes.
    Só para não fugir ao tema!(rsrsrs).
    Afinal mais pessoas frequentam este ambiente! E também gostam de doces, mesmo sendo diabético!
    Não seriam ciumes?
    Não! Creio que não!
    Pois “ele” considera merecidos , mesmo quando já teve pelo dono do bolicho recusado alguns de seus pedidos , seja por uma entrada abrupta, por falta de tato, ou por divergências ideológicas , ainda assim manteve a admiração .
    O “dono deste espaço” recebe daquele velhinho lá do canto , todo o respeito que é merecedor e é isto o traz sempre aqui.
    Embora discorde na maioria das vezes e opte para preservar o interesse da maioria dos frequentadores em diminuir sua participação e sua frágíl “esgrima verbal”.
    “Num lugar que não é “bão”, não vou buscar o meu pão”.
    Voltará sempre aqui!
    E ali naquela arejada mesa está o Roberto!
    Comungou de opinião quando o “do canto” achou que o Félix parecia não estar “nem contra e nem a favor muito pelo contrario”.
    Aqueele velhinho lá no canto parecendo um exilado voluntario sorri.
    O sorriso é por ter pensado exatamente como o Haddad, é bom estar em boa companhia!
    E no caso a boa companhia transcende ao mesmo e chega até sua filha ( do Roberto Haddad), que hora destas voltará aqui para nos honrar.
    Bom… acho que por hoje chega né?
    Só lembraria!
    Não liguem muito se o “cara do canto “ falar demais, ou ainda se nada disser, seu humor é muito instável e “ele” não tem certeza de muitas coisas.
    Quando estiver disposto discutirá até se Deus é menino ou menina (Pepeu Gomes), em outros dias não aceitará nem mesmo criticar ao Lula , por mais prazer que isto lhe cause
    Dr. por favor , põe na conta!
    Inté, que vem chuva!

  11. Petraem 31 jan 2010 �s 21:02

    Paizote , ADOREI !!!!!!!!!!
    Parabéns , dei muitas risadas , hoje voce se superou !!!
    Voce sabe que mesmo nem sempre te entendendo perfeitamente voce é um dos mais importantes personagem neste nosso teatro de sombras aqui do Blog.
    Não carece sentir ciúmes do dono do bolicho como voce diz , hoje vai um abraço carinhoso especial para voce .
    Inté …

  12. Marcioem 01 fev 2010 �s 06:33

    Hi Dr. Maia,

    um comentário aqui no bolicho.

    Petra, você disse tudo. Aliás, o Rio Grande do Sul sempre produziu pessoas assim. Veja o caso do Luis Fernando Veríssimo, que não é o que é por causa do pai mas por causa da biblioteca do seu pai.
    O Dr. Maia conseguiu ( ia escrever aqui “mesmo sendo do PT” mas não ficaria bem este preconceito ), conseguiu reunir no seu Blog um grupo seleto que foi pintado com maestria pelo Paizote. Um grupo variado, com um objetivo comum e diversas opiniões de como chegar a este objetivo. E nesta variação tem de tudo, até pessoas que leram o Robert Anton Wilson. Seria isto uma Coincidance?

    Saúde e Paz. Sempre.

  13. Felix S. R. Netoem 01 fev 2010 �s 08:54

    QUANDO PEPEU GOMES ADENTROU O BOLICHO

    Pois é, amigo Paizote.

    Gostei. Bolicho, agnóstico, mesinha no fundo etc. e eu já estava indo, pensando: esse cara tem muito mais a ver comigo do que parecia no começo. Aí “ouvi” sobre o Pepeu Gomes. Não resisti e voltei.

    Bem, considerando: que o Antigo Testamento não foi escrito pelo Criador e nem ao menos por algum Papa – tido como infalível – que o primeiro hominídeo foi singular, ou seja, uno e mencionado como Adão; por tudo que a sua descendência demonstrou ao longo dos tempos; e, considerando ainda, a imprecisão no se decifrar o aramaico; talvez não fosse desrespeitoso pensar que o trecho inicial do Gênesis deveria se referir a macho e fêmea O criou… e não “OS criou”, como vem se repetindo em sucessivas edições.

    Está lá no Gênesis, com um aparente erro de concordância, capítulo primeiro, versículo 27, se não me engano: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”. No entanto, somente no capítulo segundo, depois de ter descansado no sétimo dia, versículo 18, acho eu, pensou o Criador numa ajudante para a criatura recém criada. Está lá: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele.”

    Obs.: dizem que, inspirados neste trecho bíblico, os que costumavam andar lá por cima e portanto mais perto Dele (pilotos e comandantes) reivindicaram e foram atendidos, com a criação de aeromoças. A Petra talvez conheça mais sobre o tema!

    XY e, depois apenas XX, a partir apenas de uma costela que não tinha Y, são letras que sempre serviram pra representar meras incógnitas ou variáveis matemáticas. Na Antropologia Física não deve ser diferente. Ou seja, nunca se quantificou exatamente os ingredientes daquelas receitas. Fórmulas posteriores e mais simples como a da Coca-cola, por exemplo, também permanecem assim, desconhecidas ao longo dos tempos, sem genoma.

    Agora vou mesmo!

    Daí, tendo sempre um pouco um do outro, o parceiro também pode cogitar, ocasionalmente que seja: I’ve a few of you under my skin!
    Ademais não é o Deus. É Deus. (somente aos “deuses pagãos” se adicionam os artigos definidos, masculino ou feminino: o deus, a deusa). Pepeu Gomes também corrobora e esclarece: “Se Deus é menino e menina…”.

  14. Petraem 01 fev 2010 �s 09:40

    Uau !!!!!
    Eu já estava de saída do bolicho , mas ao presenciar este encontro interessantíssimo entre o sujeito quietinho , quietinho que estava sentado no final do balcão tomando um copo de babosa gelada e que tudo observava com um certo interesse desinteressado , mudei de idéia quanto a deixar o bolicho e acabei pedindo mais um Capuccino para acompanhar esta conversa que me parece se tornar profundamente interessante entre o sujeito calado e o distinto Sr . que pouco aparece por aqui mas sempre me pareceu querer participar das conversas insanas que acontecem por aqui e que aparentemente é amigo ou grande conhecido do dono do bolicho . A grande maioria dos frequentadores assíduos já não aparece á tempos , falta de $$$$ suponho para pagar as contas penduradas , desinteresse pelos assuntos colocados em discussão últimamente ou saíram todos de férias …
    Bom sujeito o dono deste bolicho , ouvi dizer que tem gente pendurando a conta já a alguns anos mas mesmo assim ele é compreensivo e solidário com sua clientela , mas não queira ver o homem brabo não , se aparecem pessoas estranhas na área querendo tumultuar o ambiente estritamente familiar ele fecha o tempo . Na realidade neste bolicho só entra quem ele quer , no que ele está corretíssimo a meu ver , não presenciei mas ouvi dizer que já houveram brigas dignas de saloon de velho oeste , com cadeiras voando pelos ares etc… em tempos passados .
    Mas últimamente a clientela anda seleta e comportada .
    Bem , após presenciar uma conversa interessantíssima entre os dois mais novos amigos está na hora de eu cuidar da minha vida , não é ?
    Só ficar vendo a vida passar e nada fazer , não dá .
    Gostei que o Marcio deu uma passadinha por aqui e vamos aguardar a volta do Roberto Haddad quem sabe na companhia da sua filha .
    Abraços carinhosos ” socialisticamente divididos ” entre todos e até mais tarde quando darei uma ” entradinha ” para mais uma xícara de Capuccino e espero encontrar mais conversa gostosa.
    Auf Wiedersehen !

  15. Roberto Haddadem 01 fev 2010 �s 13:27

    Prezados Paizote e senhora Petra,
    à bem da verdade devo esclarecer que eu não sou o “ROBERTO” que vocês estão pensando. O “Roberto”que vocês se referem, faleceu dois dias após aquele movimento de colocação das cruzes na praia de Copacabana. No post de 14/12/2009 às 19:52, sob o titulo “APRUS E SNA”, há um triste comentário em 23/12/2009 às 14:10, escrito pela filha do Roberto que se encontrava muito doente. O nome dela é Kátia.
    Eu sou Roberto Haddad que às vezes discorda um pouco de Sra. Petra, como no caso dos grupos do pessoal da PANAIR e PESSOAL DE TERRA, lembra???. Achei melhor esclarecer.

    Obs. A minha assinatura é sempre: Roberto Haddad.

  16. Petraem 01 fev 2010 �s 16:41

    Oi , Roberto Haddad , eu sabia que voce não era o Roberto pai da Katia que veio a falecer no mes passado , talvez o Paizote tenha se confundido , eu me lembro bem das nossas discordâncias , mas são águas passadas de 2009 , tenha a certeza de que sempre respeitei muito as suas opiniões desde o início quando voce passou a escrever no Blog e por isto fiquei sem entender do por que da falta de entendimento naquela época , mas é passado , passei a gostar mais ainda de voce após saber que tinhas sido da Panair .
    Dr . Maia aproveito para escrever o poema de Drummond em homenagem ás aeromoças , não sei se todos o conhecem .

    ” Bom dia , aeromoça !!!

    Não sei se devia dizer-lhe antes :
    Bom dia , aeromoça !
    Por que o dia é de todos , e desejá-lo bom não passa de cumprimento .
    Já o céu é de voces , de seus amigos aviadores e dos pássaros , em condomínio .

    Aos passageiros , o céu pertence quando em viagem , mas para voces é domicílio .

    Bom céu para voce amiga .
    E também os bens terrestres de alegria , de segurança profissional , de vida fluindo em paz , pelo reconhecimento do papel admirável que voce desempenha na aviação contemporânea .

    Que um dia , ao baixar da altura para a vida comum voce encontre entre nós a mesma compreensão generosa , o mesmo carinho lúcido que hoje recebemos de voce no vôo .

    Se Drummond ainda vivo fosse , seria obrigado a mudar a última estrofe do seu poema , visto que após baixarmos das alturas não encontramos a compreensão generosa nem o carinho lúcido aos quais teríamos direito , ambos nos deveriam ser agraciados pelo nosso governo após os excelentes serviços prestados .
    Enfim , quem sabe encontremos tanto a compreensão e o carinho lúcido em breve após reunião agendada no Palácio do Planalto para as próximas semanas …
    Dr. Maia , eu apostava que em breve discutiríamos o sexo dos anjos no seu Blog mas jamais pensei em discutir o sexo dos deuses , sendo que neste ponto os gregos dão um banho em matéria de casamentos , mortes , tragédias etc…
    Bem , esperei alguém aparecer para bater papo enquanto tomava meu Capuccino , mas como ninguém apareceu já pedi para o Dr. fechar a minha conta e desejo uma boa tarde á todas/os .
    Abraços carinhosos desta vez sem recheio ( diabetes !!!!) .

  17. paizoteem 01 fev 2010 �s 17:04

    Desculpe pelo engano,mas as palavras que eu disse ficam valendo, é bom encontra-lo .
    Um carinho para filha do outro Roberto.
    Sirva-se…, a proxima rodada eu pago.
    E se permite-me vou por uma musica para espairecer.

    http://208.117.236.71/watch?v=0VAvuqEB4Xs&feature=related

  18. Amaury Antunes Guedesem 01 fev 2010 �s 18:02

    Reminiscências.

    Se me permite, vou por a minha música para espairecer também.

    http://www.youtube.com/watch?v=846OlNzjdOI

  19. paizoteem 01 fev 2010 �s 19:54

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    RESULTADO LEILÃO AERUS

    Em sua coluna do ultimo sábado 30/01/2010, o jornalista Claudio Humberto publicou sob titulo Ninguém sabe, ninguém viu uma nota confusa para alguns aposentados, pensionistas e credores dos diversos planos administrados pelo AERUS.

    Na nota foi dito que os aposentados e pensionistas do AERUS ignoram quanto rendeu o leilão de ativos da VARIG, em outubro de 2009, e o de obras de arte da Varig, em 2007. Esclarecemos que o Aerus desconhece detalhes acerca destes leilões e respectivos processos, certamente de responsabilidade da Viação Aérea Rio-Grandense – em recuperação Judicial.

    No que diz respeito aos leilões para alienação de patrimônio – Imóveis e participações em Shoppings, realizados em outubro de 2009, pelo AERUS, visando ampliar a liquidez dos ativos nos planos de benefícios administrados cumpre ratificar o contido no COMUNICADO nº 021/09 de 04 de novembro de 2009 e informar que na segunda quinzena de JAN/2010 foram conclusos o recebimento dos valores e a escrituração das vendas nos cartórios competentes sendo possível agora, efetuar os lançamentos contábeis devidos para o rateio dos valores entre os planos.

    Atenciosamente,

    Instituto Aerus de Seguridade Social – Sob Intervenção

  20. Roberto Haddadem 01 fev 2010 �s 20:56

    Ja que é pra espairecer…….vamos espairecer legal!!!!!!!!!

    http://www.youtube.com/v/SGQDGpWjLBM&hl=pt_BR&fs=1

  21. Petraem 02 fev 2010 �s 07:01

    Bom dia Dr. Maia e amigas/os !
    Já que estamos mostrando nossas preferências musicais , lá vai a minha :

    http://www.youtube.com/watch?v=F4OXrmxDp44

    Passei aqui só para tomar um Expresso ligeiro , volto mais tarde .

    Abraços carinhosos ( o Sr. escolhe o recheio) ,e hoje não tem nada de divisão igualitária não , estes são só para o Sr. Dr. Maia .
    Inté …

  22. Roberto Haddadem 02 fev 2010 �s 08:42

    Ah é, então é guerra??? Essa muita gente vai gostar, eu garanto.

    http://www.youtube.com/watch?v=SiQFFOOGzzE

  23. Petraem 02 fev 2010 �s 09:38

    Êta guerra danada de boa , esta é das que eu mais gosto , de músicas e idéias .
    Grande sacada de Paizote de introduzir um fundo musical nas conversas do bolicho , adorei a permissão do Dr. em permitir a colocação deste Juke Box virtual no seu estabelecimento e assim criarmos a trilha sonora dos encontros , desencontros , embates e conversas amigáveis que passam por aqui .
    Quem diria que um assunto que se apresentava potencialmente explosivo como Venezuela e Cmte. Chavez acabasse neste hit parade musical . Alemoas branquelas além de gostarem de acarajés também gostam de tempero latino vide a próxima música sugerida , que já nos aproxima novamente ( pelo menos geográficamente , e principalmente ideológicamente ) de Cmte. Chavez …
    Dr. Maia , o Sr. não sabe o monstro que o Sr. criou ao liberar este blog para nós …
    De jurídico no momento ele só tem o nome , mas espero que esteja lhe dando tanto prazer ao ler e escutar do que a nós em escrever e sugerir músicas .
    Beijinhos e divirtam-se .
    http://www.youtube.com/watch?v=6JEdf7XsV5g

  24. Roberto Haddadem 02 fev 2010 �s 11:50

    Bem, enquanto não ha novidades no AERUS:

    Roberto Haddad oferece essa canção à alguém de blusa rosa que se encontra ao lado da carrocinha de pipocas.

    http://www.youtube.com/watch?v=DmUIX0TAxhw

    Vai ter gente chorando!!!!!

  25. paizoteem 02 fev 2010 �s 13:12

    Mas,bah!!
    Tri legal!
    Depois de ouvir estas pérolas , só bebendo pra “guentá” a saudade de mim mesmo.
    Pena que o brinde , temporariamente, terá que ser com elixir de babosa.
    Arghhhhh!
    Ninguem merece!

  26. Petraem 02 fev 2010 �s 13:51

    Roberto Haddad , apesar de eu não estar vestindo blusa rosa e estar longe do carrinho de pipoca ( pois voltei a ocupar a minha mesa cativa no meio do salão ) confesso que não chorei ao escutar Lua Branca ( mas foi por muito pouco ) pois a música é realmente linda .
    Recomendo esta outra música para tentar amenizar um pouco o calor desta tarde carioca e acabo de pedir uma jarra de chá gelado para acompanhá-la enquanto aguardo a chegada dos amigos .
    Quem sabe a música e as paisagens da próxima seleção musical consigam abaixar a ” fervura ” na qual o Rio de Janeiro com seus 40ª se transformou .
    Beijinhos e enjoy it !!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=zyG5MJHqlIg

  27. mariaem 02 fev 2010 �s 14:18

    Vim colocar essa música e ir beber mais um pouco,talvez encontre o paizote caido por ai e me juntarei..

    Edith Piaf – Autumn Leaves (Les Feuilles Mortes)

    http://www.youtube.com/watch?v=n2s2tPORlW4&feature=related

  28. Petraem 02 fev 2010 �s 16:42

    Oi Maria , até que enfim apareceu mais uma menina neste bolicho , já estava começando a me sentir meio deslocada por aqui …
    Piaf é Piaf , sempre … linda .
    Como já encerrei a minha conta e estou de saída , deixo como beijinho de boa noite uma cena antológica , meninos , aproveitem :

    http://www.youtube.com/watch?v=7TULYBRHBAs

  29. Fernandoem 02 fev 2010 �s 17:55

    Declaro antecipadamente que compreendo as variações do Dr Maia nesta postagem. Afinal temos todos nossas provações. Sai do aspartame para tantas considerações. Até políticas.

    Mas Dr, temos todos nossos bons e maus momentos e todos devemos ser compreendidos. E aceitos.
    Li as solicitações dos Aerus. Estamos mesmo carentes. Mas ainda aguardamos um comentário relevante sobre a nossa causa.

    Mas estou agora meio temeroso da sua condição de saúde. Peço que me desculpe se cobro. Não quero ser inconveniente. Ou desgastante.
    Mas entendo que nossa melhor expectativa atual viria de uma decisão em 1a instância na causa civil. Devemos nos preparar para esperar uns 7 anos para nos darem a tutela antecipada.

    Qual a sua expectativa quanto à reunião da D. Graziela com o Lula? Não li nenhum comentário seu sobre este tão próximo passo.

  30. paizoteem 02 fev 2010 �s 20:01

    Comprendo o comentário do Fernando, e acho que fui o culpado pelo desvio de assunto é que achei que…
    Sabe… recesso no judiciario, férias no Aerus , etc…etc…
    Na sexta eu devo ser recolhido ao hangar para uma rapida manutenção preventiva , resolvi “espairecer”, e por algum tempo não pensar no Aerus, na politica, enfim, nos problemas.
    Esqueci que quem precisava desviar a mente era eu, e o fiz -levantando daquela mesa do fundo e “aparecendo”-(rsrsrs), no fundo eu só queria ser notado e portanto me desculpo.
    Os assuntos desta postagem eram um pouco complexos para este meu momento, sai da linha proposta.
    Aqui a preocupação da maioria da pessoas e buscar um alento, uma noticia do aerus.
    Ou seja, aliviar um pouco este estado de permanente tensão pela incerteza de nosso futuro.
    Aí me dou conta que passou quase despercebido o informe que o Aerus informou já estar com os valores da venda de imovéis em caxia. ( acima 01 fev 17;04)e que a meu ver tem bastante relevância. Merece que alguém desenvolva…
    Peço desculpas,principalmente ao Dr. Maia pelo uso um tanto “recreativo” de seu blog.
    Este nem é meu jeito, tava me achando…
    Vamos à luta pelo que é nosso!

  31. Roberto Haddadem 02 fev 2010 �s 21:59

    Paizote,
    você quis dizer: 01 fev 19:54, correto???
    Tenham uma boa noite.
    Roberto Haddad

  32. Roberto Haddadem 02 fev 2010 �s 22:16

    Paizote,
    que isso meu amigo, esta se desculpando do que????? Espairecer faz parte. Nem tanto ao mar e nem tanto a praia. Você tão somente desencadeou um momento inédito nesse blog. Foi muito bom e agradável a integração havida entre nos. Foi uma boa brincadeira e em momento oportuno. Obrigado Dr. Maia por ter compreendido a nossa intenção.
    Roberto Haddad

  33. Petraem 03 fev 2010 �s 01:52

    Bom dia á todas/os !
    Que pena que a brincadeira e o faz de conta acabaram , uma hora tinha que ser , mas precisava ser tão cedo ?
    Concordo com o Roberto Hadadd , que mal há em espairecer e dividirmos um pouco quem somos e do que gostamos ?
    Está na hora de voltarmos á realidade mas adorei a brincadeira do faz de conta .
    O.K. vamos parar e voltar a seriedade e formalidade que um Blog jurídico impõem e pede .
    Dr .Maia , obrigado por tê-lo liberado para as nossas brincadeiras de faz de conta .
    Paizote , não há nada a ser desculpado , lhe agradeço por voce ter dado o start nesta ” viagem ” tipo realismo fantástico .
    Quanto ao comunicado do Aerus , li com atenção , não passou ” batido para mim ” mas , também como sempre que o Aerus ” comunica ” algo , o faz sempre pela metade e esclarecendo sem nada realmente esclarecer .
    Como são 02:30 , acordei para tomar remédio para o resfriado e a febrinha que apareceu , acabei ligando o PC e aparentemente agora perdi o sono de vez , daí o humor estar de acordo …
    O Aerus comunica que já tem os valores , ótimo , tiveram tempo mais do que o suficiente para calculá-los , mas notícia realmente esclarecedora e relevante para mim teria sido se já tivessem nos comunicado o que isto em sobrevida $$$$ representa para cada plano … não é ?
    Como sempre eles só funcionam sob pressão , quando cutucados , desta vez cutucados por conta de uma nota publicada em uma coluna de jornal ( ??? ) que pergunta sobre os resultados dos leilões tanto das obras de arte da Varig e dos imóveis do Aerus e me parece que eles só se defenderam por terem sido colocado sob suspeição pois os valores arrecadados tanto de um quanto de outro não teriam sido publicados . O Aerus realmente publicou no seu ultimo boletim o quanto foi arrecadado e só faltava traduzir este valores em $$$$ para cada plano .
    Papel honesto , correto teria sido se o Aerus por conta própria assim que apurados os valores na mesma hora tivesse emitido um comunicado tranquilizando a todos e publicando as datas e valores dos próximos pagamentos … isto sim , teria sido uma notícia que eu teria considerado realmente relevante .
    Bem , tomado meu remédio contra febre e resfriado , tentarei retomar o sono , e para não não deixá-las/os assim sem um agrado ,me despeço com:

    http://www.youtube.com/watch?v=Vx_AhWeFcOU&feature=related

    P.S. Desta vez sem abraços nem beijinhos pois não quero espalhar o resfriado entre voces .

  34. Petraem 03 fev 2010 �s 15:11

    Dr. Maia , repasso e-mail que recebi e talvez estes esclarecimentos ajudem os colegas que fazem jus a este $$$$ :

    Meus amigos,
    Creio ser do interesse de todos tomar conhecimento da documentação
    necessária para receber da CEF os créditos especiais do FGTS:
    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA AOS CRÉDITOS ADICIONAIS FGTS

    O trabalhador ou representante legal com direito aos créditos
    adicionais deverá anexar ao Termo de Habilitação os seguintes dos
    seguintes documentos:

    - Documento de identificação pessoal, que contenha data de nascimento
    e assinatura do trabalhador – RG;

    - Cópia das páginas da CTPS em que constem: número/série, qualificação
    civil, contrato de trabalho objeto de aplicação da Taxa de Juros
    Progressivos;

    - Declaração de Opção Retroativa ou cópia da página da CTPS em que
    conste a anotação de opção pelo FGTS com efeitos retroativos;

    - Extrato da conta vinculada, em que se pleiteia o crédito adicional,
    que conste saldo em data igual ou posterior a 12 de novembro de 1979,
    na hipótese da conta vinculada não ter sido transferida para a Caixa à
    época da centralização das contas;

    - Cópia da certidão do INSS ou de Órgão Oficial pagador da pensão ou
    Alvará Judicial, que discrimine os dependentes e assinatura de todos
    os dependentes envolvidos, quando a habilitação for efetuada pelos
    dependentes.

    Para os titulares de contas vinculadas encerradas antes da
    centralização das contas na Caixa, além do preenchimento do Termo de
    Habilitação e os documentos mencionados acima, deve ser apresentada,
    pelo menos, uma página do extrato da conta vinculada, objeto do
    pleito, constando saldo em data igual ou posterior a 12 de novembro de
    1979.

    Estando a conta cadastrada na Caixa, face ao processo de
    centralização, não haverá necessidade de apresentação de qualquer
    extrato.

    Titulares de contas vinculadas, admitidos antes de 23 de setembro de
    1971, que optaram pelo FGTS até a citada data e que tenham permanecido
    mais de dois anos no vínculo empregatício, não fazem jus ao crédito
    adicional, uma vez que já foram beneficiados com a progressão da taxa
    de juros da conta vinculada.

    A Caixa destaca que os saques dos valores referentes aos créditos
    adicionais obedecem a legislação vigente do FGTS (Lei 8036, artigo
    20), também disponível no site do banco.

    O banco informa que não há prazo determinado de encerramento para
    habilitação ao crédito adicional, considerando que são de 30 anos o
    prazo de prescrição aplicável ao FGTS. O formulário Termo de
    Habilitação também estará disponível nas agências.
    QUEM TEM DIREITO

    Poderão ser beneficiados com os créditos adicionais os trabalhadores
    que possuam conta vinculada do FGTS, com vínculo empregatício firmado
    sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até 22/09/1971;
    e que efetuaram opção pelo FGTS nos termos da Lei 5.958/73, com efeito
    retroativo à data anterior a 23/09/1971; e permaneceram no mesmo
    emprego, relativo ao vínculo alvo de aplicação da progressividade da
    taxa, por mais de 2 (dois) anos; e não tenham sido beneficiados com o
    crédito da aplicação da taxa progressiva em sua conta vinculada, por
    determinação judicial ou administrativamente; e o saque do saldo da
    conta vinculada, alvo de aplicação da progressão, tenha ocorrido em
    data igual ou posterior a 12 de novembro de 1979; e que assinem o
    Termo de Habilitação à Progressão da Taxa, na forma a ser estipulada
    pela Caixa.

    Os trabalhadores que ingressaram com pedido na justiça para correção
    das taxas de juros referentes ao período deverão desistir da ação para
    habilitação aos créditos.

    O QUE SÃO CRÉDITOS ADICIONAIS

    Os créditos adicionais são referentes aos juros remuneratórios
    crescentes sobre o saldo das contas vinculadas do FGTS, em razão do
    tempo de trabalho do empregado, em um mesmo vínculo empregatício, e
    que tenha optado pelo regime do FGTS antes de 23/09/1971.

    A capitalização progressiva dos juros era efetuada, conforme previa a
    Lei 5.107/66 (Lei de criação do FGTS), na seguinte progressão de taxas
    anuais:

    1 – 3% durante os dois primeiros anos de permanência na mesma empresa;
    2 – 4% do terceiro ao quinto ano de permanência na mesma empresa;
    3 – 5% do sexto ao décimo ano de permanência na mesma empresa;
    4 – 6% a partir do 11º ano de permanência na mesma empresa.

    A partir de 23/09/1971, com a publicação da Lei 5.705/71, a aplicação
    da progressão da taxa de juros, para os novos trabalhadores optantes
    pelo FGTS, foi interrompida, ou seja, não haveria mais a variação
    progressiva dos juros das contas vinculadas, exceto para os
    trabalhadores que haviam optado pelo FGTS até 22/09/1971.

    Em 1973, a Lei 5.958 passou a permitir ao trabalhador, que ainda não
    havia optado pelo FGTS, a realizar a sua opção com efeito retroativo à
    data de sua admissão ou a janeiro de 1967 (data de início de vigência
    do FGTS), o que for maior, mas não se aplicando aos mesmos a
    progressão da taxa de juros da conta vinculada, prevista na Lei 5.107
    e interrompida com a publicação da 5.705/71.

    Assim, ao final da década de 70, alguns trabalhadores, admitidos antes
    de 1971 e que optaram pelo FGTS, com efeito retroativo, a partir da
    promulgação da Lei 5.958/73, começaram a requerer judicialmente a
    aplicação da progressão da taxa de juros.

    Com a resolução do Conselho Curador do FGTS, a Caixa passa a
    identificar o valor do crédito adicional, a que o trabalhador fará
    jus, baseado na contagem do tempo de duração do vínculo empregatício
    que deu origem à conta vinculada.

    Para a contagem do tempo de vínculo, considera-se o período
    compreendido entre a data de admissão e a data de rescisão do contrato
    de trabalho.

    Para vínculos ainda ativos, considera-se o período compreendido entre
    a data de admissão e a data de entrega do Termo de Habilitação em uma
    agência da Caixa.

    Beijinhos.

  35. Fernandoem 03 fev 2010 �s 19:57

    Petra e amigos:
    Sobre o acordo que o governo está propondo para recebermos os créditos do FGTS, alerto que é uma proposta indecente. O Globo on Line publicou uma tabela no link abaixo que mostra quanto uma pessoa que ganhava 1 salário mínimo na época (entre 1967 e 1971) receberia sem acordo.

    http://oglobo.globo.com/fotos/2010/01/26/26_ECO_tabela_fgts.gif

    No meu caso: a minha conta durou 34 anos e se eu ganhasse na época 4 salários mínimos teria direito a receber aprox. 38500 reais. Mas aí aparece o limite que o governo impõe para o acordo nessa faixa: 12200 reais. Menos que um terço!!!

    Eu também estou precisando muito de dinheiro, mas opto por entrar na justiça e esperar os quase 2 anos que o processo dura. Se a coisa apertar antes e eu não puder mais esperar, volto atrás e aceito o “acordo”.

    Resista se puder, colega. E devemos mudar o nome de “acordo” para “esmola”.

  36. Petraem 04 fev 2010 �s 06:26

    Dr . Maia , Bom dia !!!
    Fernando , eu não tenho direito ao $$$ deste acordo , este é só para os que trabalharam entre 1968 e 1971 , não é o meu caso pois eu comecei a trabalhar em 1977 .
    Eu também li no Globo semana passada que é mais interessante entrar na justiça e receber quase o dobro a mais , mas como a grande maioria dos nossos colegas não estão em condições de esperar o resultado de uma ação judicial …
    Quando do acordo proposto dos planos Color e Sarney o governo me propôs pagar R$18.000,00 , como eu já havia ingressado com uma ação não aceitei , ao me aposentar pelo INSS na época da demissão da Varig , recebi o $$$ que havia ganho nesta ação , os R$ 18.000,00 propostos pelo governo haviam se transformado em R$ 50.000,00 , dinheiro este , que foi extremamente bem vindo para amenizar o susto da demissão e o não pagamento das dívidas trabalhistas …
    Repassei este e-mail pois muitos dos nossos colegas trabalhavam nesta época e podem talvez não saber que fazem jús a este $$$$.
    Agora , quem puder esperar e entrar na justiça é bem mais vantajoso , claro .
    Vai mais um bombom musical para quem gosta de Etta James :
    http://www.youtube.com/watch?v=KgdJjvWIlJg
    Dr. Maia , abraços carinhosos recheados de saúde , persistência e força .
    Beijinhos.

  37. Fernandoem 04 fev 2010 �s 06:42

    Caso queiram usar a tabela de O Globo que mencionei no comentário anterior, seguem os valores do salário mínimo da época:

    1967- 84,00 até fev, depois 105,00;
    1968- 129,60 a partir de março;
    1969- 156,00 a partir de maio;
    1970- 187,20 a partir de maio;
    1971- 225,60 a partir de maio.

  38. Fernandoem 04 fev 2010 �s 07:04

    Dr. Mais, peço corrigir no meu comentário anterior: em 1967 substituir 84,00 por 84000,00.

  39. Amaury Antunes Guedesem 04 fev 2010 �s 08:40

    http://www.youtube.com/user/AmauryAG#p/a/u/0/FwKGWu4QcKI

    Eu era feliz e não sabia !

    Minha pequena homenagem para um grande HOMEM.

    Amaury Guedes

  40. PAIZOTEem 04 fev 2010 �s 12:53

    REPASSANDO;

    From: ouvidoriageral@agu.gov.br
    To: crisinha.g@hotmail.com
    Subject: AGUOuvidoria-Geral: Resposta da demanda 000462/2010-15
    Date: Thu, 4 Feb 2010 09:47:43 -0200

    AGUOuvidoria-Geral
    Resposta da demanda 000462/2010-15
    Prezada Senhora Cristiane Gonçalves, A Ouvidoria-Geral da Advocacia-Geral da União (AGU) agradece o envio de sua mensagem e informa que ela foi encaminhada à Secretaria-Geral de Contencioso. A resposta do órgão/setor anteriormente mencionado encontra-se abaixo reproduzida: “Inobstante as colocações do demandante, é de suma importância ressaltar que os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho ‘instituído pela Portaria n.º 474/2009, com a finalidade de analisar proposta de acordo, referente às matérias tratadas no Recurso Extraordinário nº 571.969 e na Suspensão de Liminar nº 127, em trâmite no Supremo Tribunal Federal, bem como nas ações correlatas’ foram realizados de forma pormenorizada e com a análise de todas as propostas encaminhadas pelos interessados. Destaque-se que todos os participantes do Grupo (Secretaria-Geral de Contencioso – responsável pela coordenação do Grupo de Trabalho, Procuradoria-Geral da União, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Previdência e Assistência Social, Ministério da Defesa, Ministério do Trabalho e Casa Civil da Presidência da República) debruçaram-se sobre o caso, de maneira integral e responsável, com a realização de diversas reuniões, objetivando, sempre, analisar a viabilidade de realização do acordo. Todavia, conforme restou demonstrado no Relatório Final do Grupo – entregue aos patronos dos sindicatos – e, sem embargo dos esforços empreendidos pelo Grupo de Trabalho, foi identificado óbice intransponível à realização do acordo, qual seja a impossibilidade de realizar qualquer transferência de recursos para o Instituto AERUS, tendo em vista a norma inserida no artigo 100, da Constituição Federal, relativa ao sistema de precatórios judiciais. No mesmo sentido, inclusive, é a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que ao interpretar o referido dispositivo constitucional, afasta qualquer possibilidade de eventual acordo judicial se sobrepor à ordem de apresentação dos créditos, decorrentes das sentenças transitadas em julgado. Assim é que, por estrita obediência às diretrizes legais e constitucionais, o Grupo de Trabalho deixou de apresentar proposta de acordo.” Sendo o que havia para o momento, colocamo-nos ao seu dispor para efetuar os esclarecimentos que forem necessários. Cordialmente, Ouvidoria-Geral da AGU Advocacia-Geral da União

    Resposta da demanda:
    Resposta da demanda 000462/2010-15

    Resposta – A resposta foi idiota, como parece ter sido a conduta da AGU durante todo o tempo. O Ministro Toffoli, que constituiu o gruo de trabalho, era, então, um ignorante que desconhecida a apontada vedação à celebração de acordo? Ou o Grupo de trabalho é que, na verdade, boicotou todo o processo e resolveu afirmar que financiamento de apropriação indébita é bom, recomendável, e deve ser feito por todos os corruptos do Brasil a partir de autorização da União, que prontamente será dada pela AGU?
    Vamos aguardar o Lula.

  41. Petraem 04 fev 2010 �s 16:31

    Uau !!!!
    Perfeita a sua resposta Dr. Maia !!!
    E enquanto aguardamos a resposta de Lula , vai mais um petisco musical …
    http://www.youtube.com/watch?v=DJYbje-UGto

    Beijinhos .

  42. Otreborem 04 fev 2010 �s 17:37

    E ai Paizote, depois dessa resposta esperar o que de quem, do Lula?

  43. paizoteem 04 fev 2010 �s 19:20

    Pois é !!
    Eu acho que dependendo do Lula, ou de qualquer político…
    Eu me surpreendo com dr Maia acreditando ,respeito ….
    Mas sinceramente…
    Sei que no STF a “coisa” pode complicar , e que a estratégia de esperar,ou confiar no Lula, pode ser só o que nos reste.
    Eu (atençaõ ,falo só por mimn não confundam!), se tiver que agradecer o Lula algum dia eu abro mão de tudo.
    “Morro teso, mas não perco a pose! “

  44. paizoteem 04 fev 2010 �s 19:36

    Nãoexiste vitória , se precisarmos aceitar as migalhas que caem da mesa do quem me rouba.
    E se tivermos que aplaudi-lo por isto seria a derrota definitiva e o confisco de tudo o que restou de minha dignidade.

  45. Marcosem 04 fev 2010 �s 19:40

    Graças a Deus o Dr. Maia deu um verdadeiro sinal de VIDA!
    (Na resposta ao comentário do Paizote)
    abçs.

  46. Brunoem 04 fev 2010 �s 20:06

    Ué , mudaram o discurso?
    Foram desmascarados e naõ conseguem mais sustentar que a Varig é quem deve á União?. Eu sempre comentei que esse Tofolli é um sujeito …MAQUIAVÉLICO…
    Aguardemos o Lula.

  47. Petraem 04 fev 2010 �s 22:41

    Paizote , Paizote , dizer o que ?
    Eu não terei nenhum tipo de escrúpulo de aceitar o que me for oferecido . Tenho a minha consciência tranquila sabendo que EU fiz a minha parte , trabalhei honsestamente , paguei tudo que estava combinado , então , só quero o que é meu …
    Teorias sobre migalhas e dignidade são lindas mas não enchem a barriga de ninguém , me sentirei igualmente vitoriosa e reconhecida se o $$$ viesse de acordo , ação judicial ganha etc… por que eu sei que paguei e fiz a minha parte no combinado !!!!!
    Não terei o menor problema de me sentir grata ao Lula por ter resolvido um problema que difícilmente alguém mais teria vontade política e condições de resolver .
    Não tenho problemas em ser grata quando algo é feito á meu favor .
    Paizote , vamos parar com pudores desnecessários , se resolverem nosso problema maravilha ! fantástico ! ou voce preferiria não aceitar nada e passar fome em nome de um orgulho bobo e que não leva a nada …
    O que vale é a minha consciência , e esta está limpa e tranquila , fiz a minha parte , e paguei caro pelo meu futuro !!!!
    Beijinhos , boa noite e que nos aconteça o melhor …

  48. O ANARQUISTAem 04 fev 2010 �s 23:02

    Meus caros amigos, afastado a algum tempo deste blog me conformei a sómente ler e apreciar os mais variados comentários, as tentativas de burlar o sofrimento a falta de notícias (mais pelas férias dos orgãos judiciais). Eu tenho tentado evitar tecer comentários que poderiam ter uma interpretação equivocada por parte de alguns, prefiro apreciar as palavras do Paizote, do Roberto, da Petra, do Fernando sempre entrando sem muitas delongas nos assuntos (como sempre foi , objetivo) mas chegou a um ponto em que estamos sendo encurralados por todos os lados, sendo expremidos contra a parede e o mais diabólico é não está aparecendo uma saida viável para a situação que ora nos é imposta, pois vejamos, chegamos a um ponto em que a única saida que nos é apresentada, é uma suposta reunião com o Presidente Lula , agendada para este mes de fevereiro, em que a princípio aparenta um único propósito , pedir pelo amor de DEUS que ele resolva o nosso problema. Ora então onde estão todos os processos que rolam nas esferas superiores? nada é válido, nada é respeitado, tudo é resolvido de acordo com a vontade pessoal, política de cada um que possue o martelo da justiça na mão. Se chegamos a esse ponto, conseguimos retroceder aos tempos da ditadura, só que esta é velada, disfarçada para que a opinião internacional não destrua a imagem que o nosso presidente desfruta lá fora. Esse povo vai ter que lutar muito, no mínimo uns vinte anos para colocar o pais de novo nos eixos de decencia, da moral, da dignidade política e social. abçs a todos.

  49. Petraem 05 fev 2010 �s 08:37

    Bom dia , Dr. Maia !
    Acabei de ler o jornal de hoje e como sempre me sinto impelida a dividir o que mais me marcou durante a leitura .
    Como ainda estamos escrevendo sob o o título ” Do Aspartama á Venezuela ” gostaria de transcrever a coluna de Nelson Motta do Globo de hoje .
    Voltemos ao tema Chavez então ;

    ” O eixo da insanidade ”

    Como uma tendência da vontade popular e esperança de progresso , em vários países da América Latina a esquerda está no poder . Mas há esquerdas e esquerdas , como no PT , Brasil e Chile , e os não esquerdistas México , Colômbia e Peru , mostraram que a estabilidade , a democracia , o respeito à Constituiçaõ e aos contratos permitiam manter e ampliar políticas que levam ao desenvolvimento econômico e á diminuição da pobreza . E atraem investimentos internacionais .
    Mas Chávez não acredita nisso , .
    Acha que pode atropelar a lógica , a ética e a matemática e transformar a Venezuela em um Cubão . Com seu petróleo e meia dúzia de países pequenos e atrasados – de grande só a Bolívia , que é atrasadíssima – criou sua aliança bolivariana pelo socalismo , a Alba , onde manda e desmanda .
    A Nicarágua sandino bolivariana vai muito mal . E a vizinha Costa Rica , muito bem . Por que será ? Cuba continua racionando comida , energia e liberdade , sem a menor esperança de alívio . A tentativa de bolivarizar Honduras deu no que deu .
    Na Argentina , os Kirchner , que receberam maletas com milhões de dólares de Chávez para a eleição de Cristina , perderam a maioria no Congresso e enfrentam uma grave crise econômica , sufocados pela dívida externa e pelo ambiente de confronto que criaram com a mídia e a oposição .
    Evo , coitado , foi reeleito deu mais poder aos indígenas , mas sem dinheiro nacional ou internacional , a Bolívia vai continuar vivendo de coca e gás .
    Rafael Corrêa não é um boçal como Chávez : formado em economia nos Estados Unidos , conhece por dentro o sistema que quer mudar . Gosta de uma bravata , mas se mostra mais civilizado e menos autoritário na sua ação política . Mas , sem investimentos , o Equador não cresce .
    Qualquer idiota sabe que as chaves do desenvolvimento – capitalista ou socialista – são investimentos maciços em educação e infraestrutura . E quem vai investir em países que odeiam o capital e não respeitam contratos , em nome da pátria , do socialismo ou da muerte ?
    Como num Rei Lear de sombrero , são cegos guiados por loucos . Em vez do socialismo do século 21 , Chávez criou o eixo da insanidade .

    Por aqui continua Rio 40 º com sensação térmica beirando os 50 º , isto tudo misturado ao meu resfriado com febre ,deve dar algo em torno de uns 60 º …

    Vai mais uma das músicas lindas de Chico com Bethânia :
    http://www.youtube.com/watch?v=MRyOeRCkZYc

    Abraços carinhosos e desejos de bom fim de semana á todas/os .

  50. Roberto Haddadem 05 fev 2010 �s 15:53

    Petra 04 fev 22:41,
    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    assino dez vezes embaixo desse seu comentário. E tem mais: Sempre achei, e já fiz um comentário à respeito que, quem nos deve é a UNIÃO. Jamais deviria ter sido aceito que os valores resultantes de um acordo de ajuste de contas entre a VARIG e a UNIÃO, fosse dado como garantia para o AERUS. Até porque, nem se sabia ao certo quais eram os valores. E se sabiam, nos passaram pra trás. Como você bem disse, cumprimos com o nosso dever e, a UNIÃO (SPC) permitiu todos aqueles acordos que levaram o AERUS à bancarrota. Portanto, eu quero é receber, não me importando de onde e nem como venha.

  51. Otreborem 05 fev 2010 �s 17:06

    O anarquista, isso que estamos vivendo é uma ditadura branca e só não vê quem não quer. Como esperar alguma coisa do Lula se todos só fazem o que ele manda? Ou acham que o Tofolli e os demais não estão o que lhes foi determinado. O Lula em outra oportunidade já lavou as mãos dizendo que, “se a União condenada pagaremos”.
    Portanto só nos resta algum “coringa” na manga do Dr. Maia ou um milagre. Nos procedimentos que deveriam ser normais, estamos vendo sómente má vontade e desculpas para não fazerem nenhum tipo de acordo, nem as migalhas citadas pelo Paizote.

  52. Petraem 06 fev 2010 �s 07:50

    Dr. Maia , Bom dia !!
    Como já é de praxe transcrevo o que de melhor li no jornal de hoje , desta vez é o texto do mestre Zuenir Ventura :

    ” Os milagres de Mandela ”

    Visitar em 1994 a prisão de Robben Island , na África do Sul , onde Nelson Mandela esteve cumprindo pena de trabalhos forçados por 27 anos , foi uma experiência tão tocante que , vendo agora o filme ” Invictus ” , de Clint Eastwood , tive de fazer força para não chorar pelo menos em um momento .
    É quando o capitão da equipe de rúgbi , após fazer a mesma visita , medindo com os braços abertos a cela mínima , diz não entender como alguém pode passar por tanto sofrimento e sair perdoando seus algozes . Eu me fiz outra pergunta também : como é possível uma cabeça suportar o castigo de quebrar pedra como se fosse um Sísifo moderno , sem enlouquecer ?
    Daí poder-se afirmar que , num século que produziu grandes estadistas como Churchill , De Gaule e Roosewelt , nenhum se equipara ao líder africano em resistência moral , superação e capacidade de perdoar .
    O filme pode até não ser o melhor de Eastwood . Dizem que há rugbi demais , que o diretor usou clichês , que explorou apenas um episódio , que idealizou o personagem e patatipatatá , esquecendo que improvável não é o filme , mas a vida de Mandela .
    Como não fui ao cinema para me deleitar com o brilho de tomadas geniais , mas para assistir a saga de um dos poucos líderes políticos do mundo moderno a quem se pode chamar de herói , adorei . A primeira cena dessa epopéia real , vivida por um intérpreto soberbo , já é uma metonímia do país . A rua por onde vai passar Mandela , que acaba de ser solto , apresenta de um lado um bem tartado campo de rúgbi cheio de meninos brancos , bem vestidos , e do outro um terreno baldio onde crianças negras , descalças , jogam futebol . Concentrar a tensão dramática da narrativa numa competição esportiva foi uma opção tão acertada para Eastwood quanto foi para Mandela apostar na desacreditada seleção nacional de rugbi ganhar com ela pela primeira vez a Copa do Mundo e assim unir o país , rachado pelo ódio .
    Para isso , teve que vencer primeiro a resistência de seus aliados negros , cujas feridas ainda estavam abertas , usando a corajosa lição de que cabe ao líder contrariar o povo quando este está no caminho errado . Ao mesmo tempo , precisou conquistar a confiança de um time que era símbolo da segragação racial , reduto da supremacia branca ( só um jogador era negro ).
    Nelson Mandela fez milagre . É pena não estar no filme , por que seria de grande atualidade , uma das primeiras medidas do seu governo : a Comissão de Verdade e Reconciliação . Por aquele tribunal moral , sem poder de punir , desfilaram testemunhos de familiares dos milhares de torturados e mortos pelo apartheid , mas também os excessos dos que lutaram contra . Não houve caos nem o sangrento acerto de contas que muitos temiam . Ao contrário , demonstrou-se que a reconciliação passa pelo reconhecimento , não pelo encobrimento da verdade .

    Acredito que a leitura deste texto ficará muito mais saborosa e tocante se acompanhada de :
    http://www.youtube.com/watch?v=u3JZa2lq2pU

    Aproveitem …
    Abraços carinhosos recheados de muito sol , céu azulzinho e paz.
    Beijinhos.

  53. Amaury Antunes Guedesem 06 fev 2010 �s 09:00

    https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=9e1c6458ed&view=audio&msgs=12679dac3a9d0834&attid=0.1&zw

    Dr. Maia, bom dia, peço desculpas por estar postando mais um, caso me der a
    oportunidade, fico lhe muito agradecido. Fique a vontade, o critério é seu.
    Um grande abraço desejando pronta recuperação saúde. Amaury Guedes

  54. Polianaem 06 fev 2010 �s 11:06

    Hoje já é dia 06/02/2010,
    Tá feia a coisa?
    Pois até agora, nada de Pitibiribas!!!
    Poliana

  55. Fernandoem 06 fev 2010 �s 12:13

    Amigos:

    Com relação ao que o Paizote transcreveu acima sobre resposta da AGU, transcrevo comentário colhido no site Apoaerus:

    “A notícia a que ora se publica, referente ao e-mail da AGU, é velha e
    já foi extensamente veiculada por e-mails na internet e, inclusive,
    por ApoAERUS. Ela se refere à reunião havida em 09 Dez 09, entre a AGU e os
    Representantes dos Aposentados, onde foi entregue documentação
    refutando os cálculos do Governo e solicitando reconsideração, o que
    até hoje não aconteceu.”

    Estamos precisando ter um pouco mais de cuidado ao retransmitirmos mensagens. E essa nem o Dr. Maia percebeu!

  56. Petraem 06 fev 2010 �s 12:59

    Bem , como não poderia deixar de ser , lá vai o melhor que eu achei na Veja que acaba de sair nas bancas .
    Texto de J.R.Guzzo .
    É mais um ângulo de visão sobre o mesmo tema …

    ” Nosso grande amigo ”

    Considerando-se que o Brasil não pode escolher os vizinhos que tem , e que também não pode decidir como eles devem se governar , uma das perguntas que o mundo das realidades coloca no momento para o governo brasileiro é : o que fazer a respeito da Venezuela ? A questão vem ao caso porque a Venezuela se transformou , para a maioria dos efeitos práticos , numa ditadura . É possível discutir seu estilo , o grau aque chegou e até o nome que lhe seria mais adequado , mas evitará grande perda de tempo , nesses casos , quem aplicar uma regra descomplicada e eficaz : regimes em que há cada vez menos liberdades públicas e privadas não podem ser chamados de democracia , só podem ser chamados de ditadura . Temos aí , portanto , uma ditadura na porta – e esse tipo de situação não ajuda o Brasil em nada , nem poderia mesmo ajudar . Regimes como o do coronel Hugo Chávez são ruins a qualquer distância . De perto ficam ainda piores .
    Sendo as coisas o que são , a primeira providência a tomar diante da Venezuela é fazer o possível para viver em paz com ela ; provávelmente não há prioridade maior que essa , sobretudo quando se leva em conta o perfeito desastre que seria o contrário . O segundo mandamento é não se meter , de jeito nenhum , nas questões internas da Venezuela . O Brasil , aí , simplesmente não tem que dar palpite . Não tem que dizer como deveria ser isto ou aquilo , se seria melhor fazer assim ou assado , ou se o coronel Chávez está certo ou errado . O governo brasileiro , enfim , não tem de se preocupar com a posição de países que se entendem mal com o comandante e gostariam de ver o Brasil distanciar-se dele . Basicamente , as relações entre Brasil e a Venezuela não são da conta de ninguém mais ; elas devem ser geridas de maneira a atender os interesses brasileiros , e , de mais a mais , é o Brasil, e não os outros , que vive a situação de dividir 2200 quilômetros de fronteira terrestre com o presidente Chávez . E a ditadura do homem ? Paciência . O mundo está cheio de ditaduras , e, se o critério para manter relações corretas com outros países fosse o teor democrático de seus regimes , o Brasil estaria levando uma vida cada vez mais solitária . Ficaria de bom tamanho , assim , se este país se contentasse em deixar a Venezuela quieta . Mas este país não se contenta ; está sempre á procura de alguma nova oportunidade para errar , e naturalmente acha . Onde o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está errando , no caso , é que ele se mete , sim , na vida da Venezuela – só que se mete a favor , o que é tão ruim quanto se meter contra . Ao fazer militância ativa em favor da Venezuela , a política externa do governo brasileiro não está passando à população uma mensagem de convivência civilizada com um regime em que são praticados valores diferentes dos que são estabelecidos na Constituição do Brasil . A mensagem real diz outra coisa : diz que os valores do coronel Chávez são ótimos . Se o governo Lula não acha isto , então por que passa o tempo todo dizendo que acha ?
    Para o presidente Lula , por exemplo , ” o que não falta na Venezuela é liberdade ” . Considera perfeitamente normal que o comandante Chávez mude , sem parar , todas as leis que o incomodam , ou que tire do ar canais de televisão dos quais não gosta , como acaba de fazer mais uma vez , ou que solte gangues pagas pelo governo para acabar com manifestações de rua . Não perde nenhuma ocasião , junto com os estrategistas políticos que tem ao seu redor , de mostrar que Chávez não é apenas um vizinho – é um aliado , parceiro e amigo . Por que ficam tão encantados com ele ? ” Não sou um indivíduo qualquer ” , disse o coronel ainda outro dia . ” Eu sou o povo ” .
    A impressão é que o governo Lula escuta estas coisas e acredita . Não seria uma surpresa se acreditasse mesmo , já que acredita , entre outros fenômenos , que a Venezuela é ” um país progressista ” , se o país regride em vez de progredir ? Pela últimas notícias disponíveis , o sistema Chávez de produção socialista está fazendo faltar papel higiênico , ovos e açúcar . A inflação real pode ter superado os 30% , a economia está em recessão e o país tem duas moedas diferentes . Em vez de fazer aparecer os produtos que estão em falta , o governo estatiza a escassez ; já expropriou um super mercado , assumiu a operação de uma usina de leite e ameaça com o Exército quem não fornece ao estado , a preço oficial , os produtos que quer comprar . A energia elétrica , que já é estatal , está racionada .
    Um modelo de progresso , sem dúvida .

    Dr. Maia ,não está está na hora de passarmos a discutir um novo tópico ?
    Chávez já deu até muito mais do que tinha prá dar …

    Encerro por aqui , pois com a Banda do Leblon passando na frente de casa fica impossível qualquer tipo de concentração .
    Beijinhos.

  57. Petraem 06 fev 2010 �s 15:53

    Como o Bloco não era Banda resolveu levantar a âncora que havia jogado aqui na frente de casa e acabou a folia consegui voltar a raciocinar um pouco , recebi de um colega este texto não sei se verídico mas de qualquer maneira faz muito sentido …

    · Um discurso feito pelo embaixador Guaicaípuro Cuatemoc, de ascendência indígena, sobre o pagamento da dívida externa do seu país, o México, embasbacou os principais chefes de Estado da Comunidade Europeia.

    · A Conferência dos Chefes de Estado da União Europeia, Mercosul e Caribe, em Madrid, viveu um momento revelador e surpreendente: os Chefes de Estado europeus ouviram perplexos e calados um discurso irónico, cáustico e historicamente exacto.

    · Eis o discurso:

    · “Aqui estou eu, descendente dos que povoaram a América há 40 mil anos, para encontrar os que a “descobriram” há 500… O irmão europeu da alfândega pediu-me um papel escrito, um visto, para poder descobrir os que me descobriram. O irmão financeiro europeu pede ao meu país o pagamento, com juros, de uma dívida contraída por Judas, a quem nunca autorizei que me vendesse. Outro irmão europeu explica-me que toda a dívida se paga com juros, mesmo que para isso sejam vendidos seres humanos e países inteiros, sem lhes pedir consentimento. Eu também posso reclamar pagamento e juros. Consta no “Arquivo da Companhia das Índias Ocidentais” que, somente entre os anos de 1503 a 1660, chegaram a São Lucas de Barrameda 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata provenientes da América.

    · Teria aquilo sido um saque? Não acredito, porque seria pensar que os irmãos cristãos faltaram ao sétimo mandamento!

    · Teria sido espoliação? Guarda-me Tanatzin de me convencer que os europeus, como Caim, matam e negam o sangue do irmão.

    · Teria sido genocídio? Isso seria dar crédito aos caluniadores, como Bartolomeu de Las Casas ou Arturo Uslar Pietri, que afirmam que a arrancada do capitalismo e a actual civilização europeia se devem à inundação dos metais preciosos tirados das Américas.

    · Não, esses 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata foram o primeiro de tantos empréstimos amigáveis da América destinados ao desenvolvimento da Europa. O contrário disso seria presumir a existência de crimes de guerra, o que daria direito a exigir não apenas a devolução, mas uma indemnização por perdas e danos.

    · Prefiro pensar na hipótese menos ofensiva.

    · Tão fabulosa exportação de capitais não foi mais do que o início de um plano “MARSHALL MONTEZUMA”, para garantir a reconstrução da Europa arruinada por suas deploráveis guerras contra os muçulmanos, criadores da álgebra e de outras conquistas da civilização.

    · Para celebrar o quinto centenário desse empréstimo, podemos perguntar: Os irmãos europeus fizeram uso racional responsável ou pelo menos produtivo desses fundos?

    · Não. No aspecto estratégico, delapidaram-nos nas batalhas de Lepanto, em navios invencíveis, em terceiros reichs e várias outras formas de extermínio mútuo.

    · No aspecto financeiro, foram incapazes – depois de uma moratória de 500 anos – tanto de amortizar capital e juros, como de se tornarem independentes das rendas líquidas, das matérias-primas e da energia barata que lhes exporta e provê todo o Terceiro Mundo.

    · Este quadro corrobora a afirmação de Milton Friedman, segundo a qual uma economia subsidiada jamais pode funcionar, o que nos obriga a reclamar-lhes, para seu próprio bem, o pagamento do capital e dos juros que, tão generosamente, temos demorado todos estes séculos para cobrar. Ao dizer isto, esclarecemos que não nos rebaixaremos a cobrar de nossos irmãos europeus, as mesmas vis e sanguinárias taxas de 20% e até 30% de juros ao ano que os irmãos europeus cobram dos povos do Terceiro Mundo.

    · Limitar-nos-emos a exigir a devolução dos metais preciosos, acrescida de um módico juro de 10%, acumulado apenas durante os últimos 300 anos, concedendo-lhes 200 anos de bónus. Feitas as contas a partir desta base e aplicando a fórmula europeia de juros compostos, concluimos, e disso informamos os nossos descobridores, que nos devem não os 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata, mas aqueles valores elevados à potência de 300, número para cuja expressão total será necessário expandir o planeta Terra.

    · Muito peso em ouro e prata… quanto pesariam se calculados em sangue?

    · Admitir que a Europa, em meio milénio, não conseguiu gerar riquezas suficientes para estes módicos juros, seria admitir o seu absoluto fracasso financeiro e a demência e irracionalidade dos conceitos capitalistas.

    · Tais questões metafísicas, desde já, não nos inquietam a nós, índios da América. Porém, exigimos a assinatura de uma carta de intenções que enquadre os povos devedores do Velho Continente na obrigação do pagamento da dívida, sob pena de privatização ou conversão da Europa, de forma tal, que seja possível um processo de entrega de terras, como primeira prestação de dívida histórica…”

    · Quando terminou seu discurso diante dos chefes de Estado da Comunidade Européia, Guaicaípuro Guatemoc não sabia que estava expondo uma tese de Direito Internacional para determinar a verdadeira Dívida Externa.

    Beijinhos e bom final de sábado !

  58. Fernandoem 06 fev 2010 �s 15:54

    Penso que o Chaves “na teoria” está cheio de razão, mas “na prática” está se transformando num trapalhão (que o Didi me desculpe a comparação).

    Lembro do seu sequestro misterioso em 2002(?), no golpe promovido pelo trust do petróleo que era liderado pela classe corrupta que dominou sempre o país. E que mamava os lucros do petróleo. E que manteve a Venezuela como um favelão.

    Puseram o Chaves num avião que o levou para aquela conhecida cadeia americana em Cuba. O presidente eleito. Foi um acinte os americanos repetirem o que fizeram no Chile no passado. Tanto que a pressão internacional e dentro até dos EUA forçaram a corja a voltar atrás e devolver o Chaves e o poder.

    Mas agora o antes cheio de razão virou um trapalhão e está levando o país a uma situação que vai acabar resultando na sua deposição. Por incompetência.

    E pior: vai acabar devolvendo o governo para os mesmos corruptos que antes só mamavam nas tetas do petróleo.

    Este é o principal defeito do Chaves de hoje.

  59. Clarice Beckel Barbosa da Cruzem 06 fev 2010 �s 18:24

    Prezado Dr Maia,

    Gostaria de ter alguma coisa interessante para falar sobre o Chavez, a Venezuela e o papel da imprensa, mas vou voltar ao assunto que tanto nos incomoda, o AERUS.

    Como filha e esposa de paricipantes do AERUS é, com surpresa, que vejo todos os consultores ecômicos recomendarem fundos de previdência como a melhor forma de se preparar para o futuro. Também, sempre que ouço a propaganda do novo fundo do Banco do Brasil ou a propaganda de algum outro fundo de previdência, me questiono como nós poderemos orientar nossos filhos a fazer um plano de previdência quando nada nem ninguém pode garantir que o que aconteceu com os participantes do AERUS não acontecerá com os participantes dos fundos ICATU HARTFORD, CAIXA, HSBC, ITAÚ, UNIBANCO, REAL, BB etc.

    Quando meu pai decidiu contribuir para o MONTEPIO DA FAMÌLIA MILITAR acreditava estar garantindo a segurança e tranquilidade da família no futuro. Ao buscar a parte que lhe cabia na falência do MFM, esta não foi suficiente para pagar o taxi da sede da instituiçao no centro de Porto Alegre até seu apartamento nos Moinhos de Vento, trageto de menos de dez minutos.

    Quando, primeiro meu pai e depois também o meu marido, começaram a contribuir para o AERUS confiavam estar colocando seu dinheiro no melhor plano de aposentadoria possível, pois a VARIG como co-patrocinadora era uma ,se não a mais sólida empresa do país, o AERUS era independente da companhia mas já começava rico e, mais importante, era fiscalizado pelo governo federal.

    Com isso me pergunto se o papel dos que sobreviveram à intervenção e subsequente falência do AERUS não deveria ser maior do que simplesmente falar sobre o seu problema, mas alertar todos os futuros investidores nos fundos de previdência que o que aconteceu com o AERUS e outros pode se repetir e ninguém garante que ICATU, REAL etc sejam depositários tão seguros para a poupança das famílias, uma vez que assim como o governo não desempenhou o seu papel para garantir a sobrevivência do AERUS, os planos sendo oferecidos hoje também poderão se tornar vulneráveis no futuro.

    Se todos os sobreviventes do AERUS começarem a bombardear todas as mídias com cartas aos leitores, twits, telefonemas, e-mails etc pedindo garantias e explicações sobre os planos de previdência privada oferecidos pelos bancos e demais instituições sempre mencionando o AERUS e o fato de que, ao ser instituído, este também era considerado modelo, talvez os bancos sintam que a sua credibilidade e consequente sucesso estejam sendo ameaçados e de alguma maneira pressionem o governo a solucionar o problema do AERUS.

    Sem mais e sempre torcendo pelo seu pronto restabelecimento,
    Clarice Beckel Barbosa da Cruz

  60. Lucia Paesem 06 fev 2010 �s 19:36

    Estou cansada de viver esta espera por uma solução que não chega.A Grasiela como Presidente do nosso Sindicato e em quem depositamos as nossas esperanças e confiança tem que dar um basta nessa enrolação,se o Lula realmente recebe-la e começar com papo furado ela vai ter que endurecer como ele fazia quando era sin
    dicalista e dizer que ela como nossa lider vai trabalhar contra sua candidata e lembra-lo de que faremos muita diferença. Se criaram uma nova secretaria é porque sabem que a SPC não trabalhou como devia.Não podemos mais esperar se o Lula não sinalizar que vai nos ajudar e resolver nosso broblema o sindicato tem que nos mobilizar e derubar a Sra. Dilma.

  61. paizoteem 06 fev 2010 �s 19:42

    Prezado Fernando
    , Infelizmente como poderas comprovar , não é velha , preferia que fosse.

    From: ouvidoriageral@agu.gov.br
    To: crisinha.g@hotmail.com
    Subject: AGUOuvidoria-Geral: Resposta da demanda 000462/2010-15
    Date: Thu, 4 Feb 2010 09:47:43 -0200

  62. paizoteem 06 fev 2010 �s 20:07

    Alguem pode me explicar porque é considerado velho este assunto?

    Pois a Cristiane enviou consulta para AGU no dia 21 DE JANEIRO , foi
    respondido no dia 04 FEVEREIRO.
    Alguem se deu ao trabalho de ir no site da AGU confirmar a veracidade
    das datas, eu fui , e conferem.
    Porque a pressa em desmentir?
    Qual é o problema se o comunicado da AGU ser verdadeiro, surpreende
    alguem? Prejudica a imagem de alguem?

    Se interessar a alguem a verdade , consultem quem recebeu o email que
    foi a Cristiane e distribui as primeiras cópias.

  63. João Leopoldoem 06 fev 2010 �s 20:13

    Prezados, boa noite.
    Após ler o texto escrito e a resposta dada ao Sr Paizote pelo nosso querido Dr Maia, e outras respostas referentes ao texto em pauta, fiquei pensando o quanto são divergentes as opiniões de cada um para um mesmo assunto. Pessoas com o poder da palavra e com sábia colocação sobre os fatos, contam verdadeiras estórias ou histórias, não sei, afim de convencer “A” ou “B” de seus pontos de vista. Existe um ditado que diz “… atrás de um grande homem existe uma grande mulher…”, eu com minha humilde sabedoria arrisco a dizer que atrás de uma grande nação existem um grande lider de governo e nós temos o governo que merecemos. Assim como os “hermanos” venezuelanos tem o lider que merecem.
    A imprensa é a grande responsável pela armonia ou desarmonia de um país, pois dela surgem as “falácias”, às vezes mentirosas e outras vezes nem tanto, para encobrir mazelas provocadas pelo interesse de alguns que com o poder de persuadir a ignorância, direcionam a notícia ao “bel-prazer” .
    A vida ensina que temos que nos adaptar e a saber interpretar tudo o que vem pela frente. Nós brasileiros estamos engatinhando e muito temos que aprender em relação a política, interesses, justiça, direito etc.etc.etc. Enquanto a nomeação é feita pelo Presidente de um país, não podemos esperar JUSTIÇA, mas sim INTERESSES.
    Uma coisa é certa, se dependemos de um político ou de um juiz, temos que pelo menos não atirar pedra nele.
    Quanto ao nosso AERUS, eu “sou Lula desde pequeninho”, e seja o que Deus quiser. Abraço à todos.

  64. Fernandoem 06 fev 2010 �s 20:55

    Veja, Paizote, a consulta da Cristiane foi feita dia 21 jan, a resposta da AGU dia 4 fev, pelo que vc diz.
    Mas o conteúdo da resposta da AGU se refere a fatos de 9 dez. A confusão foi que se concluiu que esta nova resposta era gerada por coisa nova.
    Mas ainda estamos em 9 de dezembro de 2009. Neste dia a reunião acabou com o SNA apresentando argumentos. E daí em diante nada de fato novo.

  65. Amaury Antunes Guedesem 07 fev 2010 �s 09:05

    Tratasedeumlivretopromocion_htm[1].zip
    4K Baixar

    Dr. Maia,
    Bom dia, estou novamente no Blog, acho que é pertinente, fica ao seu critrio.
    Um grande abraço renovando votos de pronto restabelicimento saúde. Amaury

  66. Amaury Antunes Guedesem 07 fev 2010 �s 09:29

    (corrigindo o anexo)
    Será que vai abrir desta vez?

    UM BREVE CONTO DO AERUS.pps
    3276K Visualizar Baixar

  67. Joséem 07 fev 2010 �s 16:01

    Fernando e Paizote.
    No meu ponto de vista as datas até que interessam muito.
    O conteúdo da resposta da AGU mais ainda, visto que argumentos
    do SNA, Varig(?) e Aerus (?), deixaram de ter sentido, já que
    devem estar baseados em números, que não interessam mais à
    AGU. O que passou a ser desculpa para não formalização de
    acordo é a Emenda Constitucional nº 62, de 9 de dezembro de 2009,
    publicada no DOU no dia 10. Assim o SNA etc. só poderiam
    ter agumentado sobre créditos e débitos.
    Se a reunião foi no dia 9/12 (dizem), como é que a AGU
    já chegou com sua resposta pronta, baseada na Emenda assinada dia
    9/12 e publicada dia 10 no DOU? Já sabiam de sua existência e
    estavam,
    desde março de 2009, aguardando sua promulgação pelo Congresso?
    Só que a Emenda entrou em vigor dia 10. (?)

    Agora quero entender porque o SNA solta nota “Notícias de Brasília
    IX”(abaixo)
    no dia 23 de janeiro, se já sabia que a AGU disse ” conforme restou
    demonstrado no Relatório Final do Grupo – entregue aos patronos dos
    sindicatos – e, sem embargo dos esforços empreendidos pelo Grupo de
    Trabalho, foi identificado óbice intransponível à realização do
    acordo, qual seja a impossibilidade de realizar qualquer
    transferência
    de recursos para o Instituto AERUS, tendo em vista a norma inserida
    no
    artigo 100, da Constituição Federal”

    Notícias de Brasília
    “Já às vésperas do Natal, o ministro chefe da AGU, Luis Inácio Lucena
    Adams, comunicou que ainda neste mês de janeiro dará o posicionamento
    final com relação à possibilidade de acordo. Até o momento, o SNA
    ainda desconhece a posição oficial. Mas, não está parado aguardando
    esse comunicado.” etc. etc

    Tirem suas conclusões.
    Mas acho que deveriamos ser esclarecidos por quem de direito.

    José

    EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 62, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2009

    Altera o art. 100 da Constituição Federal e acrescenta o art. 97 ao
    Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, instituindo regime
    especial de pagamento de precatórios pelos Estados, Distrito Federal e
    Municípios.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc62.htm

  68. Lucia Paesem 07 fev 2010 �s 17:14

    De tanto pensar acho que vou ficar maluca.Não acredito mais neste País.Sei que se o Lula não eleger sua candidata,o proximo tambem não vai fazer nada, mas o Lula quer muito que a sua candidata ganhe,portanto se queremos um acordo porque este resolve o proplema mais rapido,só a Presidente do SNA tem este poder.Se o Lula não quizer fazer justiça o SNA tem que botar pra quebrar:GREVE GERAL.Os companheiros da Ativa precisam nos ajudar a chamar a atenção do BRASIL para a grande injustiça pela qual estamos passando,hoje somos nos,amanhã pode ser qualquer trabalhador que se aventurar a fazer um plano de previdência privada,unidos trabalhadores da ativa e aposentados AERONAUTAS temos que ir pra rua e mostrarmos o que queremos:JUSTIÇA!JUSTIÇA!JUSTIÇA!se não, FORA LULA!FORA DILMA!

    ealmente queremos se não:FORA LULA! FORA DILMA!

  69. luiz fernando taianiem 07 fev 2010 �s 17:34

    Caros Colegas

    e agora, 4 anos de espera e nada que sera explicação, qual sera a desculpa pois sempre teve desculpas e muito desrespeito para com os aposentados do Aerus e tem gente que acha que esta tudo bem um abraço a todos

  70. Amaury Antunes Guedesem 07 fev 2010 �s 17:38

    http://www.youtube.com/watch?v=oKO8_AvJXlU

    Dr. Maia,
    Bom tarde, estou novamente no Blog, acho que é pertinente, fica ao seu critrio.
    Um grande abraço renovando votos de pronto restabelicimento saúde. Amaury

  71. valdenor de oliveira monteiroem 08 fev 2010 �s 03:02

    Prezado Dr Maia, saúde e paz

    É muito difícil se chegar ao outro lado do Jordão. (em nosso País)
    Há tantas esperanças perdidas e tantas realidades robustecidas. Ficamos com as últimas. É o caminho mais árduo, com todos aqueles “óbices” que a AGU conseguiu colocar nesse trajeto, milagrosamente, no dia 09/12, sendo que tal obstáculo só foi real no dia seguinte, 10/12. – O motorista do ônibus parou de repente, no meio da estrada, gritando que a estrada desbarrancou à sua frente, mas os passageiros não viram porque estavam todos dormindo. E no dia seguinte o ônibus, realmente, estava soterrado com todos abordo. Agradeço ao Jośé pela explicação tão esclarecedora desse maldito “relatório”. Disse no começo, nas raríssimas vezes em que me expressei, aqui, mais pela solidariedade e gratidão ao nosso ilustre Advogado e amigo Dr. Maia, que a minha bandeira sempre seria o otimismo. Agora, posso avaliar como é difícil atravessar os nossos jordãos.
    Com votos de saúde física a todos, pois a espiritual estará sempre transbordando para levantarmos sem arrependimentos, sem ódios, cheio de paz, haja a decisão que houver.
    Grato, valdenor

  72. Petraem 08 fev 2010 �s 06:18

    Bom dia , Dr . Maia !!!
    Belas e verdadeiras as palavras de Valdenor .
    Mas , continuo ao lado do Dr. Maia e Graziela , ” Aguardemos o Lula ” !!!!!
    Por mais difícil que possa parecer no momento , não sei como , não sei quando , mas tenho certeza de que a justiça será feita !!!!

    Que o melhor nos aconteça nesta semana .

    Abraços carinhosos recheados de esperanças , saúde e paz .
    Beijinhos.

  73. Amaury Antunes Guedesem 08 fev 2010 �s 06:54

    Zero Hora 08-02-2010 Página 15

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2802472.xml&template=3916.dwt&edition=14067&section=1012

    Cordialmente, Amaury Antunes Guedes
    amaury.guedes@gmail.com

  74. Peterem 08 fev 2010 �s 09:56

    PESSOAL,

    COM REFERENCIA AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS DA OUVIDORIA DA AGU VIA EMAIL, EM RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO DE UM PARTICIPANTE DO AERUS, LEMBRAMOS QUE NÃO É PRIMEIRA VEZ QUE A
    OUVIDORIA DESSA FORMA SE MANIFESTA QUANDO CONSULTADA SOBRE O ASSUNTO AERUS.

    AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO EMAIL DA AGU, SÓ TERÃO VALOR JURÍDICO APÓS ASSINADAS PELO MINISTRO E PUBLICADAS EM ALGUM ORGÃO DA IMPRENSA OFICIAL, ENQUANTO ISSO NÃO OCORRER, NADA É DEFINITIVO.

    DE QUE ADIANTA DIVULGAR INFORMAÇÕES NÃO CONCLUSIVAS AUMENTANDO A ANGUSTIA ENTRE OS SOFRIDOS APOSENTADOS, PENSIONISTAS E ATIVOS DO AERUS.
    É MUITA MALDADE.

    LEMBREMO-NOS QUE, AO TOMARMOS ATITUDES PRECIPITADAS, IMPENSADAS OU EGOÍSTAS, DE QUE SOMOS
    MAIS DE 17.000 PARTICIPANTES DO AERUS QUE PODERÃO ESTAR SENDO PREJUDICADOS, O QUE AUMENTA
    EM MUITO A RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS.

    ESTAMOS TODOS FENTAC, SINDICATOS, APRUS, COMISSÕES REGIONAIS E APOSENTADOS TRABALHANDO
    COM DEDICAÇÃO NA BUSCA DE UMA SOLUÇÃO PARA O NOSSO AERUS, ATÉ O PRESENTE MOMENTO
    NADA ESTÁ DECIDIDO.

    SOMENTE COM PARTICIPAÇÃO DE TODOS TRABALHANDO EM CONJUNTO, FÉ E PENSAMENTO POSITIVO
    PODEREMOS CHEGAR A BOM TERMO NA QUESTÃO DO AERUS.

    PENSEM NISSO

    Comissão de Aposentados Aerus RS

Trackback URI | Comments RSS

Deixe uma mensagem.